07/07/2009

PORTUGAL ENTRE OS MELHORES

PORTUGAL FOI À FINAL NO MELHOR TORNEIO DO MUNDO


Na passada semana a selecção nacional Juniores B, participou no Open europeu, que este ano teve a particularidade de ser integrado no melhor torneio mundial, o PARTILLE CUP. Um torneio onde foram disputados 3239 jogos. Este número dá a ideia daquilo que é o maior evento do andebol a nível mundial.

Esta era a ultima grande competição de Luis Monteiro como “timoneiro” da selecção nacional. E pode-se dizer que mostrou trabalho e acima de tudo mostrou resultados.


Monteiro e Rolando dão mostras de ser duas mais valias importantes para a federação, e estamos convictos que mais cedo do que o esperado ambos ão sair da FAP. Luís Monteiro já assumiu a sua saída, Rolando Freitas, acreditamos que poderá aguentar mais um ano. Pena porque o trabalho desenvolvido tem sido bastante interessante. Às vezes pouco reconhecido neste país de invejosos, mas é caso para dizer que os resultados falam por si.

Nestes resultados também não podem ser esquecidos os técnicos dos clubes que cedem os atletas para a selecção, dado que grande parte do trabalho é feito ai. Por isso defendemos um maior acompanhamento dos seleccionadores nacionais sejam eles de que escalão forem, aos clubes formadores.

Este PARTILLE CUP tem a particularidade de ser um evento “de outro mundo” onde o andebol sai hipervalorizado, quando um clube em Portugal organiza um torneio e quer ter alguma ambição nesse torneio, aconselhamos vivamente para usarem este evento como referencia e como objectivo. Mas para isso é necessário um maior apoio de todas as entidades, FAP incluída.


Depois de uma caminhada sem derrotas, Portugal defrontou a Eslovénia numa final emocionante. Perdeu pela margem mínima num jogo extremamente competitivo.
Portugal mostrou alguns atletas de elevada qualidade, e mostrou sem sombra de dúvidas aquele que para nós irá ser a curto prazo a estrela nacional da nossa modalidade. Pedro Marques (Seabra) já o referimos no inicio do nosso projecto é o atleta que mais se aproxima dos atletas de qualidade estrangeira. Tem potencial, tem explosividade e acima de tudo tem objectividade. Resultado de tudo isso, foi considerado o melhor atleta do Open Europeu, sendo incluído também no sete ideal.

Apostamos forte em Pedro Seabra que vai para o Sporting e em José Costa que agora partiu para a ASOBAL.

Também achamos interessante a participação da dupla de Braga constituída por Daniel Freitas e César Carvalho, uma das poucas duplas de braga que consideramos com margem de progressão, que foram inseridos numa acção de formação da EHF , destinada a jovens árbitros, integrada no "Young Referee Project" da EHF.
Esta formação num evento desta magnitude é a melhor escola, é o melhor ambiente possível para uma evolução da dupla. Esperemos apenas que tenham aproveitado ao máximo esta oportunidade para poderem aplicar nas competições nacionais.



RESULTADOS DE PORTUGAL


Classificação final do Open Europeu Sub 19.


1. SLO 2. POR 3. NOR 4. RUS 5. NED
6. SWE 7. ISL 8. UKR 9. BEL 10. AUT
11. SUI 12. HUN 13. ROU 14. BLR 15. FIN
16. ISR 17. POL 18. CZE 19. SVK 20. MDA
21. KUW 22. QAT 23. TUR

SETE IDEAL O TORNEIO
GR - Simen Westby JOHANSEN - NOR
PE - Viktor OTTOSSON - SWE
LE - Sergey ZHEDIK - RUS
CENTRAL - Pedro MARQUES - POR
PIVOT - Kamil SYPRZAK - POL
LD - Nik TOMINEK - SLO
PD - Bobby SCHAGEN - NED
MELHOR MARCADOR - Bobby SCHAGEN - NED - 51 Goals
MELHOR DEFENSOR - Vid POTEKO - SLO
MVP - Pedro MARQUES - POR

8 comentários:

Anónimo disse...

parabéns ao professor Luis Monteiro! grande treinador

Anónimo disse...

finalmente alguem se lembrou de falar deste grupo.
Por tudo que ouço falar professor luis monteiro deveria continuar. Tem um relação espantosa com todos os jogadores sendo isso parte da formula de sucesso. quem quer q venha a seguir POR FAVOR mantenha esta filosofia pois equipa que ganha(e ganha MT bem) nao deve mudar

Anónimo disse...

Enorme o trabalho do porf. Luis monteiro. Volte rapido, o andebol precisa de si.

Anónimo disse...

Portugal tem conseguido ombrear nas camadas jovens com grandes potencias do andebol internacional como a suecia e a russia.. este facto deve-se em grande parte a mentalidade de treinadores como luis monteiro. Excelente treinador

Anónimo disse...

Daniel Freitas e César Carvalho por favor estes dois metem pena eles têm margem de progressao como camionistas

Anónimo disse...

parabens luis monteiro !

Anónimo disse...

Luis Monteiro passa a ver os jogos da bancada e pode ter a companhia de Nuno Alvarez (campeão esta época no Belenenses), Paulo Custódio (subida de divisão com o Alto do Moinho)entre outros...

Em Braga e arredores, nenhum ficaria sem clube de certeza!!!

Anónimo disse...

Nem tu acreditas nisso. O Paulo Custódio não vai ficar a pé há sempre lugar para mais um. O Luis Monteiro só fica se quiser e o Nuno Alvarez também tem sempre um lugarzinho.