
ZONA NORTE
MODICUS 21 – 19 MARIA BALAIO
S. P. OLEIROS 26 – 29 AA S. MAMEDE
ACADÉMICO FC 24 – 24 ISMAI
AC LAMEGO 24 – 26 AVANCA
SANTO TIRSO 37 – 24 FEIRENSE
A antepenúltima jornada estava recheada de jogos interessantes e decisivos tendo em conta o desfecho final da primeira fase.
Em Sandim jogava-se o jogo mais importante com os locais a receberem o Maria Balaio e desde cedo os da casa comandaram o marcador com boas acções defensivas parando a primeira linha do Maria Balaio, no ataque o Modicus explorava bem o jogo de Nuno Caminha e aproveitando uma primeira parte de fraco nível de Miguel Marinho conseguiam manter-se na frente chegando ao intervalo a vencer por quatro bolas.
O segundo tempo trouxe outro Maria Balaio apostado em virar o jogo, melhorando a sua prestação defensiva e explorando algumas falhas técnicas do adversário levaram a que o Maria Balaio se aproxima-se no marcador mas o jogo neste segundo tempo nem sempre era bem jogado de lado a lado e com o coração a falar mais que a cabeça as duas equipas tornaram o jogo da equipa de arbitragem difícil contestando sucessivamente as decisões da dupla de Aveiro e é no meio destas contestações que o Modicus acaba por ganhar vantagem com a desqualificação de Jorge Pinto por palavras ao árbitro, o que levou a um abaixamento de forma da equipa da Povoa do Lanhoso, que viu a possibilidade de empatar ou ganhar este jogo fugir-lhe, o Modicus teve o mérito de aproveitar bem os deslizes do adversário e conquistar uma vitória preciosa.
Bom resultado para estas duas equipas e para a S. Mamede foi o empate do Ismai no Académico que coloca os maiatos quase fora da fase final, com este empate os maiatos finalizaram uma serie de onze vitorias consecutivas, O jogo em si foi dividido a espaços a primeira metade deu um equilíbrio entre as duas equipas mas nos últimos dez minutos o Académico ganhou uma vantagem de 5 golos que chegou ao intervalo, no segundo tempo a primeira metade foi do Ismai que anulou a desvantagem passando inclusive para frente mas a partir daqui foi um marcas tu marco eu falhas tu falho eu e no final sobre o apito Daniel Costa em desequilíbrio falha a possibilidade de dar a vitoria aos maiatos. Com este resultado o Ismai que tem um jogo a mais e que na próxima jornada vaia ver os outros jogar já sabe que vai partir para a última jornada em quarto lugar. Dependendo de resultados de terceiros.
Em SP Oleiros jogava-se outro jogo importante com a S. Mamede a ter uma deslocação aparentemente difícil mas foi mesmo aparência pois o SP Oleiros da primeira parte foi pura manteiga para uma S. Mamede extremamente moralizada que apresentava elevados níveis de finalização contrastando com os locais por isso não foi de admirar que chegassem ao intervalo a vencer por 6 golos. O segundo tempo foi só gerir a vantagem adquirida embora os locais tivessem mostrado outra garra que não chegou para incomodar a equipa matosinhense. Bom jogo para Tiago Resende e Daniel Santos que estiveram muito bem ao longo do jogo. Esta vitória dá quase como certa a presença da S. Mamede na próxima fase.
Nos dois outros jogos Santo Tirso e Avanca venceram como se previa Feirense e Lamego respectivamente, embora o Avanca tenha tido um jogo mais complicado e teve de batalhar bastante para conseguir a vitória.
Para as contas finais o Ismai continua na pior situação pois depende de resultados terceiros, a Maria Balaio com dois jogos em casa parece ser aquele que esta a salvo de qualquer surpresa, vamos ver o que reserva o jogo S. Mamede e Modicus desta jornada.
ALAVARIUM 24 – 19 CAMÕES
PASSOS MANUEL 20 – 30 GINÁSIO SUL
ALTO MOINHO 20 – 20 JUV. LIS
EMP. COMÉRCIO 27 – 30 SISMARIA
ALMADA 27 – 31 ÉVORA AC
Jornada interessante com os seis primeiros a jogarem entre si as ultimas cartadas algumas foram decisivas, outras bastante importantes, outras alimentam o sonho e ainda as que provocaram alguma desilusão.
