02/03/2010

PO01- RESUMO DA JORNADA


ABC 22 – 25 MADEIRA SAD

A 17ªjornada foi pródiga em surpresas, a começar logo pelo primeiro jogo, em que intervem o ABC e o MADEIRA SAD. O ABC demonstra que está em evidente quebra de forma, e as soluções existentes no seu plantel são mais do que escassas. O ABC tem capacidade para inventar jogadores, contudo nesta fase decisiva do campeonato essa eventual invenção é perigosa, e Rito sabe disso. Mas nesta altura não há muito a fazer. Bogas está fora, Ferreira limita a velocidade de jogo e neste momento apenas Matos e Figueira podem dar o mote. Contudo foi Figueira, Gaifém e Salgado a quererem inverter os acontecimentos. Mas sabemos que o Madeira é um adversário experiente e Fidalgo conhece bens os ares minhotos e soube tirar o melhor proveito possível ao momento bracarense. Marcar apenas 8 golos na 1ªparte é insuficiente para quem quer lutar por um 1ºlugar. Na 2ªparte as coisas alteraram e o ABC lutou pelo resultado e consegui em algumas vezes nivelar, mas os Madeirenses mais frescos conseguiram mesmo assim vencer. O ABC depois destas 3 derrotas seguidas tem que parar para pensar um pouco para inverter esta tendência negativa. A ida ao Sporting pode vir na pior altura.

BELENENSES 25 – 25 SPORTING


O Sporting perdeu aqui uma oportunidade para subir na classificação e de certa forma marcar a sua diferença para o Belenenses. E tal não aconteceu, depois de uma 1ªparte desastrosa, o Sporting conseguiu ainda voltar ao jogo e tendo em conta o actual contexto conseguir um resultado positivo. A perder por 6 ao intervalo, o Sporting teve o mérito de conseguir passar o Belenenses no resultado, contudo a normal e já falada imaturidade dos seus atletas fez com que a vitória mais uma vez fugisse para o adversário. Neste jogo destaque para Humberto Gomes e João pinto do Sporting, e António Campos e o forte colectivo do Belenenses.

AC FAFE 20 – 28 ÁGUAS SANTAS
S. BERNARDO 30 – 30 SC HORTA
MARÍTIMO 23 – 33 XICO ANDEBOL

Nestes 3 jogos tirando o empate não existiram grandes surpresas. FAFE e Marítimo mostram que tem planteis demasiado limitados para esta divisão. È pena numa época inteira existirem equipas que tenha no máximo 1 ou 2 vitórias. O Andebol não beneficia , os clubes em questão não beneficiam, enfim ninguém beneficia.
O S. Bernardo empatou com o Horta num jogo entre equipas com pressupostos e objectivos semelhantes. Uma representa os Açores, outra Aveiro, uma anda a meio do campeonato, outra também, uma já surpreendeu ao vencer o Porto, outra por ter vencido o Sporting. Depois disso nada de relevante há a dizer. Um jogo equilibrado com Vucevic de um lado, e José Pedro Coelho do outro a darem o mote.Contudo foi Pedro Maia a fazer o golo do empate para o S.Bernardo.

BENFICA 23 – 25 FC PORTO


Este era o jogo da jornada, um jogo sempre imprevisível, e com todos os ingredientes para um grande jogo de andebol teve “apenas” 1000 espectadores. Nem o facto de nesse dia se jogar um SPORTING-PORtO em futebol, fazendo com que as claques do Porto estivessem em Lisboa fez com que a perspectiva de casa cheia fosse melhor. Se um jogo destes não enche um pavilhão, então há que repensar realmente nas estratégias a usar.
O PORTO mostra neste momento ser a equipa mais lúcida, mais decidida e acima de tudo mais motivada para o título. Acreditamos que neste momento não há equipas em Portugal com capacidade para vencer o Porto. Só mesmo num dia muito mau isso poderá acontecer.
Ao Porto valeu o colectivo como tem sido o mote. Atitude e vontade superam por vezes algumas falhas.
No Benfica, é mais do mesmo. Carneiro quer fazer tudo sozinho, e mesmo tendo capacidade de fazer grande parte da tarefa nunca se pode esquecer que o andebol é um desporto colectivo. Desta vez foi Candeias que brilhou, numa equipa amorfa, sem atitude, e carente de uma ideia clara e objectiva. Não criticamos José Antonio Silva, apenas referimos que o Benfica de hoje tem um andebol pouco lúcido e falta claramente liderança dentro de jogo. Já defendemos anteriormente que Bozidar Nadoveza e mesmo João Antunes poderiam e deveriam jogar mais. Nadoveza mostrou o porquê do que referimos, neste jogo, mas poucas oportunidades tem em outros jogos importantes. De Joao Antunes já não dizemos mais nada porque apesar de Rui Silva estar normalmente em bom plano, o que é certo é que poucas vezes é substituído. Dá a ideia que no Benfica alguns jogadores têm obrigatoriamente de jogar um determinado tempo. Assim não se trabalha a motivação colectiva. E apenas referimos isso dado que consideramos que João Antunes, Nadoveza, Roque e Pais tem qualidade para jogar muito mais tempo. E as vezes o Benfica pratica um andebol sem ideias que necessita de ideias novas.
Ao Porto bastou apenas aproveitar aquilo que o Benfica ia dando de Bandeja, e ai Obradovic sabe o que faz dado que aproveita ao máximo as fraquezas do adversário e não perde a lucidez. Esta vitória foi importante rumo ao titulo e acima de tudo porque motivou ainda mais a equipa portista.


