22/04/2009

LUIS SANTOS- A VIDA NUM JOGO - 1ª REFLEXÃO


Consideramos oportuno escrever algo sobre o livro de Luís Santos. Infelizmente ainda não podemos fazer uma análise do seu conteúdo, dado que ainda não o adquirimos.

Por isso vamos centrar a nossa análise na “máquina de marketing” que tem rodeado o lançamento do livro.

Com este lançamento verificamos que afinal a FAP sempre tem uma equipa de marketing. E dizemos isto dado que tem existido larga referenciação no site da FAP a eventos contíguos a este lançamento.

Fez-se o pré-aviso de lançamento, fez-se ampla cobertura aos lançamentos nos seus variados locais, elaborando-se textos e artigos e foi-se sempre criando referencias variadas no site, ou seja neste caso concreto houve um trabalho de rectaguarda algo lógico tendo em conta um acontecimento considerado importante, ou seja falou-se do antes, do durante e do pós evento. De forma tão sustentada e tão rigorosa consideramos que foi a primeira vez.

E agora perguntamos nós, não existirão eventos também importantes que merecem igualado destaque? Temos visto eventos, jogos, equipas campeãs, que nem 1/3 do destaque que este lançamento do livro teve. Será que não merecem também? Será que dessa forma não estaremos a contribuir para uma melhor imagem do andebol nacional.

Não questionamos a importância de Luís Santos para o andebol nacional e para a sua evolução, apenas questionamos a sua saída, que depois de tanto tempo pecou por tardia, e no momento em que se concretizou se traduziu por demasiado abrupta e estranha.

Contudo não concordamos com a frase do jornalista José Fonseca “…Luís Santos tirou o andebol da 3ªdivisão mundial e colocou-o no topo”,Tendo em conta que Portugal nunca chegou ao topo do andebol dado que não tem estrutura para isso, nem nunca foi criada estrutura para tal. Mas também damos os parabéns a Luís Santos por ter elevado o andebol a um patamar mais elevado e mais apto para a realidade .Contudo muitas das vezes temos que ter a noção se o que temos é suficiente, ou se poderíamos ter e estar muito melhor,. Defendemos e acreditamos vivamente que sim.

Durante o seu reinado, foram-se perdendo referencias no andebol, foram-se perdendo atletas de eleição por razões mínimas e de orgulho por parte da FAP, foram-se perdendo equipas, e acima de tudo foi-se perdendo o equilíbrio ganho até ao ano de 2002.

Se tivesse saído em 2003, teríamos dito que Luís Santos teria sido um obreiro no andebol, um exemplo a seguir, mas como sabemos desde 2003 tudo se alterou.

A federação utiliza esquemas estranhos de sponsorização, e vejam o caso da obrigação do uso da bola oficial nas provas da FAP sobrecarregando obrigatoriamente os clubes com esse custo, não conseguindo nunca obter um sponsor forte e duradouro, como é o caso de várias associações deste pais.

Foram criados conflitos com atletas de alta competição, em que estes negaram participar na selecção nacional, perdendo esta todo o seu equilíbrio e qualidade sustentada. A família andebolista viveu sempre num clima de subserviência, em que existiam sempre retaliação para quem ousasse contrariar as ideias da FAP.

Enfim depois de tudo isto acreditamos que estamos longe do topo, porque o topo são as ligas alemãs, espanholas, francesas, etc, e as suas respectivas selecções, e perguntamos, estaremos nós próximos delas?

José Fonseca referiu, “ Luis Santos construiu um império”, e ai aceitamos, dado que neste império podemos dizer que há um líder com zero estratégia sustentada de futuro, um povo(clubes) com pouco protagonismo, as cidades(competições) estão mal estruturadas e não tem estratégia de futuro a médio prazo, a essência(atletas) são muitas das vezes desconsiderados pela sua entidade máxima.

Terminamos esta nossa primeira reflexão sobre este livro, mas existirão mais, quando acharmos oportuno.

3 comentários:

Anónimo disse...

Decididamente o Fonseca do Blog, não gostou do Fonseca do livro. Mas também não surpreende, porque o Fonseca do Blog nao gosta de nada, nem de ninguem, penso que nem mesmo do clube que coordena, nem de si próprio!

Anónimo disse...

Este Homem, Luis Santos, é apenas e só um dos melhores dirigentes desportivo de sempre em Portugal!
Quem pretende balizar o tempo em que ele foi bom ou deixou de o ser,é simplesmente mais um dos muitos ignorantes que se pavoneiam no andebol e no desporto Português

Anónimo disse...

Avisaram-me que o meu nome estava explicitamente ligado a um comentário deste blogue.

Já que assume com tanta certeza o que refere,o anónimo do comentário da 1:25pm, pode assumir quem é.

Ou mais uma vez demonstra ser daquelas pessoas que atira pedras e esconde a mão, emite comentários anónimos atrás de dum pc para que não saibam quem é.

O José Fonseca já muitas pessoas sabem quem é, quanto a si duvido, porque quem não assume os seus comentários dificilmente assume qualquer outra coisa.

E fico-me por este comentário aos seus absurdos e ridículos comentários.

José Fonseca