13/04/2009

PARABÉNS PORTUGAL

Neste fim de semana de Páscoa, vimos uma selecção portuguesa a carimbar o passaporte para um mundial.

Estes feitos são sempre grandes feitos, independentemente da facilidade ou não das fases de apuramento. Se a fase foi fácil é porque Portugal demonstrou trabalho e qualidade. Apenas um pequeno aviso, não comecem logo a pensar que já são os melhores do mundo, senão acontece como no mundial do Quatar, que antes de irmos o objectivo era o "topo", e a realidade foi bem diferente.

Contudo verificamos que Rolando tem vindo a fazer um trabalho seguro, sustentado e acima de tudo ambicioso, fazendo deste grupo de trabalho uma grande promessa para o andebol nacional.

Assim podemos começar a pensar em obter resultados interessantes nas grandes competições mundiais. Pelo menos estamos presentes.

É este o caminho, e parabéns a todos.

Dados da fase de apuramento

Turquia : Geórgia 
32-19 (16-05) 
Portugal : Bélgica 34-19 (17-10) 

Bélgica : Turquia 
24-23 (8-12) 
Geórgia : Portugal 17-39 (9-16) 

Portugal : Turquia 40:17 (19-10) 
Bélgica : Geórgia 
34-24 (14-09) 

Classificação Geral - Grupo 2 
1º - Portugal (6 pontos) 
2º - Bélgica (4 pontos) 
3º - Turquia (2 pontos) 
4º - Geórgia (0 pontos)


8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns porquê ?

Apenas cumpriram a obrigação, tal as facilidades que de antemão sabiamos que íamos encontrar e que na realidade se nos depararam com o decorrer dos jogos.

Num Grupo facilimo, em que as outras Selecções mais pareciam equipas dos nossos Regionais, tal a forma como tentaram "jogar" Andebol, apenas se deu seguimento ao bom trabalho feito nos Clubes, que cada vez mais se vêm obrigados a suportar elevados custos com um Campeonato Nacional de Juniores de pouco ou nenhum intertesse competitivo.

Tudo o resto é para "Inglês" ver, como se diz na minha Santa Terra .

Anónimo disse...

Relativamente aos custos com o campeonato de juniores, como disse o anónimo das 6:43, não é aqui muito relevante. Basta ver, por exemplo, que os 5 jogadores do ABC convocados não jogam nos juniores mas sim nos seniores, tal como o Wilson no FC Porto e outros do Belenenses, S. Bernardo,...
Concordo, no entanto, com a questão relativa ao mérito do apuramento pois este era obrigatório perante estes adversários e também ao facto de o apuramento se realizar em Portugal.
A nossa selecção não é má, mas não é assim tão boa como já a pintam. Há que ter os pés assentes no chão.

Anónimo disse...

Ainda bem que há uma equipa ganhadora, pese embora as magras dificuldades dos opositores, pois as outras selecções jovens, em Lagoa, foram uma desilusão. Os masculinos uma vergonha, orientados por técnicos que nunca demonstraram saber alguma coisa de andebol, e a feminina só joga com 7 jogadoras. Se as outras não prestam não as levem. É preciso respeitar as atletas, as famílias e os clubes.São jovens e se são as melhores de Portugal precisam de jogar para evoluir. Não é para isso que servem os torneios ???

Anónimo disse...

bem, para já ha que dar o mérito na mesma porque para cumprir a obrigação de passar neste grupo e garantir a qualificaçao, foi precisa muita concentraçao e respeito pelo adversário.
talvez nao seja assim tao boa como voces dizem, mas é uma selecçao jovem e ambiciosa, que ultimamente ganhou as ultimas duas Taças das Nações com as principais selecçoes deste escalão? Espanha,França e Alemanha, todas elas caíram aos pés desta selecção.
Se isso nao é mostrar valor... o que é que voces querem mais? Uma selecçao vergonhosa como a selecçao AA ? Não me parece...
Esta é uma seleçcão com futuro, mas se for um futuro bem administrado, controlado, e bem gerido pelos chamados grandes do andebol português.

