19/03/2009

ANDEBOL” PROFISSIONAL” NUMA FEDERAÇÃO “AMADORA”


Este titulo pode parecer estranho. Mas convêm referirmos alguns aspectos que chegam a esta constatação.


O andebol actual vive dias de grande incerteza. Não se sabe como vão ser as competições para 09-10, não se sabe quantos clubes sobrevivem para a próxima época, não se sabe a estratégia da FAP nem da LIGA, nem se sabe se a liga acaba ou não. Nós temos a “certeza” que sim, mas na nossa modalidade, o que hoje é verdade amanha poderá ser uma redonda mentira e vice versa.

Hoje é dia de festa, e não é por ser dia do pai.
Não é todos os dias que podemos assistir a um Portugal-França, que apesar de ter os visitantes desfalcados, não podemos deixar de tirar força, dado que com ABALO, MEYER, etc não podemos embandeirar em arco. Acredito mesmo que França vai até de certa forma passear, dado que está acostumada e rotinada a grandes ambientes e a grandes resultados, ao contrário de Portugal.

A FAP como sempre quando existem grandes eventos, demonstra que não tem capacidade para gerir os mesmos.

Fazer na Póvoa até se aceita dado ser um pavilhão interessante. Mas tendo em conta que é uma casa cheia garantida, não poderiam ter feito, num ROSA MOTA, num multiusos de Gondomar ou Guimarães. Se calhar investia-se qualquer coisa, e teríamos um retorno mediático e de imagem estrondoso.

Depois a história dos convites. È caso para dizer, tachos a quanto obrigas. Devemos ser a única modalidade que num jogo destes, faz de forma “gratuita”. Ainda ontem ligamos para o pavilhão da Póvoa e foi-nos dito que o jogo era de entrada gratuita, apenas necessitava de ter convite. Na nossa óptica existe aqui um contra-senso. Gratuito mas obrigatório ter convite. Bem não entendemos.
Perguntamos qual o critério dos convites, ao que nos foi respondido que não sabiam, e que os mesmos já se encontravam esgotados.

Era preferível que se colocasse um preço e existissem claro alguns convites, não todos. Quem quisesse ir pagava, a FAP obtinha uma receita, que nos dias de hoje não pode deixar fugir. Quando acabassem os bilhetes, acabavam.

Agora com os convites é tudo muito estranho.
A FAP não comunicou oficialmente, não se sabe como e quantos foram distribuídos e a quem, enfim… Mais uma nuvem…

Mais uma vez andamos a brincar ao andebol e aos eventos desportivos.

Para tornar tudo isto mais ridículo temos um jogo para a Taça PR(Emp Comércio- Belenenses- 21h), taça que ninguém sabe porque razão existe, marcado para o mesmo dia quase à mesma hora. Pergunto eu quem foi a excelência que permitiu isto, e quem foi a excelência que propôs isto?
Quanto mais pessoas virem na tv o jogo, maior audiência tem, maior força ganha o andebol, e maior impacto tem junto das pessoas responsáveis pelos conteúdos. Neste caso a FAP a marcar jogos à mesma hora está já a reduzir a percentagem de público alvo disponível para ver o jogo.

Para terminar não entendemos como um jogo desta natureza não teve um spot tv forte capaz de atrair os jovens. Se calhar não tinha interesse fazer isto, dado que não haveriam convites disponíveis para os comuns amantes do desporto. Aliás que aproveitamento mediático tiramos deste jogo. Apenas referencia nos telejornais. È suficiente? Que outras oportunidades vamos ter como esta?

Tudo isto numa federação que quer cada vez mais os clubes com métodos profissionais, exige cada vez maior profissionalismo, e quando se exige esses factores da FAP, a resposta e resultado é esta. PURO AMADORISMO.

Assim não meu senhores…

7 comentários:

Anónimo disse...

