25/10/2009

PO01- JOGO DA JORNADA


FC PORTO vs SL BENFICA (27-25)

EMOÇÃO DOMINA E PORTO APROVEITA OU

PORTO VENCE QUANDO CARNEIRO DESAPARECE

Neste jogo havia muito mais em jogo do que apenas o resultado.

Havia a afirmação de Obradovic e de Gama, e acima de tudo havia a confirmação de alguns atletas, que mereciam estar na chamada à selecção de Olsson. Referimo-nos a Candeias e Ricardo Moreira. Mas isso é outra história.

Neste jogo grande podemos dizer que houveram duas partes distintas. A primeira foi do Benfica com Carneiro em grande destaque, a segunda com Laurentino, Tiago Rocha, Carmo e Candeias em grande, e consequente ascendente do Porto. Este jogo merecia uma analise bem mais extensiva mas vamos basear-nos no essencial.

1ªPARTE

O Benfica conseguiu ser sempre mais equipa que o Porto, em que na defesa foi mais agressivo e mais compacto, dificultando em grande medida o Porto. Por vezes existiram momentos demasiado viris, em que consideramos que a primeira acção de Zaikin no jogo a parar Grilo poderia e deveria ter dado vermelho directo. O Benfica mesmo com Candeias num nível razoável conseguiu ser mais equibrado que o Porto dado que este estava demasiado nervoso. A nível ofensivo Carneiro foi sempre o verdadeiro fura defesa, marcando de todas as formas possíveis, obrigando os Portistas a constantes adaptações, nunca conseguidas. O Benfica conseguiu ir para o descanso a vencer por 2 golos.

2ªPARTE

Logo no inicio Zaikin limita as hipóteses do Benfica, com a 3ª desqualificação. O Benfica ficou limitado na defesa e no ataque. Aliado ao facto do Carneiro apenas ter "aparecido" nos últimos 10 minutos de jogo, o Benfica foi uma pálida imagem da 1ªparte. Bastava que Carneiro jogasse o mesmo que na 1ªparte para o Benfica vencer este jogo. Contudo já o afirmamos várias vezes, o Benfica não pode ser apenas Carneiro. O Porto na 2ªparte demonstrou ser mais equipa, mais unida e acima demonstrou ter mais atitude de…campeão. Tiago Rocha deu o mote e Carmo deu a machadada final. Muitos poderiam ser os destaques no Porto dado que Mota fez um jogo inteligente, Moreira matou quanto tinha que “matar”, Davies e Grilo apesar de terem jogado menos que o habitual também foram importantes para o resultado final. E mais uma vez Laurentino foi decisivo nos momentos finais. É interessante verificar como um Gr (Candeias) com uma percentagem de eficácia baixa final, tenha de facto feito defesas verdadeiramente espectaculares nos momentos decisivos de jogo. Contudo sozinho nada poderia fazer.

Nesta vez Obradovic montou um esquema interessante, que ia sendo estragado apenas pelo nervosismo dos seus próprios atletas, mas desta vez Zaikin ajudou à festa e Carneiro esqueceu-se de jogar durante 20 minutos...

Video com os melhores momentos (retirado de Infordesporto)

NOTA: Deixamos uma pequena nota para os dois comentadores, um deles o prof Tormenta. Consideramos Tormenta um comentador de andebol interessante dado o seu amplo conhecimento da modalidade, mas por vezes a sua "necessidade" para tornar o comentário tão completo e complexo, faz com que se digam algumas asneiras. Ontem inclusive entre outras coisas, ouvimos que no jogo passivo as equipas não são obrigadas a rematar mas sim a atacar a baliza. Será mesmo assim???Até aceitamos, mas se esse ataque não se traduz num remate quase imediato, certamente o passivo se torna em perca de posse de bola. Consideramos que o comentário devia ser mais solto e mais acessível à sociedade. Usam-se muitos termos "científicos" e uma linguagem pouco própria para o comum. Mas esta é apenas a nossa opinião.

