02/06/2009

ANDEBOL TOTAL

“XICO CAMPEÃO NACIONAL 1ª DIVISÃO”

 

Já temos Campeão. O Francisco Holanda não perdeu a oportunidade de sagrar-se Campeão Nacional na deslocação ao Funchal e com uma excelente gestão do ritmo jogo conseguiu levar o seu barco a bom porto saindo da ilha madeirense com o ceptro no bolso. A todos os vencedores os nossos parabéns pela conquista e pelo trabalho desenvolvido, aos vencidos a honra, porque é preciso saber cair de pé.

CS MARÍTIMO x DF HOLANDA

19 x 28

28 x 26

 

A deslocação dos vimaranenses ao Funchal não se antevia fácil mas os nove golos de vantagem permitiam algum conforto e davam uma certa margem de manobra. E assim foi o “Xico” entrou no jogo de cabeça bem erguida e com a ideias bem definidas, os madeirenses tentavam que o jogo fosse rápido de maneira a tentar reduzir a desvantagem o mais cedo possível.

Que falta fez Gonçalo Sousa na baliza Madeirense ao longo desta final pois Jorge Ladeira não consegui dar conta do recado, e por ai começou a vitória do “Xico”. É verdade que Paulo Sampaio na Madeira também não esteve muito feliz principalmente na primeira parte mas para o Marítimo ambicionar ganhar o seu guarda redes teria de estar num dia bastante motivado e isso não aconteceu sendo mesmo substituído por Tiago Rodrigues mas sem efeitos práticos.

Se o guarda-redes não estava em dia sim, a defesa também deixava a desejar, principalmente do lado direito com João Ferraz e Pedro Correia a fazerem gato sapato dos seus defensores directos, por seu turno o Xico defendia-se deixando que José Coin gastasse todas as energias na primeira parte onde apontou 8 golos e que depois no segundo tempo fosse menos eficaz, tirando dai o “Xico” as respectivas vantagens. Ao intervalo o jogo dava apenas uma vantagem de 3 golos aos madeirense, no segundo tempo ainda tentaram acelerar e chegaram a ter 5 golos de diferença mas  a maior frescura dos homens de Guimarães e acerto na hora do remate permitiram a “Xico” voltar a empatar o jogo , depois e já em clima de festa por todo o banco e uns degraus de bancada o Marítimo chegou à vitoria que de nada valeu pois foi escassa. Parabéns ao Prof . Ricardo Guimarães que soube gerir um grupo onde se mistura a juventude e a experiência de modo a chegar à fórmula mágica final, o Titulo Campeão Nacional.

A Arbitragem e Eurico e Ivan esteve a um excelente nível mas também se diga que todos os intervenientes ajudaram para que tal aconteça.

O Jogo foi agradável de seguir e é pena que a nossa federação não proporcione que estes eventos passem mais vezes na nossa TV. Todos iam agradecer.

ALAVARIUM ACA x AC FAFE

18 x 25

32 x 30

 

 

Na luta pelo terceiro posto o Alavarium venceu o Fafe em casa mas a vitória não deu para atenuar o resultado da primeira volta, permitindo assim aos fafenses ficarem com o terceiro posto e a provável subida à futura divisão única os aveirenses vão ter de esperar para ver e fazer pressão para que a questão do Marítimo seja desmistificada só assim ainda podem manter uma esperança de estar na divisão maior na próxima época.

O Fafe com a vantagem que leva de sua casa foi Aveiro jogar descontraído Aveiro e com a vitória já a sorrir ao intervalo por duas bolas o Prof. Óscar aproveitou para dar a todos os seus atletas um tempinho

de jogo , no final a e porque João Vilar esteve outra vez em grande  vitória sorriu aos homens da casa mas sem consequências na tabela classificativa.

 

AP 5º a 6º  e 7º a 8º – 2ª MÃO

O Camões afinal ainda teve mais uma forcinha para vencer os Caixeiros, desde cedo o jogo teve um só sentido e os 3 golos de vantagem que os Empregados tinham começaram a ficar seriamente ameaçados e não foi com surpresa que ao intervalo já venciam por 6 bolas. No segundo tempo o jogo foi mais lento mas mesmo assim o Camões controlou e saiu vencedor por 4 golos que lhe dá o 5º posto, um lugar honroso para aquela que foi uma das boas surpresas do campeonato.

