14/05/2009

1/2 FINAIS LIGA

STº ZAIKIN E STºFERREIRINHO SALVAM BENFICA


BENFICA 28-SPORTING 25 (AP)
5 min: 3-0, 10 min: 5-2, 15 min: 7-5, 20 min: 9-8, 25 min: 12-11, 30 min: 14-13

35 min: 16-15, 40 min: 18-17, 45 min: 19-19, 50 min: 20-20, 55 min: 21-23, 60 min: 24-24

65 min: 25-24, 70 min: 28-25

O Benfica venceu hoje o Sporting num jogo electrizante. O resultado foi sempre uma incerteza, e podemos mesmo dizer que o Sporting teve o pássaro nas duas mãos e deixou-o fugir.

O Benfica esteve grande parte do jogo à frente do marcador, contudo sempre com uma margem tangencial, nunca “fugindo” do Sporting. Contudo nos últimos 10 minutos de jogo o Sporting inverteu a tendência e assumiu a liderança. Chegou a estar a dois golos de vantagem nos minutos finais, mas na altura crucial era necessário maior discernimento para assegurar a passagem. Tal não aconteceu e no cair do pano Zaikin com um tiro de sniper empatou o jogo e adiou a decisão para prolongamento.

No prolongamento o Sporting caiu, podemos mesmo dizer que desapareceu Bosko e continuou Ferreirinho e o Benfica moralizado pelo ambiente criado pela massa adepta galvanizou-se e não deu hipótese ao Sporting.

Neste jogo há interessantes pontos a reter.

Os GR, Ferreirinho e Humberto, foram os verdadeiros artistas da noite. A vitória poderia calhar a qualquer equipa e o mérito principal teria que recair sobre um destes dois senhores. Se o Benfica ganhou deve-o a Ferreirinho, se o Sporting se manteve até final na luta pelo resultado deve-o a Humberto. È caso para dizer aonde anda Olson??? Será que anda na Noruega a ver as GR do feminino? Na Luz não o vimos.

A táctica do Benfica de marca e para, ou seja em muitos golos do Benfica a estratégia adoptada era quebrar a velocidade da transição do Sporting, ora com algumas lesões simuladas de Carneiro, ou com as constantes cãibras de Nunes.

Destaques Benfica


Ferreirinho – 17 defesas, 41%. Soberbo e seguro. Galvanizou e orientou a equipa para a vitória. Este é um guarda-redes que nos convence pelas exibições e pela paixão que coloca em campo.

Luis Nunes – Mesmo cheio de cãibras foi decisivo. Mortal nos momentos certo e acima de tudo decisivo nas suas acções. Se com cãibras joga assim, avisamos já o Porto para ter atenção, muita atenção…Temos líder.

Zaikin- Pelo tiro de sniper que levou o Benfica a prolongamento teria que ter um destaque da nossa parte.

Destaques Sporting

Humberto19 defesas, 41%. Simplesmente espectacular. Humberto não merecia este desfecho. Sempre muito seguro, empurrou o Sporting para a vitória, mas faltou um bocadinho para conseguir. Foi pena, mas uma equipa tinha que perder.

Bruno Moreira – 1ªparte de grande qualidade, diríamos mesmo de luxo. Com o acerto da defesa na segunda parte, foi desaparecendo no jogo. Muitas das vezes sofreu da enorme virilidade que lhe era aplicada. Mas são ossos do oficio para um pivot.

Bosko – O Sporting muito deve a Bosko. Na altura de decidir foi letal. Mas quando foi marcado H:H de uma forma mais segura, foi desaparecendo. Pena porque seria interessante ver até onde poderia ir.

Mais uma vez perguntamos como não tem mais hipóteses estes dois atletas na selecção. Moreira é um caso mais difícil dado que tem elevada concorrência, mas a qualidade que apresenta em jogo, obriga a mais oportunidades. Mais uma vez perguntamos aonde anda Olson?

 

Nota Negativa

O Comportamento do público. Em Portugal as pessoas têm que se habituar que não é com arremesso de isqueiros, garrafas ou cadeiras que se ganham jogos. È sim com cânticos de incentivo, palavras de apoio no momentos em todo o jogo, e acima de tudo sentido de fairplay. È assim na NBA, é assim no futebol americano, porque não pode ser assim em Portugal. O desporto agradece.

Quando o publico quis, foi essencial neste jogo, mas quando exagerou podemos dizer que foi evitável. È bonito criar um ambiente de pressão como ocorreu na Luz mas há limites para tudo.


