08/07/2009

SERÁ LEGAL? - PARTE 2


No regulamento do PO01 para 2009/2010 temos:

 II – CLUBES PARTICIPANTES

Artº. 2º. – No Campeonato Nacional da 1ª Divisão participam os nove Clubes ou Sociedades Desportivas, que disputam o Campeonato da LPA 2008/09, mais os três melhores classificados da PO01 na época 2008/09 e que terão que se inscrever até 30-06-2009 e cumprir todos os requisitos regulamentares até 15-07-2009. Terão de possuir 2 (duas) equipas dos escalões de formação sequenciadas + 1 (uma), num total de 3 (três).

Perguntamos nós.

ONDE SE ENQUADRA O LIBERTY SÃO BERNARDO

 

E explicamos.

 

O Liberty São Bernardo como sabemos é o clube de Aveiro de seniores masculinos que disputou a LIGA na época que agora termina. É completamente autónomo do andebol de formação do clube que adopta o nome de Clube Desportivo São Bernardo. Sendo assim podemos considerar, como o clube faz sempre questão de referir, como sendo dois clubes distintos.

 

Assim sendo o Liberty São Bernardo não reúne as condições exigidas no regulamento geral da prova PO01, ou seja não tem qualquer de escalão de formação com esse nome, por isso não cumpre com o numero de equipas exigidas pela FAP (2 sequenciadas +1)

 

Agora deixamos a pergunta.

 

Será que o CD São Bernardo vão comprar os direitos desportivos do Liberty Sâo Bernardo?


C.S. MARITIMO VS ACADÉMICO MARITIMO MADEIRA SAD

Isto porque é publico que o Marítimo é como que uma agremiação do Académico Maritimo Madeira SAD, por isso tendo dois clubes do mesmo “dono” na mesma competição, até onde vai o conflito de interesses, e até onde vai a ética desportiva.

 

O Maritimo pode jogar na mesma competição do Madeira SAD?

 

 

Aconselhamos mesmo a que os advogados dos clubes estejam preparados porque avizinham-se batalhas jurídicas, tantas são as incoerências entre o regulamento e a realidade, entre o regulamente e o que vai ser aceite e aprovado no sábado.

 

E pelo que sabemos há mesmo clubes dispostos a impugnar as decisões de sábado…

13 comentários:

Anónimo disse...

Claro que é tudo legal. Se não for legal alguem vai arranjar maneira de ser tudo legal. Mas alguém duvida que na nossa federação tudo é legal.

Anónimo disse...

Estou perfeitamente de acordo com o comentário anterior! Em portugal dá menos trabalho tornar legal seja de que maneira for, do que fazer cumprir o regulamento!

Assim ninguém se chateia e a FAP continua a ser a maior, ainda pra mais agora que a LPA acabou de vez!

Anónimo disse...

Se o Sócrates descobre ainda vai taxar a ignorância. Resolvia o problema fiscal só com os iluminados deste tópico...

Anónimo disse...

O senhor do comentário anterior ou chegou agora ou então anda cá à muito tempo e ainda não percebeu o modus operandis o que é bem mais grave. Mas claro, uma distração perdoa-se a qualquer um.

Anónimo disse...

O senhor a que alude não tolera é ignorantes que não sabem o que dizem e não fazem o trabalho de casa antes do bota abaixo. è mais fácil lançar a suspeita sob anonimato...
Se estudasse, reflectisse e, sobretudo, fosse sério, não fazia este tipo de afirmações.
Leia, estude, coordene a legislação,conheça a realidade das instituições de que fala, e verá que, em nenhum dos casos que citou tem uma ponta de razão.
Nem ética, nem juridica. Tem, isso sim, uma causa comum: a inveja e a maldicência gratuita!
Se se identificar, se tiver essa coragem, eu também o farei de imediatro. Agora na sombra e sem rosto...

Anónimo disse...

Mas como o senhor sabe do que fala seria bom que nos explicasse como é que uma equipa que desistiu vai começar na 2ª Divisão. Tem razão, sou ignorante, mas como quero deixar de o ser eu agradecia que tivesse a gentileza de me dizer em que legislação se baseia.
Quanto ao anonimato o mesmo desafio lhe faço...se o senhor se identificar eu ponho o numero do BI e o CIPA.

Anónimo disse...

Curioso, não citei nenhum caso especifico....existem? Afinal sou que ando distraido.

Anónimo disse...

Para colocar um ponto final entre dois comentaristas que se picaram, direi o seguinte: O S. Bernardo faz, ou fez um protocolo com a Liberty e o problema fica automaticamente resolvido
O Marítimo não creia que tenha que fazer nada, porque está na PO1 por direito próprio e não há conflitos de interesse. Em ultima instancia, renuncia aos seus direitos na SAD e o problema fica resolvido.
Acho fantástico que este problema de legalidade e ética tenha sido levantado pelos responsáveis deste blog, que não respeitam nem uma nem outra vertente. Possivelmente se este blog tivesse uma identidade poderia questionar a FAP, obter respostas e informar-nos. Como não tem, o que é uma opção natural, não devia levantar questões em tom difamatório, apenas porque está a coberto do anonimato. Não é Fonseca?

Anónimo disse...

o anonimo de 12:54 só uma pergunta se já sabe ... E na epoca que esta acabar uma atleta legalmente podia jogar nos seniores de Liberty SB e juniores CD S bernardo?Se são dois clubes distintos ...Obrigado

Anónimo disse...

Caro anonimo das 1:53

O protocolo existia já na época que está a terminar...de tal maneira que atletas como Emanuel Borges, Pedro Seabra, Pedro Maia, Hugo Silva, Sérgio Rola, Daniel Gomes ou Nuno Carvalho actuaram tanto ao serviço do CD S.Bernardo como do Liberty Seguros S.Bernardo...por isso continuando a existir o protocolo nao estou a ver onde esta o problema...

Anónimo disse...

Anonimo de 3:59,um atleta pode jogar nos dois clubes ao mesmo tempo durante uma epoca?

Anónimo disse...

O Liberty e o S. Bernardo têm um protocolo, em que os dois clubes se completam. Não é correcto? Quem nos dera que existissem muitos protocolos assim que esses não me incomodam. Não querem fazer um assim para o Jobra? Também não me incomoda nada o que o grande presidente da AAB está a fazer para salvar os seus clubes. Esse homem está anos de luz à frente da maioria dos seus colegas. Não tem escrupulos? pois não, tem cada vez mais clubes!
Incomoda-me é que o meu distrito, clubes como o Jobra, Sanjoanense e fala-se noutros, fechem as portas, sem que ninguém tente intervir, para que eles não acabem. Neste e noutros blogs, discute-se muito a mudança de personalidade jurídica dos clubes de braga, mas quando os clubes acabam isso não interessa a ninguém. O clube do meu filho e de muitos jovens, vai fechar as portas, mas isso não é tema de conversa, assunto, assunto é o que faz o presidente de braga. Grandes amigos do andebol aqueles que por aqui passam.
Os clubes não podem ficar todos filiados em Braga, ou fazer como os de Viana do Castelo, que têm o presidente da AAB a tomar conta de Viana? Não podemos pelo menos pedir ao presidente de Braga, que venha a Aveiro pôr mão nisto? Eu por mim batia palmas!

Anónimo disse...

Anónimo das 4:10

Claro que pode tal como está previsto no regulamento geral da FAP e tal como aconteceu pelo 2º ano consecutivo