29/06/2009

PORTUGAL MUDA, ESPANHA LUTA...


Em Portugal assistimos nesta ultima semana a dois clubes mudarem de nome, de direcção e estatutos no sentido de limparem o passado, para assim conseguirem projectar mais facilmente o futuro.

Em Portugal banaliza-se já essa situação.

Em Espanha ainda se luta com dignidade. O Alcobendas, clube de andebol situado em Madrid que disputa a ASOBAL, deparou-se com um problema financeiro grave. A única solução é ceder o seu lugar na ASOBAL e possivelmente acabar com o andebol sénior.

Tal está em cima da mesa. Contudo até que seja possível combater essa hipótese drástica, os madrilenos estão a lutar com toda a força e toda a convicção que vão superar esse difícil desafio. 

Para isso lançaram uma campanha de angariação de fundos, sócios e uma campanha de comunicação forte para possibilitar a participação na liga ASOBAL da próxima época. 
Têm o apoio da imprensa, da comunidade local que não quer perder a sua equipa representativa na maior liga de andebol, e pessoas de destaque da sociedade espanhola.

Todos juntos certamente vão vencer este desafio. Mas senão o vencerem certamente podem dizer que fizeram de tudo para o vencer.

Necessitam de ser 3000 sócios para garantir o futuro na liga ASOBAL. Já conseguiram quase metade.

Fica aqui mais uma lição de nuestros hermanos, que mesmo nos momentos mais difíceis, conseguem manter a dignidade, e o compromisso.

Talvez por isso sejam uma potência a qualquer desporto, sejam um dos 4 países mundiais que melhor potenciam o turismo, e sejam um dos países mais desenvolvidos da Europa

Por serem mais lutadores, por serem mais unidos, por serem mais patriotas, lutam com todas as forças para conseguirem os seus objectivos.




São estes os grandes exemplos que devemos tirar e aprender, para que o nosso desporto possa evoluir no nosso país, e para que a credibilidade volte a imperar numa sociedade já tão desgastada pela corrupção
ao e pela mentira...

2 comentários:

Anónimo disse...

ANDEBOL: Ricardo Guimarães deixa o Xico
O treinador do Clube Desportivo Xico Andebol na nova 1ª Divisão não será Ricardo Guimarães.

O técnico que levou o Desportivo Francisco de Holanda à conquista do título nacional da 1ª Divisão decidiu colocar termo à longa ligação que tinha com o clube. "São razões circunstanciais", disse ao DESPORTIVO de Guimarães, após confirmar o final da ligação com o Xico. Numa curta declaração, Ricardo Guimarães acrescentou: "São razões que só a mim me assistem. Decidi que devia fazer uma pausa no Xico, apesar de continuar a ser da família do clube. Nesta fase da minha vida entendo que era a melhor decisão a tomar."
Sobre o futuro, disse apenas que "ainda é incerto. Não estou a pensar se vou trabalhar no próximo ano. Não tenho expectativas formadas. Só aceitarei um projecto desportivo que seja atractivo", conclui.

A presidente do Xico Andebol, Paula Ferrão, confirmou o final da ligação de Ricardo Guimarães com o clube, revelando que o treinador "já tinha deixado essa indicação aos jogadores há mais de um mês. A nossa ideia era convidá-lo para continuar, mas não foi possível. Lamentamos que não seja possível a permanência de Ricardo Guimarães, queríamos que ele estivesse no projecto." De acordo com Paula Ferrão, o Xico Andebol poderá apresentar o novo treinador "na próxima semana." "Estamos à espera de uma resposta até ao dia 8 de Julho. Fomos confrontados com vários nomes e fizemos a nossa escolha. O treinador em questão ficou de analisar o projecto e de dar uma resposta na próxima semana."


Ivo Silva é reforço

Entretanto, o Xico Andebol já garantiu um reforço para a próxima temporada. Trata-se do guarda-redes Ivo Silva, que no passado fim-de-semana conquistou a Taça de Portugal ao serviço do ABC. É um reforço de peso para o Xico Andebol, que na próxima época voltará a medir forças com as principais equipas da modalidade no novo campeonato organizado sob a égide da Federação de Andebol de Portugal.

Jorge Almeida disse...

Agora, e em relação a este post, anda o pessoal do Teucro de Pontevedra, que, às tantas, não deve nada a ninguém (e terminaram a Liga ASOBAL descendo de divisão com os mesmos pontos do Alcobendas), a acusar de ter havido concorrência desleal, pois ter-se-ão preocupado em arranjar jogadores que coubessem dentro do orçamento do Teucro, e não em arranjar jogadores bons, mas caros demais para as possibilidades do clube (como parece ter sido o caso do Alcobendas).

Nestas coisas, não se pode aplicar a análise tipo "preto no branco", pois nem tudo é preto, nem tudo é branco, há muita coisa com diversos graus de cinzento.