10/11/2009

PO03- RESUMO DA JORNADA


ZONA SUL

Vitoria FC 32 – 14 IFC Torrense

AC Sines 13 – 33 CD Paço Arcos

ACR Zona Azul 31 – 26 CD Marienses

GDR Quinta Nova 25 – 34 Oriental Lisboa

Vela Tavira 20 – 18 Lagoa AC

GS Loures 40 – 21 CD Olhanenses

Nesta 8ª jornada passou-se mais do mesmo, os favoritos não foram surpreendidos e os candidatos a decidirem os seus jogos logo na 1ª parte. O Líder Vitória, apesar de surgir como visitado, jogou no terreno do adversário, e venceu facilmente o Torrense por uns claros 32-14 com uma primeira parte supersónica por parte dos sadinos fez com que o jogo ficasse decidido, visto que ao intervalo venciam por 21-4. Na perseguição, o Paço de Arcos apresentou-se em Sines desfalcado, sem os seus pesos pesados, e venceu por 13-33, onde o jovem Eduardo Bote foi a estrela de serviço ao apontar 10 golos e com uma primeira parte muito forte fez com que ao intervalo já vencessem por 5-18. O Loures recebeu e, também, cilindrou os Olhanenses por 40-21, onde teve a oportunidade de rodar os seus jogadores a pensar na próxima jornada em que vai ser o primeiro candidato a deslocar-se até Santa Maria. Nos restantes jogos, o Oriental e Zona Azul parecem não querer largar o grupo perseguidor e venceram os seus jogos, o Oriental foi até à Charneca vencer o último classificado Quinta Nova por 25-34 e o Zona Azul recebeu e venceu os Marienses 31-26. No derby algarvio entre o Vela Tavira e o Lagoa, o Vela Tavira levou a melhor e continua assim a sua recuperação, ascendo à 6ª posição.


Na classificação, manteve-se praticamente tudo igual excepto a troca de posições entre Vela Tavira e Marienses. Na próxima jornada, o destaque vai para a deslocação do Loures até ao reduto dos Marienses e do Zona Azul até Paço de Arcos, sem esquecer o Vela Tavira que vem até Lisboa com vontade de tentar surpreender o Oriental...



ZONA CENTRO

Académico Viseu 33 – 33 AD Albicastrense

Ass. 20 KM Almeirim 27 – 25 ABC Nelas

SIR 1.º Maio 30 – 26 ADC Benavente

Tondela AC 25 – 35 AA Coimbra

NA Samora Correia 25 – 24 ADRE Palhaça

CD Lousanense 28 – 31 Batalha AC

As atenções nesta 8ª jornada estavam viradas para o confronto entre Ac. Viseu e Albicastrense, que lideravam juntamente com o Almeirim. O Almeirim recebeu o Nelas e venceu 27-25, mantendo a liderança e até isolando-se. Tudo porque ganharam um ponto nesta jornada ao Viseu e Albicastrense, que empataram no jogo grande da jornada a 33 bolas. A equipa de Benavente foi até Leiria defrontar o SIR 1º de Maio, perdendo por 30-26 e fazendo com que os Leirienses aproximassem-se dos Albicastrense e do Viseu. Os estudantes foram até Tondela e aplicaram a vitória mais folgada, ao vencer por 25-33 os locais. O Samora Correia, que após a eliminação da taça, receberam o ADRE Palhaça e venceram à tangente por 25-24. Já o Batalha A.C. conquistou a segunda vitória no campeonato frente ao débil Lousanense, que volta a perder mas apenas por uma margem de 3 golos.


Na classificação geral, Almeirim lidera isolado com mais um ponto que a Ac. Viseu e Albicastrense e logo atrás vem um grupo de 4 equipas, com um ponto de diferença entre elas, constituído pelo SIR 1º Maio, Ac. Coimbra, Samora Correia e Benavente. Na cauda, continua o destacadíssimo Lousanense mas com um ABC Nelas e Tondela a apenas uma vitória.


A próxima jornada, o Albicastrense volta a defrontar um candidato, desta vez o líder Almeirim, e a Ac. Viseu a deslocar-se até Benavente.


