
29/05/2009
AS ESCOLHAS DE OLSSON

OS MÁGICOS VEM AÍ...

Não deixem fugir esta oportunidade de observar como um espectáculo extravasa o recinto de jogo, e é aquilo que defendemos, uma interacção forte entre o "jogo" e o público.
Nós vamos lá estar...
COMO DAVID E GOLIAS
Política governamental também marca a diferença
Quando se fala em diferenças entre Espanha e Portugal, para além da demográfica há que relevar, também, a das políticas governamentais, neste caso a relativa à do Desporto. Depois do excepcional ano de 2008, o secretário de Estado daquela pasta, Jaime Lissavetzky, na hora de fazer o balanço indicou o caminho a seguir, em termos de futuro. E entre os objectivos citou a "extensão da prática desportiva", falando em potenciá-la junto dos jovens, para "evitar que os que terminam a escolaridade obrigatória deixem também o desporto".
4ª MÃO LIGA
DO CÉU QUASE AO INFERNO
O Benfica realizou ontem na primeira parte uma das suas melhores exibições do ano. Bastante consistente quer no aspecto defensivo quer no aspecto ofensivo, o Benfica em momento algum permitiu o Porto a liderança dos acontecimentos do jogo. Dai ter chegado ao intervalo com uma diferença de 7 golos. (15-8).
O Porto nem parecia o mesmo de Domingo passado, estava apático, permissivo, diríamos mesmo desconcentrado, para uma equipa que queria arrumar a questão do titulo ontem.
Na 2ª parte tudo se alterou, o Benfica relaxou e o Porto corrigiu grande parte dos seus erros. Isso fez com que o resultado se nivelasse e as hostes benfiquistas começassem, a ficar “preocupadas” com uma possível festa azul no pavilhão da Luz.
Carneiro ficou mais individualista e isso enfraqueceu o ataque benfiquista, dando maior hipóteses aos azuis. 4 golos em apenas 24 minutos, é muito pouco, mesmo muito pouco. Não se pode passar do céu ao inferno em tão pouco tempo.
Contudo nesta parte menos boa, surgiu um senhor GR, João Ferreirinho(19 defesas, 49%). Já referimos várias vezes que merece a selecção como ninguém, apesar de fazer apenas exibições portentosas no pavilhão da Luz. Mas ontem foi Ferreirinho que nos momentos menos positivos dos restantes, que conseguiu aguentar o Benfica na liderança. Há uma solução para isso, convocar Ferreirinho e Laurentino para a selecção, e fazer os jogos ou na Luz ou no Dragão. Ai a qualidade das exibições dos GR certamente seria assegurada.
Nesta fase das finais, chegar a um quarto jogo já com este nível de cansaço não é muito fácil de gerir, tendo em conta que na próxima 4ªfeira temos o jogo de todas as decisões, certamente vai haver um ataque generalizado do fenómeno “cãibras”.
Do Porto destacamos como sempre Laurentino (15 defesas, 39%)que tem vindo a elevar a sua qualidade global, e Ricardo Moreira que tem sido também um dos elementos mais consistente. Eduardo Filipe esteve bastante abaixo das suas capacidades e isso ficou evidente no resultado final de jogo.
No Benfica gostaríamos de destacar que apesar das criticas tem-se aguentado na luta, quando já teve jogos sem Zaikin, e ontem sem Rui Silva, duas pedras essenciais nessa equipa. E mesmo assim consegue levar a decisão à negra. Ai damos os parabéns ao Técnico.
A dupla de arbitragem esteve bem, falhando apenas em alguns momentos. Mas provam que são e serão a melhor dupla portuguesa durante muito tempo.
