15/11/2009

GRANDE SUCESSO INTERNACIONAL

TAÇA EHF

ADEPTOS POUCO AMBICIOSOS PARA EQUIPA CAMPEÃ

FC PORTO 24-24 FRISCH AUF GÖPPINGEN

Jogo quase brilhante ia dando vitória justa ao Porto. O Porto durante todo o jogo foi fazendo um jogo interessante com grande dinâmica ofensiva e grande consistência defensiva. Contudo nunca a equipa alemã deu mostras que ia “desistir” do jogo, e mais experiente nestes jogos internacionais foi por assim dizer controlando os acontecimentos. No Porto destacamos, Laurentino, como sempre, Inácio Carmo que fez um dos melhores jogos com a camisola do Porto, Tiago Rocha que mesmo assim necessita de melhorar a sua eficácia ofensiva, e Wilson Davies que nos momentos decisivos assumiu o jogo de forma interessante. Sabemos que na Alemanha tudo é possível, contudo é quase certo que só um porto num grande nível e um Frisch Auh distraído poderá surgir uma surpresa.

Obradovic começa a calar a crítica, fazendo com que a sua equipa a cada jogo que passa comece a melhorar as suas exibições.

Destacamos pela negativa os 732 adeptos presentes, muitos deles alemães. Se um jogo destes não é suficiente para encher o dragão caixa, então o andebol nacional está mesmo mal… É pena. Podemos dizer que os alemães presentes mostraram como se deve estar num jogo. Aquilo que podia ser uma mais valia para o Porto deixou de ser. Por alguma coisa o campeonato português está na 3ªdivisão e o alemão da 1ª.


SKIF KRASNODAR 28-29 BENFICA

FAZER DA DIFICULDADE A GRANDE FORÇA

Não podemos fazer grandes comentários dado que o jogo ao foi transmitido.

Sem Carneiro e Pedroso, o Benfica tinha uma missão difícil. Mesmo assim conseguiu “surpreender” e vencer por um no difícil terreno do Krasnodar. Nuno Roque aproveitou vem a oportunidade, e mostrou que pode ser muito mais do que uma alternativa a Carneiro.

O Benfica fica assim com um pé e meio na fase seguinte, dado que em casa no dia 21 espera-se que com todos atletas disponíveis consiga concretizar o que fez fora.


TAÇA DAS TAÇAS

CYPRUS COLLEGE 26-27 ABC

ABC 29- 26 CYPRUS COLLEGE

CARIMBAR PASSAGEM COM EXIBIÇÕES CONSISTENTES

Mais uma agradável surpresa. O ABC demonstrou que Portugal ainda tem algumas palavras a dizer no plano internacional. Não há muito a dizer dado que não assistimos ao jogo, mas podemos constatar que Bogas esteve ao seu nível, e Mário Peixoto redimiu-se da exibição contra o Sporting. Levko começa a mostrar qualidade. No 2ºjogo segundo os comentários no site do ABC, Bruno Dias com uma excelente exibição defendendo 4 livres de 7 metros galvanizando a equipa para uma vitória indiscutível. Salgado o inevitável Bogas e Gaifém foram os artilheiros de serviço neste jogo.

Podemos dizer que o ABC vence dois jogos difíceis e acima de tudo dignifica, uma vez mais, o andebol nacional.


TAÇA CHALLENGE

RK GRADACAC 26-33 XICO ANDEBOL

SURPRESA INTERNA E EXTERNA

O Xico andebol depois da surpreendente caminhada no Po01, surpreende também no plano internacional. Uma equipa jovem, mas acima de tudo com muita ambição, que Nuno Santos conseguiu canalizar para boas exibições. Rui Silva uma vez mais foi a estrela da companhia, sempre bem coadjuvado por todos os seus colegas. Parabéns.

No dia 21 será a confirmação da passagem à fase seguinte

6 comentários:

Jorge Almeida disse...

Concordo com tudo o que foi dito na mensagem, só destacaria mais um jogador.

Numa equipa em que ninguém jogou mal, estes destaques podem ser injustos, mas também há que destacar quem esteve bem.

No meu entender, esqueceram-se de referir Filipe Mota.

Mota, ontem, não andou de mota, andou de avião ... a jacto. Quem não viu, que visse, ou então reze para que o amigo Emanuel Casimiro tenha gravado o jogo e que o possa disponibilizar para download.

Valha a verdade que, face ao que estava habituado a ver, faltou, quiçá, um bocadinho mais de Grilo. Não jogou mal, mas pareceu-me demasiado retraído. Terá sido impressão minha?. Será que o adversário o tinha referenciado?

Quando a coisa corre assim, é claro que há dedo do treinador.
Quando se vê um, habitualmente indeciso e inconsequente, Inácio Carmo, a avançar, com confiança, para cima dos alemães, já muito deve ter sido feito pelo treinador.

