23/04/2009

1/4 FINAL DOS PLAY OFF DO PO01 - 2ª MÃO


Começaram com algumas surpresas ou não os quartos de final dos Play Off do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Com competitividade que existiu durante a fase regular e que ditou diferenças curtas entre as equipas apuradas para o Play Off, se a isto juntarmos  o facto de algumas das equipas com pior classificação terem na fase regular batido os seus opositores teoricamente mais fortes , podia-se esperar alguns resultados surpresas como se vieram a suceder, na Maia onde o Ismai bateu o Marítimo, em Guimarães onde o Xico voltou a vencer de forma categórica o Camões, em Aveiro onde o Alavarium foi ao terreno do rival Avanca carimbar meia passagem às meias finais e em Santarém onde o Fafe não esperava perder por diferença de 4 bolas.

1º CS MARITIMO (53p) x 8º ADA MAIA ISMAI (45p)

Sab. 25 Abr. 2009 – 16h00 Pav. Maritimo

Resultados anteriores:

28- 30; 29-29; 23-20

Na Maia aconteceu a primeira surpresa o campeão Nacional foi batido pelo ISMAI, os estudantes que ao longo da fase regular foram os mais irregulares conseguiram-se bater a bom nível perante o Marítimo que se apresentou algo desleixado na Maia, a prova-lo os cinco sete metros desperdiçados em onze possíveis. Conforme tínhamos previsto as equipas conheciam-se bem e dai o resultado curto ao intervalo de 9-7 para os da casa, mas uma boa exibição do guarda redes Hugo Reis e o desacerto dos madeirenses dos 7m valeu aos maiatos uma vitória por três golos.

A vantagem dos maiatos não é grande e perfeitamente ao alcance da equipa do Maritimistas que neste segundo jogo vai contar com o apoio suplementar do seu público que nos momentos decisivos comparece à chamada, claro que a isto temos de juntar um bom acerto na finalização, onde José Santos e João Teixeira continuam a mostrar que tem um papel fundamental e claro parar a arma dos estudantes o contra ataque. Os maiatos se quiserem sair felizes da Madeira tem de fazer o inverso. Embora em menor quantidade continuamos a pensar que o Marítimo é favorito mas não se podem esquecer que do lado contrario esta uma equipa que também luta para o titulo.

 

 ALAVARIUM ACA (49p) x 7º AA AVANCA (47p)

Sab. 25 Abr. 2009 – 18h30 Pav. Alavarium

Resultados anteriores:

31- 27; 30-34; 20-25

Estivemos perante um verdadeiro derby regional com todos os ingredientes, entrega, luta, paixão e uma boa dose de rivalidade.

O Alavarium com esta vitória fora de portas e por números esclarecedores consegue colocar-se numa boa posição para rumar as meias-finais do campeonato, a equipa de Eugénio Bartolomeu entrou decidida a vencer em Avanca, pela frente os comandados de Nicolay pareciam estar numa tarde não e logo a começar pela baliza onde Terra foi uma sombra do que tem sido. A primeira parte foi dominada pelo Alavarium embora o Avanca na parte final se tenha aproximado do marcador na segunda parte o Ala foi mais forte e comandado por João Vilar e João Alves consegui criar um fosso que nunca mais foi recuperável pelo Avanca.

O Alavarium com cinco golos de vantagem tem tudo para seguir em frente mas não se pode esquecer que este ano já viu o Avanca vencer no seu pavilhão e num derby tudo é possível, vão ter de jogar nos limites da seriedade e esperar mais uma boa exibição de João Vilar que parece ser o motor desta equipa, pois a equipa de Nicolay vai querer vingar a má exibição realizada em casa e para isso vai num ritmo mais elevado de jogo de modo a reduzir o mais rápido possível a desvantagem, espera-se novamente bastante publico para assistir a este encontro o que dará ainda mais beleza ao jogo.

3º CDE CAMÕES (49p) x 6º DF HOLANDA (48p)

Sab. 25 Abr. 2009 – 18h30 Pav. Escola Sec. Camões

Resultados anteriores:

26- 32; 33-26; 22-26

Se havia equipa que o Camões não queria defrontar essa equipa era o Xico e pelo inverso se havia equipa que o Xico gostava de defrontar era o Camões, devido ao estilo de jogo e aos resultados anteriormente obtidos.

A história voltou-se a repetir com os vimaranenses a imporem-se perante os lisboetas, numa partida onde apenas tiveram oposição durante os primeiros cinco minutos o Camões foi uma sombra de si próprio ao longo de 50 minutos de jogo, não demonstrando todas as capacidades que lhe são reconhecidas e demonstrando fragilidade para parar o ataque do seu adversário, valeu-lhe um maior acerto na fase final onde F. Holanda começou a facilitar aproveitando para diminuir a desvantagem que chegou a ser de 8 golos até aos quatro finais que ainda lha abrem algumas perspectivas para o segundo jogo. Os vimaranenses estiveram muito certinhos ao longo do jogo e pela mão quente do seu melhor marcador Pedro Correia com 15 golos na partida mostrando-se bastante eficaz da linha de 7m e do seu posto especifico demonstrando o porque da sua contratação por parte do Aguas Santas, uma palavra para João Ferraz que também se apresentou a bom nível.

Em Lisboa o Camões vai precisar de um grande dia de Mário Fonseca na baliza e dos seus atiradores Joaquim Simão e João Oliveira, a escola de Camões deve encher para apoiar a sua equipa rumo a mais um momento histórico. O Xico vai ter de fazer um jogo pausado mas eficaz e não deve cair na tentação de querer gerir a vantagem pois a qualquer altura ela pode fugir, precisa que além de Pedro Correia os manos Silva que pareceram bastante cansados no primeiro jogo estejam em melhor forma, pois este Camões não vira a cara a luta.