ZONA NORTE


GDC Azurara 25 – 31 Estarreja AC
CA Leça 27 – 28 CDC Santana
Gondomar Cultural 31 – 30 FC Gaia
AD Afifense 27 – 23 Ílhavo
ACD Monte 29 – 25 FC Infesta
Callidas Clube 28 – 24 CCR Fermentões


Sem dúvida, mais uma jornada calma onde o destaque vai para a primeira vitória da época para o Estarreja que foi até ao reduto do Azurara vencer por 25-31. O Líder Santana voltou a vencer, num jogo extremamente complicado, em Leça da Palmeira pela margem mínima e onde Gustavo Almeida esteve em destaca ao marcar 15 golos a favor do Santana e, também, a dupla José Maia e Francisco Silva a marcarem 20 golos (11 e 9, respectivamente). O Gondomar que voltou a vencer, alcançando a 4ª vitória consecutiva após a última derrota e desta vez frente ao Gaia por 31-30. O Infesta que vinha de uma série de 3 vitórias consecutivas, duas para o campeonato e uma para taça, não foi capaz de levar de vencida a equipa ACD Monte, perdendo no recinto do Monte por 29-25. Na perseguição ao líder Santana, Afifense e Callidas venceram em casa os seus jogos por 4 golos frente ao Ilhavo e Fermentões, respectivamente.
Desta forma, Santana continua na liderança com o Callidas e Afifense na perseguição, mas com a entrada no top 4 do Gondomar e ainda um Gaia que pode complicar as contas. Na cauda, o Azurara é ultrapassado pelo Estarreja, com vantagem no confronto directo e com um Infesta a uma vitória de distância.
Na próxima jornada há vários jogos interessantes entre os primeiros classificados, Santana a receber o Callidas e o Gaia a receber o Afifense, o que poderá dar a algumas mexidas na classificação geral.

13 comentários:

Anónimo disse...

Foi impressão minha ou o Vitória jogou fora?

Anónimo disse...

Continuo a dizer que a Zona Sul está forte, havendo mais do que uma equipa para poder vir a ocupar o segundo lugar que dará acesso à Fase Final - o primeiro já está entregue ao Super Vitória de Setúbal que investiu bem nesse sentido - , permitindo-me destacar e apesar de irmos sómente na oitava jornada, desde já as seguintes equipas :

- o Loures, o Zona Azul, os Marienses, o Vela de Tavira (todos com investimentos para o efeito) e depois, aparecemos nós, o Paço de Arcos .

Convém no entanto não esquecer o Oriental que está a fazer até ao momento um bom Campeonato e que está muito bem orientado, tendo à frente da equipa um excelente Treinador em todos os aspectos .

A grande desilusão até ao momento, tem sido inexplicavelmente o Torrense que se reforçou bastante e tem excelentes condições para a prática da modalidade .

Quanto as restantes equipas (Lagoa, Olhanenses, Sines e Quinta Nova), penso que irão lutar pelo melhor lugar possível a partir do oitavo classificado .

O PACENSE

Anónimo disse...

Amigo Pacense, na zona sul continua tudo em aberto. O PA pode ganhar em qualquer pavilhão. Por sua vez o Setubal de certeza que vai perder jogos também. pelo que vi vocês e Setubal são os mais consistentes. Mais ponto menos ponto são estes os verdadeiros candidatos.

Anónimo disse...

Ainda faltam três jogos para o final da primeira volta, mas nesta zona sul muita coisa ja se consegue ver,para mim é clarissimo que as 3 equipas com mais qualidade são o Vitória, o Paço Arcos e o Loures, os outros são fortes, mas não vão conseguir lá chegar, vai ser uma luta por pontos, mas não para os 2 primeiros lugares.
Na cauda da tabela, está claro que Quinta Nova, Sines, Olhanenses e Lagoa vão discutir os lugares de despromoção.

Anónimo disse...

Alguem me pode dizer por alto que tal é a equipa do Gaia este ano?

é que ao que tenho visto os resultados tem sido um pouco irregulares!

Anónimo disse...

nao falam da po04?

Anónimo disse...

