16/04/2009

ANDEBOL TOTAL

Aqui está mais uma analise à proxima jornada da POO1 -Play-Off e do POO2-Fase Final

PLAY OFF – 1 / 4 FINAL – 1ª MÃO

 

Depois do final emocionante da fase regular e da competitividade demonstrada ao longo da prova pelas equipas onde se ressalva a diferença entre 2º e 8º foi de apenas de quatro pontos, podemos afirmar que vamos estar perante uns quartos de final onde tudo pode acontecer embora as equipas que terminaram nas primeiras quatro posições tenham a vantagem do factor casa nesta eliminatória mas para isso convêm conseguir bons resultados já nesta primeira mão.

 8º ADA MAIA ISMAI (45p) x 1º CS MARITIMO (53p)

Sab. 18 Abr. 2009 – 18h15 Pav. Mun. Formigueiro

Resultados anteriores:

28- 30; 29-29

Este jogo vai opor os dois últimos campeões desta prova, o que significa que um deles ficara de fora no futuro campeonato organizado pela FAP / LPA.

De facto inicialmente ninguém previa que este jogo pudesse acontecer logo na primeira fase do Play Off, dado o valor dos atletas em causa em ambas as equipas mas os estudantes fizeram um campeonato atípico e só sobre a linha de meta conseguiram garantir a presença nos Play Off, já os insulares cumpriram com os seus pergaminhos e venceram a fase regular com tranquilidade.

Embora na eliminatória o favoritismo recaia sobre os madeirenses, estes devem ter algumas cautelas na abordagem ao jogo pois ambas as equipais se conhecem-se muito bem dos duelos dos últimos anos. O Marítimo terá de fazer um jogo pausado e obrigando o seu adversário a cometer muitos erros por seu turno o Ismai mesmo jogando fora do seu pavilhão habitual, deverá manter um ritmo elevado no jogo e com poucas falhas técnicas se quiser discutir a eliminatória. Na equipa da casa nota-se a baixa de Tiago Silva mas podem contar com o seu melhor marcador André Caldas o Marítimo espera contar com um bom jogo de José Santos e João Teixeira para abater a defesa maiata.

7º AA AVANCA (47p) x 2º ALAVARIUM  ACA (49p)

Sab. 18 Abr. 2009 – 18h00 Pav. Com.  AD. Costa

Resultados anteriores:

31- 27; 30-34

Neste jogo vamos ter um derby regional, embora a vantagem seja do Alavarium, convêm não esquecer que os homens de Nicolay esta época não perderam com os comandados de Eugénio Bartolomeu, esperando-se por isso um resultado de prognóstico reservado.

As duas equipas nas últimas três jornadas não realizaram exibições de grande nível mas se calhar as suas cabeças já estavam nesta fase da prova. Será uma partida que se pode decidir através da eficácia dos G.R , João Pinho ou Hugo Terra, não esquecendo que nos da casa irreverência de João vilar pode ser uma peça fundamental , na equipa de Avanca Tiago Cunha se estiver num bom dia pode fazer estragos, curiosidade será observar os futuros reforços do Liberty S. Bernardo que vão estar frente a frente neste jogo.

6º DF HOLANDA (48p) x 3º CDE CAMÕES (49p)

Sab. 18 Abr. 2009 – 17h00 Pav. DF Holanda

Resultados anteriores:

26- 32; 33-26

O Camões com o terceiro lugar alcançado foi a surpresa da prova, é sempre um dado relevante quando uma equipa sobe de divisão e alcança esta classificação na primeira fase mas de facto este Camões possui um excelente grupo de jogadores e com bastante experiencia apoiado numa onda solidária bastante positiva. Por seu lado em Guimarães este deve ter sido o melhor adversário que podia calhar na rifa dado o facto que conseguiram vencer esta equipa lisboeta nos dois jogos da primeira fase.

Estamos em crer que agora a história pode ser outra e que para conseguir duas vitórias a F. Holanda terá de suar bastante perante um Camões moralizado com o 3º lugar e os últimos resultados alcançados e que vai tentar inverter a historia recente entre as duas equipas, para isso deverá tentar parar Nuno Silva e Pedro Correia para que a equipa vimaranense fique mais frágil, João Oliveira e Joaquim Simão são os homens com que o F. Holanda tem de se preocupar principalmente com a meia distancia certeira destes atletas , não descuidar de Hugo dias que pode aproveitar bem qualquer pedaço que lhe sobre para fazer uns golinhos.