Para o 5ºjogo, não avançamos com prognósticos, apenas damos um pequeno favoritismo ao Porto pelo factor casa, e pelo factor descanso, dado que o Benfica nota-se ser uma equipa mais cansada e acima de tudo mais desgastada por uma série de jogos altamente exigentes num curto espaço de tempo.
A ver vamos, mas certamente que haverá mais equilíbrio neste ultimo jogo, que em todos os anteriores, Pelo menos esperamos isso.
Hugo Laurentino, Filipe Mota (2), Eduardo Filipe (2), Tiago Rocha (3), Ricardo Moreira (5), Wilson Davyes (2) e Inácio Carmo (4). Jogaram ainda: Manuel Arezes, Carlos Martingo e Álvaro Rodrigues (2).
Organização de jogo
Consideramos que em Portugal a organização de um evento/jogo, é ainda algo arcaica. Tanta coisa se pode fazer para dinamizar um jogo. Desde animação no recinto quer com escalões de formação, quer com “cheerleaders”, quer com a actuação grupo de musica interessante, quer com uma mascote especifica a animar constantemente o publico, quer com passatempos, quer com interacção directa com o publico, do género venha marcar um sete metros e ganhe uma camisola. Acções simples que puxam pelo publico, e de certa forma o fazem sentir como parte integrante do espectáculo. Aqui podemos ir buscar milhares de exemplos à NBA. (vejam aqui alguns exemplos)
http://www.nba.com/bulls/tickets/game_time.html
Não precisamos de ser tão utópicos de pedir o impossível. Concentremo-nos nas coisas simples. Em Portugal o jogo resume-se apenas aos 60 minutos de jogo, e sabemos que é bem mais do que isso. A LPA a FAP e os clubes tem que entender que um “jogo” é todo o período em que o publico está no pavilhão. Há que saber cativar as pessoas a voltar, e acima de tudo a terem sentido que fizeram parte de algo diferente e importante.
Mas ainda há muito a fazer, e o marketing desportivo em Portugal ainda é algo muito “verde”.
Vejam alguns momentos do jogo:
28/05/2009
ALGUÉM ANDA A MENTIR. QUEM SERÁ?
COMENTÁRIOS DE DONNER
DONNER AQUECE AMBIENTE ANTES DO JOGO DECISIVO
Aleksander Donner, analisou aquilo que tem faltado à sua ex-equipa, actualmente com a defesa bem mais fraca e um ataque a depender das suas individualidades.
"O Benfica continua a ter o melhor plantel da Liga, mas as coisas não têm funcionado. Quando se perde por tantos golos entre equipas equilibradas..."
"Até porque o FCPorto não demonstrou grande evolução, enquanto o Benfica reforçou-se com Nikola Miricki"
“Estão a jogar como o Madeira SAD, depois de ter sido campeão no Funchal. A defesa apresenta fragilidades, apesar de o guarda-redes Ferreirinho disfarçar as lacunas. E só ganham quando Carlos Carneiro marca muitos golos. Também não vejo jogadores promissores como João Antunes, eleito para a Selecção Mundial, ou Tsiunchyk, serem utilizados com regularidade"
Retirado de : record.pt
Pelos vistos não é apenas o andebolmais, a achar que o Benfica oscila os resultados mediante a exibição de Carlos Carneiro.
E que José António pouco aposta na juventude, tendo atletas com elevada qualidade e com pouco tempo de jogo, caso de João Antunes, Edgar Madureira, Tsiunchyk.
Também já referimos no elevado jogo individualizado do Benfica, centrado na sua figura principal.
Afinal Donner também concorda com o Andebolmais, e o Andebolmais também concorda com Donner.
A ver vamos o resultado final.
VOTAÇÃO ONLINE

