23/06/2009

FRANCISCO HOLANDA EXTINTO...

Nasce o Clube Desportivo Xico Andebol no lugar do D.F.H.

Os associados do Desportivo Francisco de Holanda aprovaram, por unanimidade, a cedência dos direitos desportivos ao novel Clube Desportivo Xico Andebol, liderado por Paula Ferrão.

A proposta foi discutida esta noite numa Assembleia Geral Extraordinária em que estiveram presentes cerca de três dezenas de associados. A discussão foi pacífica, com Almor Vaz a explicar as razões do surgimento desta solução.
Na prática, os sócios do Desportivo Francisco de Holanda aprovaram “a cisão e transferência dos direitos de participação desportiva das suas equipas de andebol à associação Clube Desportivo Xico Andebol”, bem como “a cedência e utilização de espaço e instalações desportivas do seu pavilhão gimnodesportivo.” As respectivas cedências serão formalizadas “através de um documento escrito” tendo sido mandatados pela Assembleia Almor Vaz e Carlos Jordão da Silva. Esta mudança ficou a dever-se, essencialmente, “à situação de impasse directivo em que se encontra o Desportivo Francisco de Holanda” e “aos problemas que tal situação provoca, mormente no âmbito desportivo e administrativo.”


Almor Vaz resignado

Almor Vaz foi pragmático no final da Assembleia Geral. “Tínhamos de optar por esta solução”, disse. “Estou cá há muito tempo, estou exausto e o último ano foi muito penoso. Não direi que é uma derrota para mim, não me sinto inferiorizado pelo trabalho que fiz. No entanto, não me sinto totalmente realizado porque não consegui cumprir todos os objectivos, não é só a vertente desportiva que conta."


Paula Ferrão promete “manter a mesma filosofia”

A presidente do Clube Desportivo Xico Andebol promete “manter a mesma filosofia” do Desportivo Francisco de Holanda. Paula Ferrão assegurou que “vamos seguir o mesmo caminho, com os mesmos objectivos. Assumimos esta missão porque estamos a pensar nos nossos filhos, nos miúdos do Francisco de Holanda. Se o clube acabasse, o que iria ser destes atletas? Pensamos muito nestes meninos, não queremos que andem por aí na rua. Decidimos abraçar este projecto e vamos ver o que vai dar.”


Fonte: Guimaraes Digital


Link da reportagem da Guimarães tv

http://videos.sapo.pt/8KFVzhShkpV5AMkdmTUZ


15 comentários:

Anónimo disse...

e agora a vergonha. se o morto DFH não pagar o que deve aos treinadores, jogadores e colaboradores vai ser uma vergonha. O País tem de intervir já que a justiça fica a olhar. a mudança de nome que tenha apenas um fim e não o outro de ser ingrato para com quem foi lutador.

Anónimo disse...

uma vergonha e um ultraje para quem com sacrifício tenta ser cumpridor

Anónimo disse...

Vejam no GMR TV a entrevista, e vejam quem faz parte dos órgãos sociais do novo clube... de vários nomes destaco o sr. Pimenta Machado...

Anónimo disse...

Para os clubes devedores, tem aqui um excelente exemplo de honestidade e dedicação de como se pode ficar a dever a tudo e todos e não se passa nadaaaaaaaa.
A partir deste momento, com este grande negócio ( levas tudo o que é bom: jogadores, treinadores, Instalações, 1ª Divisão, as vaidades, etc e o que é mau: dívidas, dívidas, assaltos, etc, fica na gaveta sem chave )todos os interessados em saber como se faz este negócio, podem-se dirigir a Guimarães que de uma forma gratis lhe serão ensinadas umas aulas de como se pode passar de falido a rico em um minuto.
VIVA A GRANDE ESCOLA DO XICO

Anónimo disse...

Passar de falido a rico com base no processo de mudança ou até no facto de fujir a dividas ao estado ainda é plausivel, mas, mudar de nome deixando os próprios trabalhadores em risco que não receber é que é grave e carniceiro. Saibam todos que estes clubes que mudam de nome e não cumpram com os seus trabalhaores não merecem que alguém lá trabalhe seja treinador, jogador ou roupeiro.

Anónimo disse...

Em 1º lugar é mentira que o Xico deva aos seus trabalhadores; em 2º lugar a nova direcção assumiu a responsabilidade de pagar todas as dividas socilamente aceitaveis (com colaboradores e fornecedores), deixando de fora deste compromisso, as dividas fiscais; em 3º lugar antes a vida que a morte: ou o andebol acabava no Xico, ou avançava-se com esta solução; em 4º lugar o obrigado ao presidente da AAB, que entre ver um clube a esfumar-se e arranjar uma solução procurou a 2ª via. Não acredito que aqueles que se espumam de raiva, nos comentários contra esta solução, sejam adeptos do andebol,caso fossem não teriam esta postura.
Cumprimentos de um Vimaranense que votou esta proposta e sentiu um grande alivio por ver que o andebol ia continuar no Xico.

