Não foi um jogo espectacular, mas podemos considerar ter sido um jogo algo emocionante, em que apenas nos minutos finais o Porto sentenciou o mesmo. Contudo nunca foi demais evidente que o Benfica pudesse dar a volta ao marcador, dado que sempre que se aproximava, cometia um erro, que colocava tudo de novo para o lado do Porto.
Resende sabendo que o Benfica era uma equipa muito desgastada, tentou imprimir na sua equipa velocidade, para obter uma margem no marcador que permitisse ter segurança para o encontro. Contudo essa estratégia funcionou apenas em alguns momentos, porque o Benfica quebrava sempre esse ritmo.
Na primeira parte do Benfica destacamos Carneiro, que era dos únicos com capacidade para provocar perigo no ataque, e João Antunes que não entendemos como não é presença assídua no terreno de jogo nesta liga. Rui Silva é bom, contudo João Antunes deveria ter chegado a este jogo com muitos mais quilómetros de jogo nas pernas. Contudo com toda a sua qualidade demonstrou estar à altura de grandes desafios como este.
Do Porto destacamos Laurentino que mais uma vez foi a primeira grande oposição ao Benfica e de uma forma geral, destacamos a equipa no seu todo e não individualizamos. Sentimos o Porto muito mais "equipa" na sua essência do que o Benfica.
Na segunda parte, do Benfica destacamos mais uma vez João Antunes pelo seu excelente desempenho. Esteve absolutamente irrepreensível, sem receio de pegar no jogo, João Antunes procurou sempre manter o Benfica na luta, e foi conseguindo. Ferreirinho também poderá ter algum destaque, apesar de ter estado abaixo do ultimo jogo, o que é certo é que nos momentos certos ele apareceu. Pena foi ter aparecido apenas ele, e o ataque do Benfica ter vacilado tanto quando mais era preciso. Miricki também merece algum destaque dado que quando ninguém queria assumir o jogo teve que ser ele quase sempre sem ângulo a ter que fazer a diferença, pena foi o CA que poderia dar a vantagem ao Benfica ele ter decidido por quebrar o ritmo e optado por uma acção de ataque organizado.
No Porto destacamos uma vez mais o colectivo, com Filipe Mota e Inácio Carmo a serem os mais objectivos, vincando que o titulo iria ficar no dragão.
A nível geral gostaríamos de destacar alguns pontos
BENFICA
Carneiro- Na 2ª parte fez um jogo pouco habitual, ou seja não assumiu o jogo como costuma fazer, talvez pelo desgaste que teve neste Play off, e também talvez pela agressividade que lhe era imposta pela defesa portista sempre que ele tinha a bola.
Zaikin- Uma sombra do que deveria ser. Na defesa demasiado perdido cometendo algumas acções pouco lógicas, e no ataque na 2ªparte esteve bastante precipitado. È caso para dizer porque razão José António não tirou Zaikin na 2ªparte?
João Antunes- Que jogo e que jogador… Este é uma das nossas promessas, e num jogo com este grau de decisão João Antunes mostrou-se como peixe na água. José António e Mats Olson que estejam bem atentos. Não entendemos como pode um atleta como o João estar tanto tempo no banco do Benfica.
PORTO
Laurentino- De momento é o GR em melhor forma em Portugal. E a crescer desta forma poderá torna-se num dos melhores GR Portugueses de sempre. Bastante seguro e concentrado, canalizou a equipa para o resultado desejado.
Filipe Mota- foi dele o golo que matou o jogo. Numa situação complicada conseguiu arranjar espaço para dar a machadada final. Com a ausência de Martingo, Mota teve que pegar no jogo e podemos dizer que o fez muito bem. Tomou quase sempre as melhores decisões.
Inácio Carmo- A garra que colocou em campo ajudou o porto a vencer. Foi um dos mais determinados do jogo.
A sua equipa é bem mais organizada do que o Benfica. Na defesa optam por alguma agressividade alguma vez excessiva, principalmente por Álvaro Rodrigues e Manuel Arezes. No ataque parece que em grande parte das vezes tem as ideias bem definidas do que fazer. Algumas acções com entradas dos 1ªlinhas a 2ª para iniciar ataque objectivo,etc.
Pela sua humildade consideramos Resende como o sr andebol em Portugal.
José António
Nota-se algum trabalho, mas sentimos o Benfica demasiado “atabalhoado”. Na defesa as coisas até vão funcionando, mas o ataque é demasiado individualizado. Pouco há de organizado. E quando assim é depende sempre da forma dos seus atletas mais tecnicistas. Ontem Carneiro esteve um pouco abaixo do normal, e a sorte foi aparecer João Antunes para equilibrar, senão seria tudo bem diferente. As trocas defesa ataque também fizeram com que o Benfica perdesse algumas acções de ataque rápido, e mesmo no final a perder por 3 não entendemos como não manteve o Luis Gomes a defender dado que a troca defesa ataque iria fazer perder ainda mais tempo.
Teríamos também apostado em Edgar Madureira a central e a carneiro a LE dado que Zaikin ontem não “foi” ao jogo na 2ª parte.

Sinceramente não gostamos muito. Já os vimos a fazer muito melhor. E eles sabem fazer bem melhor.