5º EMP. COMERCIO (48p) x 4º AC FAFE (48p)

Dom. 19 Abr. 2009 – 17h00 Pav. Nave Santarém

Resultados anteriores:

25- 22; 30-28

Este jogo já faz parte da história dos Play Off e frente a frente vão estar duas equipas que tem por ambição o título nacional onde o equilíbrio vai ser nota dominante, o Fafe tem a vantagem factor casa mas não se pode esquecer que à aproximadamente 1 mês saiu derrotado de Santarém e que ate esteve a perder por uma diferença considerável durante larga parte do jogo.

Os Caixeiros vão tentar dar sequência aos bons jogos que vêm realizando, onde se destacam as vitorias sobre este Fafe e Marítimo nas duas ultimas jornadas, depois de terem estado perdidos na classificação durante a primeira volta os caixeiros retomaram o trilho das vitorias  na 2ª volta. O Fafe fez uma prova tranquila e não fosse um ou outro resultado inesperado podia ter aspirado a algo mãos que este 4º posto. Será um jogo onde quem defender melhor irá vencer com dois blocos defensivos bem composto a equipa que estiver mais eficaz pudera tirar partido para ganhar alguma vantagem para a2ª mão mesmo assim ambas as equipas possuem jogadores fortes na saída para o contra ataque, Castilho pelo Fafe e Ivan Dias pelo Comercio podem ser chaves deste jogo bem como o acerto de Paulo Fernandes e Tiago Santos.

Na arbitragem espera-se que a Federação utilize as melhores duplas do quadro de elite disponíveis para estes jogos não se esperando que apareçam árbitros de menor escalão nesta fase da prova contrariamente ao que aconteceu ao longo da fase regular, onde algumas duplas de valor futuro tiveram oportunidade de apitar bastantes jogos.

Grupo B

Neste grupo a luta vai ser a três , não se sabendo muito bem porquê e para quê , avançando o novo campeonato esta fase não interessa caso não avance os dois últimos descem de divisão.

O SP Oleiros vai estar tranquilo nesta fase a distância para concorrência dá-lhe uma margem de manobra muito grande, embora ainda a recuperar da desilusão do falhanço dos Play Off a equipa de Davide Ferreira, espera regressar aos bons jogos para isso nada melhor que receber a Juve Lis que embora o bom jogo realizado com o Benfica não deverá ter argumentos para bater o Oleiros a não ser que aproveite o factor tristeza do adversário.

Em Sandim um jogo duro onde as duas equipas vão querer vencer, o Modicus por jogar em casa leva algum favoritismo mas terá de provar dentro de campo que em casa é osso duro roer o Ginasio quer mostrar que a época podia ter corrido melhor e este jogo pode ser uma boa vitamina.

2ª Divisão Fase Final

Com ISAVE e STº Tirso na frente só com vitorias esta jornada pode ser fundamental para estas equipas que em caso de vitória vêem as portas da subida escancaradas, mesmo assim a tarefa do Ginasio não se prevê fácil com a deslocação ao sempre difícil campo do Évora que em caso de vitória ascenderá ao 2 posto por troca com a equipa jesuíta. O Isave não deve ter problemas para bater o Almada se tiver é porque não fez o trabalho de casa e nesse caso mérito para os homens do Cristo Rei. Lamego e Jobra procuram a primeira vitoria nesta fase que lhes pode dar algum alento mesmo que pouco para o resto da fase final. 

Que seja um fim de semana com grandes jogos de andebol...

23 comentários:

Anónimo disse...

O jobra não vai competir visto que extingui a sua equipa sénior

Anónimo disse...

