26/10/2009

PO02- RESUMO DA JORNADA

ZONA NORTE

MARIA BALIO 26 – 25 MODICUS

S. MAMEDE 32- 24 OLEIROS

FEIRENSE 29- 31 ST TIRSO

AVANCA 35- 19 AC LAMEGO

ISMAI 31- 29 ACADEMICO

Na Povoa do Lanhoso jogou-se o jogo grande desta jornada frente a frente estavam o Maria Balaio e o Modicus, equipas que ate aqui tem dominado esta zona norte conjuntamente com o STº Tirso. O Maria Balaio, chegava a este jogo com a moral afectada depois de ter conhecido o sabor da derrota pela primeira vez na jornada anterior na deslocação a Oleiros, já o Modicus chegava em alta pois era líder da prova invicto.

Foi com essa moral em alta que o Modicus entrou na partida controlando as primeiras operações de jogo, os da casa por sua vez entraram algo nervosos o que permitiu aos homens de Sandim ter um pouco de supremacia. Com a sua estratégia bem definida a equipa de Filipe Soares apoiava-se na força defensiva e fazia valer-se da sua eficácia no ataque onde pontificava Nuno Caminha. Os homens da casa sentiam problemas para parar o ataque do Modicus e não estavam a contar com um Miguel Marinho inspirado, portanto não foi de admirar que o Modicus ao intervalo vencesse por 4 golos de diferença.

Na 2 parte os dez minutos iniciais foram marcados pelo equilíbrio andando sempre o marcador nos 3 / 4 golos de diferenças, mas a partir daqui apareceu na equipa da casa Miguel Marinho que começou a fazer alguma diferença no ataque Queirós também começou acertar, conseguindo mesmo empatar a partida mas o Modicus reagiu e à entrada dos 5 minutos finais vencia por 2 golos a diferença, para muitos pensava-se que os da casa não teriam forças para vergar os forasteiros mas enganaram-se pois a boa atitude defensiva obrigou o adversário a tomar opções que não são muito vulgares no seu conceito jogo, conseguindo com isso entrar no minuto e meio final na frente do marcador e nunca mais largar vitoria. Com este resultado deixa de haver equipas invictas a norte e Balaio e Modicus repartem a liderança conjuntamente com o Santo Tirso que sofreu mais do que o esperado para bater o Feirense que vem produzindo a cada jornada que passa melhorias no seu jogo, causando cada vez mais dificuldades aos seus opositores, a vitoria assenta bem aos jesuítas podia ter sido mais expressiva mas algum desleixo ofensivo e defensivo permitiram que a equipa da casa estivesse sempre no jogo, Diogo Oliveira continua a mostrar-se eficaz da zona dos 7 Metros e na meia distancia vai tendo a companhia de Mário Rego para resolver os problemas.

Em Matosinhos esperava-se um jogo quente entre S. Mamede e o Oleiros mas cedo essa imagem saiu de cima do jogo, o Oleiros apresentou-se órfão de Tiago Teixeira e embalados pela dor os companheiros não conseguiram entrar na partida. A S. Mamede cumpriu e vai dizendo presente na luta pela Fase Final.

Destaque para as primeiras vitórias de Avanca e Ismai, o Avanca desenvencilhou-se com alguma facilidade de um Lamego que vinha em crescendo e pode ser um bom tónico para a equipa de Luís Santos para o resto da prova, na Maia o Ismai consegui apenas à 7ª jornada a sua primeira vitoria , frente a um Académico que precisava de vencer para não deixar fugir o quarteto da frente, mas os maiatos desde cedo tiveram um ligeiro ascendente sobre o adversário o que permitiu alcançar preciosa vitoria, com este resultado abre-se um fosso na luta pela fase final, a ver vamos se a luta é a 4 ou se mais alguém lá pode chegar.