Anónimo disse...

O Sr. Pimenta Machado a que se refere, não é o ex-presdiente do Vitoria, mas sim um irmão que é uma pessoa honesta e bem conceituada na cidade.
Afinal tanto barulho para quê? O S. Bernardo não fez o mesmo? no futebol o Esposende ja mudou de nome 2 vezes.

Anónimo disse...

e quem vai pagar o dinheiro que o DFH devia à Federação?

Ninguém claro!! E acham que a federação vai deixar de andar com eles ao colo? Não! Vai apertar mais com os outros clubes para que este se possam manter um priveligiado!

Anónimo disse...

O alivio do vimaranense que votou esta proposta não é colaborador do Xico deve ser apenas um pai que tem lá o filho a jogar e quer ve-lo continuar. Se fosse humano sabia que os treinadores, jogadores e colaboradores em clubes nesta situação dão o seu máximo e depois as direcções apoiadas na Associação de Braga tomam estas decisões graves. O Estado não pode deixar isto acontecer.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10:37 AM, Junho 24, 2009

Sem duvida que era dramático ver esta clube acabar, por tudo o que representa para o Andebol, mas diga-me será justo outros clubes terem que pagar as dívidas à federação e vocês nem sequer assumirem essa mesma dívida.
Porque outros clubes caso não pagassem essa mesmas dividas são e foram impedidos de jogar.

Falemos em casos como o do Antigo Maia que agora é ISMAI e pelo andar da carruagem deixa de existir no próximo ano...

Tantos outros clubes que estão em riscos de acabar, pois só se interessam por este clube???
Não me parece justo, o clube acumular dívidas e de um momento pro outro pura e simplesmente não existem. Muitos se esqueçem que há outros clubes que neste momento por dividas à federação, deixam de pagar subsídios de deslocação aos atletas, tendo como consequência, não treinar e consequentemente mau andebol, fracos espetaculos!!!

Isto é uma autentica bola de neve e conversa bastante complexa e abrangente.

O desporto e o andebol vão mal, veja-se a nossa selecção, com um treinador a ganhar balurdios e resultados nem vê-los!!!

Anónimo disse...

Não comento o passo do Xico mas...Não metam o São Bernardo no mesmo saco. Travem a discussão entre vós!
A solução do S.B. só aconteceu porque a A.G. do clube decidiu acabar/ suspender com o Andebol Sénior!
A criação da nova associação só surgiu após isso e nem sequer herdou qualquer direito desportivo , ou instalações ou lá o que fosse. Joga no mesmo pavilhão, mas paga renda por isso! tem transporte próprio, mas comprou-o! E nem sequer integrou a mesma competição!
E... sobretudo arranjou sustentabilidade própria e sem mácula, graças aos patrocinios entretanto angariados, e nunca antes existentes no S.B., nomeada e particularmente a Liberty Seguros.
Comparações? Só por má fé|

Anónimo disse...

Acescente-se também que o S.B.A.C. não herdou jogadores, treinadores ou colaboradores/fornecedores com dividas anteriores.Os que as tinham, se as tinham, não passaram nem para o plantel, nem para aestrutura seguinte:
No Xico quem é a nova entidade ou sponsor que vai garantir a sustentabilidade da nova estrutura?
Diferença muito radical do projecto do S.B.A.C. não?

Anónimo disse...

Os cães ladram, ladram, ladram mas a caravana passa...

Metam-se na vossa vida...

Aliás, ninguém do DFH vos pediu opinião...

Se olharem para o Vosso clube as coisas se calhar não estarão muito bem...

Ou será que nada devem...

Até o estado deve e compra aviões, TGV's, etc...

Viva o Andebol,
Viva Guimarães,
Viva o C D XICO ANDEBOL!!!

Anónimo disse...

Será que a rapaziada de Guimarães não têm direito de jogar Andebol...???

Preocupem-se com os Vossos filhos e filhas, pois é por isso que nasceu o NOVO XICO ANDEBOL...

Tanta polémica, tanta inveja, tanta arrogancia, tanta falta de humildade...
toda a gente opina, debaixo do anonimato...cobardia...

Américo Carlos.

Anónimo disse...

Américo. Também és daqueles que pensas no futuro envergonhado do passado.