27/01/2010

SUPERTAÇA PORTIMÃO ARENA - ANALISE FINAL

De facto a falta de disponibilidade tem-nos retirada alguma capacidade de análise, dado que não tendo tempo para oferecer analises mais pormenorizadas, temos tentado simplesmente informar.

Contudo com um tempinho extra que arranjamos decidimos fazer uma análise mais abrangente do evento da passada semana.

Depois desta prova, supertaça Portimão Arena, existem alguns elementos que devem ser analisados com maior cuidado e pormenor

HENRIQUE TORRINHA

Consideramos que perdeu uma hipótese na entrevista que concedeu para a RTP2, de elevar a imagem do andebol. Foi pouco convincente, vacilou quando questionado da situação financeira, e acima de tudo mostrou pouca segurança. Sinceramente esperávamos mais. Numa altura em que o andebol se debate com problemas financeiros, onde a imagem global do andebol não é a mais famosa, era esperada uma outra dinâmica e acima de tudo uma outra força... Mas é o que temos. Também não é preciso saber falar bem, mas sim fazer bem...Contudo temos duvidas para ambos os casos.


COBERTURA TV

Foi interessante verificar a cobertura feita pela RTP2 ao evento,paga ou não pela FAP, sendo que no sábado, foi uma verdadeira “tardada” de andebol. Algo que já não nos lembramos. A juntarmos a isto os jogos do europeu que passam na Sportv então podemos dizer que Janeiro tem sido o mês do andebol… Não falamos muito da qualidade dos jornalistas, dado que para nós o facto de estarmos presentes na TV é por si suficiente, por enquanto. Contudo poderia ter existido uma melhor planificação por parte da FAP-RTP2 para que o conteúdo transmitido extra jogos fosse mais interessante e pudesse causar maior impacto ao espectador. Acreditamos que já era altura da FAP através do seu marketing e empresa de comunicação criarem um trailer inovador da modalidade que anteceda as transmissões televisivas.As reportagens e entrevistas poderiam ter sido mais ,digamos, impactantes. Mas também não podemos dizer que tenham sido más. Foram digamos informação…

ACÇÕES SOCIAIS


Neste aspecto aproveitou-se mais uma boa iniciativa da LPA, contudo com impacto mediático escasso. Não fosse o PC oferecido pelo ABC que esta acção conjunta dos clubes de solidariedade passava quase ao lado. Parabéns a todos e principalmente ao ABC.

ANDEBOL4ALL

Valorizar a diferença, foi importante. Somos diferentes mas somos iguais deveria ser o lema de todos. E aqui a FAP deu um passo interessante rumo à integração dos menos capacitados, “abrindo” a modalidade a todos. Resta agora continuar com o incentivo e acima de tudo com a estratégia, para que não seja apenas uma acção de circunstância.

QUALIDADE DOS JOGOS


Existiram vários jogos com emotividade e incerteza no resultado. Não está inerente à qualidade do jogo em si, mas existir incerteza até aos minutos finais é sempre algo que valoriza o espectáculo desportivo. Se queremos prender as pessoas/espectadores temos que lhes dar algo de “excitante”. Mas claro isso não depende directamente da vontade própria de quem manda no andebol. Depende mais das performances das equipas. E houveram equipas muito abaixo do espectável, como o caso do Benfica e ABC


ESPECTADORES


Numa prova como esta, numa região com potencial turístico acreditamos que a calendarização da mesma deve ser analisada. Por ventura realizar a prova em Abril, ou no final de época, aproveitando melhor o facto de nessa altura o Algarve estar mais potenciado a nível de população não residente/móvel. Aproveitar os turistas estrangeiros ou portugueses será sempre uma mais valia, nem que seja para valorizar o próprio espectáculo desportivo.

Sendo em Janeiro, não existindo uma boa coordenação com a “população” escolar que possa garantir muita gente a assistir aos jogos é um falhanço redondo.

AJAP

A AJAP teve a interessante iniciativa de homenagear alguns ex atletas, uma acção que fica sempre bem.

PROMOÇÃO

Consideramos que a FAP neste aspecto ainda não tem capacidade para muito mais. Já deu provas mais que suficientes disso. Apesar da imagem/logo do evento ser bem conseguida, dado que é moderna e transmite energia, tudo o resto transmitiu o contrário.


No local do evento pouco ou nada foi feito para promover andebol. Basta olhar para os nossos vizinhos espanhóis e observar como eles organizaram o Andebolshow, na altura da realização do Espanha-França em Madrid. Muitas ideias podiam ser retiradas.(desde insufláveis, a jogos didácticos, bancas de promoção etc).

Como não estivemos no Algarve não podemos afirmar a pés juntos muito sobre a divulgação,mas pelo que nos confidenciarem, acreditamos que muito mais poderia ter sido feito tendo em conta os espectadores por jogo. Emails/convites para as escolas, emails/convites para os clubes, acções com atletas nas escolas, etc. Um sem numero de actividades que tornava o andebol mais popular e acima de tudo mais acessível.

Neste momento a FAP e o andebol ainda não é vendável, porque nestes grandes eventos poderiam existir produtos para venda. Mas é como tudo enquanto não houver espectadores e dinâmica, não haverão vendas/produto…è preciso olhar para o andebol como um produto para poder potenciá-lo da melhor forma.

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