01/05/2009

DISCURSO DIRECTO - RICARDO TAVARES 1ª PARTE



Conforme prometido aqui vai a 1ªparte da entrevista que realizamos a Ricardo Tavares, presidente da ATAP.


Que Balanço faz destes 2 anos de mandato na ATAP?

Ainda não são dois anos, pois tomamos posse em Janeiro de 2008, por isso pouco mais de um ano temos de trabalho, de qualquer forma o balanço que faço é positivo. Apesar de estarmos um pouco aquém do que idealizamos, realizamos um colóquio com dois seleccionadores nacionais (Mats Olson e Rolando Freitas) e dois dos treinadores de referência do Andebol Português (Jorge Rito e José António Silva), lançamos o novo site da ATAP, mas que ainda não conseguimos potencializar, aumentamos ligeiramente o número de sócios, temos um bom relacionamento com a FAP, LPA e FORMAND, a integração definitiva na FPA vai ser uma realidade a curto prazo, fazemos parte de uma comissão que está a preparar o processo de revisão de estatutos da FAP (adequando-os ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas, nomeadamente no que diz respeito à participação dos Atletas e Treinadores), e participamos nas reuniões com a Confederação Portuguesa de associações de Treinadores. Actualmente procuramos reunir apoios para organizar uma acção por ocasião da Fase final da Taça de Portugal Masculina.Gostaríamos de fazer mais mas temos de ter os pés bem assentes no chão e dar um passo de cada vez para o crescimento ser seguro.

Qual o número de sócios da ATAP?

Neste momento a ATAP tem 330 sócios. Número aquém das nossas expectativas, pois muitos destes não se encontram actualmente no activo. No entanto, os treinadores portugueses continuam pouco corporativos por este tipo de organizações, temos de compreender que só nos unindo e remando pelo mesmo caminho podemos dar passos sólidos para o futuro. Parece em determinados momentos que os treinadores esperam que a Associação cresça para depois se juntarem a ela, quando o percurso é inverso, nós só podemos crescer com a ajuda de todos.

Que tipo de iniciativas tem realizado?

Como disse anteriormente estamos a preparar uma acção a realizar na mesma altura da fase final da Taça de Portugal, mas onde temos investido bastante do nosso trabalho tem sido no reconhecimento oficial junto de todos os agentes e instituições da nossa modalidade, para que a ATAP seja reconhecida legalmente e que possa marcar presença nas tomadas de decisões relativamente ao presente e futuro do Andebol Português.

Perante a presente realidade em que as competições nacionais vão ser novamente modificadas, o que pensa a ATAP das possíveis alterações?

Oficialmente ninguém tem conhecimento de alterações, como tal não me vou pronunciar sobre uma possibilidade. Existe apenas uma proposta aprovada em Assembleia Geral da FAP relativamente à competição sénior masculina e uma junção dos Campeonatos Femininos, que nos parece um modelo desadequado, o andebol feminino necessita de uma profunda reflexão de forma a que no futuro possamos tornar as nossas equipas e selecções mais competitivas a nível internacional. Tenho contudo a certeza que todos os esforços estão a ser feitos, pelas entidades competentes, para que as competições nacionais sejam as melhores de acordo com a nossa realidade. A ATAP pretende é que no futuro a sua voz seja ouvida na organização e planeamento dos diferentes Campeonatos. 

Defende o fim da LIGA? SIM, Não e porquê?

Não tenho de defender ou deixar de defender, a nossa posição será sempre a de defender os interesses dos treinadores de Andebol, e do Andebol em geral, e não de entidades que não a ATAP. 

Sendo técnico de um clube da liga, técnico desporto na Câmara de Espinho, como tem tempo para a ATAP?

Tenho uma equipa na direcção que me ajuda bastante e tento fazer uma gestão racional do meu tempo por norma com prejuízo para a minha família.

Não perca segunda-feira a 2ª parte...

1 comentário:

Anónimo disse...

blog que prometeu muito e que agora esta a ficar muito parado.
nao o deixem ficar como o 7metros, que só postam alguma coisa se for para criticar ou para publicar algum patrocionio lol.
já agora, saiu o sorteio da segunda fase do campeonato nacional de juniores masculinos, ficava bem mostrarem algum interesse e divulgar alguma informaçao acerca disso :)

um grande abraço e continuação.