13/01/2010

AFINAL NÃO HÁ DINHEIRO MESMO...

Antes demais gostaríamos de referir que este blogue não existe nem foi criado para falar mal da FAP.

Longe disso. Foi criado para promover o andebol e contribuir para uma partilha de ideias entre os amantes da modalidade, e que de certa forma daqui possam sair ideias úteis para ser colocadas em prática. Já criticamos a FAP contudo já elogiamos. Mas verificamos que a balança tem o prato da critica está bem mais pesado do que o prato do elogio. Mas isso não é nossa culpa. Gostaríamos imenso que não nos dessem motivos para isso.

Acreditamos que a Federação, e mesmo porque não dizer as Federações vivem uma governo dependência, como os clubes vivem uma câmara dependência. Ainda não acordaram e começaram a utilizar exemplos de sucesso e tentar transpor para a realidade portuguesa. Mas isso necessitaria de um artigo bem mais longo.

Descobrimos a foto da controvérsia, ou seja a foto tirada aos atletas portugueses que disputaram os jogos contra a Suécia. A foto demonstra de forma evidente tudo aquilo que temos vindo a defender. Fala.se muito em estratégias, em imagem, em aposta na comunicação, e depois cometem-se verdadeiras atrocidades como esta.

Que dirá o patrocinador oficial(MACRON) da FAP ao ver esta foto?

Não existirão pelo menos fatos-treino oficiais, ou camisolas? Vemos apenas 4 a 5 atletas com a camisola oficial.

Mas isto é uma selecção nacional ou é um clube que vai num torneio de final de época divertir-se?

Que imagem tem o comum leitor do jornal desportivo ao ver a selecção nacional A, expoente máximo da modalidade, equipada daquela forma?

Não haverá um "código de conduta" entregue pela FAP aos jornalistas que acompanham a selecção para se evitarem situações deste tipo?

Não basta pedir nos jogos oficiais aos atletas para terem a camisola dentro dos calções por uma questão de imagem...

É preciso muito mais do que isso.

Relembramos que não gostamos de criticar por criticar, contudo estes casos são por demais evidentes e aberrantes para ficarmos calados.

Esperemos que pelo menos estes nossos alertas sirvam para no futuro se evitarem erros destes.

Deixamos em baixo a foto da controvérsia tirada na partida dos atletas para a Suécia.

Foto retirada do jornal O Jogo

16 comentários:

Anónimo disse...

Metades devem estar a dizer: "O primeiro a jogar na PES na playstation sou eu";

"Será que as Suecas confraternizam ? "

"Porra, esqueci-me de trazer o ski, para ir praticar um pouco"



Enfim...

Anónimo disse...

“Antes demais gostaríamos de referir que este blogue não existe nem foi criado para falar mal da FAP… Tem razão, foi para criticar a FAP, os clubes que trabalham bem e as associações mais vanguardistas!
…o balança tem o prato da critica está bem mais pesado do que o prato do elogio. Mas isso não é nossa culpa. Gostaríamos imenso que não nos dessem motivos para isso”.
Ó Sr. Administrador, eu não escreveria melhor! Realmente este blog não está direccionado para criticar a FAP. Haja alguém que duvide disto! Bem … quer-se dizer… é verdade que nós apontamos a pistola para o alvo, mas não somos nós que disparamos não é? Não temos culpa nenhuma não é? Também é verdade que quando alguém desvia a pistola do alvo (como foi o caso do comentário da discórdia), nós redireccionamos a mesma para lá (tipo a noticia que agora colocou), mas valha-me Deus, nós temos que escrever qualquer coisa não é?
Sr. Administrador só faltou escrever: se vocês forem aos arquivos vão ver (em lado nenhum…) que nós também dizemos bem da FAP!
E continua: “…Ainda não acordaram e começaram a utilizar exemplos de sucesso”
Ó Sr. Administrador quais são esses exemplos? Não basta vir aqui dizer que o andebol está uma m…, era importante que apontasse também metas a seguir não? É verdade que a forma como a FAP se apresentou é criticável, imprópria para uma Selecção. Estamos todos de acordo em relação a isso. Mas possivelmente, se for falar com o Presidente da FAP, ele também vai estar de acordo e vai dizer: falhamos, vamos corrigir para a próxima. Mas se não o fizer, nem o disser, terá uma atitude em tudo idêntica à do Sr. Administrador, ou seja, eles fazem barbaridades, o Sr. escreve insolências, mas nem um nem outro se auto-criticam! E a questão é: porque é que os Vossos direitos são diferentes dos direitos dos outros?
Uma sugestão sobre os exemplos de sucesso, que necessita de um artigo mais longo, segundo o Sr. Administrador: não se acanhe, possivelmente é mesmo desse tipo de artigos e exemplos que nós deveríamos estar aqui a discutir e não o “diz que disse”. Venha lá o tema para discussão, até porque no meu clube lutamos com imensas dificuldades e as boas ideias são sempre bem vindas! O que nós queremos mesmo é aprender com quem sabe!
Mais sugestões de temas para discussão com critica (positiva ou negativa logicamente) à FAP: figurino do campeonato nacional de juniores; Figurino das provas nacionais da 2ª divisão, principalmente nos escalões de formação femininos; Falta de senso no calendário da prova de Portimão, que não se preocupou em colocar cabeças de serie, prejudicando assim a venda do produto à televisão, que transmitirá jogos de cartaz menor; Investimento desmedido em distritos onde por muito que andemos jamais iremos colher frutos; Pelo contrário, falta de investimento em distritos fundamentais para o andebol como Lisboa e Porto; Inércia das associações de andebol de Lisboa e Porto principalmente; Definição da estrutura do quadro de profissionais da FAP, que a olho nu parece obsoleto.
Sugestões pela positiva: Excelente trabalho do quadro técnico da FAP (incluindo o Mats, que é o mentor ideológico deste trabalho) nos escalões de formação; Excelente trabalho da FAP na ligação da nossa modalidade às escolas e autarquias; Excelente trabalho da FAP abrindo a modalidade à sociedade civil através dos projectos para as cadeias, para os deficientes e para o desporto escolar; Excelente trabalho de imagem com um portal modelo.
Estas são algumas sugestões, mas se quiser desfio-lhe aqui um rosário delas.
Ser imparcial não é começar sempre uma crónica criticando a FAP, ou então o meu conceito de imparcialidade é muito diferente do Sr. Administrador.
Zé das Porcas (identificação a pedido do Sr. Jorge Almeida)