Arbitragem

Foi uma arbitragem segura durante quase todo o jogo.

Destacamos duas acções que podemos dizer que tiveram acção directa no resultado.

No último minuto de jogo, quando sofre falta, Carneiro empurra Nuno Roque e atira a bola deliberadamente contra o adversário. Ficou o 2m ou até mesmo o vermelho por mostrar por atitude anti-desportiva.

No lance do golo é por demais evidente a falta cometida pelo jogador atacante que ao fazer ecrã agarra o defensor, impedindo-o de sair a Zaikin.

Estas foram por assim dizer as acções mais evidentes, mas também consideramos que Andrey Vasyuk durou muito tempo em jogo, dado que cometeu 2 a 3 faltas que deveriam ter sido sancionadas com 2m.

Mas de uma forma geral gostamos da arbitragem que se mostrou segura e tranquila, num jogo diga-se extremamente difícil.



Agora vamos ter espectaculares e vibrantes derbies, Benfica vs Porto. Tudo é possível, apesar de que o Porto parte em vantagem pelo tempo de “descanso” que tem a mais do que o Benfica.

18 comentários:

Anónimo disse...

acho que este jogo ficou marcado principalmente, pela agressao de carlos carneiro sobre nuno roque e a nao sançao a este.
era menos um jogador para fazer ecrã, e tambem um jogador que iria fazer muita falta no prolongamento.
Mais uma vez, se denota um benfica sobrecarregado fisicamente, que nao tem opçoes no banco validas, que vive muito de carlos carneiro, quando pedroso e zaikin parece que têm medo de atacar a baliza. Não se vê o mesmo zaikin bombardeiro da epoca transacta.

Mas de salientar o excelente trabalho de Paulo Faria e Jose Antonio, de que sao alvos de constantes criticas e neste 3 encontros mostraram de que sao treinadores de imenso respeito e de muita cultura andebolistica :)

uma palavra de apreço para eles, e para os jogadores do sporting que lutaram ate ao fim, mesmo nao tendo a sorte estando do seu lado nos momentos mais oportunos.
sao uma equipa a temer ainda mais no futuro ;)

Anónimo disse...

grande jogo , com todos os condimentos de um derby. sporting teve a um remate e 13mm de uma mão de humberto da final. no tempo regulamentar o sporting foi fragil principalmente mentalmente fazendo lembrar o sporting de um passado recente. rbitragem a bom nivel, tirando 2 situções do luis nunes em simulaçao de lesao mas merito do jogador, ah ja agora se fosse na 2 divisao quando um jogador tem a camisola rasgada mandam o atleta sair de campo e trocar, aqui o bruno moreira jogou os ultimos 8 minutos da1ª parte com a camisola desfeita a frente e nem foi chamado atenção. diferença de serem os grandes

Anónimo disse...

Esqueceram-se foi de referir q o bilas tb não devia ter acabado o jogo pois ia arrancando o braço ao bruno Moreira, no lance q ele rasgou a camisola... aquilo nunca podia ser 2 minutos mas sim vermelho. CLARAMENTE.
Parabéns ao ferreirinho, decisivo.
Vergonhoso ver q o carneiro diz o quer, gesticula, abre os braços, chama nomes aos adversários, enfim, faz literalmente o q quer sem vir para a rua, chegando realmente a agredir o colega de profissão, Nuno Roque.
Estranho realmente num jogo destes não ver o seleccionador nacional.
Não sei pq não jogou o jeronimo, mas notou-se q mesmo sem estar brilhante, o Nikola Miricki é muito melhor...
João Pinto... enorme atitude sempre a puxar pelos colegas...
Claudio Pedroso, jogou sozinho de inicio, mas teve boa prestação individual...
Publico do lado da media market, VERGONHOSO. Não percebo como não meteram logo policias à frente do publico. Em todos os pavilhões onde vou vejo sempre policias a afastar o publico do corrimão do campo de jogo, caso de pavilhões como o Restelo. Quais as consequências para o clube da Luz por ter inúmeros isqueiros, moedas, garrafas e inclusive, bocados de cadeiras arremessados para dentro de campo?

Saudações andebolisticas

Anónimo disse...

