21/10/2009

AS ESCOLHAS DE OLSSON


PORTUGAL VAI ESTAGIAR SEM UM DOS SEUS MELHORES ATLETAS

Na próxima segunda feira, 26 de Outubro inicia-se o primeiro estágio da época para a Selecção A. Desta vez vão participar no Torneio Internacional de Doha no Quatar.

Neste Torneio participam Egipto, Itália, Qatar, República Checa e US Ivry(França)

CONVOCADOS

Hugo Laurentino – Gr (Fc Porto)

Hugo Figueira – Gr (ABC)

Carlos Carneiro – Central (SL Benfica)

Fábio Magalhães – Central/1ªL (Sporting)

Cláudio Pedroso – LD (SL Benfica)

Inácio Carmo – LD (FC Porto)

Bosko Bjelanovic – 1ªL (Sporting)

João Lopes – Pivot (Sl Benfica)

Nuno Grilo – LE/1ªL( FC Porto)

Luís Bogas – LE/1ªL( ABC)

David Tavares – PD ( SL Benfica)

Jorge Sousa – PD (S.Bernardo)

Nélson Pina – PE/1ªL(Belenenses)

Pedro Solha – PE (Sporting)

Tiago Rocha – Pivot (FC Porto)

Bruno Moreira – Pivot (Sporting)

As ausências + notadas

JOSÉ COSTA - Em relação a esta convocatória achamos muito, mas muito estranho a ausência de José Costa, um dos melhores atletas portugueses. O melhor pivot português da actualidade. Certamente esta ausência deve-se ao facto, de que, o seu clube não deve ter grande interesse em libertar o atleta dos seus jogos na ASOBAL para ir participar num torneio particular. Isto levanta mais uma vez uma velha questão.

Até que ponto a selecção é ou não uma referencia e uma equipa onde os melhores tem que estar obrigatoriamente, isto mesmo depois de no verão, vários atletas não terem ido ao torneio do Brasil, por diversos compromissos, entre casamentos e outros.

RICARDO MOREIRA – Estranhamos também a sua não convocação em detrimento de Jorge Sousa do S.Bernardo. Isto porque Moreira tem estado a um bom nível e tem tido mais jogos nas pernas, jogos esses de maior exigência. Jorge Sousa pode ser uma boa aposta dado que se trata também de um jogador interessante. Mas no nosso entender Ricardo Moreira deveria ter sido o escolhido.

RICARDO CANDEIAS – Não é grande surpresa a sua não convocação dado que Mats Olson “adora” Figueira. E de facto Figueira tem entrado novamente nas boas exibições estando em bom plano nos rankings. Contudo Candeias também está numa boa forma, e acima de tudo tem uma característica que se evidencia de Figueira. Coloca muito melhor a bola em CA e tenta sempre jogar rápido. Com Figueira nada disso acontece.

ALVARO RODRIGUES – Certamente levaríamos mais facilmente o Álvaro, em vez do José Lopes, isto porque para além de saber defender, o Álvaro pode fazer algo no ataque. José Lopes nem por isso. Por isso com Álvaro ganharíamos mais opções, e com Lopes ganhamos maior dureza. Mas acreditamos que enquanto Mats Olsson estiver no comando, Figueira e Lopes serão sempre seleccionados.

Gostaríamos contudo de saber qual o objectivo principal deste estágio. Se é para dinamizar a equipa para a participação no Playoff então não entendemos como se deixa de fora José Costa e Ricardo Moreira, se é para observar atletas, consideramos que poderiam ter sido chamados atletas de outros clubes que tem estado em bom nível como é o caso por exemplo do Xico (João Ferraz, Rui Silva) entre outros.

Eis os grupos e o mapa de jogos

GRUPO A - Egipto, Itália, Qatar
GRUPO B - Portugal, República Checa e US Ivry

Quarta-feira, 28.10.09
17h00 - US Ivry : Portugal
19h00 - Qatar : Itália

Quinta-feira, 29.10.09
17h00 - República Checa : Portugal
19h00 - Egipto : Qatar

Sexta-feira, 30.10.09
17h00 - US Ivry : República Checa
19h00 - Itália : Egipto

Sábado, 31.10.09
15h00 - 7º/ 8º lugares - 3º Grupo A : 3º Grupo B
17h00 - 5º/ 6º lugares - 2º Grupo A : 2º Grupo B
19h00 - 1º/ 2º lugares - 1º Grupo A : 1º Grupo B

13 comentários:

Anónimo disse...