O Gaia tem uma equipa bastante jovem.. joga em contra-ataque rapidamente.. tem um atleta formado no colégio carvalho muito rápido.. mas a equipa em si não é nada de especial.. guarda redes fraquinho.. facil jogar p pivot.. n defendem la mt bem.. o ataque tb n e nd d especial..

Anónimo disse...

mas afinal quantas equipas se apuram para a fase final?????????????? e depois como funciona a fase final??????????? alguém sabe?????????

saudações desportivas!!!

Anónimo disse...

Duas por zona ou seja 6 equipas na fase final. Depois todos contra todos a duas voltas e os 4 primeiros sobem á PO2.

Anónimo disse...

Sem pôr em causa a qualidade do técnico do Oriental como pessoa, que desde já digo q é das mais honestas e de bom coração q conheço, em termos de orientação e leitura da modalidade, é um técnico q claramente parou no tempo. Tem sim um grupo de jogadores formados por AA Amadora, GC Odivelas, Sporting, que adoram jogar e que sem dúvida têm alguma qualidade...
Quanto à prova em si, poderá vir a ser um pouco injusta dado o desequilibrio entre mais de metade da tabela, pelo que poderá bastar um fim de semana menos bom para um dos candidatos para comprometer seriamente o apuramento, e aí o factor "regularidade" deixará de ter qq sentido...
Boa sorte ao Loures e ao Paço d'Arcos onde tenho amigos.

Anónimo disse...

Comentário da 1:04, de 11 de Novembro :

Apesar de não ter qualquer tipo de Procuração do Treinador do Oriental e de ele certamente também não precisar - e se calhar até nem ler nada do que aqui se vai dizendo de bom e de mau - não estou de acordo quando se diz: "em termos de orientação e leitura da modalidade, é um técnico q claramente parou no tempo" e "Tem sim um grupo de jogadores formados por AA Amadora, GC Odivelas, Sporting, que adoram jogar e que sem duvida tem alguma qualidade".

Pois bem: eu acho precisamente o contrário, até porque já passei por muitos Treinadores "afamados" da nossa Praça cheios de esquemas de treino e de jogadas para a direita e para a esquerda, com algum dinheiro para investirem na escolha de jogadores, e que depois de tudo muito bem esprimido, resulta quase em zero, para além de não terem as condições e a qualidade da leitura momentanea do jogo que ele apresenta e que nos mantém bastante confiantes como jogadores .

No aspecto do treino, ele defende e quanto a mim muito bem, o rigor, a disciplina, a organização, o aspecto fisico, o ser cada vez mais pratico e objectivo, muito mais em Clubes que treinam no máximo três vezes por semana quando há Pavilhão e aonde os jogadores recebem zero .

Depois tem uma coisa extraordinária: não olha a nomes, não existem para ele jogadores efectivos e suplentes, não escolhe entre brancos e negros, são todos iguais e jogam aqueles que treinam e estão melhor em cada semana, o que nos obriga a todos a estar bem e altamente motivados .

Quanto aos jogadores formados nos Clubes indicados, não brinquemos, porque a Formação não foi ou não é assim tão boa como se diz (eu passei por dois deles e pelo que sei do outro também deixa muito a desejar), mas mesmo que fosse, teria que sempre lhe dar o mérito de os ter posto a jogar Andebol de qualidade e de lhes ter aumentado o gosto pelo jogo e muito essencialmente de quererem serem os melhores, de funcionarem como equipa, de ganharem e de terem sucesso onde ele está, já que outros não o conseguiram fazer.

Por outro lado, não participa em copos nem em noitadas com os jogadores .

É assim que o revejo e que lhe agradeço ter sido meu Treinador .

UM ATLETA DE OUTRO CLUBE E DE OUTRA DIVISÃO

Anónimo disse...

no gaia guarda redes fraquinho, porque o nuno costa está lesionado!

quem esse tal jogador muito rapido que veio dos carvalhos?

Agora com isto do site da federaçao não ter acesso livre as informaçoes não há nenhuma base de dados sobre estas equipas!!

Anónimo disse...

OUVI DIZER QUE O GAIA TA A TENTAR CONTRATAR O GUARDA REDES DO GONDOMAR EM JANEIRO E POSSIVEL????