SE O JOBRA EXTINGUI A SUA EQUIPA SENIOR É DE FACTO UMA MA NOTICIA PARA A MODALIDADE OUTRAS EQUIPA PODEM SEGUIR O MESMO CAMINHO, ESPERO QUE SEJA FALSO.
NA 1ª DIVISÃO DE UM LADO DA PARAELHA ESTAO AS EQUIPAS QUE QUERIAM SER CAMPEÃS FAFE , COMERCIO, ISMAI, MARITIMO , ISTO QUER DIZER QUE 2 PROJECTOS VÃO FALHAR JÁ E UM PODE NAO CONSEGUIR CHEGAR AOS 3 PRIMEIROS E SERA MAIS UM FALHANÇO. DO OUTRO LADO AS SURPRESAS DA PROVA TODAS ALAVARIUM CAMÕES XICO AVANCA SE BEM QUE ESTAS ULTIMAS NAO SÃO SURPRESAS MUITOS GRANDES. A ESTAS QUATRO EQUIPAS PODE SAIR O JACKPOT DO CAMPEONATO QUER VIA TITULO QUER VIA 2 E 3 LUGAR MESMO QUE FIQUEM EM 4 SERÁ SEMPRE UM BOM MARCO.

Anónimo disse...

Tudo muito equilibrado conforme os vossos prognosticos, o maritimo vai ser superior ao ismai que este ano é para esquecer, o fafe vai levar de vencida o comercio fazendo valer o segundo jogo, o xico que ja ve a final escancarada apos os adversario que vai apanhar pode sofrer um dissabor mas não nesta eliminatoria, o avnca apesar de ser inconstante deve levar de vencida o alavarium.

Anónimo disse...

Parabéns por darem "voz" a este campeonato.

Anónimo disse...

o ginasio com o daniel e o mario é muito forte da primeira linha e vai abater o evora e deixar o ginasio com um olho na primeira de segunda.

Anónimo disse...

penso que estes sao os quartos de finais mais fortes dos ultimos anos, basta ver a diferença de pontos entre as euipas e casos em que as equipoas que terminaram a frente na primeira fase perderam com as equipas que ficaram para tras. bons jogos em prespectiva resta saber como vao reagir os jogadores que aparentemente ja tem contrato para o ano com clubes d actual liga. vai ser um bom teste viverem com a pressão dos olhares. principalmente no alavarium avanca onde 4 jogadores que vão estar em campo vão reforçar o S. Bernardo

Anónimo disse...

Quem são os 4 jogadores? Só vejo 3. Vilar, Terra e Fanta

Anónimo disse...

pelos boatos ate vão mais. sera que as equipas da primeira ja estao a fzer mesmo contratações ou sao atletas a oferecerem-se.

Anónimo disse...

O outro é o Alberto do Avanca, já que ainda poderia haver a possibilidade do Tiago Cunha, também do Avanca também ir, mas este caso parece que está encaminhado para o Alavarium. Pelos vistos o Avanca vai deixar que se detrua toda a sua equipa. Que futuro para esta equipa? Vamos ver se consegue subir e aí ter possibilidade de ser uma boa possibilidade para estes e outros atletas.

Anónimo disse...

Ricardo Guimaraes es muito fraco dedica te a dar aulas que e o futuro que tens pela frente ... so tens sorte e dos teus jogadores terem talento , coisa que tu nao tens nem tiveste quando mandas te o dfh pa 2a ...

Anónimo disse...

Anónimo disse...
o ginasio com o daniel e o mario é muito forte da primeira linha e vai abater o evora e deixar o ginasio com um olho na primeira de segunda.

2:39 PM, Abril 17, 2009

----------------------

Vai abater quem ???? parece que não foi suficiente....

Anónimo disse...

Alguém sabe o que se passou no avanca-alavarium? No blog setemetros acusam o vilar de desrespeitar os antigos colegas. E já agora se as críticas do S.Bernardo têm fundamento.

Anónimo disse...

No avanca vs alavarium passou-se que o alavarium foi superior tanto no aspecto tactico como no aspecto psicologico. Os atletas, dirigentes e habitantes de avanca estavam confiantes na vitoria facil mas aconteceu o inverso e isso doeu a muita gente. O que o rapaz de avanca se esqueceu de mencionar foram as constantes agressões a João Vilar, quase todas na cara, a agressão de Tiago Cunha a João Alves no final do jogo, o pontapé de Alexandre Rodrigues a João Teles quando este se encontrava no chão, a cotovelada no fim do jogo novamente de Alexandre Rodrigues a João Teles e os insultos de João Barros aos arbitros que lhe valeu o vermelho directo. São coisas que as pessoas de avanca não deram importancia pois secalhar pensavam que estavam numa guerra.

