08/03/2009

DISCURSO DIRECTO COM ANTÓNIO TRINCA



Uma das muitas iniciativas que pretendemos levar a cabo para credibilizar e melhorar a imagem do nosso andebol, vamos sempre que tivermos em nossa posse material interessante, publicar entrevistas. Como primeira entrevista temos António Trinca, recém eleito presidente da APAOMA.

Uma eleição que fez correr muitos boatos, muita "tinta", principalmente na internet mas que no final terminou numa assembleia-geral onde a democracia prevaleceu, e acreditamos também que a verdade levou a melhor.

A renovação da APAOMA parece uma prioridade, bem como do andebol em geral, onde existe a urgente necessidade de surgirem novas ideias, novos protagonistas e acima de tudo novas mentalidades.

Temos esperança que Antonio Trinca faça parte desta nova geração, que irá colocar o andebol no trilho do sucesso e acima de tudo no trilho da ambição.

Agradecemos a António Trinca a colaboração nesta entrevista e desejamos desde já que o seu mandato marque a diferença pela positiva no “nosso” andebol.

António Trinca defende" POR UMA NOVA APAOMA", nós vamos mais longe "POR UM NOVO ANDEBOL"


Como está a actual situação da APAOMA?

Neste momento, apesar de a nossa lista ter ganho as eleições, ainda não somos oficialmente a direcção da APAOMA. A tomada de posse ainda não foi agendada, e ainda temos necessidade de aprovar as contas o que exigirá a convocação de uma nova AG.

Apesar de ainda não estarmos em funções o trabalho já começou. Estamos a desenvolver o novo site que contamos ter no ar após a tomada de posse. Temos feito um acompanhamento muito próximo de todas as questões legislativas que, como devem saber, estão neste momento a reformular todo o enquadramento jurídico das Federações.

Quais as suas expectativas para curto médio prazo?

As nossas expectativas a médio prazo passam por afirmar a APAOMA como um agente agregador e representativo da classe, sendo reconhecidos pelos nossos pares como uma peça activa e válida na contribuição para o desenvolvimento do andebol.

Quais as linhas mestras do seu mandato?

O nosso mandato, o primeiro de 4 anos na APAOMA, terá como linha de rumo a união da classe e a contribuição para o desenvolvimento do andebol.

Que tipo de parcerias idealiza promover e realizar no seu mandato?

Como desde o inicio referimos queremos ser parceiros de todos os agentes do andebol, jogadores, treinadores, clubes, associações, federação e liga. Acreditamos que só todos unidos conseguiremos um Andebol melhor. É nosso objectivo promover, cooperar e colaborar com todas as actividades transversais à modalidade, dentro das nossas possibilidades e competências.

Tendo sido o processo eleitoral demasiado confuso e muitas vezes pouco transparente, considera que tem que mostrar algo mais para demonstrar que tudo não passaria de boatos?

Não nos movemos por boatos ou palavras vãs. Temos o nosso rumo e os nossos valores e a nossa consciência será sempre o nosso melhor juiz. O processo eleitoral foi "quente" e disputado. Foi, de todos os actos que nos recordamos, o mais concorrido, o que demonstrar o interesse e vontade de todos quanto participaram. Existiram de facto algumas questões que foram empoladas. Foram todas esclarecidas em sede própria. Existiu alguma desinformação referente a quem poderia votar. O facto é que perante os nossos estatutos, os ex-árbitros podem votar e existem ex-árbitros que agora têm outras funções. Recordamos que na altura nos manifestámos contra o apoio de um ex- árbitro, mas nunca contra a sua legitimidade de voto.

O que para nós é de facto relevante e deve constar, é que no local próprio, árbitros e oficiais de mesa, resolveram os seus problemas. Com bom senso e verdade resolveram todas as questões pendentes legitimando de forma inequívoca este acto eleitoral.

Sendo jovem, teme que as pessoas implantadas no andebol à bastante tempo possam ser um entrave para a implementação da sua estratégia?

