16/09/2009

AS FALTAS DE COMPARÊNCIA

Verificamos que este fim de semana existiram no mínimo 2 faltas de comparência e uma situação estranha. Uma do Almada em juvenis masculinos para a 1ªdivisão nacional, contra o Benfica, jogo que ia ser transmitido na Benfica TV, e uma outra na primeira divisão feminina do Palmilheira, contra o Alavarium. O Ismai em seniores masculinos no PO02 também estranhamente adiou o seu jogo da 1ªjornada contra o Feirense para 30 de Outubro.

Estranhamos muito este facto dado que se a falta de comparência se deveu à falta de cipas e vinhetas, isto quer dizer que os referidos clubes não cumpriram os requisitos da FAP para participarem nessas mesmas provas. E se não cumpriram os requisitos não entendemos como os mesmos foram inseridos nas provas. Também sabemos que este processo de envio de cipas e vinhetas para clubes ainda é um pouco desadequado da actual realidade. Porque não ser a associação local a emitir todas as vinhetas e cipas. Em algumas já é quase a 70% assim. Mas acreditamos que não é em todas.

Aceitamos a flexibilidade da FAP para garantir a sobrevivência de alguns clubes, mas aceitamos esse facto quando não existem mais clubes. Ora quando existem mais clubes e sendo esses cumpridores então esses deveriam ser beneficiados nessas situações, caindo no risco de se beneficiar o infractor.

Estava bastante evidente que para participar nas provas atrás referidas existiam datas limites para ter um numero limite de atletas inscritos. Tendo esse mínimo devidamente inscrito pelo menos o inicio da prova era assegurado, não havendo hipóteses de existirem estas faltas de comparência.

Contudo nada é levado a sério. A FAP cede, os clubes aproveitam e a realidade enfraquece a imagem do andebol.

Esta cedência da FAP para alguns clubes é no mínimo estranha tendo em conta que para tantos outros casos a FAP é demasiado intransigente. Vejamos o caso da obrigação de participação na formação realizada em Benavente e Europarque. Nesse caso quem não fosse era severamente penalizado. No caso destes clubes (e possivelmente outros) faz-se olhos de cego.

Sinceramente não aceitamos esta diferenciação de tratamento por parte da FAP que deveria adoptar sempre a mesma politica. Saberíamos que alguns clubes fechariam portas, mas existiriam outros cumpridores que veriam pelo menos uma vez, a sua regularidade e lealdade às leis e regulamentos, devidamente valorizada.

Enquanto assim não foi, vamos andar num desporto de diversas classes, existem os maus, os bons e os afilhados.

11 comentários:

Zé Ferro disse...

Isto é a mafia do andebol , qualquer dia volta o Desportivo da CUF e entra logo na P02 , e agora eu pergunto eu .. de quem é a culpa?? quem é a pessoa responsavel por isto tudo ?? pergunto a vocês.

Anónimo disse...

Na PO3 também foi "adiado" um jogo para Outubro, a "pedido de várias Famílias" .

Assim não vale a pena continuar, porque já nos basta as "desigualdades" que se começaram a verificar na 1ª. jornada na forma de apitar como alguns dos "sopradores do apito" em vários jogos "actuaram", quanto mais levarmos com o resto .

DIRIGENTES ALENTEJANOS

Anónimo disse...

percebo que algumas destas situações não possam existir.
Mas por exemplo no meu clube que ja participou esta semana na em seniores na segunda divisão nao conseguimos garantir a realização dos exames médicos antes do periodo dos sorteios de modo a ter a equipa toda inscrita, por isso fizemos pre inscrição com falta de exames médicos .acho que seria injusta para a equipa se ela nao participasse na época desportiva na divisão que consegui acesso so porque o meu clube não tem um medico que assine umas fichas conforme acontece nos mais variados clubes. Será que os clubes que estao inscritos cumprem todos a legislação ao terem os seus exames legais. Aposto que mais de metade não pois caso não saibam as fichas médicas tem de ser assinadas por medico especializados em medicina desportiva e nao por medicos otorrinos, clinica geral, dentistas etc... como acontece em muitos casos. depois da-se o caso do miudo do Jobra. depois é coitadinho...

Jorge Almeida disse...

O comentáriodo anónimo que escreveu a mensagem de 3:03 PM, Setembro 16, 2009 deveria ser escolhida como o comentário da semana.

Bastantes clubes enfrentam estas condições ainda.

Mas, sinceramente, não me parece que seja o caso do Palmilheira, pois este clube é useiro e vezeiro no uso de "esquemas".

Mas o mais engraçado, para mim, foi o facto do treinador do Alavarium não ter negado que alegou a despesa com o motorista para não adiar o jogo. Isto vindo de quem teve dinheiro para, a meio da época passada, teve dinheiro para estagiar no Gerês ... E que contratou, para esta época, a melhor marcadora da PO09 na época passada (não acredito que tenha vindo a pão e água) ... Será que o dinheiro está a ficar curto no Alavarium?

Anónimo disse...

O treinador do Alavarium diz que não aceitou o adiamento (pedido na véspera à noite) porque era uma falta de respeito com as suas atletas e com todos os clubes que andaram há semanas a tentar colocar tudo em ordem ao n+ivel das inscrições. E você diz que ele não bnegou isso? mas alguém lhe perguntou isso?

Você vive obcecado com o Alavarium, Jorge. Em todo o lado espuma ira e ódio!

Anónimo disse...

A ser verdade o conteúdo do comentário das 3:03 de hoje,dia 16,parecendo-nos tratar-se de um Clube da PO2 que conseguiu o acesso na época passada, estamos na presença de uma pura aldrabice, pelo que nos leva a perguntar aos serviços da FAP :

- Como foi possivel admitirem a sua inscrição sem qualquer tipo de exames Médicos, se as negaram a outros Clubes pela mesma situação ou por situações bem menos graves ?

Como é dito naquele comentários, uns realmente ainda tiveram o bom senso de recorrerem a Médicos de outras especialidades que em conformidade com o que está na Lei assumem inteira responsabilidade pelo exame efectuado , mas pelos vistos, estes atletas deste Clube não foram a qualquer Médico .

O PACENSE

Anónimo disse...

Como Dirigente de um Clube, estou perfeitamente de acordo com o comentário feito pelo O PACENSE .

Talvez os dois comentários (o das 3:03 e este do Pacense) merecem-se serem devidamente destacados para podermso ter a noção exacto do que se passa na FAP.

Anónimo disse...

Vamos ver os procedimentos da FAP em relação à qualificação dos técnicos. Se não vai ser a fantochada dos anos anteriores, ou seja, os técnicos prometem fazer formação na proxima oportunidade e depois saem do clube no final da época e nunca acabam por fazer a dita formação, entretanto, os clubes passam impunes. Isto tem de ser denunciado e vai ser na praça´pública mais dia menos dia.

Anónimo disse...

Mas na 1ª divisão, o Fábio Magalhães jogou e não consta na lista de atletas incritos pelo Sporting, no site da FAP.
Isto não é para todos, é só para alguns.
Até me envergonho de escrever isto, mas é verdade.
O andebol é como o nosso País!

Anónimo disse...

falam dos clubes pequenos,,, alguém consegue ver o fabio no plantel do sporting no site da fap

Iron disse...

A FAP deveria ser mais coerente com o que diz e faz. Se algum mero curioso for consultar o Aditamento ao Registo Disciplinar nº2, então não é que o Jobra foi castigado com uma multa de 200€ e inibição de participação nos campeonatos nacionais por 2 épocas. Ah e o curioso disto é que é por desistência da PO.03, ou seja, seniores masculinos... Então não tinha "cedido" os direitos desportivos ao Sismaria???
Isto é atirar areia prós olhos de todos nós.
E deixo as perguntas, se a Sismaria adquiriu os direitos desportivos, também irá ter que cumprir estes dois anos de pena? E o Jobra tinha direito a disputar a PO.02 e é multado por desistir da PO.03? Faz sentido?
Espero então pelo castigo do ISAVE que se encontra na mesma situação...
Lembro-me dum comentário que alguém estaria a brindar numa praia com o Sismaria e o Maria Balaio, vai na volta era mesmo verdade, pelo menos estes 200€ da multa para alguma coisa hão-de dar.