Anónimo disse...

Excelente artigo Sr. José das Porcas! Recolocou a discussão onde ela deveria estar efectivamente!

Anónimo disse...

Sugiro verem o facebook do Tiago rocha ..e vão ver se há ou não dinheiro

Jorge Almeida disse...

Sr. Zé das Porcas,

se me permite, assim está melhor.

Melhor visão das coisas, pelo menos na minha maneira de ver.

Não me interprete mal, mas já que tem tantos assuntos sobre os quais quer falar, convido-o a escrever no fórum Sete Metros, no seguinte endereço:

http://www.setemetros.com/andebol-f2.html

Não sou eu o moderador do blogue, mas sim Ulisses Pereira, treinador da equipa sénior feminina do Alavarium, que não se deve importar nada caso decida escrever lá (evidentemente, sem estar a chamar nomes a ninguém).

Os temas que sugeriu são temas que precisam duma longa exposição, e dum longo debate, coisas que, por natureza, não muito próprias de blogues, mas de fóruns.

Que fique claro que não tenho nenhum "acordo" com Ulisses, aliás nem o conheço pessoalmente, só o vi algumas vezes em que eu estava na bancada a ver jogos do Alavarium durante as últimas 3 temporadas.

Nem quero estar a desviar leitores dos blogues. No entanto, cada um tem as suas funções, muito devido ao pouco espaço que existem nos comentários dos blogues para desenvolver mensagens.

Caso já se tenha registado neste fórum antes do início deste ano, tem de registar outra vez, pois aconteceram "anomalias" técnicas no antigo fórum, conforme relata o próprio Ulisses neste link:

http://www.setemetros.com/um-novo-setemetros-t4.html

O registo é extremamente rápido, não precisa de pagar nada, e fica logo habilitado para intervir.

Anónimo disse...

http://sete-metros.blogspot.com/2010/01/uma-imagem.html


PALAVRAS PARA QUÊ ?

Anónimo disse...

gostos destes senhores que se sentem ofendidos qd se critica a federação. ficam irritados. esta federação é mais que má porque se um dia conseguir algum resultado foi à custa da exploração que tem feito aos clubes.

Álvaro de Campos disse...

Será que há lugar para mais um? Estor mesmo a precisar de uns dias de férias!

AC

Anónimo disse...

Sr Zé das porcas, você chega a ser ridiculo, mas talvez para fazer jus ao nome de "porcas" de fosse um prego ou um parafuso pelo menos tinha cabeça!!

Você, que concerteza trabalhará, ou se não trabalhar, conhecerá gente que o faz, e sabe concerteza que quem trabalha recebe para fazer o seu trabalho, e não apenas por o fazer mas por o fazer bem, se o trabalho for mal feito, concerteza não durará lá muito tempo. Agora pergunto, a FAP recebe dinheiro para trabalhar em prol do Andebol, tem feito muita coisa bem sim srª, mas para quem recebe tanto dinheiro não tem errado demais? eu penso que sim, e se formos a ver os prós e contras, não tenho grandes dúvidas de que os erros serão muito maiores, eu e a maior parte da comunidade andebolistica... mas você é diferente, é o único que está correcto!! os meus parabens!