4º AC FAFE (48p) x 5º EMP. COMERCIO (48p)

Sab. 25 Abr. 2009 – 18h30 Pav. Mun. Fafe

Resultados anteriores:

25- 22; 30-28; 24-20

Em Fafe ninguém esperava perder por 4 golos em Santarém muito menos depois de comandar o jogo da 1ª mão durante 53 minutos mas a equipa de Óscar Freitas eclipsou-se do jogo nos minutos finais. Mérito para equipa dos Caixeiros que depois de uma primeira parte abaixo das expectativas reentrou no segundo tempo disposto a reduzir a desvantagem, para isso contou com um bom jogo de Hugo Carvalho que levou a sua equipa as costas.

A equipa de Medvedev tem agora na sua mão uma vantagem de quatro golos que pode ser preciosa para o segundo jogo, embora em Fafe se queira fazer justiça ao resultado alcançado na primeira mão e assim inverter a diferença existente no intervalo desta eliminatória, a equipa fafense deve tentar impor desde o inicio bastante velocidade no jogo, pois este e sem duvida o aspecto em que a equipa de Santarém se sente menos à vontade, depois tentar parar as acções Hugo Carvalho e Tiago Santos. Os Empregados vão a Fafe fazer o seu típico jogo de jogar na eficácia dos seus ataques conseguindo dai tirar dividendos. A equipa de Santarém pode beneficiar do facto de Luís Ferreira não puder alinhar nesta partida o que pode trazer alguma fragilidade ao sector defensivo do Fafe.

Não se conhecendo as duplas estamos em querer que a FAP irá continuar apostar nas duplas elite para dirigir estes jogos. Embora exista sempre contestação pois estes jogos são de elevada intensidade e decidem sempre uma passagem às meias finais.

 

 

Grupo B

Ninguém esperava a derrota do Oleiros em casa perante a Juve Lis muito menos pelos números envolvidos, deixando transparecer que o desaire do Play Off ainda mora na cabeça dos comandados de David Ferreira.

Nesta jornada o Oleiros volta a jogar em casa mas vai ter pela frente a equipa do Modicus que na jornada passada venceu no seu terreno o Ginásio Sul aproximando-se assim da equipa de Oleiros,

Mesmo assim os oleirenses mantêm-se na frente com uma distância de 4 pontos para o segundo e de 6 para o terceiro, não deve é voltar a perder na próxima jornada para não correrem o risco de entrarem na luta da descida, já ao Modicus a vitoria vinha mesmo a calhar. A Juve vai tentar manter o bom nível dos últimos jogos e tentar vencer o Ginásio do Sul que continua a passar uma imagem bem diferente do que o potencial que possui.

2ª Divisão Fase Final

Agora apenas com o ISAVE como equipa que soma por vitorias os seus jogos depois da derrota do STº Tirso em Évora a luta pelo segundo posto parece estar ao rubro, o Stº Tirso recebe o Almada e tem de vencer se não quer ver os Almadenses chegarem ao seu lugar, por seu lado o Évora desloca-se ao sempre difícil terreno do Lamego e não seria de estranhar um resultado negativo mas caso saiam de lá com a vitoria será mais que provável que termine a 1ª volta no segundo posto. O Isave vai ao terreno do Jobra passear o seu andebol e deve trazer 3 pontos sem dificuldade.

8 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de ter levado vermelho directo e relatorio disciplinar, afinal os castios não são para todos , luis ferreira salvou-se podendo assim ajudar o fafe e aab a ter mais uma equipa nas meias finais.

Anónimo disse...

Não vamos por aí pois em Avanca o atleta "Barros" também levou vermelho directo por chamar "filh* da ... e C**Rão" (facilmente percetivel até das bancadas) ao arbitro mas a Dona Rosa Pontes fez questão de ir ao balneário no final pressionar para que o CIPA ficasse em Avanca.

Portanto nesta altura pode-se esperar tudo. Todas as jogadas são válidas.

Estou curioso para ver os jogos de bastidores que haverão nos jogos este fim de semana.
Fafe, Avanca, Maritimo e Xico terão de estar nas meias finais, mereçam ou não sendo que destas apenas o Avanca não ficará na 1ª divisão. Não falo ao acaso.

Anónimo disse...

11:24
tenho de concordar contigo nessas escolhas e da rosa isso já é habitual, quando é o avanca . quando vai aos outros pavilhões limpa os cipas todos, mas como é em Avanca a diferença para o atleta do fafe e qie no do fafe existiu relatorio disciplinar em Avnca a rosa nem isso deixou

Anónimo disse...

estou convencido que na fase final da po02 esta semana o 2 lugar vai ficar à molhada e não é de admirar se no final desta volta estiverem todos com os mesmos pontos.
Na primeira aposto X em todos os jogos mas vai haver surpresas e reviravoltas, no grupo B o Oleiros ja nao perde pois vai lá oGoulão

Anónimo disse...

parece que o évora transformou mais uma previsivel derrota numa vitória fácil e sem espinhas... O Lamego apesar de dar trabalho, nunca ameaçou realmente roubar pontos, e parece que o "fantasma" de que as equipas do norte seriam claramente superiores tem que começar a desaparecer, pois está comprovado que tal não é verdade...

Anónimo disse...

vi o jogo em lamego e realmente estou supreendido com o évora , parabens pelo bom trabalho

Anónimo disse...

Parece que se enganou.. o Gaulão apareceu, a vitoria é que não.. É só professores Zandingas que aqui aparecem...

Anónimo disse...

O que se passou em Fafe foi uma "encomenda"! Quem presenciou não pode ficar nada menos do que curioso! Foram situaçoes incriveis, então no último minuto...