02/11/2009

PROCESSOS RAMIRO E COUTINHO VS NUNO GRILO

Não proferimos grandes comentários sobre o caso Ramiro e Coutinho dado que não tínhamos grandes informações sobre o mesmo. Agora sendo confirmado o erro da dupla de árbitros e da dupla de oficiais de mesa ao encontro temos a lamentar que tal tenha sucedido dado que o erro prejudicou duas equipas. O Madeira Sad que pelas indicações teria que ter visto um sete metros assinalado no final( discutível e a confirmar) o que lhe poderia ter dado a vitória, e o ABC que jogou contra o Belenenses estando o Pina em campo.

Por isso consideramos um erro digamos “grave”. Contudo erros destes acontecem amiúde no andebol nacional, nas mais variadas competições e o tratamento está longe de ser o mesmo. Este CA já nos vai habituando a verdadeiras discrepâncias nos seus comportamentos e acima de tudo nas suas acções/sanções.

E com isto voltamos ao caso que abrimos debate nacional, e que sinceramente ainda não terem sido prestados os esclarecimentos adequados das entidades competentes.

E isto porquê?

Uma dupla de árbitros e oficiais de mesa cometem um erro grave e são severamente punidos. A FAP ou o FC Porto cometem um erro de igual gravidade e passam incólumes.

Qual a equidade no meio de todo este processo?

No processo A o erro foi não ter castigado um jogador quando por lei é obrigatório, tendo o mesmo jogado no jogo seguinte, no processo B castigou-se o jogador na teoria com base dos regulamentos, e o atleta jogou na prática.

Perguntamos qual será o mais grave. O caso A ou B?

Por muito que queiram esconder, por muito que queiram escamotear a verdade, no lugar destes árbitros fazíamos ver à FAP que não podem haver 2 pesos e duas medidas. E que acima de tudo existem árbitros que são mesmo desconsiderados pela sua entidade máxima.


Contudo neste caso consideramos que devem haver castigos, dado que o erro influencia fortemente a veracidade desportiva.

Mas mais uma vez fica provado que no andebol nacional existem duas realidades. A realidade dos pequenos, e a realidade do denominado “polvo” onde os poderosos usam e abusam do “poder”.

Basta num qualquer fim de semana se verificarem alguns jogos em Portugal, para se verificarem situações muito piores do que esta, em que os árbitros passam sem sanções e acima de tudo ainda saem reforçados no seu poder.


Estes árbitros estão a ser vitimas de um erro que cometeram, mas acima de tudo estão a ser vitimas do rotulo que lhe colocaram em cima, devido ao erro passado no jogo que envolveu o Sporting. E quando assim é, é apenas uma questão de tempo.


Nós consideramos esta dupla como sendo uma das que constam no nosso top 10, mas que nos meandros do andebol está infelizmente arrumada já há muito tempo.

2 comentários:

Anónimo disse...

“… Uma dupla de árbitros e oficiais de mesa cometem um erro grave e são severamente punidos. A FAP ou o FC Porto cometem um erro de igual gravidade e passam incólumes…”
Tão fácil é acusar assim de cara tapada tipo terrorista, duas instituições, das quais uma me diz muito e da qual sou sócio desde a nascença.
Qual é o Vosso fundamento para dizerem que o Porto cometeu um erro? Onde obtiveram essa informação? Têm um dedo que adivinha? Tenham juízo e façam algo de útil pelo andebol.
O F C Porto recorreu da pena num quadro legal e foi-lhe concedida razão! Você, administrador deste blog é um hipócrita: serve-se deste espaço de cara tapada para agredir quem muito bem lhe apetece de forma impune!
Você defende o andebol? Bem pelo contrário, com gente como você só prejudica o andebol. Tenha um pouco de vergonha na cara e ajude a nossa (pelo menos minha, porque tenho duvidas que seja a sua!) modalidade!

Anónimo disse...

Deves ter alguma coisa contra o Porto que não te deixa dormir, não?