4ªJOGO DA FINAL DA LPA

FASE FINAL PO01 E PO02

A Equipa surpresa voltou a dar cartas nesta fase final do campeonato o Xico “varreu” o Marítimo e já tem uma mão na taça. Mas atenção falta a segunda mão e o Marítimo vai vender cara a derrota mas 9 golos são 9 golos que até podem ser 10 devido ao sistema de desempate. A ver vamos, nós por cá apostamos na vitória do Marítimo mas o Xico dificilmente deixará de sagrar Campeão Nacional da 1ª Divisão.
CS MARITIMO x DF HOLANDA
19 x 28
Um primeiro jogo causou de enorme surpresa, não pela vitória dos vimaranenses mas sim pelos números obtidos, nove golos de diferença não é um número usual em finais muito menos sendo esta obtida frente ao actual campeão nacional.
Na primeira parte o jogo foi bastante equilibrado com as equipas a jogarem rápido nas transições mas a serem cautelosas na gestão dos seus remates preferindo a finalização certeira, mesmo assim ao intervalo o Xico já vencia por dois golos de vantagem.
No segundo tempo uma entrada melhor do Xico no jogo e alguns remates do Marítimo permitiam aos da casa aumentar a vantagem sobre madeirenses que chegaram a mostrar uma pálida imagem daquilo que realmente são e acumularam erros que lhes valeram estar a perder por 11 bolas de diferença, nos últimos dez minutos o Marítimo recuperou algum fôlego e ainda diminui a vantagem para as nove bolas final. No Xico destacou-se o colectivo onde o querer empurrou a equipa para frente com o lado direito com Ferraz e Correia a sobressaírem um bocado mas valeu a equipa, no Marítimo só Coin não é o suficiente para vencer sempre, dado que ele não pode levar sempre a equipa as costas.
O próximo jogo vai ser de nervos para o Marítimo na busca da diminuição da diferença, o público com este resultado pode não aderir e esse seria mais um handicap para a equipa madeirense , Ladeira terá de fazer esquecer Gonçalo na baliza e Espírito Santo e João Teixeira e Paulo Moura tem de dar mais à equipa. O Xico precisa de ter calma e controlar a eliminatória como fez até agora nas eliminatórias anteriores.
Goulão e Paulo Silva permitiram que muitas jogadas não fossem sancionadas com 2 minutos e sete metros, com a equipa madeirense a sair mais prejudicada neste jogo, Eurico e Ivan devem ir carimbar a sua classe à Madeira.
ALAVARIUM ACA x AC FAFE
18 x 25
Na luta pelo terceiro posto o Alavarium continua sem se dar bem com os ares do Minho, desta vez em Fafe os aveirenses continua a mostrar que não estão bem psicologicamente e fisicamente pois nunca conseguiram andar no jogo sem nervosismo os da casa refeitos da desaire madeirense e com uma atitude de quem queria conquistar algo entraram concentrados e determinados. João Vilar foi curto para a manta aveirense e Castilho foi enorme juntamente com Miguel Fernandes.
O próximo jogo deve servir para cumprir calendário e não parece que o Alavarium tenha forças para virar o resultado perante uma equipa forte fisicamente e mentalmente como a fafense.
AP 5º a 6º e 7º a 8º – 2ª MÃO
Camões e Emp. Comércio deram um bom espectáculo em Santarém cabendo a vitoria aos Caixeiros por 3 bolas, na segunda mão tudo pode acontecer mas este Camões já começa a mostrar fragilidade física.
O Ismai continua a coleccionar derrotas no seu reduto desta vez foi o Avanca a conseguir lá vencer, agora em Avanca a tarefa será difícil aos maiatos inverter o curso a eliminatória.
Grupo B
O Oleiros voltou as derrotas perdendo em Sandim com o Modicus, ao longo do jogo até esteve sempre na frente do marcador e parecia dominar os acontecimentos mas os últimos dez minutos e perante uma maior agressividade defensiva do adversário, os oleirenses não aguentaram a pressão e acabaram derrotados. Com este resultado foram alcançados pelo Modicus e Ginasio do Sul na tabela.
O Ginasio Sul sentiu dificuldades para bater a Juve Lis em casa num jogo muito equilibrado so decidido nos minutos finais.
Mesmo sabendo que não existem descidas Modicus, Oleiros, G. Sul, vão lutar pela honra de ficarem nos 2 primeiros lugares, o Oleiros recebe o Ginasio e tem a vantagem do factor casa para fazer valer a sua classificação da primeira volta. O Modicus viaja ate Leiria onde os locais vão tentar despedir-se do seu publico com uma vitória.
2ª Divisão Fase Final
Continua só a dar Isave nesta fase e nesta jornada os homens da Povoa do Lanhoso podem já festejar o título em caso de vitoria e derrota do Santo Tirso, mesmo assim se não for nesta jornada será na próxima que os estudantes o vão conseguir.
A recepção ao Almada é complicada pela "oral" que a equipa Lisboeta traz depois dos últimos resultados, mas em casa manda o Isave. O Santo Tirso já instalado no segundo posto vai procurar em casa vencer o seu maior rival o Évora e caso isso aconteça e se a diferença for superior a um golo pode já garantir o segundo posto. Jobra e Lamego jogam a fuga ao último posto com a vantagem a ser largamente do Lamego aproveitando-se do momento dramático do Jobra.
DEMOCRACIA VOLTA AO ANDEBOL

