19/04/2009

1ª MÃO DOS PLAY OFF DA LIGA

1ªMÃO DOS PLAY-OFF

FC Porto 34 x SC Horta 26

Resultado bastante enganador dado que até aos 45 minutos de jogo o equilíbrio era a palavra de ordem, em que o resultado estava em 22-22. Contudo nos 15 minutos finais o Porto conseguiu maior equilíbrio e como que de uma avalanche se tratasse arrumou o jogo, vencendo por uma diferença algo dilatada.
A destacar temos Eduardo Filipe com 12 golos e Tiago Rocha com 8. Também em plano de destaque podemos considerar Hugo Laurentino com 40% de eficácia na baliza.
Do lado do Horta destacamos António Campos que se prepara para rumar ao Belenenses, com uma exibição superior a Laurentino a nível de eficácia, 44%, David Graça e Francisco Bacalhau como melhores marcadores.
Na 2ª mão antevemos um jogo em que o Porto vai aparecer motivado para arrumar desde já esta primeira fase do play-off.

Madeira SAD 30 x CF “Os Belenenses” 25

Um pouco como o jogo de cima, este foi equilibrado até aos 15 minutos finais, existindo sempre grande incerteza no marcador. Nos últimos 15 minutos o Madeira Sad puxou dos seus galões e mostrou que a vitória teria que ficar na Madeira. Yuriy Kostetsky com 7 golos e Gonçalo vieira com 5, foram os artilheiros de serviço, enquanto que Luís Carvalho entrou na altura chave do jogo, e fez defesas decisivas. A eficácia de 40% (10 defesas) por si só demonstra a importância que este GR teve na fase decisiva de jogo.
Do lado do Belenenses, Spinola e Figueira não deram para tudo, e a ausência de Nelson Pina, revelou as carências do Belenenses. Acreditamos que em Belém a história poderá ser outra, mas o Madeira com esta vitória dá um importante passo rumo à fase seguinte


SL Benfica 37 x Liberty S. Bernardo 23

O Benfica praticamente sentenciou a eliminatória. Demasiado mole, o S. Bernardo apenas aguentou 15 minutos de jogo, depois foi apenas o Benfica a demonstrar a sua superioridade. Depois de na época passada ter eliminado brilhantemente o Porto, esperava-se algo mais deste S. Bernardo. Talvez tenham sido as constantes noticias de entradas e saídas no plantel que afectam o equilíbrio mental colectivo. No Benfica destacamos todos os atletas, dado que perante tantas facilidades apresentadas, deu para tudo, até para João Lopes marcar golos.
Do lado de S. Bernardo pena foi a exibição de Telmo Ferreira não ter sido acompanhada pelos seus colegas, em que até Grilo teve bastantes furos abaixo do exigido.
Existiram muitas queixas dos Aveirenses para com a dupla de arbitragem, em que a 25 minutos de jogo, Ricardo Tavares é desqualificado. O presidente do S.Bernardo proferiu as seguintes palavras: 
"Tivemos, na Luz, aquilo que pensei ter acabado no andebol: terror psicológico. Fomos insultados e cuspidos pelos adeptos com o beneplácito da mesa, das autoridades e dos árbitros, estes últimos que até permitiram insultos e agressões por parte de jogadores do Benfica. Todos se prepararam mal para esta partida, menos os árbitros que sabiam bem o que fazer e a quem beneficiar. Com boa vontade, poderia dizer que tiveram um dia mau, mas os dias maus têm-se sucedido com os pequenos".
Com esta diferença não acreditamos que o S. Bernardo consiga dar a volta à eliminatória.


ABC SAD 28 x Sporting CP 30

Esta foi a surpresa da 1ª mão dos play-off. O ABC esteve sempre a vencer até ao minuto 50. Nos últimos 10 minutos o ABC caiu e o Sporting conseguiu superiorizar-se, vencendo mesmo a partida. No Sporting destacamos todo o seu colectivo pela forma como conseguiram ultrapassar este importante desafio, e do ABC destacamos Dario Andrade, o jogador que tentou sempre implementar mais velocidade no jogo.
O ABC compromete seriamente a passagem à fase seguinte, dado que esta vitória vai moralizar o Sporting que em sua casa, promete fazer das tripas coração para arrumar a questão. Paulo Faria deu aqui uma "lapada de luva branca" aos seus maiores críticos.


2ªMÃO PLAY OFF- 4ªFEIRA 21 ABRIL
SC Horta vs FC Porto 
Liberty SB vs SL Benfica
Sporting vs ABC
Belenenses Madeira SAD

Acreditamos que 3 vagas estão já 80% preenchidas ou seja Porto, Benfica e Madeira SAD tem já um pé e meio na fase seguinte. Mesmo que na Liga a vitória seja o importante independentemente de ser por 1 ou por 20. Mas pelos resultados desta 1ª mão antevemos que não irão existir muitas surpresas.

Quanto ao Sporting e ABC tudo é possível.
Mas isto são suposições e por vezes tudo se altera.

Esperemos mais uma grande jornada de bom andebol, e de muito público.

3 comentários:

Anónimo disse...

O nelson pina jogou na madeira. Alias jogou 60 minutos.

Unknown disse...

Pelos comentários parece-me que o autor do texto pensa que este eliminatória se resolve em duas mãos. No play-off da Liga o que contam são as vitórias. Assim, FC Porto 1 - Sp. Horta 0; Madeira 1 - Belenenses 0; Benfica 1 - S. Bernardo 0 e ABC 0 - Sporting 1. Na realidade o S. Bernardo tem a vida complicada, mas se ganhar os próximos 2 jogos por um golo cada, ganha a eliminatória. O mesmo se verifica com os outros jogos.

Quanto aos jogos propriamente ditos, penso que com maior ou menor dificuldade FC Porto, Benfica, Madeira e Sporting irão passar, pois são os que mostram melhores argumentos. Ainda assim o Madeira é capaz de ter de ir resolver a passagem à Madeira e o Sporting vai passar em Lisboa com muita dificuldade.

Anónimo disse...

ao autor do texto:

o porto jogou no sábado junto do seu publico. quarta-feira joga junto do publico do horta, visto que o jogo é na horta e mesmo que existam portistas por lá a vantagem nesse aspecto será sempre dos da casa.

o s-bernardo podia ter perdido até por 50 que era igual. se em aveiro ganhar por 1 empata a eliminatória...


não será leviano dar a passagem do madeira como dado adquirido? a mim parece-me! o belenenses em casa não quererá/poderá fazer melhor?

quanto ao sporting...uma equipa tão inconstante que não faz sentido pensar que o jogo será semelhante...mesmo com um ABC muito fragilizado, não será facil ao sporting passar ou não fosse o sporting a equipa que por exemplo, ainda recentemente perde por 8 com o porto e na semana a seguir força o prolongamento também com o porto.... portanto desta equipa penso que será bom esperar o melhor e o pior....