O Alvaro não vai mais á selecção mas por opção própria. E o que está a acontecer com o Alvaro ´vai acontecer com muitos outros, porque não há paciencia para a falta de "profissionalismo" da parte da federação, para já não falar do treinador, que desconfio nenhum jogador o atura!
As diferenças são enormes em relação a outras selecções e os jogadores sentem isso, e não há muita motivação para representar Portugal com as condiçoes actuais proporcionadas pela Federação.
O andebol em Portugal quer-me parecer que com este novo modelo de campeonato até tem pernas para andar e voltar a afirmar-se como a 2ªmodalidade em Portugal, mas no que toca a selecção a ideia com que fico é que não acompanha essa evolução, e é inacreditável que este treinador ainda se mantenha por cá a ganhar o que ganha sem que ninguem lhe aponte o dedo e o responsabilize como o principal culpado de não levar o nome de Portugal ao mais alto patamar do andebol europeu e mundial!

Anónimo disse...

Como técnico de um dos clubes de formação do nosso Andebol, gostaria que fosse abordada as recentes convocatórias da nossas selecções Juniores "A, B e C".
Mas para começar este tema eu diria somente e para já o seguinte:
1º Continua tudo de mal a pior neste "reino", convoca-se atletas que esta época nem sequer nos seus clubes são titulares.
2ºconvoca-se atletas para posições diferentes para as quais fizeram e continuam a fazer a sua preparação de base e os quais nos seus clubes de origem nunca jogaram ou mesmo no futuro irão jogar nessas posições.
3º Convocam-se atletas que neste momento não se encontram fisicamente e psicologicamente bem, e que actualmente não são titulares no seu clube.
4º Mais uma vez não se fez um trabalho de "campo" enviando observadores a alguns dos jogos neste 2 meses, bastava somente ver alguns desses jogos do PO 04 e 06, através do canal da FPA.
5º Mais uma vez actuou-se com prepotência não se dignando sequer a fazer um telefonema a nenhum dos técnicos dos clubes para que os mesmo opinassem sobre esta matéria.
6º Não se procuram jovens talentos que eventualmente se encontram a aparecer com sucesso.
7º A Selecções devem ser "compostas" por uma espinha dorsal (concordo) mas temos de ter uma abertura para jovens que vão aparecendo, mas não mantemos os erros de anos anteriores temos atletas que "carimbaram" o passaporte a 3 e 4 anos e independentemente da sua evolução ou estado físico e psicológico continuam nas Selecções Nacionais.
Não gostaria que fossem interpretadas estas minhas palavras no sentido destrutivo mas sim construtivo sobretudo para os atletas que fazem parte destas selecções (e que alguns foram ou são meus atletas) e aos outros que não fazendo (ainda) parte dela ( foram ou são também meus atletas. Devem os mesmos continuar a trabalhar no sentido de elevar o seu potencial individual e dos clubes que representam.
Por último somente não me identifico não por mim mas sim por respeito as meus actuais e ex.atletas que estão envolvidos nestas minhas palavras e não quero que os mesmos se vejam envolvidos em "praça pública", quanto a este meu pensamento eles conhece-no pois já tivemos e vamos continuar a ter conversas individuais sobres este assunto, os que estão e para o qual eu quero que continuem mas demonstrando o seu real valor, porque o têm e aqueles que não estão para continuar a trabalhar que mais tarde ou mais cedo os frutos do seu trabalho vão aparecer.
Desejo os maiores sucessos as nossas Selecções de Seniores, Juniores A, B e C, em prol daquilo que eu mais gosto depois da minha família que são os meus "meninos" e o Andebol
Obrigado
(Técnico de formação)

Anónimo disse...

a ausencia do ricardo costa n e notada!?

