25/01/2010

FC PORTO VENCE SUPERTAÇA



Não ia ser grande novidade este desfecho, tendo em conta o actual momento das equipas presentes, talvez não fosse de esperar a réplica dada pelo Belenenses na final, que por muito pouco ia estragando a festa Portista.

De facto actualmente o FC Porto é a melhor equipa nacional, diríamos a léguas de distancia das restantes, e não fosse um relaxamento pensando que seriam favas contadas, e esta final seria uma final sem história.

Quer a grande desilusão SL Benfica que com José António Silva, ainda não conseguiu ser realmente equipa, quer o ABC que foi uma pálida imagem da habitual alma guerreira, quer o Madeira SAD e a sua Kosteskydependencia, esta taça trouxe o esperado.


O Porto ganhou bem, o Belenenses demonstrou vontade e atitude,os restantes foram um pouco mais do mesmo. Tirando o ABC que esperávamos sinceramente algo mais.

Esta taça deu um cheirinho daquilo que em principio será o resto do campeonato. O Porto irá passear com maior ou menor facilidade, e todos os que criticaram Obradovic(nós incluídos no inicio) podemos estar a engolir alguns sapos. Isto porque Obradovic conseguiu motivar as tropas dando oportunidades a atletas menos esperados. O Porto contudo também aproveita muito o facto das outras equipas estarem digamos abaixo do esperado.(Benfica, Sporting). O ABC no campeonato ainda vai cumprindo.

Esta supertaça também tem muitos "contras". Vem numa altura depois de uma longa pausa do campeonato. Vem quase em cima de um estagio, jogos de play off da selecção, ou seja com pouco trabalho por parte dos clubes com o plantel total, e vem numa altura estranha, dado que consideramos que as taças e supertaças devem ser jogadas no final das época.

Podemos dizer que esta é a taça presidente da republica dos "ricos", isto porque se realiza em Portimão em regime de concentração. A outra Taça PR é para os clubes pobres que querem ter algum protagonismo e acima de tudo alguma despesa adicional.

A nível de imagem podemos dizer que foi conseguida dado que conseguiu ter impacto mediático na TV e mesmo na imprensa, e até a imagem criada para o evento foi interessante. Não podemos comentar o que foi feito no próprio evento dado que não estivemos presentes.

Contudo não podemos esquecer que o andebol sofre o mal da falta de conhecimento global da população,e marcar jogos para as 15 horas de um dia normal de trabalho é um suicídio. Porque não marcar um jogo Às 18h30m e outro mais tarde. Ou porque não dividir esta prova por Lagos e Portimão, e fazer a final em Portimão. Diversificava-se a oferta, e abrangia-se maior população. Quem beneficiaria também seria o turismo do Algarve. Mas isto são apenas ideias.

Contudo esta prova tem sempre alguns pontos de analise, dado que como sabemos os mundiais e europeus são sempre nestas alturas, sendo assim, o que acontecerá se Portugal for disputar um desses grandes eventos?

Deixamos a pergunta.

11 comentários:

Anónimo disse...

Tirem o Kostetsky ao Madeira e verão o que qcontece! mesmo com 30 e muitos anos, continua a ser o abono para aqueles lados! Sem ele, andavam a lutar por objectivos bem mais modestos com toda a certeza

Anónimo disse...

Tirem o carneiro ao Benfica...e vão ver o que acontece

Anónimo disse...

Tirem o Laurentino ao Porto...e vão ver o que acontece

Anónimo disse...

Tirem o Bogas ao ABC...e vão ver o que acontece

Anónimo disse...

tirem o Nuno Silva ao XICO..e vão ver o que acontece

Anónimo disse...

tirem o Telmo ao São Bernardo..e vão ver o que acontece

Anónimo disse...

tirem o Pedro cruz ao Aguas Santas..e vão ver o que acontece

Anónimo disse...

tirem o Bosko ao Sporting...e vão ver o que acontece

Anónimo disse...

todas as equipas tem os seus lideres e quando não estão os lideres a equipa sente-se por isso é que são lideres.

Anónimo disse...

no XICO não há lideres todos são uma equipa e jogam em conjunto....para acontecer algo ao XICO tirem-lhe a equipa, pois o Rui Silva também é fundamental, o Ferraz, o Marino, o César todos são fundamentais e nenhum é lider....

Anónimo disse...

A diferença é que o madeira acusaria bem mais a falta do referido jogador do que eventualmente a grande maioria das outras caso lhes fosse retirado tambem um dos seus principais jogadores! Disso nao tenho a mais pequena dúvida!