01/06/2009

FRANCISCO HOLANDA – FORMAR PARA GANHAR


Numa altura em que se fala em clubes a fechar por falta de capacidade financeira, em clubes que não conseguem aguentar as elevadas exigências, porque durante anos descuraram a formação privilegiando a compra de atletas, eis que surge o Francisco de Holanda com uma estratégia bem delineada, orientada para um futuro sustentado e acima de tudo ambicioso. Enquanto uns ainda dormem o Xico já acordou à muito.

 

É caso para dizer que o Xico foi semeando para colher, e esta colheita pode dar ainda grandes alegrias ao clube. Se há dois anos o Xico venceu os principais títulos nacionais nos escalões de formação, era apenas uma questão de tempo para o seu escalão máximo, conseguir também este alcançar o êxito. Isto com atleta oriundos fortemente da sua formação. Passaram 7 anos desde o ultimo titulo nacional do Xico a nível de sénior, e muita coisa mudou.

 

O clube pode ser considerado actualmente como a melhor escola de andebol de Portugal(discutido por muitos, comprovado pelos resultados), e com este titulo de campeão nacional da 1ªdivisão, porque não considerar o Xico como o clube com a estratégia mais  sustentada de Portugal, sustentada porque com a qualidade da sua formação tem assegurada a qualidade da sua equipa sénior durante largo período de tempo. E isto a um custo muito mais reduzido, do que se adoptasse a politica de compra de atletas.

 

Destacamos a dinâmica do clube quer com a criação de uma associação de pais, que dinamizam os escalões e defendem os interesses do clube de uma melhor forma, a aposta em técnicos qualificados para garantir a qualidade dos atletas, e acima de tudo a participação em experiencias diferentes por parte dos atletas, através da participação em eventos/torneios em Portugal ou no estrangeiro. Alguns deles com o forte apoio da associação de andebol de Braga.

 

São pequenas acções que todas juntas fazem um grande trabalho, e o Xico demonstrou ser nestes últimos anos, um dos clubes que melhor projectou o futuro.

 

Neste contexto económico só este trabalho de base torna possível este sucesso, e com a redução do orçamento em muitos clubes nas próximas épocas, o Xico poderá ainda mais elevar os seus êxitos, tendo em conta que começou a fazer o trabalho de casa à mais tempo que os restantes.

 

Cria-se uma identificação forte clube/atleta e vice versa, para que a vontade de sair seja mais reduzida, e a vontade de ficar supere tudo, e possibilite resultados assinaláveis.

 

Vencer o PO01 com uma média no plantel de 21 anos é no mínimo uma obra notável.


Podemos dizer que esta é a cereja no topo de um bolo, que certamente ainda não parou de crescer.


O Andebolmais como defensor acérrimo na aposta da formação, considera este um excelente caso a seguir e porque não um case study para muitos clubes.

De 1993 até hoje 13 títulos nas principais competições portuguesas é obra.

SENIORES

1ª Divisão 2001/2002 e 2008/2009

Taça PR – 2004/2005 

JUNIORES

1ª Divisão 1993/1994 

JUVENIS

1ª Divisão 1998/1999 e 2006/2007

INICIADOS

1ª Divisão 2005/2006 e 2006/2007 

INFANTIS

1ª Divisão 1996/1997, 2003/2004, 2005/2006 e 2006/2007 

MINIS

1ª Divisão 2006/2007 

PARABÉNS XICO…

18 comentários:

Anónimo disse...

A realidade existente no Norte não tem nada a ver com aquilo que efectivamente acontece no Sul, muito principalmente em Lisboa .

Começa nos apoios em termos de espaços para treinar e jogar, passa pelos apoios financeiros que as Autarquias e Juntas de Freguesia disponibilizam, continuam na forma como a FAP protege estes Clubes e como as Associações os defendem, etc. .

Lisboa (e não falo do Benfica, Sporting e Belenenses) tem algumas pessoas que servem em Clubes o Andebol honestamente, com seridade, com competência e capacidade de poderem andar para a frente com a Modalidade, faltando-lhes isso sim, desde os Pavilhões para treinarem e jogarem, aos apoios das Juntas de Freguesia e da própria Autarquia , passando pela forma como infelizmente a FAP os vê e as Associações os defendem .

