16/09/2009

A DESPEDIDA DO MELHOR ÁRBITRO PORTUGUÊS...

27 ANOS EXEMPLARES DE UMA PESSOA DECIDIDA

Mais uma das figuras do andebol deixou recentemente o “activo” na arbitragem. Depois de Macau na época passada ter terminado a sua interessante carreira na arbitragem, este ano foi a vez do seu colega de sempre, Antonio Goulão fazer o mesmo.


A sua decisão apanhou todos de surpresa, dado que no final da época nada faria prever este desfecho. Contudo como a sua dupla de momento, Paulo Jorge terminou a carreira nos Play offs da taça de Portugal, Antonio Goulão ficou em mãos com a decisão de continuar, e arranjar uma dupla credível e consistente, ou terminar. E foi a segunda hipótese que escolheu. Diríamos que fez bem, porque a credibilidade, a qualidade e o empenho que colocou ao serviço do andebol enquanto esteve no activo na arbitragem poderiam ser postos em causa com a criação de uma dupla pouco consistente. Goulão sai assim de cena com dignidade, mostrando que afinal de contas foi até ao momento o melhor árbitro nacional.

Dizemos melhor, porque na nossa opinião a qualidade de Goulão era ligeiramente superior à de Macau, contudo como dupla funcionavam na perfeição. Se calhar também era melhor, porque Macau o complementava. Goulão era mais autoritário e decidido nas decisões do que Macau.

Mas essas analises agora não interessam.

Goulão despediu-se dos andebolistas no torneio de S. Mateus e com o seu colega de sempre, contudo gostaríamos que o tivesse feito com a final do Play off Porto-Benfica. Isso sim teria sido a cereja no topo do bolo. Mas não aconteceu. Contudo nada disto tira a dignidade da despedida e tudo o que Goulão trouxe ao andebol.

Também já referimos que na formação no Europarque poderia ter sido feita um voto de louvor ou algo do género ao trabalho de Goulão e mesmo de Macau como reconhecimento do seu contributo ao andebol. Seria algo bonito. Consideramos que a federação deve ter maior sensibilidade para casos como este.

É certo que Goulão vai continuar ligado ao andebol, como delegado da EHF e podemos dizer que Portugal fica bem representado, contudo a sua presença em campo vai ser sentida, dado que na actual geração de árbitros nacionais a qualidade escasseia e poucas são as duplas que podemos comparar a Goulão/Macau.

Pode-se dizer que a arbitragem ficou irremediavelmente mais pobre, porque para além de um excelente arbitro, Goulão era uma pessoa respeitada no universo andebolistico.

Muitos eram os que gostavam de Goulão, outros que não, mas o certo é que todos o respeitavam.

Mas a vida é mesmo assim, resta-nos a nós agradecer a Goulão tudo aquilo que de bom trouxe ao andebol.

O ANDEBOLMAIS apenas pode dizer Muito Obrigado.

5 comentários:

Anónimo disse...

é um facto que este senhor era um grande arbitro, vai ficar para sempre ligado ao andebol pela grande imparcialidade que demonstrava quando qeria ser um arbitro serio; mas lembro uma tarde no pavilhao acacio rosa, jogo dos juniores do belem, em que este mesmo senhor, conhecido melhor arbitro portugues de sempre nao apitou uma unica falta, foi autenticamente fazer, aquilo que chamamos um frete. contudo foi um grande arbitro e honra lhe seja feita! bem haja

Anónimo disse...

Não acabou a fazer dupla com o Carlos Jorge, porque este é Treinador dos Juniores do Ginásio do Sul .

Emendem lá isso .

Anónimo disse...

O meu muito obrigado á dupla de Árbitros Internacionais da IHF Macau/Goulão por terem chegado ao fim da linha por vontade própria e não por limite de idade conforme os regulamentos, mas escolheram a antecipação e só eles sabem porque o fizeram , mas como se trata de pessoas de Bom Senso, têm que ter razões para a sua decisão.
Foram ao longo da sua carreira Brilhantes, imparciais e modelo para os novos árbitros seja qual o prisma que se queira ver. A nível internacional estiveram nas competições até ao fim e muitas vezes Portugal ou não estava presente ou tinha sido afastado e a dupla Portuguesa continuava a dirigir e de que forma os jogos de características mais complicadas.
Foi para mim como Treinador das principais equipas portuguesas, um prazer participar em jogos em que a dupla garantia logo á partida tranquilidade e garantia de uma “boa Apitadela”.
Penso que devem continuar ligados á modalidade, mas não em serviços de Dirigentes administrativos, mas na área da arbitragem, cursos, reciclagem, acompanhamento dos Jovens árbitros com Talento, acompanhar os árbitros nomeados para competições internacionais como conselheiros, etc… mas nada de mudar a sua excelente experiencia no domínio da arbitragem para actividades sem sentido.
AC

Anónimo disse...

Foi até a bem pouco tempo o melhor arbitro portugues, ainda assim estes ulyimos tempos deixaram um pouco a desejar, arrogancia e estupides quanto chegue.. ainda assim o melhor arbitro

Anónimo disse...

Estamos a falar do mesmo ou este é outro? outra vez? Já chega!Ainda por cima fora de tempo!