Anónimo disse...

realmente os blogs são um nojo, só servem para fummentar o descrédito. Vão mas é trabalhar!

Anónimo disse...

Eu sei que nao tem nada a haver com o tópico mas aqui vai.

A Federação acaba de publicar no seu site uma deliberação da sua comissão arbitral que (por acaso) até me dei ao trabalho de ir ler...
Não é que perceba grande coisa de leis...

(Segundo o que percebi) Uma atleta queria mudar-se do Alavarium para o São Bernardo e o Alavarium não deixou. A atleta recorreu para a Federação e após uma reunião da comissão arbitral concluiram que o seu exame médico de subida de escalão (de Junior para Senior) tinha sido efectuado em Aveiro no dia em que a mesma se encontrava ao serviço do Alavarium no...Algarve. Tendo sido dada razão à atleta que assim se pode inscrever pelo São Bernardo.

Segundo o próprio documento outras atletas encontram-se na mesma situação (exame médico de subida de escalão para Senior realizado em Aveiro no dia em que se encontravam em Lagos) logo, a sua inscrição como atletas Seniores é...irregular.

Logo (aqui concluio eu) estas atletas actuaram irregularmente pelo escalão Senior, logo o Alavarium terá de ser penalizado com pena de derrota nesses jogos...ou não?

Anónimo disse...

enfim...vedetas ao sol ..

Jorge Almeida disse...

Anónimo 12:37 AM, Janeiro 14, 2010,

peço-lhe o favor de dizer em que parágrafo é que viu a referência a outras atletas nessa deliberação.

Anónimo 10:59 PM, Janeiro 13, 2010,

concordo consigo quando escreve que a FAP tem errado demasiado para o custo que cobra aos clubes, dirigentes, treinadores e jogadores de andebol.

Já não concordo com a maneira com que escreveu a sua mensagem, mais concretamente com os insultos escritos. Se, antes, critiquei o Sr. Zé das Porcas pelo abuso que ele praticou da liberdade concedida por este blogue em relação aos comentários aqui deixados (aqui não tem existido "aprovação de comentários pelos administradores"), não posso deixar de o criticar a si pelo mesmo abuso, ao ter escrito tais insultos.

Para além disso, também se aplica a si o que eu apontei ao Sr. Zé das Porcas no comentário à mensagem anterior, ou seja, o facto de se estar a refugiar no "Anonimato". Isso não é próprio de Homens, mas mais de homens, ou mesmo de criancinhas. Ainda perceberia caso houvesse aqui uma razão evidente para a manutenção do anonimato, mas a "violência" com que defendem as vossas posições não está de acordo com "anonimatos".

Não sou nenhum padre, mas tal tipo de linguagem não é própria de pessoas que, embora com opiniões opostas, gostam de andebol.

Não estou aqui "armado" em censor (quem me conhece sabe que detesto isso), mas, por favor, elevem o nível da discussão!

Volto a referir que os temas levantados pelo Sr. Zé das Porcas são interessantes, mas, para os discutir em profundidade, é preciso pôr tais assuntos em discussão num fórum, como o que eu sugeri acima. O espaço para comentário cedido pela Blogspot não é suficiente para a profundidade desejada na discussão de tais tópicos.
Convido todos a entrar lá, e a registarem-se. Quantos mais, melhor, desde que não vara lá insultar ninguém.

Anónimo disse...

Caro Jorge Almeida,

Pags. 16 e 17, pontos 16º e 17º.

Contudo, segundo o próprio documento (ver pág. 15, ponto 14º) a comissão arbitral refere que não pode fazer qualquer apreciação da autenticidade ou veracidade do exame médico da subida de escalão.

Agora pergunto: o que vão fazer os adversários deste clube? vao deixar "rolar" ou vão contestar os resultados dos jogos desta equipa?
Ou querem dizer-me que (por mero acaso) todas as atletas (com excepção da atleta em causa)cujo nome consta da subida de escalão para seniores com aquela data não se econtravam no Algarve nessa data ou não tem jogado nas seniores?

Fica a espera para ver a reacção dos clubes da PO09 - Zona Norte.

Paulo disse...

Não vai haver reacção, pois há muitas jogadoras, em diversos clubes que nunca viram a cara do médico que assinou os exames...

Anónimo disse...

Tem que haver reacção nem que seja por parte da própria FAP que encontrou irregularidades