Essa história dos convites é uma palhaçada. Não sou da Póvoa, mas tenho lá pessoas conhecidas às quais pedi para me tentarem arranjar os ditos "convites". Pois bem, no pavilhão encontram-se umas pessoas que, como se percebe, não são responsáveis pelo que se passa e que ainda por cima não são devidamente informadas. Em primeiro lugar dizem que a entrada é gratuita, mas que é preciso os famigerados "convites", que já estão esgotados. Depois, quando alguém se volta a lá dirigir, dizem que vieram "alguns" convites durante a tarde e que foram rapidamente distribuídos. Em que ficamos? Estão esgotados ou não? A uma das pessoas que conheço e que me fez o favor de lá ir dizem num momento que já não há. A outra pessoa conhecida que lá vai pouco depois dizem que os que vieram esgotaram num ápice. Andam a brincar connosco!
Tive sorte. Um dos "desgraçados" a quem pedi, (e que não vai ver o jogo porque não tem convites), aguentou mais de uma hora ontem à tarde no pavilhão (infelizmente está desempregado e pode dar-se a esse "luxo") e quando chegaram alguns "convites" conseguiu arranjar os 2 que lhe pedi (no pavilhão só davam 2 por pessoa). Quando soube disto senti-me constrangido porque essa pessoa amiga deu-se a um trabalho ingrato para me arranjar os dois convites que lhe pedi; ainda lhe disse que já que teve esse trabalho todo, que fosse antes ele ao jogo. Simpaticamente, e porque sabe que sou fã da modalidade (ele é um simples curioso - dos tais que a federação perdeu a oportunidade de cativar para a modalidade, disse-me que os convites eram para mim e que veria o jogo na TV.
Só tenho a dizer que sinto uma raiva enorme contra esta mentalidade pequena, mesquinha, defensora dos tachos, cultivadora das cunhas. É por estas e por outras que esta modalidade de que tanto gosto é tão maltratada em Portugal. Enfim...

Anónimo disse...

Curiosamente ontem à tarde também estive no pavilhão atrás dos tais bilhetes e não consegui adquirir nenhum. Pelos visto Terça-Feira à noite também distribuiram convites no Pavilhão, mas quantos??? Pessoas com responsabilidades na camâra disseram-me que um tal vereador da mesma, ficou com os bilhetes quase todos, e deu-os a quem bem entendeu. Que ganha o andebol com isto ?? Que noteriedade?? Que imagem ??

É triste mas foi o que aconteceu. Esperemos no entanto, que caso não fique totalmente cheio o pavilhão, haja o bom senso de deixarem entrar pessoas de borla, ou então que se faça como em Guimarães, que entre simplesmente quem quiser e tiver vontade de apoiar Portugal. Porque quem o quiser fazer e gostar realmente de andebol, não precisa de estar super confortável num só lugar, e aperta à vontade para que todos os que desejem possam assistir a este maravilhoso espectáculo.

Anónimo disse...

Não há venda de bilhetes? Mas o que é isto? Um jogo da "selecção de todos nós" e as entradas são só para os amigos? TENHAM VERGONHA na cara srs da federação. Se a 5 minutos de começar o jogo ainda houver lugares vazios, entra a plebe? Imaginemos isto no futebol! O Zé Povinho partia aquilo tudo e ainda ia à cara do responsável desta fantuchada. Os responsáveis pelo desporto neste país deviam tomar uma atitude perante este acto de promoção das cunhas e dos lobies dos amigos do presidente da federação e dos presidentes das associações. Boa sorte para os atletas, mas infelizmente eles devem ter andado preocupados em arranjar uns convitezitos para os familiares e amigos...

Anónimo disse...

Sou do Porto e o meu clube teve direito a 50 convites. Foram distribuidos por GENTE DO ANDEBOL, nomeadamente pelos atletas, tecnicos e dirigentes. Não chegou para todos, mas os que lá estiveram, do meu clube, não eram amigos, cunhas etc. Tal como o meu clube, todos os clubes da AAPorto tiveram direito a convites.
Li no Site da AAB um aviso para os clubes desta Associação pedirem os bilhetes, que a AAB ia distribuir os mesmos pelos clubes. Estavam muitos atletas do DFH, do Fermentões, do ABC, etc. Significa que também aqui não foram parar às mãos de amigos.
Há quem não tenha tido sorte? Há! Muits atletas do meu clube e de outros clubes, porque não chegou para todos. Os adeptos do sofá não tiveram direito? Azar, possivelmente também nunca fizeram nada por merecer serem convidados! Custa ler? Azar outra vez!