9 comentários:

Anónimo disse...

"Ontem inclusive ouvimos que no jogo passivo as equipas não são obrigadas a rematar mas sim a atacar a baliza"

Se lerem as regras é mesmo essa a informação que lá está!

Anónimo disse...

Eu acredito que ás vezes os Clubes não nadam em dinheiro para gastar mal gasto, mas uma equipa do continente deslocar-se aos Açores com partida ás 4h00 da manhã do dia do jogo é no minimo não respeitar os atletas e o trabalho do Treinador.
Atenção senhores adminstradores do Clube de Aveiro, mas como ultimamente tem surgido umas novidades pela negativa a nivel do Desporto, como seja o Presidente da Conselhia do PSD(Ulisses Pereira) e antigo Presidente do S. bernardo que acha que se deve fazer desaparecer o Estadio Municipal de Aveiro, porque nao tem capacidade ele e os responsaveis do poder local para requalificar os espaços do edstadio uma verdadeira obra de arte ás portas de Aveiro.
Voltando ao Andebol se o S. Bernardo se pertendem chegar ao grupo dos 6 não me parece com este tipo de administração e depois de terem jogado e muito bem perante o seu publico contra o Sporting e vencendo convincentemente.

Anónimo disse...

Respeito a vossa opinião, mas penso que desta vez o prof. Tormenta tem razão...Acho que o objectivo de os árbitros levantarem o braço vai no sentido de obrigar a equipa a ser objectiva e atacar a baliza, e não necessariamente a rematar logo. O problema é que na maioria das vezes os árbitros sentem-se pressionados pelos bancos/bancadas e apitam logo ao fim de 2/3 passes...

Anónimo disse...

Um fim de semana de andebol em que as melhores equipas se encontraram mas nada de anormal se passou a não ser que os visitados com mais ou menos dificuldade ganharam, jogos mal jogados técnica e tácticamente em que os atletas lutaram e jogaram de forma desorganizada e sem sentido colectivo, o que se está a passar era de prever, os jovens treinadores não têm ainda estaleca para dominar os acontecimentos do jogo e basta recordar como Treinador do SLB Pedro Gama utilizou o Time-Out, aos 12' minutos da 2ª parte quando havia muito jogo para jogar e que jeito fazia na parte final do encontro.
A dupla de arbitragem não fazem uma dupla tal a diferença de critérios utilizados e alguns graves como seja, a regra básica dos passos, o jogo passivo obrigando os ataques a rematar mais do que o aconselhável e muitas exclusões sem critério.
Sobre a Lei da Vantagem, muitas vezes interrompida para beneficiar o infractor.
De todo o modo foi positiva e no meio de tantos erros, das 3 equipas foram a melhor equipa em jogo, sem influenciar o resultado final
Uma critica á organização do Dragão Caixa com filas só com um bilheteira???
Finalmente um jogo marcado a horas convenientes e antes do futebol, claro resultado, pavilhão cheio, tão facil fazer bem e todos beneficiamos.

Anónimo disse...

Por alguma razão vcs escrevem nisto e outro comenta na RTP.......INVEJA????????

Anónimo disse...

O bnfica foi smpre superior ao fcporto e mt mais fresco nas suas ideias de jogo. e preciso ver que o porto jogava em casa e o benfica so tinha 3 dos titulares. nao ha duvida de qual e a melhor equipa...

Anónimo disse...

Concordo com o anterior comentário, "não ha duvida de qual é a melhor equipa".
FCP-27 SLB-25
Contra factos não há argumentos.

Anónimo disse...

Alguém vai disponibilizar o link para download do porto-benfica?

obrigado.

Anónimo disse...

Anonimo das 11.49 ao fim veremos. voces para ja ate estao a trabalhar bem fora de campo, dado que nos conseguiram por sem treinador mas dentro de campo a historia vai ser outra...