ZONA SUL

CAMÕES 25- 23 ALAVARIUM

JUVE LIS 26- 21 ALTO MOINHO

SISMARIA 30- 32 EMP. COMÉRCIO

G. SUL 21- 26 PASSOS MANUEL

ÉVORA AC 25- ALMADA 23

No sul também ouve jogo grande frente a frente Camões e Alavarium que ainda não tinham conhecido o sabor da derrota neste campeonato, embora os de Aveiro tivessem deixado pelo caminho um empate mas uma vitoria colocaria os aveirenses no topo da prova.

Com a casa bem composta o inicio do jogo foi marcado pelo equilíbrio com os golos a repartirem por ambas as balizas mas a partir daqui os aveirenses deram um pulo no marcador ficando a vencer por 3 golos, Pedro Pereira e Carlos Oliveira revelavam um bom acerto no ataque, enquanto nos da casa algumas falhas técnicas faziam a equipa claudicar mas na entrada dos 5 minutos finais inverteu-se a tendência e quando os aveirenses tiveram hipóteses de abrir o marcador acabaram por cometer erros infantis que lhes custou o empate ao intervalo. Mas para s segunda parte Eugénio Bartolomeu, voltou a espicaçar a sua equipa e esta conseguiu fugir no marcador estando aos 17 minutos a vencer por três golos diferença mas com algum arrojo defensivo e qualidade na finalização e claro o habitual Mário Fonseca o Camões consegue uma reviravolta no marcador fazendo um parcial de 6-0, que os aveirenses nunca mais conseguiram inverter. O Camões nos últimos dez minutos foi mais equipa, mais colectivo e isso revelou-se importante para o desfecho final o Alavarium podia ter saído de Lisboa com outro resultado mas alguma ansiedade no ataque levou a equipa a claudicar num período que liderava o marcador. Assim o Camões é a única equipa em toda a segunda divisão que ainda não conheceu o sabor da derrota e pensamos que se mantiverem o nível dificilmente a irão perder tão cedo.

Em Leiria jogavam terceiro e quarto classificado, o Sismaria recebia os Empregados que vinham de uma derrota contundente em casa na jornada anterior e sem contarem com Medvedev o jogo não se apresentava fácil. Mas foi puro engano porque desde o inicio que os homens de Santarém dominaram o jogo valendo-se de um bom aproveitamento ofensivo com destaque para Tiago Santos e Hugo Carvalho. O Sismaria podia ter dado mais ao jogo mas uma péssima primeira parte deitou tudo por terra. Trocando estes de posição com os Empregados na classificação.

Também em Leiria a Juve dominou o encontro com o Alto de Moinho, conseguindo uma vitória tranquila, pelo contrário o Ginásio Sul depois do bom resultado em Santarém na ronda anterior voltou a desiludir perdendo em casa com o Passos Manuel sem margem para dúvidas.

Em Évora um jogo entre equipas que o ano passado lutaram pela subida taco a taco e que agora se reencontravam, foi pena o Almada ter chegado tarde à partida pois na primeira parte não existiu e os evorenses com um pouco mais de calma podiam ter ido com uma vantagem maior no marcador para os balneários, no segundo tempo o Almada transfigurou-se mas a diferença já estava cavada na primeira parte o que impediu de chegar mais longe nos seus intentos, bom para a equipa de casa que na segunda parte consegui aguentar a pressão dos lisboetas. Com este resultado o Évora entregou a Lanterna vermelha ao Almada que ainda não venceu nesta prova.

24 comentários:

Anónimo disse...

simplesmente... PARABÉNS

Anónimo disse...

muitos parabens por esta cronica..finalmente se fala da pO02

Anónimo disse...

Parabens por esta cronica, quanto a mim nas proximas 2 jornadas muito se decide na zona norte basta avaliar os jogos que vao haver:

Santo Tirso vs Maria Balaio
Modicus vs S.Mamede

S.Mamede vs Santo Tirso
Oleiros vs Modicus
Maria Baleio vs Academico

Se alguma das 4 equipas que segue na frente vencer os 2 jogos, sera um grande passo para a presença na fase final.

