18/06/2009

DE OUTRA GALÁXIA...

E agora Olsson?

Sabíamos que esta era uma missão impossível. Portugal nunca poderia depender da França para decidir o seu apuramento, tendo em conta que os "galácticos" mesmo jogando com os seus "pupilos" devidamente praxados, são e serão superiores a Portugal.

Para quem teria que ganhar o jogo para ainda ter alguma hipótese de qualificação, pouco fez, pouco suou, e muito tremeu.

Continuamos a dizer que Portugal está numa fase prolongada de renovação, onde se mistura demasiada juventude e pouca experiência.

Ontem foi tudo fácil de mais para os gauleses. 5000 pessoas assistiram ao vivo a um verdadeiro entretenimento proporcionado pela armada gaulesa, com Abalo e Karabatic a dar espectáculo a fazer lembrar a NBA. De facto esta é uma equipa de outro patamar.

Na nossa opinião Olsson neste jogo cometeu demasiados erros.

Não entendemos nem nunca entenderemos como é possível o Gr redes titular da selecção ser o Hugo Figueira. Ontem isso ficou mais que patente. No tempo que teve em campo, lembramo-nos que tocou uma vez na bola. Na estatistica verificamos que fez 2 defesas (11%) Com Laurentino tudo foi diferente. Laurentino fez 10 defesas (33%). Esta teimosia podemos dizer mesmo perentoriamente que arrumou de vez as poucas hipóteses que tivemos. Figueira neste momento não é GR de selecção. Temos Ferreirinho e ou Humberto em muito melhor nível.

Bosko tem que entrar de inicio. Começou com Fábio Magalhães a lateral depois passou o Carneiro,depois o Grilo, sempre grandes improvisos quando o jogador mais interessante seria Bosko. Claro que depois entrando numa fase descendente de jogo quando tudo corre mal, não é fácil.

3º José Costa foi um dos mais decididos, mas sabemos que um pivot apenas joga aquilo que o ataque proporciona. E Costa foi jogando até ao limite. Quando saiu Portugal morreu no jogo interior, e prova disso foi os falhanços claros de Tiago Rocha.

Inácio Carmo a defender e Pedroso a atacar. Carmo foi ao jogo? Na primeira parte foram tantos os nós cegos que levou que às vezes nem sabia qual era a sua perna direita ou esquerda. Desde Fernandez, a Karabatic foi um tal de Brincar. Com Pedroso o mesmo.

A defesa de Portugal na primeira parte foi uma anedota. sempre que havia uma entrada a 2º era o caos, autenticas crateras se abriam e o pivot(s) ficavam à vontade.

No ataque de Portugal prevalece sempre o individual, gostaríamos mais de ver o colectivo. Aproveitar mais o José Costa. Mas não cismamos em situações individuais constantes, ora com Carneiro, ora com Grilo(sempre com trajectória para dentro), ora com Fábio ora com Pedroso. Vimos muito pouco de colectivo.

Continuamos a dizer que Olsson é teimoso, aposta ainda muito em atletas que pouco rendem, muda demasiado no jogo, não criando estabilidade no jogo. Faz depender a equipa demasiado da criatividade individual, usando muito pouco a organização táctica.

DESTAQUES
ABALO- este jogador é daqueles que faz os fãs pagarem para ver andebol. O 8 golo da França é de outro mundo. Este é um atleta de eleição um predestinado uma estrela...Assim dá prazer ver andebol.

Aqui deixamos um video do Artista...

KARABATIC- Jogou como quis. Quando queria marcava, quando queria dava a marcar, mas sempre com grande à vontade. Nos 7 metros parecia que estava a jogar com os amigos. È tudo fácil nas mãos dos artistas.

ORGANIZAÇÃO FRANCESA- A França é uma equipa organizada. Quer no ataque quer na defesa, notamos que existe sempre preocupação para integrar novos atletas de forma salutar. Lembramo-nos em 2003 como integraram Karabatic e agora é dos melhores do mundo. Fundamental integrar a juventude com a experiência e com a maturidade dos mais velhos. A França tem prazer no jogo e faz questão de mostrar isso.

DAVID TAVARES- No inicio estava algo retraído. MAs o seu jogo ganhou alegria quando entrou Laurentino. Sempre rápido foi o mais decidido e determinado em inverter a situação. Mas hoje nem com um milagre era possível.