CLASSIFICAÇAO

1º CF Belenenses 44
2º FC Porto 43* (-2 JOGOS)
3º ABC Braga 41* (-1 JOGO)
4º SL Benfica 41 * (-1 JOGO)
5º Madeira SAD 37* (-2 JOGOS)
6º Sporting CP 37 * (-1 JOGO)
7º CD Xico Andebol 36 * (-1 JOGO)
8º SC Horta 31 * (-1 JOGO)
9º S Bernardo 30 * (-1 JOGO)
10º AA Águas Santas 29 * (-1 JOGO)
11º CS Marítimo 18 * (-2 JOGOS)
12º AC Fafe 17 * (-1 JOGO)

8 comentários:

Jorge Almeida disse...

Andebol Mais,

1º) tinha intenção de ir ao Pavilhão da Luz ver o Benfica - Porto, mas com o tempo que estava, fiquei em casa, a ver o jogo pela TV.

Ás tantas, foi o que se passou com algumas pessoas.

2º) Transferências internacionais:

O Norueguês Børge Lund (actualmente com 30 anos) deixa, no fim desta época, os alemães do Kiel para passar a jogar nos também alemães do Rhein-Neckar Löwen. O novo contrato tem duração prevista até ao fim da época 2012-2013.

http://www.eurohandball.com/article/012939/From+Zebras+to+Lions

O Ponta Esquerda Croata Ivan Čupić, actualmente com 23 anos, a jogar nos eslovenos do RK Gorenje, a partir da próxima época jogará nos alemães do Rhein-Neckar Löwen. O contrato está previsto durar até ao fim da época 2012-2013.

http://www.ehfcl.com/men/2009-10/article/12932/Ivan+%C4%8Cupi%C4%87+turns+a+lion

Ambas as notícias não divulgam valores.

Anónimo disse...

cada vez mais se nota que vocês não vêm os jogos... entao o Eduardo Salgado ajudou o ABC? por ter golos marcados na ficha da FAP né? problema é que foi ele quem marcou os 7m, logo, bem vistas as coisas, com golos em jogo corrido até nem contribui muito. como também nao defende, nem é grande coisa a fazer assistencias nao se percebe o que fez que tenha empurrado a equipa.

e depois.... no final o madeira estava mais fresco?! o ABC usou os mesmos pontas o tempo todo e na 1ª linha usou: jaime, tiago, matos, eduardo salgado e stankov.

o madeira usou os mesmos pontas (o gonçalo este 5min de fora devido a lesão) e a mesma 1ª linha todo o jogo.

nao se percebe sinceramente porque estavam mais frescos.. se calhar jogaram melhor e ponto final!

Anónimo disse...

caro jorge,

o Cupic passou a jogar na esquerda?

quanto aos valores, não são revelados pelo simples motivo de não existirem valores envolvidos nas transferências. ambos estão em final de contrato

Anónimo disse...

JORGE ALMEIDA

Cheio de boas intenções está o mundo cheio.

Anónimo disse...

Face ao que li noutros blogueiros gostaria me fizessem chegar a vossa opinião sobre os seguintes jogadores nos jogos da ultima jornada:
Spinola
Fabio
Zé Coelho
Tiago Pereira
Seabra
Martingo
Inácio
Grilo
Rui Silva
Nuno Roque

Anónimo disse...

e o carlos siqueira alguem porque andou afastado da competiçao senior?

Anónimo disse...

andebol mais, podiam disponibilizar o jogo benfica-porto deste fim de semana?

Jorge Almeida disse...

1º) Anónimo 6:13 PM, Março 02, 2010,

são gralhas que passam e não reparei.

Obrigado pelo reparo.

Não sabia que ambos estavam em final de contrato.

2º) Anónimo 7:48 PM, Março 02, 2010,

só escrevi porque é que não fui ao jogo. E, como aconteceu comigo, pode ter acontecido com mais algumas pessoas.

Nunca escrevi que fosse tanta gente que desse para ter mais de metade da lotação ...

3º) Estava a ler o blogue espanhol De Rosca, onde aparece uma notícia que achei interessante:

A EHF vai passar a compensar os clubes que cedem os jogadores às selecções nacionais.

Mais pormenores em:

http://blogs.cope.es/derosca/2010/03/03/la-ehf-paga-una-compensacion-a-los-clubes-por-los-jugadores/