07/10/2009

O ANDEBOL É DURO?


Demos mais uma vista de olhos ao site ANDEBOL 1, e de facto este é já uma mais valia para o andebol.

A imagem é mais moderna e os conteúdos começam a ser de maior utilidade.

Aguardamos ainda que a parte multimédia comece a funcionar a 100%, talvez com a colocação de jogos e entrevistas entre outros possíveis conteúdos.

Contudo ao analisarmos o documento elaborado pela empresa MCELL, e corroborado pelo Dep Marketing da Federação, existe um ponto em que entramos em discordância absoluta.

O “Rebrand” da designação da prova PO01 foi bem conseguido, transmitindo acima de tudo um conceito moderno, arrojado e mais actual tendo em conta as exigências da actual sociedade.

Estamos em desacordo em relação aos atributos escolhidos como sendo identificativos desta prova.

Afirmam que o ANDEBOL1 é RÁPIDO, ESPONTÂNEO E DURO.

Pois é a ultima palavra que discordamos profundamente. Se queremos diferenciar um desporto de pavilhão consideramos inoportuno ter DURO como atributo a destacar.

Aliás a palavra DURO, tem na maioria dos casos uma conotação negativa.(definição duro no dicionário: rijo, Perro, Rigoroso, Severo, facilmente, Violento, Molesto, Acerbo, Custoso, Penoso, triste, Desagradável à vista ou ao ouvido, áspero, Sem fluidez, sem melodia, Machão, valentão).

Ao verificamos os significados no dicionário verificamos que a palavra é uma palavra “difícil”.

Uma modalidade que pretende aumentar o seu numero de praticantes, que pretende dar uma ideia jovem e de dinâmica, não deverá ter esta palavra como uma das suas identificações maiores.

Já pensaram nos pais a ver a promoção de um desporto que não seja de combate, onde seja reforçado o atributo “DURO/DUREZA”. Ficarão certamente algo renitentes em colocar o seu filho nesse desporto.

Aliás consideramos mesmo que o andebol não é um desporto duro, é exigente fisicamente, mas DURO é um conceito bem diferente, até mesmo tendo em conta que de alguns tempos para cá a dureza das acções tem começado a ser cada vez mais punida e dizemos severamente punida.

Porque não continuar com a palavra chave dos últimos anos, ESPECTACULAR.

Ficaria algo como o ANDEBOL1 é RAPIDO, ESPONTANEO E ESPETACTULAR.

Consideramos que poderia ter havido maior cuidado na selecção dos atributos da prova, isto porque foi feito por “profissionais”

Se fosse o ANDEBOLMAIS a escolher teria sido

O ANDEBOL1 É RÁPIDO, EMOCIONANTE E ESPECTACULAR( RAPIDEZ, EMOÇÃO , ESPECTÁCULO)

Isto porque a emoção é inerente ao desporto e ao clube que se apoia.

Esta acção complementada com uma promoção TV antes dos jogos transmitidos seria sem sombra de duvidas uma mais valia.

Fica a nossa dica…

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a vossa analise.

Jorge Almeida disse...

Idem, idem, aspas, aspas.

Só acrescento mais uma palavra: "Exigente".