27/05/2009
1ªMÃO FINAL LIGA CAMPEÕES

26/05/2009
SURPRESA EM VÉSPERA DE JOGO

CANDEIAS ASSINA PELO BENFICA NA VESPERA DE JOGO DECISIVO
O Benfica suprimiu uma lacuna no seu plantel, adquirindo um Guarda redes de qualidade.
Isto porque Ferreirinho se sente muito “sozinho” e necessita de concorrência mais elevada. Com esta contratação o Benfica eleva a qualidade global do seu plantel, e como que faz uma pequena provocação ao seu adversário de quinta feira.
Este é por assim dizer o único reforço externo até agora confirmado pelo Benfica, dado que este clube tem e bem seguido a lógica das renovações dos seus atletas mais influentes.
Aos 28 anos esta é por assim dizer a oportunidade que Candeias tem de se afirmar definitivamente como GR de nível, sendo que o regresso à selecção onde contabiliza já 137 internacionalizações, é outro dos grandes objectivos.
Este era um boato que finalmente tem a sua confirmação. Mas há mais…
A próxima semana será pródiga em confirmações.
25/05/2009
FACTOR CASA VAI RESOLVER
PORTO 33-BENFICA 26
Finais interessantes mas pouco intensas
Não assistimos ao jogo de Domingo, mas pelo resultado podemos constatar o que evidenciamos no titulo.
Houve pouca intensidade no jogo. E a emoção inerente à incerteza do resultado, cedo desapareceu. Com isto perde-se um pouco do espectáculo que poderia vir do publico, e passar para o publico.
Não vamos dizer às equipas para fazer com que façam com que o resultado seja mais nivelado durante grande parte do tempo, porque isso seria irreal, contudo não podemos mostrar alguma admiração por esta diferença elevada nos resultados de jogo para jogo. O factor casa desempenha assim tanta influencia?
E isso aconteceu por assim dizer nos 3 jogos. Tem sido interessante observar os pavilhões cheios, contudo falta algo para o jogo se tornar mais espectacular. Talvez maior equilíbrio no resultado, principalmente nos momentos finais.
Os resultados tem sido algo estranhos para uma final de Play off, dado que em todos eles verificamos uma diferença superior a 5 golos.
Por este andar arriscamos mesmo a dizer que o Porto vai trazer a decisão do titulo para o Dragão Caixa, e ai vai dar a verdadeira machadada final nas aspirações do Benfica. E ai apostamos tudo nesse jogo, para que o espectáculo final Play off tenha todos os ingredientes referidos neste artigo, dado que ai será decidido tudo. A ver vamos.
Espectáculo seria os jogos acabarem sempre como acabou o jogo da NBA onde Lebron James no ultimo segundo com um triplo vence a partida, levando à verdadeira apoteose, publico, atletas, técnicos, e comentadores de TV.
Neste jogo apenas destacamos duas situações pela analise estatística, Surgiu Eduardo Filipe e desaparecei Carneiro, surgiu Larentino e desapareceu Ferreirinho. Esses 4 factores foram essenciais para o sucesso portista.
Interessante observar que as duas vezes que Ferreirinho foi ao Dragão nesta fase final, teve dois jogos muito abaixo do seu habitual.
A ver vamos 5ªfeira às 21h as cenas dos próximos capítulos.