Somos uma equipa jovem de ideias e vontade. Mas a nossa juventude e idade não nos leva a afastar os mais antigos. Teremos pontos de vista divergentes em alguns assuntos, mas será deste choque de opiniões que resultará a solução. Aprendemos sempre com os mais velhos e queremos apenas juntar à experiência destes a nossa força e vontade de fazer acontecer. Mais uma vez referimos com orgulho a presença do mestre Costa e Silva. É o decano da nossa arbitragem, mas está actualizado e mais do que não ser entrave é um dínamo neste sangue novo.

Acreditamos que todas as mudanças enfrentam resistência de alguns. Porém não acreditamos que essa resistência esteja ligada à idade ou tempo de permanência no Andebol.

O que pensa do andebol actual (estrutura, estratégia, futuro)?

O andebol actual, em nosso entender, está a renascer. Neste aspecto porém preocupamo-nos, sobretudo, com as questões que à nossa classe dizem respeito. Acreditamos que o topo da nossa classe está como nunca esteve. A 1ª dupla nacional tem um presente brilhante e um futuro que todos prevêem ser o melhor de sempre para uma dupla nacional. Este facto não nos desvia porém da realidade que abrange todos os árbitros e oficiais de mesa. Sabemos que podemos melhorar as condições dos árbitros e oficiais de mesa para que a nossa evolução auxilie a evolução do jogo. É para isso que vamos trabalhar.

Como vê a união LPA e FAP?

É um assunto que não nos diz, directamente, respeito. Nem sequer temos certeza de separação oficial entre as duas instituições. Mas não fugindo à vossa questão, toda a união é de louvar entre os agentes da nossa modalidade, sejam eles quais forem. Desejamos que daqui a 4 anos, todos os agentes estejam mais unidos do que nuncaT pensando o andebol em conjunto e fazendo da nossa modalidade um exemplo para o desporto nacional.

Para final, qual será o objectivo que vai lutar impreterivelmente para que seja realizado?

A união da classe e o seu contributo para a evolução da modalidade.

5 comentários:

ANDEBOLMAIS disse...

Tendo em conta o baixo nível utilizado nos comentários neste artigo,a administração decidiu por bem a partir de agora moderar sempre os comentários, ou seja todos os comentários realizados passarão por um filtro, para que possam estar de acordo com os parâmetros que idealizamos para este projecto.

Temos pena que no andebol o dialogo sem baixar de nivel ainda não seja uma realidade constante...

Andebolmais

Anónimo disse...

Mas este projecto do ANDEBOLMAIS, aliás nome que devia pagar direitos de autor, pois este nome já o tinha visto muitas vezes no SITE da AAB, mas isso pouco me interessa, no entanto julgo que está a prestar um mau serviço ao Andebol ao apagar comentários que nada tinham de ofensivos no aspecto insultuoso...
Deviam repor os mesmos, pois assim estão a "matar" o blog logo à nascença...
u será que estão do mesmo lado da barricada... isso era mau porque se quer gente honesta e independente.
Será que vou ler este mesmo comentário? espero que sim... para bem do Blog e do Andebol.

Anónimo disse...

PENA COMEÇAREM ASSIM ESTE BLOG, COM CENSURA PRÉVIA.
OU SERÁ QUE ESTÃO TODOS NO MESMO LADO DA BARRICADA???!!!!

Anónimo disse...

É verdade que os autores deste blog e o entrevistado são a mesma pessoa?

ANDEBOLMAIS disse...

Caro anónimo

O administrador deste blogue e o entrevistado não são definitivamente a mesma pessoa.

Assim que a presente época desportiva terminar o anonimato deste site desaparecerá.

Não valerá a pena fazer filmes, nem criar falsas guerras ou ilusões.

Este projecto é um projecto sério e que pretende tratar o andebol de forma transparente e democrática.

Sentimos necessidade de responder a este comentário dado que verificamos que o andebol vive num clima de constante acusação e calúnia.

Não seremos todos da mesma modalidade???

Andebolmais