29/06/2009

TAÇA - Mais uma vez venceu o colectivo ao individual


Neste fim de semana assistimos à final four da taça de Portugal. Uma competição simpática que encerra a época nas competições seniores.

Há partida aquele que era “menos” candidato, o ABC foi aquele que “limpou” a taça.

E dizemos que limpou a taça porque nota-se perfeitamente que foi o clube que melhor preparou esta fase da competição.

No campeonato nacional o ABC caiu precocemente dado que no momento em que ia decidir, perdeu um dos seus atletas mais influentes, Luis Bogas. Para já não falar de Carlos Ferreira, que nesta equipa é fundamental. Nessa altura o tempo de preparação para novos atletas foi reduzido e o resultado traduziu-se numa eliminação frente Sporting que vinha crescendo.

Para a taça tudo foi diferente. Rito já sabendo das suas limitações potenciou alguns atletas para que tudo fosse mais natural e menos forçado. E conseguiu gerir bem o esforço, situação bem patente na final. Alternava entre Carlos Matos e Tiago Pereira, entre Silva e Bastos, até entre Rocha e Salgado.

José Costa, Fábio Magalhães e Bruno Dias tiveram ontem contra o porto um jogo excelente. José Costa atleta que defendemos no nosso blogue como sendo o melhor atleta português da actualidade na nossa modalidade, teve lances absolutamente fantásticos. Sem duvidas que se bem acompanhado na próxima época, vai ser um caso a analisar na liga ASOBAL. Fábio Magalhães foi o bombardeiro do ABC, sempre que as soluções faltavam vinha Fábio com a sua precisão de remate e decidia. A sua potencia de remate começa já a ficar próxima de Eduardo Filipe.

Bruno Dias, jovem mas seguro, deu estabilidade à equipa nos momentos em que esta ia caindo. Podemos dizer que manteve o ABC na luta.

Carlos Matos deu outra experiencia à equipa, e num momento importante protagonizou jogada de grande espectáculo. A dupla aérea é daquelas situações que o andebol necessita. Ainda mais quando é transmitido pela TV.

Dario esteve bem, mas podemos dizer que neste jogo surgiu o Basto, que numa altura decisiva pegou na responsabilidade de cilindrou Laurentino, ora de remates ao 1ºposte ora com chapeladas. Era daqueles dias que tudo saia bem.

Sinceramente consideramos que o verdadeiro obreiro deste sucesso foi Jorge Rito, dado que potenciou o colectivo desta equipa de forma superior. O ABC a nível de sistematização, táctica de grupo deu uma lição a Porto e Benfica.

Não vimos o 1ºjogo por isso não podemos comentar sobre o Madeira Sad.

Quanto aos restantes, podemos dizer que a equipa B do Benfica foi “miserável”. Sem ideias, sem estratégia, completamente perdida em campo. Apenas Carneiro manteve o resultado dentro do aceitável. Num desporto colectivo arriscamos a dizer que o Benfica é a equipa mais individual deste ano. O ataque é como que um agora sou eu, e a seguir és tu. Foi assim com Carneiro, foi assim com Zaikin, com Pedroso, etc. Não entendemos que com tantas limitações, José Antonio não tenha apostado mais em Edgar Madureira, em Pavel Tshiunck. E já agora onde anda MIRICKI? Ainda não nos responderam...

Do Porto, consideramos que existiu excesso de confiança. Por terem vencido a Liga, pensavam que a taça iria ser canja. Ontem vimos uma equipa pouco dinâmica, demasiado dependente de Eduardo Filipe. A defender Álvaro Rodrigues e Manuel Arezes várias vezes roçaram o limite da virilidade. Que o diga Salgado. Inácio Carmo quanto a nós a defender esteve catastrófico e a atacar foi jogando a espaços. Tiago Rocha colou a si próprio o estilo de vedeta… e isso não leva a lado nenhum. Nesta equipa destacamos dois elementos que quanto a nós retratam verdadeiramente o Porto. Laurentino e Moreira. Laurentino mais não podia fazer neste jogo. Moreira foi aguentando o resultado, mas também não consegue ainda fazer muito mais, porque não dá.

Para concluir podemos dizer que Jorge Rito foi o mais lúcido e mais preparado nesta competição, exponenciando a sua equipa ao máximo, e convêm dizer uma equipa com menos recursos que as restantes. Mas quando a motivação se eleva, a qualidade do atleta e da equipa transpõe-se por vezes à realidade.

Este fim de semana foi também dia de despedidas. Martingo que vai para o S Bernardo, Candeias que vai para o Benfica, Fábio Magalhães que se consta ir para o Sporting, Edgar Madureira que sai do Benfica, Galambas que se fala que vai para o ABC, etc.

Arbitragem

Como não vimos o 1ªjogo não podemos comentar. Contudo pelo conhecimento que temos da dupla não tínhamos elevadas expectativas. E pelo que se passou podemos dizer que se confirmou este nosso vaticínio.

Quando a Goulão e Paulo Silva, no jogo Benfica –ABC podemos dizer que tiveram o trabalho simplificado dada a diferença de resultado. Não comprometeram.

Na final, podemos dizer que permitiram alguma virilidade, principalmente por parte de Álvaro Rodrigues, Manuel Arezes e Eduardo Ferreira. Existiram acções que temos grandes duvidas se não eram vermelho. Estiveram um pouco dessincronizados, mas não acreditamos que tenha tido grande influencia no desenrolar do jogo.


Comentadores da TV

Consideramos que já começa a ser uma boa altura para se mudarem os comentadores da TV. Tormenta com as suas desgastantes analises e palavras que se querem "caras" torna um apoio à transmissão, numa menor valia do mesmo. SInceramente consideramos que já é altura de se mudar. De um novo impulso, para dar mais alegria ao comentário e ao desporto. Os comentários tem que ser mais acessiveis a todos. Às vezes parecem autenticas acções de formação, que nada tem a ver com o jogo do momento.

O acompanhante de Tormenta na taça, jornalista que reconhecemos qualidade no desporto, estava algo perdido. Cometeu vários enganos, até chegando ao limite de dizer que estavam as duas melhores equipas do campeonato (ABC e PORTO), quando se tratava da TAÇA.

2 comentários:

Anónimo disse...

Hoje ao ler os blogs e a pagina da AAB, constatei uma coisa: o ABC (seniores) ganhou na Lagoa; os putos Infantis do ABC ganharam o campeonato na Povoa de Lanhoso; as miúdas juvenis do Maiastars, ganharam o campeonato em Alcanena e a Sel. de Iniciados de Braga, ganhou em Guimarães. O que é que estas equipam têm em comum? são todas da AAB! Ganharam em casa, fora e pelo caminho! O melhor é não virem dizer mal deles para os blogs, com tretas que só ganham em casa, e tal e coisa, porque pelos vistos não só é mentira, como ainda por cima ficam furiosos (deve ser dos comentários) e ganham tudo o que há para ganhar! Parece impossivel não?

Anónimo disse...

A dupla aérea foi impecável...se não fosse área do Carlos Matos..e o comentador é tão fraquinho que dando tantas repetições nem repara que o pé não está na linha mas sim na área..é bonito sim senhor mas irregular...