Não conheço a obra de Obradovic, fiquei, como muitos, no inicio, desconfiado do valor do treinador (muito até pela maneira como Resende foi afastado). No entanto, após 2 derrotas surpreendentes com o Xico e com o Horta, a equipa está a ir pelas boas exibições e, mais importante que isso no FC Porto, pelas vitórias.

Quanto ao publico, penso que o jogo foi mal divulgado pelos responsáveis para os adeptos do Porto. Não vi nenhuma publicidade ao jogo. Numa altura em que é preciso conquistar publico ao sofá de casa, ainda por cima num dia em que chovia bastante, há que fazer bastante mais no capítulo do marketing para trazer publico aos pavilhões ...

Quanto à 2ª volta, é possível ganhar na Alemanha. O grupo de trabalho do FC Porto tem, acima de tudo, de acreditar nisso. Se acreditarem (desejarem) muito isso, é meio caminho andado para a vitória.

Quanto às restantes eliminatórias, excelente prestação, 4 jogos, 4 vitórias!

De notar uma coisa: Já não me lembro da jornada europeia com tão bons resultados. Seguramente que, nesta ultima década, deve ter sido a melhor.
E isto numa jornada em que apareceram pela frente uma equipa russa em casa destes e o 3º classificado da liga alemã (uma equipa que apareceu cá sem grandes baixas, e que é melhor que muitas que estão a disputar a Liga dos Campeões).

Como sei que os jogadores costumam ler os blogues nacionais, entre os quais este, só lhes pedia uma coisa (mesmo para o pessoal do Xico, que já tem a eliminatória bem encaminhada): Tentem ganhar os jogos da 2ª volta. Há pontos para ganhar para o ranking dos clubes portugueses nas competições europeias. Todos beneficiam com isso: Mais jogos internacionais, mais experiência internacional, maior montra para se mostrarem, para jogarem em campeonatos como o espanhol ou o alemão, etc ...

Jorge Almeida disse...

Será que Obradovic vai pôr a render Álvaro Rodrigues no ataque?

Com a altura que ele tem, é uma pena a falta de confiança que parece mostrar nas situações de ataque planeado ... Ontem, era o único que podia olhar os alemães à altura dos olhos deles (e, a alguns deles, mesmo de cima para baixo).

Fico à espera da altura quando Álvaro se mostrar o canhoneiro que prometia ser quando era mais jovem. E não só meramente o bom defensor que se tornou.

Com isto, não quero que a pessoa de Álvaro Rodrigues fique zangado comigo (até porque não o conheço pessoalmente). No entanto, quem tem mais de 2 metros de altura tem de se assumir no ataque planeado da equipa, avançar para cima dos defensores (eles é que têm de ter medo dele, e não ele deles), e resolver as jogadas. Não pode ser tímido dentro do campo. É uma pena vê-lo somente a passar bolas nos cada vez menos ataques planeados em que tem participado.

Anónimo disse...

De facto, com mais público no pavilhão, estou certo que o FCP ganharia o jogo.
Mas a claque Super Dragões só aparece nos jogos com o Benfica para entoar o cântico SLB, SLB, SLB, ou quando a seguir há jogo de futebol no Dragão.
E nos jogos internacionais, que dão prestigio ao clube, onde anda ela ?
Quanto ao jogo e mesmo com pouco apoio, o resultado também poderia ter sido outro se o Snr. Obradovic soubesse gerir o esforço dos atletas

Jorge Almeida disse...

Anónimo 2:08 PM, Novembro 16, 2009:

De facto, num jogo destes, ter 36,5% da lotação é pouco.

Será que, no próximo sábado, o Benfica vai ter mais gente no seu pavilhão quando defrontar os russos? Fica aqui o desafio, se o quiserem aceitar ...

Agora, em relação aos Super Dragões, ainda bem que não apareceram. Ainda se metiam com os adeptos pacíficos que os alemães trouxeram.

Quem fez falta foi o corneteiro. Esse sempre põe a malta a apoiar. E toca a reunir, quando é preciso.

Anónimo disse...

Bom Dia.
Antes de mais quero dar os parabens a minha equipa o Xico Andebol, pela vitoria conseguida na Bosnia, que tive o prazer de seguir o jogo pela internet, quero dar os parabens ao Ivo Silva pelo excelente jogo e ao Alberto Bastos. Fui um dos que falei mal da ida dos jogadores de Braga para Guimarães, aqui apresento as minhas desculpas.

Anónimo disse...

Snr. Jorge Almeida

Sinceramente não tinha pensado nessa hipótese, porque de facto os adeptos germânicos deram uma lição de como se posicionar num recinto desportivo e, então, terá sido melhor assim.
Quanto ao corneteiro, ele esteve lá, mas muito discreto e só o ouvi tocar " Pinto da Costa ..." que, desta vez, nem sequer lá estava, parece que devido a um compromisso do clube em Leiria.