LAURENTINO- Espectáculo. Dissemos nos comentários que fizemos aos jogos contra o Benfica que Laurentino a continuar com esta progressão iria tornar-se num dos melhores Gr portugueses de sempre. Hoje não teve medo e fez defesas interessantes, e mais importante imprimiu velocidade a Portugal permitindo maior eficácia do ataque, neste caso de David Tavares. Lê bem o jogo e sem duvidas foi junto com David dos mais concentrados e mais lúcidos nesta Partida. Pena que Olsson ainda não se tenha apercebido de todo o potencial deste GR.

PÚBLICO- Sinceramente mesmo com um jogo demasiado fácil o publico no pavilhão deu espectáculo. Sempre a apoiar, com bandeiras a rigor, os franceses mostraram o porque da selecção ter sucesso. Eles estão sempre do seu lado. Também não é difícil para uma selecção tão laureada como esta. Mas quando se desfruta do jogo como os franceses, o espectáculo desportivo extravasa o recinto de jogo. 

Agora contra a República Checa tudo será mais fácil, se calhar Portugal ganha fácil, dado que é quase certo que os Checos vem com a equipa B dado que o apuramento está assegurado. E de nada servirá a Portugal gabar-se que ganhou aos Checos e que apenas não passa porque os Checos contra todas as expectativas ganhou à França. Isso será desculpa para "inglês ver".

Só para referencia. 
Resultado da 1ªparte 22-10
Resultado da 2ªparte 14-13

Façam as comparações.

Até quando se vai continuar com esta prolongada renovação, e até quando vamos continuar a ficar de fora das grandes competições?

estatistica de jogo


8 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com qs tudo o ke foi dito...
Boa crónica

Anónimo disse...

Exibição à imagem da organização federativa do nosso andebol: HORRÍVEL!

Anónimo disse...

Falam de jogo individual do ataque de Portugal, é exactamente o que se passa no benfica, o carneiro, é um excelente jogador, mas nunca foi nem será um jogador para fazer jogar uma equipa em colectivo.

Falam nos pivots, sim o Tiago falhou, mas o josé costa, tb falhou alguns remates. Ambos estiveram mal

Sim, concordo que neste momento o Laurentino é o GR em melhor forma em Portugal.

Mas, tb, como poderemos nós ganhar jogos, se em vez de o seleccionador ir ver jogos masculinos (final da liga), vai ver fases finais de juniores femininos a Leiria. Quando a seguir a um dos jogos, das meias finais, houve um jogo da 1ª divisão seniores masculinos e ele já não estava lá.

Saudações andebolisticas.

Força Portugal

Anónimo disse...

Bom dia, antes de mais quero dizer que as crónicas destes blogues reflectem a cultura do povo Português, baseiam-se no "bota abaixo" constantemente e na base de que determinado jogador não deveria jogar em detrimento de outro.

Gostaria de perguntar? que reflexões podemos retirar para podermos ser melhor com este tipo de crónicas???? Sinceramente, é por isso que cada vez somos mais pequenos em relação aos outros países porque não sabemos refelctir e criticar construtivamente para que a estrutura organizativa do desporto em geral em Portugal possa estar ao nível das equipas Europeias.

Ora vejamos...

nos últimos anos o nível da competição interna em Portugal tem diminuído consideravelmente, as equipas não têm experiência nem contacto a nível internacional porque estiveram vários anos afastadas das competições europeias devido ao dferendo LPA-FPA.
As competições são organizadas com jogos e paragens demasiado longas...ora vejamos: jogam 4 jogos por mês (quando muito) e estão parados um mês ou mais, quando nas ligas internacionais se joga a meio da semana e ao fim de semana. Isto reflecte-se na competitividade dos jogadores e tem levado a que a nossa selecção, por consequência, se afaste das elites do andebol e a tendência é que esse afastamento seja cada vez maior.

Com excepção dos jogadores do Benfica e do Porto desta selecção, temos jogadores que estão lá que não competem desde Abril e Maio. Vão-me dizer que nos clubes quando não há competição que os treinos são intensos??? Óbvio que não são, não se treina com a mesma frquência e com a mesma intensidade e isso refelctiu-se neste final de época nesta selecção.

Mas continuem a "bater no ceguinho" e dizer que O Carlos Carneiro, o Hugo Figueira, o Tiago Rocha, o Fábio, enfim tantos eles são maus e a culpa é dos jogadores....Porque se fosse o ferreirino, o ricardo costa, o eduardo Filipe estava tudo resolvido, não é????

