30/07/2009

O MAIOR CANDIDATO

Iremos fazer a nossa análise aos clubes do PO01.

Reforços, dispensas, expectativas para a nova época

Faremos pela ordem de classificação da época 08/09

FC PORTO

Entradas

Obradovic (técnico ex Lovcen Cetinje)

Dario Andrade (ABC)

Pedro Spinola ( Belenenses)

Nuno Grilo (S.Bernardo)

Filipe Martins (S.Bernardo)

Saidas

Manuel Arezes (termina carreira)

Martingo (S.Bernardo)

Candeias (Benfica ??? - a confirmar)

O Porto este ano fica sem sombra de duvidas com uma equipa mais completa. Com a entrada de Dario Andrade, liberta.-se Wilson para outras posições, nomeadamente central ou lateral, onde ele está mais acostumado a jogar. Por isso podemos dizer que ganham-se dois jogadores que nas suas posições de raiz podem dar maior rendimento à equipa. Dario nestes ultimos anos demosntrou ser um dos melhores atletas portugueses, mantendo sempre elevado nivel nas suas performances. Por isso a sua entrada no Porto traz qualidade, ambição e muita velocidade.

Nuno Grilo depois de uma excelente época, tem na próxima época o seu maior desafio. Numa equipa mais competitiva e com objectivos sem sombra de duvida mais ambiciosos, Grilo vai ter que puxar dos seus galões e assumir-se como jogador de top nacional. Com isto ganhará o porto que fica com mais soluções e ganha a selecção que começa ter um jogador mais completo e mais maduro em alta competição. Certamente irá viver em muitos momentos na sombra de Eduardo Filipe, mas aprenderá sem sombra de duvida muito com ele. Acreditamos que será muitas vezes “empurrado” para central. A ver vamos.


Pedro Spinola outro atleta interessante, que junto com Inácio Carmo vão proporcionar um duelo interno interessante. Ambos tem características semelhantes por isso esta competição interna irá ser salutar dado que faz com que a exigência e competitividade seja mais elevada.

Filipe Martins regressa ao Porto depois da experiência em Espinho e S.
Bernardo. Agora mais maduro estamos certos que vai fazer frente a Tiago Rocha que necessita de competição mais “feroz” na sua competição para não relaxar no “estrelato”.



O Porto com a saída de Arezes e Martingo, perde raça e experiência, mas estamos convictos que a ambição dos reforços e a sua vontade de vencer serão trunfos suficientes para suplantar estas duas saídas. Aliás Martingo com a entrada de Grilo, e com o libertar de Wilson ficou sem grande espaço de manobra.

A mudança de técnico quando a nós não será muito benéfica. Acreditamos que Resende estava-se a tornar num técnico de qualidade, e a sua experiência, maturidade e acima de tudo a sua forma correcta de encarar o desporto e a vida poderiam ser bons trunfos para o FCP. Contudo verificamos que neste desporto esses atributos infelizmente não são valorizados.

Não estamos muito crentes em Obradovic, primeiro porque vai ser o primeiro ano no Dragão, e apesar de conhecer bem a realidade do andebol português, Obradovic não é um técnico de qualidade indiscutível. Sabemos que no ISAVE as coisas não correram bem por diversos motivos, mas…

A sua rigidez e frontalidade podem ser trunfos, dado que alguns atletas são algo mimados, mas estamos reticentes quanto ao resultado final. Luís Graça desempenhará um papel importante nesta ligação técnico/atletas.

Com esta aposta o porto tem a “obrigação” de ser campeão nacional Se o foi na época passada, este ano com um plantel mais equilibrado na teoria tem que ser. Magalhães jogou a sua ultima cartada com esta aposta, e acreditamos que a sua continuidade depende do sucesso deste técnico/equipa.

Este ano acreditamos na afirmação de Laurentino e de Ricardo Moreira como atletas de top nacional.

15 comentários:

Anónimo disse...

tenha que acertar melhor as vossas agulhas!!

Em duas notícias seguidas, referem que dois clubes diferentes (pelo menos) têm obrigação de vencer o Campeonato.

Gostava que me explicassem como será possível!?

E que estar "obrigado" a ser campeão é bem diferente das obrigações que ambas as equipas têm de lutar e discutir o título até ao fim.

Mas parece-me que esta maneira de ver as coisas é tipicamente tuga, uma vez que não cumprir vai ser considerado como "besta"...