Anónimo disse...

Que opção são essas dadas pelo "bloguista" Rui Silva?'? pelo amor de Deus. Ferraz muito bem, não temos atletas com essas caracteristicas e precisamos rentabilizar os que temos mas o rui silva. Se me falassem no Wilson Davyes, no Tiago Pereira, no João Antunes, jogadores que estão referenciados a nivel internacional. Abram os olhos não façam do miudo aquilo que ele não é e que se calhar nunca vai ser. Vejam só a média de altura das melhores equipas europeias, as caracteristicas individuais dos atletas e perguntem onde se encaixa o Rui Silva. Sem querer vaticinar ja aqui o futuro do miudo, sejam sensatos. Ainda ninguem o conhece no nosso campeonato, que por si só é muito fraco, deêm mais algum tempo e depois falamos.Ainda há mais o pedro marques que eu tambem não acredito mas pelo menos foi considerado o melhor jogador no european cup...

Anónimo disse...

Rui Silva do xico??ele esta convocado para os juniores B...tenham atençao ao que dizem.....o ferraz esta nos juniores A......

Falem e comentem tambem estas 2 selecçoes.isto e uma sugestao de leitor

Anónimo disse...

ha tambem alem dos referenciados,aqueles que pertenciam a selecçao junior A,que agora nao podem representar nenhuma selecçao alem da de seniores

Anónimo disse...

O ricardo costa abdicou da selecção no final da época passada, é perfeitamente normal a sua não convocação...agora também acho que para continuarmos assim, ou seja, em termos de selecções a ida constante dos mesmos atletas à selecção e a não aposta da nossa juventude internacional, mais vale andar aí sempre em torneios de preparação e brincadeiras do género. Eu sou a favor da mudança de seleccionador nacional, já chateia!!!

cumprimentos

Anónimo disse...

Mais dois estágios e a equipa dos que se auto-excluíram da Selecção Nacional estará completa: Álvaro Rodrigues, Bosko Bjelanovic, Zé Pedro Coelho, Rui Silva, Ricardo Costa...

Anónimo disse...

Rui Silva e João Ferraz são, apenas, os dois melhor marcadores da 1ª Divisão de andebol sénior. Por isso, por que não poderiam ir a essa selecção? não era nada de outro mundo...
Claro que altura deles ainda irá chegar...
Quanto à média de alturas, 185 para central e 198 para lateral encaixam prefeitamente nas altuas das equipas internacionais...
Quanto à evolução que vão ter, ninguem o sabe, mas se não evoluissem mais já seriam bons jogadores...
Boa sorte miudios para o voso futuro...

Anónimo disse...

O Ricardo Costa saiu da seleção porque estava farto das desconsiderações,....Torrinha, Matts,.!!!

Rui Silva, Àlvaro, Ricardo Costa,....quiseram sair porque já não aguentavam.


Não tenham dúvida disto.

Malta calma com o entusiasmo. Rui Silva (Xico) á seleção????por favor....porque meteu 10 golos ao Porto. Isto faz me lembrar o Benfica dos anos 90, que qualquer jogador que lhe marcava um golo o contratavam.
Quando leio que esse Rui Silva vai ser não sei quem!!!!!Fico pasmado... Vi tanta gente q ir ser e não foi nada.... Deixem o rapaz crescer.
Já agora que seja melhor que aqueles a quem o comparam....seria bem-vindo.

Anónimo disse...

O problema é que ele não vai ser um excelente jogador...ele já é!
Só não vê quem não quer...

Mas se evoluir ainda mais (que é o mais provável), poderá ser um jogador de TOP.

Jorge Almeida disse...

Que raio de torneio é este? Terá havido sorteio? Dum lado, metem a equipa da casa com os manetas italianos e um Egipto que já teve uma grande selecção, mas agora, de nivel internacional só tem Zaiky (o do CAI Aragón), no outro metem-nos com os sempre duros checos e com um dos melhores clubes franceses.

Está tudo feito para ter o Qatar na final deste torneio!

João disse...

O José Costa pediu dispensa da Selecção para poder tratar uma lesão. cumprimentos