Anónimo disse...

Estive na Povoa e vi o pavilhão cheio, com jovens do andebol, inclusive notava-se bem que eram praticantes, pois estavam em grupos, alguns equipados com as cores dos clubes.
Poderiam e deveriam ter colocado bilhetes à venda, para quem os quisesse comprar, mas que os que estavam lá eram do andebol, isso não tenho duvidas.
Faltou foi uma organização capaz, pois não souberam incentivar o publico e isso diz respeito à organização. Estes jogos deveriam ser colocados em locais onde essa organização tivesse qualidade. Depois dos jogos a que assisti em Guimarães o ano passado, fiquei realmente com muitas saudades de quem promoveu os jogos da Selecção Senior e de juniores, e, inclusive da final da Taça de Portugal.

Anónimo disse...

Ao sr. das 11:25.
Lá por ser de um clube acha que tem mais direito que os outros de ir ver o jogo? Deixe-me rir. Qualquer dia para ir ao cinema é preciso ser actor, ou para ir ver um concerto é preciso ser músico.
O que a federação fez foi vergonhoso.
Quanto a essas bocas ao adepto de sofá, deixe-me dizer-lhe uma coisa: os adeptos de sofá não queriam ir ao jogo; esses não ficaram chateados. Eu, pelo contrário, sou adepto, e só adepto. Provavelmente assisto a jogos de andebol há mais anos do que o sr. tem de vida. Não estou ligado a nenhum clube, associação, ou outra entidade do andebol a não ser como adepto. E aí, assumo a minha paixão pela modalidade. Contribuo para ela com os bilhetes que pago, as cotas que também pago e o apoio que dou aos jogadores. Se os bilhetes fossem a pagar, eu provavelmente teria o meu com muita antecedência, pois gosto de andebol e tudo faria para o adquirir. Pelo contrário o sr. talvez não fosse ao jogo porque "o seu clube não teve bilhetes para DAR". Com este sistema dos convites, perdi dinheiro a deslocar-me à Póvoa e a chegar lá, vários dias antes do jogo, e a ficar a chuchar no dedo. Se houvesse bilhetes pagos, tê-los-ia no imediato pois saberia onde os adquirir e a partir de quando. Mas não, os bilhetes tinham de ir para as criancinhas, que depois, como vi, passaram o jogo com Playstation a jogar Wrestling e a não ligar puto para o jogo. Pois, já percebeu, sempre consegui ir ver o jogo. às vezes a sorte protege quem a merece: quando já pensava que não iria assistir ao jogo, uma pessoa conhecida cedeu-me os convites que tinha pois não poderia ir ao jogo. E veja lá a ironia: assisti ao jogo na bancada VIP ao lado dos históricos da modalidade e mesmo pertinho dos jogadores.
Ainda assim, fiquei triste por outros que, como eu, são "só" adeptos, não tiveram a mesma sorte. Não concordo com esta forma de estar nas coisas. Portanto, não venha com tretas a dizer "coitadinhos dos meus colegas que também não tiveram convites". Esses, provavelmente, só iriam ao jogo se fossem "convidados". Tenha mais respeito por quem ama a modalidade: jogar num clube não devia dar mais direitos a ninguém. Em Portugal parece que sim.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Se tivessem vendido bilhetes e os verdadeiros adeptos da selecção pudessem ter visto o jogo ao vivo, o apoio era fantástico. Agora com convites para os amigos que só quiseram ir ao pavilhão para se mostrarem, estavam à espera de quê? Foi uma vergonhosa decisão da federação...!