30/10/2009

INÉDITO - ÁRBITROS E OFICIAIS SUSPENSOS


Ao analisarmos o comunicado nº 8 de 29 de Outubro, do conselho de disciplina constatamos algo quase inédito.

A dupla de arbitragem, e os oficiais de mesa ao jogo Madeira Sad- Belenenses realizado no passado dia 3 de Outubro foram suspensos preventivamente devido a um processo disciplinar, com base no artigo 82º do RG da FAP.

O jogo ficou empatado a 26 golos e existiram muitas queixas por parte da equipa do Belenenses (algo que começa a ser habitual).

Os seguintes agentes desportivos(árbitros e oficiais mesa foram suspensos preventivamente):

114431 - Ramiro Jesus Ferreira Silva

84297 - Mário Pedro Queirós Coutinho

108304 - Vanda Maria Ferreira Fernandes Aveiro

108333 - Hugo Samuel Batista Ferraz

Esse artigo refere que ficam suspensos preventivamente com base no artigo que passamos a transcrever.

Artigo 82º (*)

Suspensão e interdição preventivas

1. A entidade competente para instaurar o processo disciplinar pode suspender preventivamente o arguido sempre que houver indícios suficientes da prática de infracção punível com pena máxima de suspensão igual ou superior a 6 meses.

2. A mesma entidade pode interditar preventivamente o recinto desportivo de clube arguido sempre que houver indícios suficientes da prática de infracção disciplinar punível com interdição de máximo igual ou superior a 5 jogos.

3. A suspensão preventiva extingue-se quando, desde o seu início, tiverem decorrido:

a) 60 dias, quando se proceder por infracção punível com suspensão de máximo inferior a um ano;

b) 90 dias, quando se proceder por infracção punível com suspensão de máximo igual ou superior a um ano.

(*) (Alteração introduzida em A.Geral da Federação de Andebol de Portugal - 31.01.98)


Tendo em conta estes factos, e dado que não temos informações do que poderá ter acontecido, ficamos a aguardar que nos sejam dadas mais indicações, para não levantarmos suspeitas infundadas.

Contudo não podíamos deixar de referir esta “estranha” situação.


Mais novidades sobre este assunto, no jornal OJOGO

Dupla de árbitros foi suspensa por erro grosseiro

A dupla de árbitros de andebol constituída por Mário Coutinho e Ramiro Silva foi suspensa preventivamente e está a ser alvo de um processo disciplinar, após um erro técnico grave no jogo Madeira SAD-Belenenses, onde desqualificaram o belenense Nélson Pina, no último minuto, por conduta antidesportiva, não tendo depois mencionado o facto no relatório. O atleta acabou por não ser punido, conforme se previa, tendo defrontado o ABC na última jornada. O erro foi descoberto porque as gravações de vídeo e a estatística mencionavam o facto e o relatório não. A dupla também esteve na origem de uma repetição de cinco minutos de um ISMAI-Sporting, para a Taça de Portugal, igualmente por erro técnico.

23 comentários:

DesdeoAlemtejo disse...

Diz O Jogo,

" a dupla de árbitros de andebol constituída por Mário Coutinho e Ramiro Silva foi suspensa preventivamente e está a ser alvo de um processo disciplinar, após um erro técnico grave no jogo Madeira SAD-Belenenses, onde desqualificaram o belenense Nélson Pina, no último minuto, por conduta antidesportiva, não tendo depois mencionado o facto no relatório. O atleta acabou por não ser punido, conforme se previa, tendo defrontado o ABC na última jornada."

Ora eu deixo um comentário para pensar...

Então isto não acontece todas as semanas?

E pior, há clubes e pavilhões, onde os arbitros nem sequer equacionam apreender um CIPA.
Outros, por tudo e por nada, ficam sem cartões!!! e sem jogadores!!

Anónimo disse...

Leiam o jornal O Jogo. Parece haver algumas indicações sobre o que aconteceu.

Anónimo disse...

Só uma frase: sempre foram e serão a pior dupla de arbitros portugueses.Fez-se justiça...

Anónimo disse...

E faltou marcar o respectivo 7 metros que daria a possibilidade do Sad Madeira vencer o jogo, já que a falta do Pina foi em situação evidente de golo de Contra-Ataque.

Anónimo disse...

E quem permitiu que o grilo jogasse vai-lhe acontecer o quê?

Quanto a esses arbitos não tenho pena nenhuma. Deviam ser era irradiados

Anónimo disse...

Tem de ser afastados definitivamente. São vaidosos e prepotentes. Já tentaram roubar duas vezes o Maria Balaio. A próxima vez que venham cá habilitam-se....

Anónimo disse...

Este erro grosseiro, também é dos oficiais.

Quanto os 2 árbitros em questão... é o principio do fim de uma "carreira" que sempre foi pautada pela prepotência, arrogância e falta de qualidade.

