04/03/2009

MOMENTOS DIVERTIDOS







Este caso que sucedeu no mundial de andebol se fosse nos nossos recintos desportivos com algumas das duplas que actualmente estão a ser "puxadas" para arbitrar jogos nacionais de exigência considerável, aposto que existiam as seguintes sanções ao técnico.

Apreensão do cipa
Pedido por parte da dupla de arbitragem para identificação do técnico por parte da PSP ou GNR
Castigo do conselho de disciplina de no mínimo 30 dias.

Com este exemplo podemos concluir que muitas das vezes existem sentimentos e emoções que explodem em alguns momentos, e desde que sejam dentro dos limites não existirá razão para sanções absurdas e irreais...

Sentimos muitas vezes que esta rápida necessidade de ter árbitros nacionais para garantir todas as competições nacionais existentes, faz com que não haja a devida formação de base, e muitas das duplas são promovidas a nacionais sem entenderem por vezes vários aspectos importantes da competição.
É necessário entender que um jogo é o resumo de uma semana de trabalho, onde estão incluídos muitos factores, entre eles ansiedade, emoção, expectativa, paixão, rivalidade, qualidade, sacrifício, atitude, etc.
Muitas das duplas pelo facto de subirem a nacional adoptam desde logo uma postura pouco colaborante durante o “jogo”. Ou seja o “dialogo” durante o jogo é quase impossível, dada a postura muitas das vezes arrogante da parte da dupla de arbitragem.
Claro que também existem técnicos que abusam, mas somos confrontados muitas vezes com situações que nada beneficiam o andebol como espectáculo.
Por exemplo neste caso que exibimos como situação de humor, qual deveria ser a actuação do arbitro, sabendo que tudo foi originado por um excessivo e incompreensível rigor por parte da dupla de arbitragem num jogo extremamente decisivo?
Ficamos a aguardar comentários…

5 comentários:

Anónimo disse...

e faltou dizer a multa...pode ser uns 400...500...600...700 Euros...Mas quando os arbitros chamam nomes a atletas?!...ex Golão...deu ao vivo na televisão...quantos Euros apanhou?!?!...0...e os incompetentes dos oficiais de mesa?! e os delegados?!...enfim para estes intervenientes só existe direitos...os deveres são para os treinadores!!!...ou senão multa

Anónimo disse...

Interessante aspecto focado no vosso blog.

Realmente a analisar pelas duplas que actualmente nos nossos nacionais, não falando nas de maior experiencia que já tem vários anos de andebol nas “pernas”, verificamos que a arrogância predomina.

Existem jogos em que para se conseguir mostrar a posição adopta-se uma atitude demasiado autoritária.

Mas esta é a nossa realidade dado que não há muitos árbitros , e os que tem qualidade não podem fazer tudo.

Resta-nos olhar para a frente e rezar sempre que são feitas as nomeações, para os 10% de árbitros de qualidade que existem em Portugal calhem nos nossos jogos.

Em relação ao castigo que seria aplicado em Portugal se um treinador fizesse o mesmo que o seleccionador alemão fez. Nem quero pensar… Seria certamente um processo disciplinar sem previsão.

Anónimo disse...

Não concordo com o branqueamento que é feito ás atitudes dos técnicos em função. Porém, há que encontrar solução para a diferença de actuação de uns jogos para outros . Temos inúmeros exemplos de jogos transmitidos via tv(o que não acontecerá nos outros) em que os srs.árbitros são muito mais condescendentes. Noutros jogos é um autoritarismo ridiculo e pior do que isso é transformar os jogos num caça á multa.

gupi disse...

Vou explicar o problema da "arrogância".

Quando um jogador falha ou um treinador falha ninguém diz nada.

Se o arbitro erra porque marca X ou não marca Y cai-lhes tudo em cima.

É tão simples como isso, aos árbitros ninguém perdoa, os outros quando falham é azar só.

Anónimo disse...

Como é possível estar-se a tentar branquear uma situação destas este Sr. só por ser quem é, queria que o árbitro permitisse que a falta fosse marcada fora do sítio, e vamos lá comprar uns óculos e mesmo longe da linha !!
- Então pergunto porque é que ele não tentou dar um murro na cabeça do seu jogador que marcou a falta fora do sítio?
- Porque razão havia o árbitro de para o tempo para uma reposição de bola?
- Fê-lo no 1º minuto? Há era só por ser a Alemanha!!
Como reagiria a outra Equipa caso os árbitros comete-se a ilegalidade de para o tempo?
Vamos lá ser sérios nas análises !!