09/04/2009

ANDEBOL TOTAL- RESUMO FASE REGULAR PO01


Vamos deixar a nossa visão daquilo que foi a fase regular do PO01.

Terminou com grande emoção a primeira fase do Campeonato Nacional 1ª Divisão, conseguindo o Ismai a qualificação para o Play Off sobre a linha de meta deixando para trás o SP Oleiros, juntando-se assim aos já apurados Marítimo, Alavarium, Camões, Fafe, Emp. Comercio, F. Holanda, Avanca.

De facto os maiatos tiveram de sofrer para saber que tinham alcançado os Play off, pela frente tiveram na Juve Lis um adversário acessível e que não complicou o jogo mas o pior jogava-se em SP Oleiros onde só a derrota dos oleirenses frente ao Camões interessava aos maiatos, durante 50 minutos o Ismai esteve fora do Play off, porque o SP Oleiros estava a conseguir ultrapassar a turma lisboeta, com uma excelente primeira parte e apoiada na boa exibição de João Filipe na baliza e os remates certeiros de Tiago Teixeira o Oleiros chegou ao intervalo a vencer por duas bolas um Camões que estava bastante apático. No segundo tempo a diferença chegou aos 4 golos as e assim se manteve até ao quarto de hora final mas após este período o jogou mudou de rumo treinador do oleiros retirou o seu guarda redes que ate ai fizera uma boa exibição e pelo lado contrario Mário Fonseca na baliza e Joaquim Simão começavam a fazer estragos deixando a equipa de Oleiros a beira de um ataque de nervos à entrada dos dez minutos finais e o pior estava para vir Pedro Lopes num acto irreflectido levou a 3ª exclusão e deixou a sua equipa órfã de um pensador que viria a fazer muita falta, por seu lado os lisboetas conseguiram passar para a frente à entrada dos 5 minutos finais e nunca mais perderam essa vantagem. Na maia o jogo já tinha acabado mas foi com os olhos no computador que assistiram ao desfecho do encontro de Oleiros que lhes garantiu a ultima vaga.

Nos restantes jogos Marítimo e Alavarium já com os seus lugares definidos deixaram-se surpreender em casa por Emp. Comercio e F. Holanda, fazendo uma gestão dos seus recursos e com estes resultados Marítimo e Alavarium evitaram defrontar estas equipas no arranque do Play off.

O Fafe não teve problemas com o Modicus e cedo o jogo ficou resolvido alcançando os fafenses o desejado quarto posto. O Avanca empatou em Lisboa no terreno do Ginásio uma primeira parte de muitos erros levou que os da casa ao intervalo vencessem por uma margem inesperada de 7 bolas mas uma boa reacção no segundo tempo pela parte dos aveirenses permitiu ainda salvar o empate final.

Os jogos do Play Off, deixam antever que a esta segunda fase será tanto ou mais emocionante que a primeira e que as surpresas podem acontecer em qualquer terreno, favoritos?

O Marítimo pela tranquilidade com que jogou esta primeira fase mas pela frente vai encontrar uma equipa que pareceu morta durante a prova mas não deixa de ser o vice campeão nacional.

Surpresas?

Alavarium e Camões são as surpresas desta prova os ambos não começaram muito bem a prova mas depois construíram o seu percurso de maneira sólida e conseguida os aveirenses ainda cheiraram o primeiro posto mas este fugiu na recta final os lisboetas na recta final deram o pulo para o 3º lugar e justificaram no final esse lugar.  A competitividade desta prova é outra boa surpresa o facto de existirem jogos sempre equilibrados  levou a que existissem 6 lideres diferentes durante a mesma e que os lugares do Play off só ficassem definidos nas duas ultimas jornadas.

Pela Negativa?

Ismai e Oleiros ambos lideraram a prova se bem que os primeiros somente nas primeiras jornadas já os aveirenses foi ao longo da primeira volta mas acabaram a por fazer uma segunda volta irregular que acabou por lhes custar caro, os maiatos tiveram por seu lado a sorte mas tem plantel para muito mais, mas perderam demasiadas vezes, deixando-se assim andar sempre na zona dos aflitos agora toca-lhes a fava.

