04/08/2009

2 DIAS PARA O GRANDE DESAFIO


É já 5ª feira que começa mais uma aventura lusitana em grandes competições internacionais. Já tínhamos saudades, mas ao menos a formação vai-nos tirando o gostinho dos grandes palcos.

Partimos para o Egipto com a mesma vontade e ambição de quando partimos da última vez para a Macedónia. Só que desta vez temos uma vantagem. Já temos a lição aprendida do que nos aconteceu na Macedónia para podermos estar prevenidos. E isso pode ser uma vantagem para estes atletas.

Existem grandes ambições nesta equipa, contudo deveremos sempre ser prudentes, dado que muitos destas atletas ainda não são utilizados em grande força nos seus escalões seniores. E isso poderia ser importante. Agravando do facto dos campeonatos terem acabado já há bastante tempo.

Portugal certamente se vai basear no colectivo, contudo consideramos que Fábio Magalhães, João Antunes e Pedro Seabra serão certamente os que vão carregar com maior “peso” a ambição lusitana.

São as estrelas maiores deste grupo e possuem já elevada e inegável qualidade e experiência em competições mais exigentes. Será interessante saber até que ponto a situação que Fábio Magalhães está a viver no momento, se vai ou não afectar o seu rendimento.

Wilson Dayves poderá também dar uma gracinha neste campeonato.

Bruno Dias também poderá ser o pilar que a selecção necessita para obter o equilíbrio durante os jogos.A ver vamos. Contudo sabemos que o que vai ser privilegiado no meio de tudo isto será o colectivo português. Assim esperamos.

Portugal tem um grupo “acessível”, apesar de que na teoria um dos lugares estar atribuído quase à partida à Dinamarca, actual campeã europeia sub 20, restando aos outros lutar pelas 2 vagas. Mas isso é teoria, que pode estar bem distante da prática. Sabemos que nestes campeonatos podem haver muitas surpresas (e Portugal que o diga), e tudo pode acontecer, as facilidades acabaram.

Rolando Freitas, seleccionador nacional, promete uma equipa a discutir cada jogo do Mundial: "Haverá um grau de dificuldade maior com as equipas europeias mas com muita atenção com o que pode fazer a Argélia. Portugal entrará para discutir cada jogo."

Jogos de Portugal na 1ª fase

Marrocos - 6 de Agosto, 16.30 horas locais (menos duas em Portugal Continental)

Argélia – 7 de Agosto

Réublica Checa – 8 Agosto

Bielorrússia – 10 Agosto

Dinamarca - 11 de Agosto (campeã da Europa Sub 20)

Passam à fase seguinte os 3 primeiros classificados das 4 séries.

Os pontos e os golos efectuados entre as equipas do mesmo grupo passam também à fase seguinte.

Há 16 anos no mesmo local, e com o mesmo escalão Portugal alcançou o 10º lugar entre 16 equipas. Na altura a equipa liderada por Mircea Costache, tinha como atletas Hugo Mota, Sérgio Morgado, Paulo Morgado, Carlos Galambas, Nuno Guerra, Jorge Menezes, Alberto Oliveira, Eduardo Filipe, Xavier Sousa, José Vieira, Paulo Vieira, Paulo Gonçalves, Paulo Faria, Álvaro Martins, Danilo Ferreira e Rui Almeida

Agora espera-se algo melhor.

Se conseguíssemos o que fizemos na argentina em 1995 seria excelente.

Vontade e ambição não falta.

Boa Sorte rapazes…

Estamos com vocês.


CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS

Grupo A
Alemanha, Egipto, Kwait, Argentina, Qatar e Islândia.

Grupo B
França, Espanha, Irão, Tunísia, Brasil e Noruega.

Grupo C
Suécia, Estónia, Eslovénia, Holanda, Líbia e Gronelândia.

Grupo D
Dinamarca, Portugal, República Checa, Bielorrússia e Marrocos.


PRESENÇAS DE PORTUGAL EM "MUNDIAIS"

Das 16 edições realizadas, seis contaram com a presença de Portugal:
- 1979 – Dinamarca / Suécia – 18.º classificado (23 participantes)
- 1981 – Portugal -15.º classificado (16 participantes)
- 1993 – Egipto – 10.º classificado (16 participantes)
- 1995 – Argentina – 3.º classificado (20 participantes)
- 1999 – Qatar – 10.º classificado (17 participantes)
- 2007 – Macedónia – 15.º classificado (20 participantes)”

Conteúdo final retirado da FAP.PT

9 comentários:

Anónimo disse...

pedro seabra vai carregar o "peso da ambiçao" ??? á frente dele ainda está o tiago pereira!

os comentários neste blog são muitas vezes influenciados pela emotividade e pela vontade de produzir muitos conteúdos, caindo no erro de memória curta...

mais ponderação quando escrevem p.f.

Anónimo disse...

Não existe transmissão televisiva?

Anónimo disse...

acho ridiculo apostar se num jogador como o bruno dias
mau atleta, baixo, burro e sem capacidade para ser melhor do que ja é mas como é de braga fAazem dele o melhor do mundo
comparar este rapazinho com o carlos ferreira é insultuoso para o para carlos

augusto pedro

Anónimo disse...

comentario das 8:24 tu nao tens vergonha de dizeres isso? e o melhor guarda redes desta geraçao quem es tu ? identifica t


ass : ex - atleta internacional

Anónimo disse...

preocupem-se com o grupo e nao com individualidades

Anónimo disse...

Pedro Seabra??? Ó amigos e o Tiago Pereira? O Pedro pode vir a ser um bom jogador parea já não é nada. Dificilmente vai por a mão na bola, a não ser nos jogos que Portugal esteja a ganhar por muitos. Aí pode dar descanso ao Tiago.

Anónimo disse...

Por onde anda o augusto silva da AAB? Será que foi ao Egipto a convite do grande amigo Torrinha? ou está a ultimar o plantel di Xico Andebol?

Heiser disse...

O bom de se ter 3 equipas da AAB na 1ª Divisão, é que além do campeonato de pavilhão, cria-se logo um campeonato de bastidores... Por mais que goste do Pedro Marques, não sei se será este o momento em que ele ocupará o lugar de central desta selecção, principalmente por termos outro bom jogador para o posto específico, mas a seu tempo, e caso o Tiago Pereira não cumpra, podemos estar descansados, que não será por aí que algo correrá mal. Que tenham uma boa classificação, mas acima de tudo, que cresçam com esta presença no campeonato do Mundo.

Anónimo disse...

seabra com peso??? deve estar tudo louco..enfim..abraço grande tiago