29/05/2009

4ª MÃO LIGA

DO CÉU QUASE AO INFERNO

Benfica 23  20 FC Porto


O Benfica realizou ontem na primeira parte uma das suas melhores exibições do ano. Bastante consistente quer no aspecto defensivo quer no aspecto ofensivo, o Benfica em momento algum permitiu o Porto a liderança dos acontecimentos do jogo. Dai ter chegado ao intervalo com uma diferença de 7 golos. (15-8).

O Porto nem parecia o mesmo de Domingo passado, estava apático, permissivo, diríamos mesmo desconcentrado, para uma equipa que queria arrumar a questão do titulo ontem.

Na primeira parte Carneiro e Pedroso estiveram implacáveis. Gostaríamos também de destacar um atleta que considerarmos merecer destaque, Nikola Miricki, um atleta muito consistente, bastante seguro, e que dá uma maior estabilidade ao Benfica.

Na 2ª parte tudo se alterou, o Benfica relaxou e o Porto corrigiu grande parte dos seus erros. Isso fez com que o resultado se nivelasse e as hostes benfiquistas começassem, a ficar “preocupadas” com uma possível festa azul no pavilhão da Luz.

Carneiro ficou mais individualista e isso enfraqueceu o ataque benfiquista, dando maior hipóteses aos azuis. 4 golos em apenas 24 minutos, é muito pouco, mesmo muito pouco. Não se pode passar do céu ao inferno em tão pouco tempo.

Contudo nesta parte menos boa, surgiu um senhor GR, João Ferreirinho(19 defesas, 49%). Já referimos várias vezes que merece a selecção como ninguém, apesar de fazer apenas exibições portentosas no pavilhão da Luz. Mas ontem foi Ferreirinho que nos momentos menos positivos dos restantes, que conseguiu aguentar o Benfica na liderança. Há uma solução para isso, convocar Ferreirinho e Laurentino para a selecção, e fazer os jogos ou na Luz ou no Dragão. Ai a qualidade das exibições dos GR certamente seria assegurada.

Nesta fase das finais, chegar a um quarto jogo já com este nível de cansaço não é muito fácil de gerir, tendo em conta que na próxima 4ªfeira temos o jogo de todas as decisões, certamente vai haver um ataque generalizado do fenómeno “cãibras”.

Do Porto destacamos como sempre Laurentino (15 defesas, 39%)que tem vindo a elevar a sua qualidade global, e Ricardo Moreira que tem sido também um dos elementos mais consistente. Eduardo Filipe esteve bastante abaixo das suas capacidades e isso ficou evidente no resultado final de jogo.

No Benfica gostaríamos de destacar que apesar das criticas tem-se aguentado na luta, quando já teve jogos sem Zaikin, e ontem sem Rui Silva, duas pedras essenciais nessa equipa. E mesmo assim consegue levar a decisão à negra. Ai damos os parabéns ao Técnico.

A dupla de arbitragem esteve bem, falhando apenas em alguns momentos. Mas provam que são  e serão a melhor dupla portuguesa durante muito tempo.

Para o 5ºjogo, não avançamos com prognósticos, apenas damos um pequeno favoritismo ao Porto pelo factor casa, e pelo factor descanso, dado que o Benfica nota-se ser uma equipa mais cansada e acima de tudo mais desgastada por uma série de jogos altamente exigentes num curto espaço de tempo.

A ver vamos, mas certamente que haverá mais equilíbrio neste ultimo jogo, que em todos os anteriores, Pelo menos esperamos isso.

Benfica

João Ferreirinho, João Lopes, Georgy Zaikin (5), Nikola Miricki (2), Luís Nunes (3), Carlos Carneiro (8) e João Antunes (1). Jogaram ainda: Edgar Madureira, Cláudio Pedroso (4), Pedro Jerónimo e Luís Gomes.

FC Porto

Hugo Laurentino, Filipe Mota (2), Eduardo Filipe (2), Tiago Rocha (3), Ricardo Moreira (5), Wilson Davyes (2) e Inácio Carmo (4). Jogaram ainda: Manuel Arezes, Carlos Martingo e Álvaro Rodrigues (2).  