Quem podia ter dado mais?

Um pouquinho mais esperava-se do Fafe, Avanca e Emp Comercio, os primeiros pecaram por falhar em, momentos que podiam ter alcançado o topo da tabela mesmo assim fizeram sempre uma prova tranquila e regular o mesmo se aplicando ao Avanca embora estes últimos na parte final tenham abrandado o seu ritmo caindo na segunda metade da tabela, os homens de Santarém foram irregulares  que levou à mudança da sua equipa técnica  e com efeitos positivos conseguindo na segunda metade da segunda volta consolidar os seus resultados e estilo de jogo mesmo assim apenas conseguiram o 5 posto.

Juventude?

Foi a arma utilizada pelo F. Holanda para se manter nos oito primeiros embora a sua equipa possua 4 atletas de elevada experiencia são os jovens que dão ritmo e enquanto esse ritmo não foi adquirido a qualificação esteve difícil mas uma boa adaptação e mais-valias a virem ao se cima rapidamente abandonaram os lugares do fundo da tabela.

Fundo da Tabela?

Foram os lugares ocupados por G. Sul, Modicus e Juve Lis e só um deles conseguirá fugir à despromoção pois não acreditamos que o Oleiros complique a sua vida.

Jogadores?

Podemos enumerar muitos mas existe uma mistura de velha guarda com nova vaga de atletas, distinguimos os seguintes, Jose Coin , Paulo Moura, Joaquim Simão, João Vilar, João Oliveira, João Alves, Pedro Correia,  Pedro Batista,  Paulo Fernandes, João Castilho, Tiago Teixeira, César Rodrigues, Nuno Silva, Tiago Cunha, Hugo Terra, Tiago Santos, Hugo Carvalho, André Caldas, Nuno Loureiro e mais alguns podiam estar nesta lista.

Para a semana faremos uma análise mais profunda aos encontros do Play Off.

Na fase final da 2ª Divisão ISAVE e STº Tirso mostraram as suas credenciais ao titulo e com duas jornadas realizadas já são as únicas que contam os seus jogos por vitorias, nesta jornada não tiveram dificuldades em bater Évora e Lamego e caso consigam vencer na próxima jornada na deslocações a Almada e Évora dificilmente a subida lhes fugirá. 


ANDEBOLMAIS, o verdadeiro lugar do andebol...

7 comentários:

Anónimo disse...

Não percebemos do que estão a falar:
- DESCIDAS E SUBIDAS, de onde e para onde ?

Anónimo disse...

Não querendo fugir ao tema, alguém me pode elucidar sobre os locais de realização das fases intermédias da PO06 1ª Divisão-Juvenis Masculinos??
Obrigado.

Anónimo disse...

dependendo dos moldes do proximo campeonato podem haver subidas ou descidas. no caso de união tres clubes vão juntar-se aos da liga no caso de manutenção do que esta temos descidas pela certa.
de realçar neste campeonato o bom numero de guarda redes e que em muitos jogos fizeram a diferença , mario fonseca, joão pinho, paulo sampaio, tiago moreira, hugo reis, joão Filipe, gonçalo sousa.

Anónimo disse...

e dos jogadores que com os seus golos decisivos salvaram as suas equipas em muitas situações!

Anónimo disse...

Na fase final da 2ª Divisão realçe para o facto da JOBRA não estar a treinar e o resto da epoca estar "por um fio", estando mesmo em causa a participação nas jornadas que faltam disputar da fase final!

Anónimo disse...

Já que se falou de "Surpresas?", "Pela Negativa?", "Quem podia ter dado mais?", "Juventude?", "Fundo da Tabela?", "Jogadores?".. achava tambem interessante falar-se e ouvir a opinião de cada um sobre as duplas de arbitragem que ao longo da epoca foram apitando jornada a jornada..

Anónimo disse...

Realmente era interessante!