25/06/2009

SEMINÁRIO ATAP


Nos próximos dias 27 e 28 de Junho vai-se realizar em Lagoa o seminário da ATAP.

Depois de analisarmos o programa destacamos o 1ºdebate, que vai ter a presença de atletas que já passaram pelo estrangeiro. OU seja será um pouco como reviver o passado, e analisar os benefícios e custos de tal mudança.

Destacamos Ricardo Andorinho (melhor atleta português no estrangeiro), Eduardo Filipe( 2ªmelhor marcador da liga ASOBAL), David Tavares(actual jogador da liga ASOBAL) e Carlos Matos (atleta que já passou pela 2ªliga espanhola)

Seria também interessante juntar a esta lista de atletas Carlos Resende, e de certa forma tentar entender as razões da sua não aposta pelo estrangeiro, isto porque por vários anos foi considerado o melhor atleta português. Carlos Resende faria sentido porque assim ficariam expostos todos os pontos de vista, desde atletas que apostaram pelo estrangeiro, até atletas de qualidade que preferiram ficar em detrimento de uma nova aventura.

Também incluiríamos neste lote de jogadores José Costa, dado que seria interessante ouvir as expectativas que o atleta tem com esta sua nova aventura.

Contudo não deixa de ser engraçado que num seminário organizado pela ATAP, ou seja associação de treinadores de andebol de Portugal, o tema teoricamente que possa suscitar mais interesse, é um tema protagonizado e orientado por e para atletas.

Também engraçado é o tema do seminário A ACTUALIDADE E O FUTURO em que apenas o 3º debate é orientado para essa temática.

Nesse sentido seria também interessante haver um tema em que se abordasse a actual situação do andebol, em que vários técnicos dessem a sua visão dos acontecimentos, e quais as perspectivas de futuro. Algo do género, como será a próxima época e perspectivas. Como se trabalha na selecção, etc.

Nós não temos hipóteses de participar dada a distancia do evento, mas desejamos que tudo corra conforme planeado, e que o andebol saia valorizado.

Programa

27 Junho

21H00

Abertura:

Presidente da ATAP

Presidente da FPA

Câmara Municipal de Lagoa

Presidente da Confederação de Associação de Treinadores

21H30

Homenagem ao Treinador Manuel Manita

21H30

1º Debate

Várias perspectivas do andebol internacional.

A experiência de atletas portugueses que competiram no exterior

Carlos Matos

David Tavares

Eduardo Filipe Coelho

Ricardo Andorinho

Moderador: Bernardo Novo

28 Junho

10H00

2º Debate

Interpretação das regras jogo passivo e falta atacante. A visão dos treinadores e dos árbitros.
APAOMA

Mats Olsson e Carlos Resende

Interpretação das regras jogo passivo e falta atacante

Moderador: Pedro Sequeira

3º Debate

O andebol face ao novo decreto-lei que estabelece o regime de acesso e exercício da actividade de treinador de desporto

Pedro Sequeira

Sessão de encerramento

Presidente da ATAP

Associação de Andebol do Algarve

Sem comentários: