05/08/2009

FC PORTO 2009/10



PLANTEL
Com isto temos duas confirmações, fim da carreira de Eduardo Filipe, e confirmação da saída de Candeias...

Existem também dois reforços vindos do Espinho (Eduardo Oliveira-Pivot e António Silva -GR). Isto devido às "relações fortes" entre Espinho e João Magalhães, que mesmo depois do projecto falhado com a equipa sénior, esta parceria continua a ser bastante lucrativa para o FC Porto.

6 comentários:

Jorge Almeida disse...

Esta equipa, ou recebe mais reforços, ou é desequilibrada! O unico ponta direita do plantel é Ricardo Moreira? Será que estão à espera de utilizar Inácio Carmo e Pedro Sequeira (à vez) na Ponta Direita, nos descansos de Ricardo Moreira?

Isto para já não falar na ponta esquerda. Deixam sair um dos centrais, deslocam o ponta esquerda titular da época passada para central, contratam um bom ponta esquerda, e mantêm o ponta suplente da época passada. Não valeria mais a pena dispensar Sérgio Martins, em vez de Carlos Martingo (que sempre jogava mais)?

E o fato da equipa ser extremamente jovem e de elevada estatura média? Pode ser que consigam fazer alguma coisa na 1ª Divisão, mas duvido muito que consigam apurar-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões, pois não têm atletas minimamente experientes, têm um treinador com pouco curriculum, têm um plantel com previsíveis problemas de mobilidade, e vão encontrar equipas com jogadores bem mais móveis e com igual estrutura física. E é uma pena, pois as 2 equipas que calharam em sorteio ao FC Porto (os eslovacos do Tatran Presov e os polacos do Kielce) eram bem possíveis de serem derrotadas (se eles mantivessem o mesmo treinador e, praticamente, o mesmo plantel da época passada).

Espero, sinceramente, que passem à fase de grupos da Liga dos Campeões, mas, pelo que estou a ver, estou pouco optimista.

Anónimo disse...

Quanto à ponta direita estamos de acordo, embora o Pedro seja Spinola e não Sequeira.
Mas já não compreendo a sua análise feita à ponta esquerda, pois o titular da época passada nunca foi dessa posição e para lá foi remetido por razões que a razão desconhece. O seu posto específico é o de Central, onde pode ser muito mais útil à equipa.
E porquê dispensar o Sérgio Martins?
Esta não percebi ...

Jorge Almeida disse...

No plantel da época passada, o FC Porto tinha, em Central e na Ponta Esquerda, o seguinte:

Central:

- Martingo
- Mota

Ambos jogavam mais ou menos o mesmo tempo.

Ponta Esquerda:

- Wilson (titular)
- Sérgio Martins (raramente saia do banco)

Nesta época, nas mesmas 2 posições, a situação parece ser a seguinte:

Central:

- Mota
- Wilson

Em principio, devemos ter 50%/50% de tempo jogado. A luta pelo tempo de jogo entre estes 2 deve ser parecida com a luta Martingo / Mota da época passada.

Ponta Esquerda:

- Dario Andrade
- Sérgio Martins

Em principio, Sérgio Martins continuará a sair raramente do banco.

A manutenção de Martingo, dispensando (ou cedendo) Sérgio Martins, permitiria ter a seguinte situação:

Central:

- Martingo
- Mota

Ponta Esquerda:

- Dario Andrade
- Wilson

Na minha opinião, há razão para Wilson tenha sido o Ponta Esquerda titular na época passada. Se fosse Sérgio Martins a sair, em vez de Martingo, teriamos uma Ponta Esquerda muito mais forte que no ano passado (titular do FC Porto + titular do ABC e da Selecção A), enquanto que a deslocação de Wilson para Central (como parece acontecer este ano) em virtude da saída de Martingo, para já, limita-se a manter o nível dos ocupantes da posição de Central (isto para não falar que, na época passada, para um Mota mais finalizador de 1ª linha, havia um Martingo mais organizador e de penetrações, características que não me parecem ser as de Wilson neste momento).

Resumindo: Não se trata da saída de Sérgio Martins. O que eu questiono é a saída de Carlos Martingo, deslocando Wilson para Central, e mantendo Sérgio Martins na Ponta Esquerda. Acho que concorda que Martingo é melhor Central que Sérgio Martins é Ponta Esquerda. Era melhor que Sérgio Martins saísse, porque teria hipotese de jogar mais tempo, e evoluiria nas suas capacidades.

Atenção que nunca vi o Wilson a jogar a Central. Mas precisa de ser muito melhor que Martingo para compensar o facto do FC Porto não ter banco na Ponta Esquerda, quando poderia vir a tê-lo.

E quanto aos condicionalismos que este plantel apresenta para enfrentar o apuramento para a Liga dos Campeões?

Anónimo disse...

O wilson so foi ponta como forma de remedeio. Ele é muito mais util em qualquer posiçao da primeira linha!!

Anónimo disse...

Caro Snr. Jorge Almeida:
Continuo a discordar quando afirma que o FCP não tem banco na ponta esquerda.
Quanto ao resto, entendo que o seu comentário está bem elaborado

Anónimo disse...

ao menos nao tiveram lata de por o pior jogador do mundo nos seniores...
....
....
miguel CUNHA sobrinho de quem se sabe