Anónimo disse...

O almada continua na desgraça nao se ve trabalho... espero que o treinador saia o mais rapidamente para melhor do almada e do seu futuro..

Anónimo disse...

Já fazia algum tempo que não via um jogo de andebol ao vivo.Fui ver o jogo Sismaria-Empregados parabens pelo espectaculo proporcionado pelos vencedores, mais experientes,e pelo empenho dos jovens do Sismaria.Nos tempos que correm e que tanto se fala de arbitros, nem ser deram por eles, mas e dai talvez também a diferença os jogadores das duas equipas ajudaram e muito...só eatavam lá para jogar!

Anónimo disse...

A minha alma está parva.... só se ouvia dedilhar da PO 01.... o nível competitivo nesta divisão é bastante interessante e sem duvida merece alguma atenção por parte dos "blogs".
Espero que seja para continuar. Agora meus amigos "a procissão ainda vai no adro"... ainda há muito campeonato para disputar. Quem quer que seja que chegue à fase final, que seja por valor próprio... não me parece que esta época haja "filhos e enteados"... pelo menos para já.

Anónimo disse...

Curioso é o facto de nenhum dos blogues de andebol ter um artigo sobre as ausencias dos arbitros neste fim-de-semana.............

Anónimo disse...

a falta de arbitros deve-se a tres factores. Falta de arbitros,horarios impostos pela FAP para a realização dos jogos, os clubes tirando braga não tem investido em mandar atletas para arbitros.

Penso que jogos de 2ª Divisão de Juniores ou juvenis se fossem jogados entre a mesma associação podiam ser jogados a dias da semana à noite . Exemplo sexta feira, o basquetebol adopta esta regra. no passado a nivel regional tb era assim.

Anónimo disse...

Começam a definir-se as equipas que vão lutar pela fase final mas de facto as duas proximas jornadas vão ditar os candidatos.

penso que Camões e Alavarium a sul e Modicus e Balaio a norte são equipas certas na Fase Final, para a terceira vaga de cada serie vão contar muito os resultados obtidos pelos terceiros e quartos classificados nas proximas jornadas. se ganharem estão na luta a dois por uma vaga se perderem podem ver adversarios indesejaveis entrar na luta

Anónimo disse...

Então vão-me falar de jogadores de um clube da Aldeia, esse Diogo Oliveira é muito limitado e o Mário Rego é um insurrecto, sempre a falar com os árbitros.
O Sto Tirso está lá em cima porque tem tido sorte mas mais tarde ou mais cedo vão cair

Anónimo disse...

a propósito do diogo oliveira e do mario rego. são dois excelntes jogadores «, só fico triste é de perceber é que este comentário foi escrito por um desses jogadores para alimentar o seu apetite por ser o centro das atenções

Anónimo disse...

e qual desses jogadores foi?? é que confesso que agora tou mesmo curioso pelo seu conhecimento da maneira deles escreverem...

Anónimo disse...

É uma vergonha o andebol que temos !
Num campeonato nacional de Juniores Masculinos(2ªdiv), não aparecerem árbitros para dirigir o encontro !
Num jogo que podia decidir muito neste grupo, saiu benficiada a equipa da casa porque os senhores que apitaram o jogo eram 2 dirigentes da equipa da casa, falo nomeadamente do Jogo entre o Torrense e o Nautico do Guadiana.
A equipa algarvia antes de entrar para o jogo, ja o tinha perdido ! As equipas até era muito equilibradas, mas com uma arbitragem que nem vale a pena falar, o jogo transformou-se numa palhaçada! O resultado nao espelha o valor das equipas porque foi uma diferença de 10 golos.

Quem terá agora as culpas?
Quem é o responsável por esta situação ?
O que se poderá fazer perante esta palhaçada ?
E agora a minha equipa que saiu de la prejudicada com tudo isto, quem vai pagar por isto ?