Sobre o campeonato nacional de juniores, não tem interesse competitivo porque nao é apoiado nem olhado com olhos de ver !
é um excelente campeonato, que para muitos é uma rampa de lançamento para outros patamares do andebol português, nomeadamente para o ingresso nas equipas seniores.
quando eram voces que jogavam este campeonato, tambem gostavam de certeza de se sentirem apoiados e observados pelos maiorais, por isso, deixem-se de criticas e comecem a olhar de maneira diferente para a formaçao em portugal.

Os meus sinceros e honrosos parabens a esta belissima selecção!
Sejam ambiciosos e objectivos, o limite é o topo ;)!

Anónimo disse...

Para os criticos das Selecções que estiveram na Lagoa, era bom que soubessem que Italia e França estiveram na taça com a equipa B, ao contrário de Portugal que esteve com a equipa C. Os treinadores que não percebem nada são os mesmos que se tem batido de igual para igual com Espanha,que já ganharam uma Taça Latina e que tem conseguido resultados excelentes, sempre que jogam de igual para igual, nomeadamente nas idades. As dores de cotovelo curam-se esfregando bem contra uma pedra!
Este clube do bota-abaixo é seguramente o que mais treinadores tem por metro quadrado! Tratem-se!

Anónimo disse...

Boa tarde. O sr. que diz que a seleccionadora feminina das Juniores C só joga com 7 jogadoras, não viu os mesmos jogos que eu em Lagoa. Ou não esteve lá, ou não quer ver ou então é pai de alguma jogadora que foi menos utilizada? Será... Mas quero-lhe dizer que a seleccionadora utilizou sempre mais que 7 jogadoras. Claro que nem todas as jogadoras que lá estiveram têm o mesmo nível. E se calhar concordo consigo quando diz que se não são boas, não devem ser chamadas. Só que não se pode dizer que são boas ou más só por dizer. São jovens que podem evoluir se forem orientadas para tal. Mas se o seu caso é de ser pai de uma delas, não me parece que a possa orientar da forma positiva. E sabia que Portugal e Espanha, quer em femiminos, quer em masculinos defrontaram a França e a Itália que apresentaram jogadoras/es mais velhos nascidos em 1992/93? Acha que isto não faz diferença?Para quem percebe pouco de andebol ou de treino, é provável que não... Bom chega de dizer mal só por dizer. O museu tem lugar para todos os "históricos" da modalidade!
Um grande abraço e saudações andebolisticas, para queles que as merecem realmente e gostam da modalidade.

Anónimo disse...

Alguns dos comentários aqui feitos percebem-se perfeitamente que são oriundos do "Clube da Calçada da Ajuda" ou das habituais "encomendas" destes aos seus "afilhados" ou "necessitados" que se vão atropelando uns aos outros para estarem sempre ao lado de tudo o que de "brilhante" a FAP faz.

O "panorama" Nacional está cada vez mais negro, mas continuem a dizer que não, falando de Museus, de dores de cotovelos,de pedras, das Taças Latinas, dos jogadores que "jogam" nas equipas da Liga, dos Campeonatos Nacionais de Juniores Masculinos, dos excelentes trabalhos dos Seleccionadores Nacionais, das dificuldades encontradas em todas as competições, dos níveis elevadíssimos dos nossos jogadores e das competições Nacinais Masculinas e Femininas, da excelente organização patenteadas pela Federação e pelas Associações, etc..

Convém não esquecer que estamos a 15 de Abril de 2009 e ninguém ainda sabe como vai ser organizada a época desportiva em 2009/2010, ninguém igualmente sabe para que servem as Fases Finais e de Apuramento que os Clubes estão obrigados pela FAP a andar a fazer, para além do "fazer de conta" que os calendários das competições são muito longos, de se andar a gastar dinheiro com Pavilhões, PSP/GNR, "Arbitragens", deslocações e no pagamento de multas à FAP para alimentar toda esta "história" das Selecções .

pinheiro disse...

Parabens Rolando,
Ja nao te lembras de mim mas eu sigo o teu trabalho em Portugal.
Penso k vais um dia atingir o k desejas na tua carreira de treinador.
Uns dos responsaveis tecnicos da seleccao belga ALEX JACOBS e mto meu amigo tb ficou surpreendido pelo nivel da nossa seleccao.

eu sou o Pinheiro e jogamos juntos no GAIA.
Felicidades e 1 grande abraco
Se vieres para estes lados o meu contacto e 0485456792