Uma pergunta inocente de quem não percebe nada de regras: Quando o C. Carneiro agrediu o Nuno Roque não tinha que vir para a rua e automáticamente o jogo invertia o rumo, ou seja, a bola passava para o Sporting?
Outra (que não inocente): Se os árbitros nunca pararam o jogo para a marcação de uma falta, porque o fizeram a quatro segundos do fim, se ainda por cima tinha sido o Carlos Carneiro a atiar com a bola contra um colega de profissão?
Outra ainda: Porque é que o Carlos Carneiro pode gesticular, discutir, insultar e agredir sem que isso dê sanção disciplinar? ultima: perante estes factos os árbitros tiveram influencia no resultado?

Anónimo disse...

Estes arbitros são os mesmos do Benfica-S. Bernardo (que permitiram tudo e mais alguma coisa ao Benfica prejudicando fortemente o S. Bernardo), são os mesmos do Benfica - ABC da fase final da epoca passada (prejudicaram fortemente o ABC)e com um bocado de sorte vão ser os mesmos do Benfica - Porto. Pelo menos o Benfica vai tentar que sejam!

Anónimo disse...

Realmente as constantes agressões ao carlos carneiro passaram impunes ao olhos destes comentários...

Tirando alguma "fita" do Luís Nunes, reparem nas situações em que o Carlos Carneiro e o Nikola Miricki ficaram no chão!Por favor...

Parabéns às duas equipas (em especial os dois GR) pelo espectáculo protagonizado.

Anónimo disse...

Há que ter algum cuidado com o que se escreve, falar em simulações de lesões do Carlos Carneiro, quando depois se admite que o Vasyuk passou o jogo todo a dar chapadas no Carneiro, e não levou a 3ª exclusão. São sempre o mesmo, chegam aos Play Off com ajudas de arbitragem, e depois quando perdem ainda se queixam, olhem só para a dualidade de critérios no assinalar de jogo passivo.

Anónimo disse...

em 1o lugar so houve 3º jogo pk o sporting foi, tal como ontem, prejudicado de forma clara pela dupla de arbitragem!! temos que dizer a verdade, nao temos arbitros em portugal preparados para os grandes jogos! o benfica foi levado ao colo, como vai ser o resto do playoff, os jogadores do slb fazem o que querem sem nada ser sancionado, dizem o que querem, provocam quem querem, simulam lesoes... é demais! podemos dizer que a melhor equipa, aquela que joga como tal, ficou pelo caminho, passou aquela que mais convem, que tem 2 ou 3 jogadores que fazem a diferença! Parabens ao ferreirinho que é dos poucos que mereceram esta passagem!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Depois do que se viu contra o São Bernardo por parte desta dupla e dos respectivos delegados, apitarem de novo o Benfica num jogo decisivo é no minimo provocatório. Para a palhaçada ser completa a comissão de arbitragem agora deve nomear o tomas e o branquinho para os jogos do Benfica em casa e assim de certeza que pelo menos dois jogos o Benfica ganha. ACORDEM a comissão de arbitragem anda a brincar ao Andebol, a culpa não é destes árbitros esses toda a gente sabe que são fracos, é de quem os põe lá.

Anónimo disse...

Faço 4 Destaques:

Carlos Carneiro - provocou durante 70 minutos tudo e todos, discutiu e insultou os árbitros, agrediu jogadores sucessivamente... o que vale é que são colegas de profissão e alguns de selecção, imaginem se não fossem... para além de ter conseguido anular os contra ataques todos, a partir da 2ª parte, do Sporting com muito anti desportivismo, juntamente com o Luís Nunes.

Nuno Roque - entrou e provocou uma agradável surpresa na luz, com um bom jogo num ambiente de cortar à faca. Foi sem dúvida a melhor exibição que tive oportunidade de ver dele, talvez por cada vez estar mais garantido a troca de camisola para o outro clube da 2ª circular.

Joel Rodrigues - também foi grande protagonista pelo o sucedido com o público, juntamente com a PSP. Joel deu troco, riu, festejou e fez trinta por uma linha provocando um grupo de pessoas que eram tudo menos civilizadas... mas onde estava a PSP? A meu ver ficou "borrada" porque estavam lá alguns e nem abriam a boca.

Paulo Faria - Falou demasiado antes do jogo e depois saiu de campo possuído... a rever algumas das suas atitudes menos próprias para treinador de uma grande equipa.

Será que as atitudes de Carlos Carneiro, Luís Nunes e Paulo Faria, entre outros, são exemplos para os nossos praticantes de hoje e os profissionais de amanhã?