Anónimo disse...

afinal o daniel e o mario não deram tenho de admitir mas estamos na luta.
na primeira fquei desiludido com o camões esperava mais. foram presa facil

Anónimo disse...

Foram?
faltam 60 minutos parceiro, e em Lisboa,não em guimarães!

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 3:07, até porque em Lisboa o Camões contará com um dos dois maiores reforços desta época, o Trinca ou o Branquinho... Vai ser limpinho...

Anónimo disse...

A vontade acredito bem nesses dois reforços trinca e branquinho mas o dfh e superior a isso porque na fase regular foi limpo... agora com aquele treinador ... aahahahahahahahah

Anónimo disse...

oleiros surpreendido na propria casa , e logo de goleada pela juve lis. pode ser ainda o desanimo da nao entrada no play off mas tab pode ser um sinal da ma segunda volta . a ver vamos. Na fase superior manteve-se a competividade da 1ª fase o que deu vitorias surpreendentes principalmente do ismai sobre o maritimo mas como a diferença e curta fora de portas tudo pode mudar. Camões e Fafe vão ter de lutar para dar a reviravolta mas é bem possivel.

Anónimo disse...

Penso que tudo será possível nesta segunda mão dos 1/4 final do playoff. Pena que não haja uma crónica dos jogos, porque ao que parece não faltou publico nos pavilhoes e excelente ambiente também. A mostrar que de facto esta divisão também atrai muita gente!
Realmente tudo pode acontecer, e apesar das diferenças de golos serem 3/4, agora em casa facilmente se pode anular estas desvantagens.

Alavarium penso que já garantiu passagem às 1/2 finais com todo mérito, coroando excelente época. Esperemos que não fique por aqui.

Camões poderá também inverter resultado pela capacidade do jogo exterior que tem, não esquecendo que o Xico se acelerar o jogo pode tornar eliminatória complicada.

Fafe é uma equipa sempre forte a jogar em casa, Empregados vão ter que pausar o jogo e jogar a passo para que não haja lugar a grandes diferenças na marcha do marcador. A experiencia será determinante. Mas 4 golos são sempre 4 golos.

Maritimo teve um acidente de percurso e não me parece que o ISMAI tenha andamento para um Maritimo num dia normal. 3 golos é nitidamente pouco e não me parece que fora a equipa do ISMAI consiga repetir a vitoria. Seria injusto a melhor equipa deste playoff ser eliminada pela pior.


Bons jogos para todos.
Saudações

Anónimo disse...

de facto o maritimo foi a melhor equipa da fase regular e talvez a melhor equipa deste campeonato mas todas as equipas mas este campeonato infelizmente decide-se num sistema de playoff e pior com diferença de golos o que pode mandar uma época inteira por agua abaixo. de facto o maritimo pode inverter a eliminatoria mas penso que toda gente tem consciencia que o ismai tb a pode ganhar. portanto ninguem fique admirado. mas o favoritismo mantem-se na madeira

Anónimo disse...

Adepto do ISMAI
Ja repararam no numero de vitorias apartir de dezembro do ISMAI... deixo pra voces verem... e pensarem... Parabens Prof´s Paulo e Mario... Uma epoca nao se pensa a curto prazo... Força ISMAI

Anónimo disse...

ó adepto do ismai, dá também os parabens aos profs mario e paulo por não saber aproveitar todos os bons jogadores que tem!

Anónimo disse...

considerando os 4 primeiros da fase regular favoritos podemos concluir que maritimo fafe camões foram surpreendidos por ismai, comercio e xico ou sera fruto da enorme competiviadae que esta divisão teve na 1ª Fase? penso que sera a 2 situação todos podem perder com todos, para asegunda mão acredito que so o alavarium tem a vida facilitada e deve seguir para as meias finais. quanto aos restantes os jogos serão de discussão ate ao apito final prvendo-se vitorias de maritimo fafe camões resta saber se conseguem inverter as diferenças. destaque para goleada sofrida pelo oleiros em casa com a juve lis, ninguem esperava.