Já acabaram muitos Clubes em Lisboa, mais alguns irão certamente e infelizmente por um ponto final no Andebol até ao final da corrente época, até porque de promessas estamos fartos,
a angústia e o sofrimento são grandes e penosos, a realidade é bem diferente, e todos os meios e apois que o Xico teve, não podem servir para tentarem dizer que os outros não fazem porque não querem .

Não sou, nunca fui, nem serei invejoso ou ciumento do que quer que seja, apenas pretendo que haja equidade, não deixando de expressar os meus parabéns ao Xico por ter sabido aproveitar e bem o que lhe ofereceram .

UM ALFACINHA DO ANDEBOL

Anónimo disse...

Apenas pretendo emendar no meu Comentário "Associações" por "Associação", e neste caso de Lisboa

UM ALFACINHA DO ANDEBOL

Anónimo disse...

Excelente crónica sobre o melhor clube nacional da formação... Apenas um reparo, é que falta assinalar mais um título aos Iniciados, pois sagrou-se TRI-Campeão Nacional em 2008/2009... Vai tentar o TETRA este ano... Ilucidatuvo...

Anónimo disse...

Allez, Xico Allez...!!!
Espectacular, fantástico, do outro Mundo...
É o Xico, é o Xico...

Anónimo disse...

Somos nós, somos nós, o Berço da Nação somos nós...

Somos nós, somos nós, o Berço da Nação somos nós, somos nós...

Somos nós, somos nós, o Berço da Nação somos nós...

Somos nós, somos nós, o Berço da Nação somos nós, somos nós...

Anónimo disse...

falta dizer mesmo sem tirar o mérito de ter uma boa formação alguns títulos nacionais nos escalões jovens foram conseguidos com fases finais caseiras onde os árbitros e delegados da fap tem prestações duvidosas

Anónimo disse...

Dedico este titulo aos criticos aqueles k nos andaram deitar baixo o ano todo...
obrigado por tudo, sem eles nao era possivel..

nao comam muitos sapos pk faz azia..

e ja agora agradeço aqueles k diziam k o XICO estava ir longe com ajuda dos arbitros..

Obrigado seus pseudo-criticos sem voçes nao seria possivel

CAMPEOES DE PORTUGAL SOMOS NOS

Anónimo disse...

O Xico é uma excelente "escola" de formação. Ponto final. Mas a melhor "escola" de formação do país? Quantos são os atletas do Xico que chegaram à selecção A (mesmo o Carlos Carneiro, julgo, não fez toda a sua formação no Xico). De acordo com a crónica, tudo aponta para que, brevemente, esta geração de jogadores do Xico venha a lutar pelo título nacional ao mais alto nível. Alguém acredita nisso?

Anónimo disse...

melhor escola d formação, apenas ganharam a 2a prova mais importante do panorama nacional.. e a escola do ABC e do São Bernardo essas sim, que formam jogadores pa lutar ao mais alto nivel..

Anónimo disse...

Claramente a melhor escola de andebol do país e isso é indiscutível. Os titulos nas camadas jovens nos ultimos 4 anos falam por si. Quanto ao formar jogadores para a selecção A, é de uma falta de cultura desportiva tremenda, o que um anónimo disse aqui, porque o intuito de uma formação desportiva não tem como objectivo máximo que os atletas representem a selecção A até porque, representar ou não a selecção por muito valor que se tenha, está sempre dependente da escolha do seleccionador. E há varios exemplos de atletas em Portugal que infelizmente nao representam a selecção e não é por isso que deixam de ser bons valores.
Esta equipa acima de tudo destaca-se por ser uma verdadeira equipa e jogar como tal, não há vedetismos nem estrelas, há um grupo que tem prazer e diverte-se a fazer o que faz. Alia a isso uma qualidade acima da média, que está visivel aos olhos de todos e só mesmo aqueles que não querem ver ou por pura ignorância podem dizer o contrário.
Prova de que esses jogadores têm qualidade, é que neste momento uma grande parte deles têm convites para jogarem em clubes de outra dimensão, se não tivessem valor e esse mesmo valor não fosse reconhecido isso não aconteceria certamente.
Parabens á equipa do Xico, mereceram este titulo e quanto a esses criticos que por aí andam, continuem a dar-lhes motivos para eles aqui estarem, é bom sinal!

Anónimo disse...