Se alguem me souber responder eu agradeço!

eu só digo,
" DEUS É GRANDE E NÃO DORME!"

Saudações desportivas.

O cantinho Algarvio!

Anónimo disse...

Falar desses jogadores e depois olhamos para outras equipas e temos vários jogadores como campeões da liga já por várias vezes... o sto tirso tem tido uma sortita. mas um desse jogadores ai devia ter vergonha como festeja os golos. joguei contra ele e não gostei nada disso.

Anónimo disse...

é triste ver as pessoas porem em causa vitórias por cerca de 10 golos de diferença... sorte? lool... enfim.. deixem la..dor de cotovelo há-de passar... Força Sto Tirso, dos unicos clubes que so têm jogadores da casa e estão a fazer um brilharete! No fim há-de haver a recompensa esperada!

Anónimo disse...

é mesmo pena que afinal o jogador limitado é so o melhor marcador do campeonato... cof cof...

Anónimo disse...

O Santo Tirso não é nenhuma equipa de Andebol mas sim o Ginasio Clube de Santo Tirso. Para que possam saber são jogadores formados nos clube e que estão a custo 0€. Em relação aos jogadores que foram campeões por várias vezes, só por terem esse títulos isso não ganha jogos nem bem como as camisolas que alguns representam.
Em relação aos jogadores que mais se fala o Diogo Oliveira (melhor marcador para já 2ª divisão) e Mário Rego um dos 3 melhores jogadores da 2ª divisão são fantásticos. Para quem tem azia ja sabe o que pode tomar...... receita ver um jogo do Ginásio. Viva o Andebol viva GCST.
Saudações Desportiva

Agência Lusa

Anónimo disse...

Quantos queres bem melhores que o Mário Rego?

E as carreiras deles provam isso...

Anónimo disse...

Fui ver o jogo S. Mamede vs Oleiros.

A vitória do S. mamede foi justa, mas um dos factores mais fortes, foi a perca de cabeça por parte dos jogadores do Oleiros, com a dupla de arbitragem.
O campo estava muito inclinado, e é pena, porque enquanto os arbitros não "mexeram" no jogo, o jogo esteve equilibrado.
Assim, apelo ao arbitros, principalmente aos mais novos, para não se acharem os maiores e ajudarem o andebol a crescer em portugal.

Saudações andebolisticas.

Anónimo disse...

Bem dizer que a s mamede foi ajudada é mmesmo de alguém muito obtuso.

Aliás, qual o jogo que o Oleiros nao perde a cabeça?

Foi limpinho o jogo.

Anónimo disse...

São Mamedea ajudada? Até houve vermelhos perdoados ao oleiros... abram os olhos...

Anónimo disse...

O Oleiros aguentou se 15 min, depois disso acabaram se as forças, e prevaleceu a S.Mamede que aparenta uma forma fisica invejavel, aos 8 min da 2parte o Oleiros ja perdia por 9. Quanto ao Santo Tirso no final de Novembro ja ninguem da nada por eles, sao 3 derrotas certas em 3 semanas, vao jogar com o Maria Balaio em casa, e depois vao a S.Mamede e a Oleiros, no final de Novembro tem 4 derrotas e estao fora da fase final.

O unico jogo contra equipas do topo que tiveram perderam, que foi em casa do Modicus.

Anónimo disse...

isso..vão falando do sto tirso..no fim veremos... e depois têm de ter cuidado com as portas lá de casa para poderem passar com os melões em vez da cabeça...

Anónimo disse...

realmente o único jogo que fizemos com uma "equipa de topo" perdemos e justamente até. a nossa vantagem nesta luta é que conseguimos ganhar às "equipas que não são de topo", coisa que muitos os outros clubes não podem dizer. Aliás, basta ver quantos já perderam connosco, uma "equipa que tem 3 derrotas certas em 3 semanas"...
Mas continuem, porque a verdade é que nós gostamos que falem assim de nós...