Anónimo disse...

filipe martins é sem duvida um dos atletas menos inteligentes de sempre...

augusto pedro

Anónimo disse...

Muito Bom este comentario! Espero e Ficava muito bem fazerem isto de todas as equipas do PO01 ficava muito bem e muito interesante! fica aqui a minha ideia

Anónimo disse...

Concordo ficava muito bem fazer isto de todas as equipas!

Anónimo disse...

Sei que nao e do tema mas queria que me dissessem quais sao os jogadores que so vivem mesmo de andebol a jogar em portugal.

Anónimo disse...

O andebolmais anunciou de forma clara que o Eduardo Filipe não ia renovar.

Podiam admitir que equivocaram-se :)

ANDEBOMAIS disse...

Caro Anónimo das 7:43.

Começamos a pensar que é de um outro blog ou site, e que vem para este espaço informativo apenas descredibilizar todos os artigos que produzimos, possivelmente para dar credibilidade ao seu espaço.

Contudo deixamos o seguinte exercício para reflectir.

No futebol o FC Porto como campeão nacional nas ultimas 4 épocas e com o plantel que tem, podemos dizer que tem a "obrigação" nesta nova época de ser campeão nacional.
Contudo surge também o Benfica que com o largo investimento que fez, tem essa mesma obrigação. Caso não seja possivelmente o seu futuro poderá estar condicionado.
Sabemos perfeitamente que apenas pode haver um campeão nacional. Mas isso não inviabiliza que mais do que um clube tenha obrigação nos seus objectivos iniciais de ser campeão.

É por isso que referimos esta questão de obrigação.

Na sua óptica só um clube podia assumir a candidatura ao titulo, e por uma questão lógica e estratégica só um deverá ter essa obrigação.

O que acontece é bem diferente da sua realidade.

Penso que desta forma nos fazemos entender, se é que quer mesmo que isso aconteça.

Andebolmais

Anónimo disse...

Dá-se a entender que antes da chegada do Dario Andrade, o FCP não tinha extremo esquerdo de raiz ? E o Sérgio Martins ? Quem é ? Ponta esquerda de raiz, internacional jovem em todos os escalões e que só não foi titular na época trnsacta porque interessava a alguém do FCP dar visibilidade ao Wilson, mesmo que colocado a jogar fora da sua posição natural. É claro que não está em causa o valor deste atleta, mas quem comenta deve ser isento e rigoroso, se não arrisca-se a ser mais um dos que falsamente vêm apregoar ironicamente a perda prematura ou o sub-aproveitamento dos talentos emergentes do nosso andebol

Anónimo disse...

mesmo com os reforços do porto acho que o benfica continua a ter o melhor plantel portugues... Ainda porcima com a vinda de o melhor ponta-direita portugues.
Façam este comentario a todas as equipas se o tempo vos permitir.
Abraço.

Anónimo disse...

ESte campeonato já tem vencedor antecipado, que será o F C Porto e também já tem definidas as equipas que descem, que serão o DFH e Fafe.

Anónimo disse...

anonimo das 6.38

Paleio nao te falta...quero e ver se no fim falas assim
Ve-se que es portista...

Anónimo disse...

ÉS MESMO BURRO.
O DFH de certeza absoluta que não desce.O clube pertence á AAB.

Anónimo disse...

Já reperei que o anónimo das 6.38,fala muito bem quando está calado.Como diz o rei"PORQUE NÃO TE CALAS".

Anónimo disse...

O Porto vai cavar uma cova bem funda.....sem Arezes,...sem Eduardo,...sem Candeias, sem Resende (não era ainda um bom treinador, mas caminhava para isso.....era um simbolo e uma referencia e ao qual todos respeitavam). Quem é que vai iluminar o caminho dos (tão desejados "futuros" RESENDES como PORTUGAL gosta de criar ( primeiro tratasse de fazer pendurar as sapatilhas dos bons jogadores e em seguida criam-se RESENDES jejejeje). É uma pena que se façam as coisas assim, a mim doi-me porque sou Portista e amante da modalidade.

Anónimo disse...

Tenho de concordar com duas situações....
O Porto tem na realidade "obrigação" de renovar o titulo e a AAB tem obrigação de segurar na PO01 o DFH (Defunto Francisco da Holanda... Xico para os amigos da calçada da ajuda).