UM ADEPTO DE ANDEBOL FARTO DAS ATITUDES NOJENTAS...

Anónimo disse...

sinceramente foi dos jogos em que o carneiro teve mais cabeça ..porque desde o inicio dos play offs que os adversarios sao tem um missao pica-lo agredi lo etc .. senao vejam... primeira parte agressao de joao pinto ficando um vermelho por mostrar (para os ignorantes vejam o video, eu tive no pavilhao mas ja vi na tv).. 2 parte duas agressoes daquele lavrador ucraniano uma quando foi golo e outra que o carneiro nao conseguiu marcar golo mais uma vez ficaram nao um mas 2 vermelhos por dar isto claro se nao desse na primeira falta e ja na parte final carneiro entra aos 6 metros remata e o joel traça o pondo em risco a integridade fisica do mesmo mais um vermelho por mostar (mais uma vez vejam as imagens que sao esclarecedoras)... ja para nao falar que o faria passou o jogo todo a mandar bocas ao carneiro e nao so.mas claro e mais facil criticar o melhor jogador portugues porque tambem esta na moda, mas ainda bem que ele ta connosco pois ele demonstra o que e ser benfiquista .... so com a raça dele e que consegue suportar este tipo de atitudes dos adversarios......... CARNEIRO ES O MAIOR... ta comprida a promessa NN.. GRANDE ABRAÇO ATE OS COMEMOS

Anónimo disse...

Anónimo das 2:43PM

E não comentas o puxão que o João Lopes fez ao Bruno Moreira? Isso sim é colocar a integridade física em risco... a mim deu-me arrepios quando vi aquilo.
A diferença é que o João Pinto é 100% profissional, principalmente com colegas de profissão...

Também não viste o Carlos Carneiro a pedir para baterem na cara?

Fica descansado que até ao final da época não há mais promessas durante jogos no Pavilhão da Luz... porque devem levar uma valente multa e uma interdição durante uns bons tempos...

UM ADEPTO DE ANDEBOL FARTO DAS ATITUDES NOJENTAS...

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, alguém devia dizer ao Exmo. Sr. Joel Rodrigues para não se armar em espertinho frente a uma imensa multidão de adeptos endiabrados, com fome de vitória e irritados com o que se passara no 2º jogo deste play-off. Festejar daquela maneira um golo que nao deu absolutamente nada ao sporting é, no minimo, uma atitude de alguem masoquista. Não é que festejar tenha algum mal, pelo contrario. O que é certo é que ele devia estar a espera que, estando ele na ponta esquerda (mais perto dos adeptos) iria sair dali com uma camadinha revestidora de cuspo. Luis Gomes avisou-o do mesmo numa das interrupções do jogo. Uns ataques depois, Joel Rodrigues remata em "chapéu" a Ferreirinho e faz o golo. Festeja novamente de maneira exuberante (já com bastantes isqueiros e moedas por perto). Orgulho ou burrice? Fica ao critério de cada um. Quanto a mim: segunda opção.

Anónimo disse...

Nota-se bem que estes últimos comentários são de benfiquistas lol Eu sou adepto do Abc e só posso dizer que todos os jogadores devem ou deveriam poder comemorar os golos da forma que bem entendem e depois de um ambiente daqueles com aquela falta de civismo por parte do público,sinceramente, não pode ter havido NADA pior que isso.Vergonha nacional..só num pais como o nosso com as modalidades a dacairem cada vez mais..Por tudo isto,parabéns Joel,parabéns Bruno,João Pinto,Humberto e também ao grande gurda redes benfiquista Ferreirinho.

Anónimo disse...

Desde qd é ke nã se pode festejar os golos??? Não foram festejos insultuosos ou ofensivos...
Agora é culpa do Joel, ke haja verdadeiros animais a ver espectáculos desportivos, ke atiraram tudo o ke tinham à mão com a conivência do Delegado da Liga e das forças policiais???
Mto mau estariamos se os jogadores do Sporting se sentissem constrangidos durante o jogo por causa de arruaceiros na bancada...

Anónimo disse...

Quem é ou pensa que é profissional de Andebol, tem que saber estar em todo o lado e muito mais em campo.

Os "animais" que dizem ter estado nas bancadas, são aqueles que de uma forma ou de outra, contribuam para que V. possam andar a praticar a modalidade que vos paga princepescamente para aquilo que se calhar valem quer como jogadores quer como pessoas .

O JUSTO

Anónimo disse...

pois..devias ser um deles..lol