A culpa é da estrutura organizativa do Desporto em Portugal! Enquanto não houver mudanças drásticas a este nível não voltamos a ser aquilo que eramos a 5 ou 6 anos atrás.

Quanto aos blogues, tenho pena de continuar a ir aqui todos os dias e não ler criticas construtivas, realistas e fundamentadas que nos permitam ser melhores, em vez de andarem constantemente a denegrir a imagem dos jogadores.
Não sei se vão publicar o meu comentário ou não, de qualquer maneira fica aqui a minha sincera opinião.

Obrigada e cumprimentos andebolísticos.

Anónimo disse...

Para mim temos que mudar muita coisa.Como é possivel termos dois guarda redes que fazem poucas defesas e sao constantemente chamados?Humberto e ferreirinho têm k ser chamados para mostrarem o que valem!Temos dois lt.direitos k andam la a passear...sabem quem é um tal de Pedro Spinola?depois da epoca que fez tem k estar na selecçao,mas como joga no belenenses nao está.para o ano vai para o porto e claro que vai ser chamado!Os pivots estiveram muito mal.Em relaçao ao jose Costa correu mal mas é o melhor pivot portugues e nao tenho nada a dizer,mas aquele tiago rocha,o que é akilo?É o pivot fisicamente mais forte k temos(sem falar do rui silva)mas de resto é o mais fraco que vi.Pelo os dois primeiros jogos que fez pela selecçao,o Bruno Moreira tem que estar presente,porque parece-me que é a melhor alternativa para o jose costa!O Bosko é outro caso gritante,melhor lt.esquerdo portugues e defende bem melhor que os outros artistas.Para acabar,so quero dizer que akela defesa é de rir...Temos que por um anuncio no jornal"Se tens dois metros e gostas de fazer desporto vem jogar para a selecçao nacional de andebol.precisamos de pessoal para defender".Penso que o joao lopes e o alvaro rodrigues responderam a este anuncio á uns anos atras...Bem assim me despeço e espero que a nossa selecçao melhore,ou pelo menos nao piore.

Anónimo disse...

Ao amigo das 10:00h:

Concordo consigo no que diz sobre o "bota-abaixo" mas não penso que seja o teor desta cronica. Penso que a deve reler e tirar novas conclusões.

Porque vejamos, o senhor fala (e muito bem) que os outros clubes excepto FCP e Benfica não jogam desde Abril/maio, e o nosso GRANDE (só de altura) seleccionador deixa de fora jogadores como: Filipe Mota, Luís Nunes, Ferreirinho,Wilson,etc.. para levar esses jogadores que já não jogam há quase dois meses??

E depois o mais grave!! Leva alguns desses jogadores para ficarem no banco a ver os "amigos" (sim entre aspas pk poucos são os que se dão bem lá dentro nao se iludam) a jogar bem mais tempo que eles e as vezes nem convocados para o jogo são... Falo especificamente do Moreira (jogo péssimo do David na rep. checa) e o escândalo que é não por o Tino na Baliza senão o jogo todo pelo menos que seja SEMPRE ele a titular sem duvida alguma...

Depois só queria que alguém me explicasse o porquê de só ser convocado um ponta para cada jogo!! é totalmente inovador!!! mais uma vez digo GRANDE seleccionador!!! Se algum deles (ponta, direita ou esquerda) se lesiona quem vai lá jogar?? o Lopes?? o Álvaro?? enfim...

Por ultimo quem diz quem diz que o sr João Lopes é um excelente defesa e dos melhores em Portugal não sabe mesmo o que é andebol e pensa que defender é dar solha e ser grande!! qual é a principal característica defensiva num defesa?? Grande trem inferior e mobilidade. Dêem uma olhadela nas perninhas do Lopes...

Enfim temos um seleccionador com renovaçao acertada antes sequer de ter acabado esta fase e com estes resultados animadores e face ao dinheiro que esse senhor ganha atrevo me a dizer que qualquer um de nós, leitores deste blog e amantes da modalidade na faríamos pior de certeza e ficávamos contentes por ganhar 1/4 do que o sr Olsson ganha.. E ficávamos bem asseguro-vos..

Abraço

Anónimo disse...

Para o Tiago rocha é bem feito porque anda ai cheio de peito mesmo em jogo e na rua é um peneirento de 1a com jogadores destes n vale a pena. Agora david tavares um exelente exibiçao e o tino tb agra mts jgdrs deixaram a desejar na p.esquerda entao...

Anónimo disse...

concordo plenamente com o sr. da 10.00am