Organização de jogo

Consideramos que em Portugal a organização de um evento/jogo, é ainda algo arcaica. Tanta coisa se pode fazer para dinamizar um jogo. Desde animação no recinto quer com escalões de formação, quer com “cheerleaders”, quer com a actuação grupo de musica interessante, quer com uma mascote especifica a animar constantemente o publico, quer com passatempos, quer com interacção directa com o publico, do género venha marcar um sete metros e ganhe uma camisola. Acções simples que puxam pelo publico, e de certa forma o fazem sentir como parte integrante do espectáculo. Aqui podemos ir buscar milhares de exemplos à NBA. (vejam aqui alguns exemplos)

http://www.nba.com/nuggets/dance/game_entertainment_index.html

http://www.nba.com/bulls/tickets/game_time.html 

Não precisamos de ser tão utópicos de pedir o impossível. Concentremo-nos nas coisas simples. Em Portugal o jogo resume-se apenas aos 60 minutos de jogo, e sabemos que é bem mais do que isso. A LPA a FAP e os clubes tem que entender que um “jogo” é todo o período em que o publico está no pavilhão. Há que saber cativar as pessoas a voltar, e acima de tudo a terem sentido que fizeram parte de algo diferente e importante.

Mas ainda há muito a fazer, e o marketing desportivo em Portugal ainda é algo muito “verde”.

Vejam alguns momentos do jogo:

5 comentários:

Anónimo disse...

"Gostaríamos também de destacar um atleta que considerarmos merecer destaque, Nikola Miricki, um atleta muito consistente, bastante seguro, e que dá uma maior estabilidade ao Benfica.." destaque a um jogador que faz 2 golos em 5 remates e tem 3 falhas tecnicas??!?!

Anónimo disse...

Acho estranho na primeira parte n destacarem acima de tudo ferreirinho, que nos primeiros 15/20m faz 12 defesas. Destacar o Miricki no jogo de ontem é incrivel quando parecia tudo menos um jogador senior de Andebol... Custa muito admitir que também não viram este jogo? É que outra desatenção é que o próximo jogo é só na quarta o que foi referenciado milhares de vezes pelo comentador televisivo, portanto só posso mesmo aferir que ou não viram o jogo ou então estavam a ver e ao mesmo tempo estavam a jantar ou no messenger ou coisa assim.

ANDEBOLMAIS disse...

Caro anónimo

Agradecemos o facto de nos ter corrigido quanto à data do ultimo jogo desta "final". Realmente foi desatenção, porque estava bastante explicito ser no dia 3 de Junho. foi lapso nosso.

Quanto a Miricki, não o destacamos pelo jogo de ontem,mas sim pelo que tem feito durante a época. Consideramos que é um atleta que dá outra consistência ao Benfica, imprimindo objectividade e maior capacidade ofensiva.

Contudo como sempre essa é a nossa opinião, que aceitamos facilmente que seja contrariada por qualquer pessoa.

"Se fossemos todos iguais, não existiria evolução."

Convém não esquecer que este é um projecto 100% amador, e se para análises mais rigorosas e para devidamente estudadas é necessário quase que um trabalho "profissional".

O tempo que despendemos com este projecto nesta fase é o suficiente para darmos a nossa visão dos acontecimentos, baseados na experiência que temos e naquilo que vamos vendo, sem compromisso...

Deixamos um repto para quem quiser ajudar e tiver disponibilidade para não hesitar.
Andebolmais@gmail.com

Andebolmais

Anónimo disse...

Parabens andebolmais! Por acaso ate partilho da mesma opiniao mas ate podia nao ser o caso, o que acho que se passa é a realidade do povo portugues, mesquinha (aquilo que se escreve sobre o belenenses...) e invejoso! Todos sabemos que sao amadores e ninguem paga para ver aqui noticias sobre o desporto que gostamos (nao sei se todos gostam...), em portugal quando se começa um projecto (como o vosso) todos vem dar os parabens mas se tiver algum sucesso mais rapidamente vem uns ilustres dizer mal e fazer tudo para que as pessoas desistam desse mesmo projecto, por isso Parabens pelo projecto, nao concordo com tudo como é obvio mas respeito a vossa opinião, tal como a de todos!
P.S.- sera coincidencia todos os jogos na luz serem arbitados pela mesma dupla?!...

Anónimo disse...

Também gosto do Miricki, só foi pena que a melhor dupla portuguesa bem como todos os assistentes não tivessem visto que o 23º golo do Benfica é em falta pois o Miricki faz dribles