22/06/2009

MATS OLSSON EM DISCURSO

Não vamos comentar o jogo contra a Republica Checa dado que não o vimos.

Sabíamos que os Checos iriam fazer do jogo com Portugal, um teste para alguns atletas, para determinarem se estão aptos a alinhar na sua selecção mais “alta”. Pelo resultado podemos dizer que nem se portaram mal.


Portugal uma vez mais desiludiu. Não esperávamos grande coisa deste jogo tendo em conta vários factores. Desmotivação da não qualificação, temperatura ambiente nesse dia, cansaço acumulado de final de época, etc.


Gostaríamos de destacar alguns pontos que se baseiam no que Olsson disse no final do jogo.



Mats Olsson elogiou o comportamento da equipa, tanto no jogo de hoje como na fase de qualificação e lamentou a falta de competitividade dos jogadores portugueses em jogos internacionais.


Olsson neste aspecto também tem culpa. Com a constante troca de pontas, que equilíbrio mantém Olsson nos atletas e na equipa. Ora hoje joga Dário e Tavares, ora amanha joga Moreira e Solha. Porque não convocar os 4 sempre? Ou 4 pontas sempre? Promoveríamos o equilíbrio, e acima de tudo daríamos maior experiencia internacional a esses atletas, numa base mais constante. Neste momento o atleta mais experiente internacionalmente é David Tavares dado que já joga em Espanha a algum tempo. Por isso obrigatoriamente esse atleta tem que estar na equipa, isto claro se tiver em forma. Pelo menos nós pensamos dessa forma. Ricardo Costa desistiu porque entendeu-se que já não estaria motivado, outros no passado fizeram o mesmo. Por isso não nos podemos dar ao luxo de irmos perdendo atletas mais experientes para estarmos toda a vida num processo de renovação.


"Também o campeonato português tem pouca competitividade e isso nota-se depois nos desempenhos. Além disso, nos países nórdicos, por exemplo, os alunos das escolas têm cerca de 16 horas de desporto por dia, enquanto em Portugal existe um horário com menor carga horária"

16 horas de desporto por dia? Ou será por semana?

Sinceramente sentimos que existe um erro nesta declaração, dado que se for por dia, coitados dos alunos. Nem tempo para comer tem.

Se for por semana, como estamos certos que será, consideramos que Portugal ainda está um pouco longe desses países. Como está em muitas outras coisas.

Em Portugal o desporto escolar ainda teima em se articular com o desporto federado e vice versa. Ainda existe pouca motivação pelos professores em dinamizar o desporto escolar(não todos, mas a maioria), o desporto escolar deveria ser mais organizado e acima de tudo mais ambicioso. Deveria haver uma maior interacção escola e clube. Mas este tema seria interessante debater num artigo mais complexo.

Iremos ainda esta semana fazer uma analise geral desta selecção.

1 comentário:

Anónimo disse...

concordo plenamente com a observação sobre os pontas, e axo que o mesmo problema se verifica com os pivots, trocas constantes que acabam por prejudicar as rotinas da equipa