A ser o fim, espera-se!, contentes estarão alguns clubes aveirenses que são ódios de estimação do sr. Ramiro, que fazia questão de o demonstrar de cada vez que apitava um qualquer escalão desses clubes...

ZeMetal disse...

"Tem de ser afastados definitivamente. São vaidosos e prepotentes. Já tentaram roubar duas vezes o Maria Balaio. A próxima vez que venham cá habilitam-se...."

Este comentario espelha o peso que o ISAVE ou Maria Balaio tem na AABraga.

Aqueles que não estão com eles devem ser irradiados...

E notem, nunca tinhamos ouvido dizer que o ISAVE ou o Maria Balaio foi prejudicado.

SÃO LEVADOS AO COLO POR TODOS!!!

Tomem juizo e calem-se, quando o Sr. Presidente da AAB sair, vocês acabam!

Anónimo disse...

havera hipotese do pina ser castigado?

Anónimo disse...

Notícia saiu ontem no blog Sete Metros, e sai hoje na imprensa no jornal OJOGO escrita pelo jornalista Miguel Ribeiro. Coiincidências a mais não ??

Anónimo disse...

No jogo Porto Benfica 27-25 no Dragão no final da 1ª parte num ataque rápido do Benfica o remate foi depois do tempo terminado através da sirene, o cronometrista fez com o dedo o sinal que não contou e depois o arbitro Trinca e o colega chegaram á mesa e disseram É GOLO????.
Quem estava no jogo e perto da mesa como foi o meu caso e muitos antigos andebolistas não tiveram dúvidas e será que as regras mudaram, então qual o papel do Cronometrista? PAPEL DE EMBRULHO e do Delegado da FPA Antonio Goulão?

Anónimo disse...

Ao Senhor anónimo do comentário de hoje 3:05

O que o leva a vir para aqui, criar a confusão.... você o que quer do Maria Balaio....

Alguem intelegente vinha para aqui, difamar.... em nome de um Clube....

quando quiser criar a confusão, mencione o seu Clube... não crie anti-corpos onde eles não existem.

Ao Senhor Zé Metal.

O Maria Balaio está bem e, recomenda-se....

Tanta inveja...

O que vos move contra quem quer o bem para o desenvolvimento da Modalidade num concelho, como a Povoa do Lanhoso...

Tanta inveja

Anónimo disse...

Olha agora chegou a AABraga deitar panos quentes. Claro que sois levadinhos ao colo sistemáticamente assim como acontecia à 10 anos com alguns clubes da AAPorto. Bastou formar umas suplas de árbitros novos dependentes do Augusto Silva e da FAP.Os Seniores do Maria Balaio tem 3 vitórias por um golo em jogos que estiveram sempre a perder. Todos sabemos como deram a volta.

Anónimo disse...

Temos que reconhecer o trabalho do Sr. Augusto Silva no âmbito jornalistico. Ele tem bastante habilidade e além disso filtra os comentários no site da AABraga á sua moda. Só foi lamentável ele deixar passar intencionalmente vários comentários desrespeitando o Treinador do AC Fafe. Alguns deles até a insinuarem Alvaro Martins para treinador da equipa, sugerindo a dispensa de Oscar Freitas. Este Augusto Silva comenta do site da AABraga como se de um jornalista se trata-se. Ele ali forma opiniões e mobiliza para as trocas de treinadores etc. Será este a função de um presidente Associativo? Já que Torrinha está do lado dele é premente que Dr. Laurentino Dias actue. Tristes Figuras faz a AABraga.

Anónimo disse...

Nesta dupla de arbitragem existe um bom arbitro, o Sr. Ramiro Silva! Quanto ao outro é um péssimo arbitro, não consigo entender como este fraco arbitro, prepotente e arrogante consegue minar completamente os jogos que apitam.
O mesmo acontece com outra dupla de Aveiro, onde Carlos Capela é um bom arbitro e o Bruno Rodrigues é uma nódoa. Já vi Carlos Capela e Ramiro Silva apitarem juntos, fizeram uma dupla excelente.
Neste jogo foram estes arbitros, mas andam aí duas miudas que têm a mania que sabem apitar, mais uma dupla prepotente que nem as regras básicas sabem avaliar, umas tais Anas do Porto ou Gaia.
Parabens à outra dupla, gemeas de Viseu, boas noções de jogo e das regras e alem disso humildes e conseguem ter um relacionamento serio e honesto para com os jogadores. Espero que mantenham e não se estraguem. Boa Sorte!

A arbitragem em Portugal é mesmo fraca, mas sem eles também não havia jogos que por sua vez também são nivelados por baixo.
Está tudo dentro do mau...

Anónimo disse...