O Ismai não gosta de ganhar em casa mas fora voltou a surpreender, seis golos não eram tarefa fácil de recuperar até porque as motivações já não são muitas mas chegar Avanca e começar a ganhar 13-0, ajudou bastante o maiatos e homens de Avanca não pareciam querer nada com o jogo e cedo disseram adeus ao 7º lugar. O Avanca se calhar está-se a ressentir da verdadeira revolução que vai surgir naquele clube na próxima época.

Grupo B

O Oleiros recebeu e venceu o Ginásio do Sul no ultimo jogo deste grupo B acabando na frente, não é que importasse muito a classificação mas a honra estava em jogo até porque o Oleiros dispôs de 6 pontos de vantagem no inicio deste grupo. Na hora da verdade apareceu e segurou a sua posição.

O Módicus fez uma excelente segunda fase mostrando que o seu plantel tinha mais capacidade do que mostrou na primeira fase, a vitória sobre a Juve não sofre contestação e o segundo lugar em igualdade pontual com o Oleiros é um bom prémio para toda a equipa.

 

Classificação Final

1º DF HOLANDA

2º CS MARITIMO

3º AC FAFE

4º ACA ALAVRIUM

5º CDE CAMÕES

6º EMP. COMÉRCIO

7º ADA MAIA ISMAI

8º AA AVANCA

9º CDC OLEIROS

10º MODICUS

11º G. SUL

12º JUVE LIS

 

 

2ª Divisão Fase Final

O Isave recebeu e venceu o Almada e garantindo quase o titulo da 2ª Divisão , pois na próxima jornada recebem o frágil Jobra e devem lograr a vitória na prova.

No jogo grande o Santo Tirso vingou a derrota na primeira volta com o Évora e bateu os homens do Sul do pais por 13 bolas de diferença ficando com o segundo lugar na prova quase assegurado pese os difíceis jogos com Almada e Isave.

No outro jogo defrontaram as duas equipas mais fracas com a vitoria a sorrir ao Lamego mesmo assim o Jobra consegui dar uma excelente replica.

7 comentários:

Anónimo disse...

Mais 2 jornadas o Oleiros ficava em ultimo do grupo. Nem com a ajuda divina da FAP se safa, enfim.

Saudações

Anónimo disse...

Parabéns ao Infesta pela penúltima posição na 2ª divisão. Com um esforço final ficam em último!

Anónimo disse...

Uma vez mais o Ginásio do Sul e sem ser por mérito desportivo, que vai ficar na mesma Divisão .

Tanto "Treino Cientifico", tanto "blá, blá", tantas "postas de pescada" atiradas para o ar, tanto "Planeamento Desportivo", tanta "Organização e Método", tanta "ajuda" e "protecção" da FAP, etc. , etc.,e tão pouco ou nenhum Andebol que nós jogamos .

E porquê será ?

Teremos que agradecer a Deus uma vez mais haver reformulação dos Campeonatos de Séniores Masculinos, senão já estaríamos há algum tempo e por mérito desportivo a disputar o acesso à III Divisão Nacional .

O ATLETA DO SUL

Anónimo disse...

Então e a quem tem que agradecer o ISAVE por ser o novo campeão nacional da 2ª divisão ?? Se houvesse clareza e justiça no nosso andebol, onde teriam jogado eles na presente época ?

Anónimo disse...

so o play off da FAP podia dar um xico campeão, à dois anos foi o Ismai nas mesmas condições agora é o Xico, injusto para uma equipa como o maritimo que foi a mais regular ao longo da epoca . Mas as regras são estas e os parabéns aos campeões.
Preparem-se Sexta feira ou mais tardar inicio da proxima semana Liga e Fap apresentam a nova prova.
Parece que o Maritimo se vai desvincular mesmo da Madeira Sad.

Anónimo disse...

" Mais 2 jornadas o Oleiros ficava em ultimo do grupo. Nem com a ajuda divina da FAP se safa, enfim.

Saudações " ?????

Comentário feito com base em burrice e estupidez! Se tivesse visto a classificação como eu fiz antes de vir aqui escrever, evitava fazer figuras tristes!

Anónimo disse...

Oh espertinho, não preciso de ver classificações, eu vou mesmo aos pavilhões VER, VER com olhos de VER as figuras tristes que fazem...!