Em Aveiro disputava-se o jogo mais importante com o Alavarium a receber o apurado Camões e conforme vem sendo hábito desde o apuramento do Camões a equipa lisboeta não tem apresentado o andebol dos primeiros dois terços do campeonato fazendo uma gestão dos seus recurso humanos, não foi de estranhar que uma equipa com o poderio do Alavarium conseguisse dominar a turma do Camões comandados por Augusto Pereira os aveirenses construíram durante a primeira parte o resultado. O Alavarium mostrava-se muito forte a defender por vezes com alguma dureza mas aceitável no Camões reinava uma apatia geral apenas contrastada por algumas acções individuais de José Rua e Simão. Não foi de estranhar os 4 golos de vantagem ao intervalo.
No segundo tempo apenas mudou a intensidade com que a partida foi jogada baixou o ritmo do lado aveirense e os lisboetas aproximaram-se mas nada que abala-se o Ala que mesmo assim ainda conseguiu alargar a diferença para 5 golos no final, destaque na segunda parte para Carlos Oliveira com alguns remates interessantes. Para o Ala esta vitoria vale ouro para o Camões não aquece nem arrefece na próxima jornada o Ala tem mais um jogo difícil deslocando-se à Cova da piedade onde mora um Ginásio do Sul imparável.
O Ginásio que esta semana se desenvencilhou de um adversário difícil e concorrente directo a fase final por o Passos Manuel por números nada esperados, dez golos de diferença (20-30), o que demonstra que o Ginásio do Sul neste momento é uma equipa bem mais sólida e coesa do que à uns meses atrás e capaz de lutar de igual para igual com qualquer equipa.
Sobre o jogo em si, existe pouco para dizer boa atitude do Ginásio do sul nas duas partes do jogo não permitindo que o seu adversário entrasse por momentos na partida, o Passos Manuel acusou a pressão de vencer e deu-se mal, o colectivo não ajudou e apenas David Santos esteve ao seu nível no lado do Ginásio mérito para toda a equipa com especial destaque para Jorge Pinto.
O outro jogo que opunha as equipas do topo jogou-se em Santarém onde os Empregados não conseguiram vencer o Sismarias que a esta hora esta a fazer contas à derrota com Juve Lis e outros desaires que teve não esperados.
Na segunda parte o ritmo foi mais lento com os guarda-redes aparecerem mas os intérpretes eram os mesmos, podendo acrescentar-se Tomas Faria pelos locais e Sigismundo pelos leirienses que com golos importantes mantinham a incerteza no marcador e foi já perto do final que a Sismarias carimbou a vitória e controlou os últimos três minutos de jogo onde os empregados não tiveram força para correr atrás do prejuízo.
Com este resultado os Empregados passam a ser obrigados a vencer os seus jogo e esperarem por muitas e muitas ajudas, a Sismaria tem na próxima jornada mais um teste de fogo com a recepção ao Passos Manuel.
Em Corroios Alto de Moinho e Juve empataram num jogo bastante equilibrado e que o resultado final se aceita, dividindo-se o mal pelas aldeias. Em Almada o Évora conquistou a sua terceira vitoria e retirou talvez a ultima hipótese do Almada fazer uma vitoria nesta fase do campeonato.
A Sul as contas também começam a ficar mais esclarecidas apurados automaticamente estão o Camões e o Ginásio do Sul o Alavarium é o terceiro melhor colocado para conseguir a ultima vaga tendo neste momento três pontos de vantagem sobre Passos Manuel e Sismaria os mais directos adversários e que na próxima jornada se defrontam podendo um ou ate os dois dizer adeus à luta, os Empregados do Comércio estão quase fora mas os seus 5% de hipóteses dependentes das conjunturas ainda os podem levar à fase seguinte, embora seja bastante difícil. Se o Alavarium vencer na próxima jornada o Ginásio do Sul estão encontradas as três finalistas.