É pá, agora falo eu. Vem aqui um artista dizer que o Maria Balaio "quer o bem para o desenvolvimento da Modalidade num concelho, como a Povoa do Lanhoso..."
Vai lá alguém acreditar nessa traquinice. Isso aí é uma vaidade do Engenheirinho que continua a contar com o seu nome nas camisolas do Balaio. Até podias fujir ao fisco, Engenheirinho (o Ministro Mariano Gago vai tratar de ti um destes dias) mas devias pagar o que deves a quem o justificou.

Anónimo disse...

esta dupla já apitou muitos jogos meus.. ainda há poucas semanas apitou 1 amigavel nosso e fomos roubados com as letras todas.. e também para o campeonato da 3ª apitaram à pouco tempo e tiveram um arbitragem humilhante expulsando diversos jogadores não sei bem porquê... só espero q sejam severamente castigados..

Anónimo disse...

A AAB e os clubes da AAB vendem p`ra caraças! Sozinhos alimentam os blogs nacionais. Porquê? Trabalham forte e ganham quase tudo que há para ganhar!
Quanto à intervenção do Laurentino Dias sobre o Presidente da AAB, não me parece...eles até são amigos!
Parabéns ao administrador deste blog, que como treinador provou que era uma nulidade completa. A sua especialidade era enviar cartas à FAP a queixar-se dos árbitros. Este caso desta dupla até lhe deu jeito, porque era uma das que Você não gostava nem à lei da rolha. Criou um espaço de escárnio e mal dizer e teve sucesso! Vê? Por vezes estamos no sítio errado como era o seu caso como treinador e antigo cronista de outro bolg, aqui está no espaço certo: tudo abaixo que o blog apoia! Parabéns, grande trabalho! O andebol agradece imenso o lixo que você produz, ou instiga a produzir!

Anónimo disse...

este site é, e deixem me ver se encontro a palavra certa, PREPOPENTE. acho os comentarios PREPOTENTES, e algumas opinioes sao tambem PREPOTENTES. Se acham que estou a abusar da palavra PREPOTENTE, entao peço desculpa porque a mim parece me que mais ninguem a usa aqui. Espero que vejam o endereço. PREPOTENCIA para todos os PREPOTENTES neste mundo PREPOTENTISSIMO.
Antonimo.



http://www.youtube.com/watch?v=H7L26yKfLYA&feature=PlayList&p=F914D54FCCCAF192&playnext=1&playnext_from=PL&index=23

Anónimo disse...

este anónimo das 11:49 tem ares de dirigente da AAB, ou seja, mafioso. Apenas como leitor do deste blog venho aqui elogiar a forma que está aberto a discussão ao contrário do site da AABraga, local onde já 5 vezes não vi publicado um comentário meu que estava respeitosamente escrito embora claro que não do agrado do pequeno ditador Augusto Silva.

Anónimo disse...

este blog é bastante bom, ao menos aqui há liberdade de expressão.cao anonimo, o site da aab nem sei para que tem lá comentários, já que a maioria n é aceite.a nao ser que se diga bem dos clubes de lá.se for lá dizer que um deles foi beneficiado já nao aparece.

engraçaddo como eles respondem que o site deles nao é para dizer mal de outras pessoas, mas o quê que o senhor cronista faz todas as semanas?pois é, se calhar afinal, uns podem dizer bem, outros mal.por exemplo, esse senhor na retrospectiva da semana passada fartou-se de dizer do senhor arbitro, antonio guilherme, mas foi incapaz de escrever sobre a dupla que foi apitar o fermentoes abc (eram de braga,nao da jeito comentar) e das 7 desqualificaçoes que houve nese jogo.lá diz ttambem que nao se pode fazer juizo de valores sobre terceiros, mas o quê que o senhor faz todas as semanas nas retrospectivas quando uma equipa da aab perde?
tenha vergonha de vir para aki dizer que este blog é lixo, quando na verdade, lixo sao as retrospectivas vergonhosas e tendenciosas que a aab faz todas as semanas.
parabens ao admiistrador do blog, que sinceramene nem sei quem é, mas que continue a publicar

Andebolista disse...

nao querendo questionar qualquer tipo de comentariio a levar equipas ao colo ,ou o contrario, só tenh a acrescentar que muita qualidade se perde em alguns jogos de andebol devido a mas arbitragens. Nao digo que ha arbitragens perfeitas, pois tal coisa n existe, mas uma coisa é certa duplas a errarem mais do que um jogo e sempre a Favorecer a mesma equipa nao deveria acontecer! um erro por outra podems talvez fechar os olhos, mas quando os erros sao cruciais e decidem um jogo devem ser severamente analisados e propriamente punidos! Quanto aos arbitros em questao, tenho queixas e razao a favor, mas a verdade é que os unicos jogos que consguem apitar com poucos erros sao os jgos entre equipas muito desiguais; jogos renhidos acabam sempre por decidir por uma das equipas.

Anónimo disse...

nao havendo ainda nenhum post,e espero que haja...
os JUNIORES B ganharam o SCANDIBERIO

.....