Todo o texto está descontextualizado porque nao estamos a falar de futebol...

reparem, em portugal o principal custo para fazer um plantel é pagar os vencimentos. quantas das transferencias envolvem dinheiro? muito poucas! porque os atletas normalmente assinam contratos de 1 ano, pelo que as saídas raramente trazem custos.

assim sendo, a vantagem do xico em ter uma formaçao vencedora, não é ter uma equipa sénior de qualidade a baixo custo... para o ano por esta altura vão dizer "só um plantel oriundo da formação e com média de 22 anos não chega para jogar na 1ª divisão..." e aí vamos ver até que ponto os miúdos do chico podem ser competitivos ao mais alto nível nacional. mas parece-me claro que se o chico quer entrar na futura 1ª divisão terá de gastar dinheiro em ordenados com jogadores de fora, e aí veremos quantos atletas da formação se vão conseguir afirmar.


quanto ás selecções, eu faria a pergunta de outra forma. se nos últimos 13 anos o chico conquistou tantos títulos na formaçãi, já deveriam ser visiveis os frutos da formação.... olhando para o plantel das melhores equipas portuguesas quantos atletas do chico vemos? fiquemo-nos pelas 4 melhores equipas este ano: Porto, Benfica, Sporting e Madeira. realmente para além do carlos carneiro não sei se haverá mais alguem... e aqui já não estamos a falar de escolhas de selecionador...


e agora ANDEBOLMAIS, o projecto do chico é assim tão brilhante?

Anónimo disse...

parabens XICO por esta grande vitoria espero k seja a 1a de muitas, nos com esta ekipa daki a uns 2/3 anos podemos tar no top do andebol(SLB, SCP,FCP,ABC)...

p.f proxima direcçao do XICO nao deixem nenhum sair, vamos buscar 3 ou 4 reforços e o resto ta bom..

de G.R estamos bem servidos e de pontas tambem, precisamos é de altura para defesa por isso um L.D, L.E e um Pivot eram bem vindos.. ´


campeoes pessoal mts parabens

Anónimo disse...

Só mesmo por burrice, se questiona o valor da formação do Xico... Os jogadores da equipe Sénior são quase todos eles júniores, e o serão na próxima época, têm inclusivamente um juvenil de 1º ano...como poderão ser eles da Selecção nacional A ?.. No entanto são quase todos internacionais pelos seus escalões etários e alguns deles até à selecção acima vão... mas façam um favor ao DFH, calem-se e não digam asneiras, deixem-nos trabalhar e não andem a aliciar os nossos míudos... trabalhem na formação... eu sei que é mais fácil abrir o livro de cheques...

Anónimo disse...

Agora vamos mas é atacar o TETRA em Iniciados... para alguns ficarem ainda com mais azia... Nenhum clube ainda o consegiu..

Anónimo disse...

O XICO É TRI-Campeão em Iniciados...????

Anónimo disse...

Reafirmo que o Xico é uma excelente "escola" de formação. Foi, aliás, a primeira afirmação que fiz.
Quanto a dizer-se que eu tenho uma "falta de cultura desportiva tremenda", o que leva a inferir-se que quem o declara a julga possuir, devo dizer que "presunção e água bente cada um toma a que quer".
Gosto de visitar este blog, mas ficaria bem mais agradado se, em face de opiniões divergentes, sejam elas correctas ou não, não houvesse a sistemática tendência de "baixar o nível" da discussão.
Uma última nota: é ou não considerada como a melhor "escola" de formação de futebol em Portugal a do Sporting? E qual é o critério?
Não é a do número e qualidade dos seus "formandos" que prosseguem uma carreira ao mais alto nível?
Cumprimentos

Anónimo disse...

uau!!! o xico vai atacar o TETRA em INICIADOS!!!! que relevante!!

é ridiculo! com a agravante de estarem a criar falsas expectativas visto que não será nada facil....

mas ja agora pergunto, quem foi campeão nacional de iniciados em 2002? e em 2001 de juvenis? são só exemplos, mas provavelmente só quem ganhou esses campeonatos ainda tem alguma recordação....


mas pronto! viva o chico! campeão de tudo menos daquilo em que realmente interessa ser campeão: Séniores

Anónimo disse...

Oh burro, afinal quem ganhou a PO1... é campeonato de Iniciados ou Séniores...????