Critério diferente para os lances de 7 metros, permissividade em alguns lances e repreensão em outros. Ontem esta dupla esteve um pouco abaixo do que é esperado. Deixamos alguns lances que quando a nos foram mal julgados.
- Luís Nunes ganha vantagem e é fortemente placado por Ricardo Moreira. A dupla marca atacante quando deveria ter sido no mínimo um 7m
- Aos 12’ Álvaro Rodrigues Agarra João Antunes e nem amarelo vê
- 20’ Ricardo Moreira está a defender dentro da área e não é marcado 7 metros, quando na primeira parte tinha sido marcada por acção idêntica de Luís Nunes a Wilson Davies.
- Existe um pé de Eduardo Filipe que não é sancionado com falta e 2’ quando na 1ªparte Luís Nunes pela mesma acção teve essa sentença.
- Inácio Carmo “agride” Carneiro na face e arbitro reprime fortemente Carneiro, sem a devida sanção de 2' para Carmo.
Existiram mais lances mas estes foram os que nos saltaram mais à vista.
Carlos Resende
"Muito feliz mas tranquilo. Como sempre. Como o foi ao longo de uma brilhante carreira de jogador. Foi assim que Carlos Resende, o técnico da vitória, viveu os primeiros momentos do triunfo. "Ganhou quem foi melhor hoje e quem foi melhor toda a época. Na fase regular só perdemos um jogo, porque já não interessava e os jogadores relaxaram. No play-off perdemos só dois encontros."
"Ganhámos um jogo que não foi um bom jogo. Lutou-se muito e houve mais coração do que razão. Há sempre falhas e este jogo não foi excepção."
"Não é habitual da minha parte mas hoje tenho que destacar alguém - o Ricardo Candeias. Esteve lesionado, por isso perdeu o lugar, mas teve sempre uma postura fantástica nos treinos e nos jogos."
"Foi fantástico termos o pavilhão assim. Estivemos nove anos à espera desta casa. Não é só pela importância de aqui jogar. Foi muito importante sermos aqui os primeiros campeões."
José António Silva

"O FC Porto venceu três jogos na final, nós vencemos dois, naturalmente é um justo vencedor, mas se o Benfica tivesse ganho seria igualmente um justo vencedor e, acima de tudo, somos uma grande equipa que até na hora da derrota tivemos uma grande dignidade".
Muito há mais para dizer, mas consideramos o FC Porto o justo campeão nacional porque acima de tudo conseguiu ser mais equipa durante toda a época. Uma equipa que perde apenas 3 jogos num campeonato não tem outro destino que não seja ser campeão.
Parabéns ao Porto e acima de tudo parabéns a Resende.
9 comentários:
o vosso interesse é salutar, mas é notório que o artigo foi escrito por alguém com forte simpatia pelo benfica...
Nao entendo como se defende tanto o Ferreirinho por este pais fora, so por ser mm do benfica, nos 3 jogos no dragao nao fez 15 defesas, isto é um bom gr's? enfim, iludam se que o porto com o Tino vai ser mts vezes campeao.
erros de arbitragem so contra o benfica.. interessante e nada tendencioso..
Faltou dizer, parabéns ao Presidente da Liga, pois nunca ninguém em Portugal tinha condecorado tantos jogadores num curto de tempo.
Foi uma vergonha.
A liga não tem mais dirigentes? ou os que tem nem servem para colocar medalhas?
Uma prova com tanta importância e só um protagonista, porquê?
Sr. Presidente, só mais uma pergunta. Não ficou com nenhuma medalha no bolso, para dar ao Sportinguista do carlós joaquin, pois ele merecia, pelas nomeações feitas, merecia?
Pois merecia......com cinco jogos da final esta dupla, apita três.
Não temos mais árbitros?
Os senhores são os responsáveis por não haver mais árbitros, porque as pessoas não se esquecem o que fizeram na federação e agora voltaram a fazer o mesmo na liga.
Ainda bem que a liga vai acabar, porque os senhores são os coveiros da arbitragem.
mas voces sabem bem quem sou
jójó tomates
Como é possível só terem encontrado erros da arbitragem a favor do Benfica??? não será um comentário bastante tendencioso???Impunha se alguma imparcialidade, digo eu...
Cumprimentos
As defesas do tino foram as bolas que o zaikin atirou mesmo contra ele! o ferreirinho é mt mais guarda redes! coitado do tino na selecçao! quero ver quantas bolas defende ele em jogos internavionais, com rematadores a sério! os árbitros foram uma vergonha (já é hábito desta dupla - os srs. vaidosos)
Aos criticos da arbitrgem, uma dica vão aprender, porque a mais felangrante ninguém falou o 6º golo do benfica
A quem opina neste blog, eu faço 2 perguntas.
1ª Os àrbitros só erraram contra o Benfica?
Resposta: Não. E parece-me que até estiveram bem acima do que eu esperava. Critérios muito semelhantes em quase todo o jogo.
2ª Que bolas defede o Ferreirinho?
Resposta: Bolas de 6m, e naturalmente não são todas. Na defesa aos remates, teoricamente mais fáceis, está muito aquém das expectativas.
Ao Anónimo que diz que o Tino com rematadores a sério não defende, eu pergunto se acha que o Ferreirinho é o "salvador" da selecção...
Abraço
Uma vez mais este blog prova a sua "tendenciosidade".
Enviar um comentário