28/04/2010

O REGRESSO-PARTE 2


APURAMENTO DA SELECÇÃO JUNIOR A


Não colocamos ontem, colocamos hoje, durante esta nossa “ausência” aconteceu um facto relevante, a selecção Júnior A comandada por Rolando Freitas apurou-se para o Europeu que se vai realizar na Eslováquia, fazendo com que este seja já o 4º apuramento consecutivo para grandes competições internacionais(europeus e mundiais). Isso por si só é factor mais que relevante.

No jogo contra a Ucrânia, Portugal ia vacilando e deitando tudo a perder, mas o querer “falou” mais forte e desta vez um lugar na Eslováquia não ia fugir. Jogou muito bem durante toda a primeira parte, mas na 2ªparte ia deitando tudo a perder e não fosse o arrancar de um 7 metros por pesqueira e uma falta atacante “roubada” ao adversário, e estaríamos agora novamente a lamentar. Mas Portugal como referimos não quis deixar fugir essa oportunidade e bem e com mérito adquiriu o passaporte para a Eslováquia.

Rolando Freitas tem mostrado na Fap que é possível obter resultados, e numa selecção que começa a ficar com rodagem internacional, não se percebe como ainda não há o transfer para a selecção A. Mas isso será outra historia.

Neste jogo destacamos o colectivo porque todo ele teve que funcionar para que o alcançar deste sucesso, contudo Rui Silva foi preponderante. Aliás este atleta pelo que fez este ano deveria e teria que ser chamado à selecção A. A titulo de exemplo, Karabatic tinha a idade de Rui Silva, quando veio ao mundial que se organizou em Portugal. Será algum erro?

Devemos destacar também o trabalho de Rolando Freitas, primeiro com Luis Monteiro, e agora sozinho, um trabalho seguro, consistente, que tem aliado a qualidade ao “sucesso” desportivo. Acreditamos que este sim nesta altura deveria ser o adjunto de Olson, e não o seu colega sueco.

Mas são opiniões.

11 comentários:

Anónimo disse...

Dando os parabéns a alguém, eu acrescentava o Matts Olson, o mentor do projecto que está em execução nas selecções juniores. Os restantes técnicos são executores do projecto, não confundir liderança com lideres! Acrescentava ainda a FAP, que disponibilizou dezenas de jogos internacionais a estes e outros atletas, de gerações anteriores e posteriores.
Logicamente que não dava os parabéns a alguns clubes, nomeadamente ao Benfica e ABC, porque não dão sequencia ao trabalho encetado. Querem exemplos? Aí vão eles: Os atletas jovens no Benfica de José António, são para ganhar bolor no banco. No ABC é exactamente igual. Lembram-se quando é que os jovens emergiram no ABC? Tiago: quando o Matos se lesionou; Fábio – quando Bogas se lesionou; Hugo Rosário – Já não é porque o Bogas já está bom; Miguel Sarmento – Mesmo com o Gaifem completamente fora de forma, e o Miguel com provas dadas, não joga na mesma.
Depois admiram-se e choram quando os atletas vão embora. O Ricardo Costa (pivot do Xico) não serviu a época passada, foram buscar um estrangeiro grande (não confundir com grande atleta). Agora vão buscar o Ricardo Costa; o Ivo não serviu na época passada, trataram-no abaixo de cão, mas este ano querem que regresse; Rui Lourenço brilha à duas épocas no ISAVE, mas só agora que o Rui tem mercado, é que o ABC se lembrou dele; querem mais exemplos?
Que raio de gestão é esta no ABC que o Sr. Presidente da AAB tanto gaba?

Anónimo disse...

comparar a situação do rui silva com o karabatic???

com 20 anos o karabatic jogava na melhor equipa do mundo... com 21/22 era pedra fundamental na seleção francesa, campeã de TUDO.

caem vocês no rídiculo, e certamente que o próprio rui silva dispensava comparações destas...

Anónimo disse...

Tivemos muita sorte no apuramento e será que o Rolando deveria ser o Treinadores dos Séniores A?

O Andebol está bastante mal, mas ainda não chegou ao ponto de precisar do Rolando na Selecção A .

ZACARIAS

Jorge Almeida disse...

Eis uma boa iniciativa dos espanhóis que saiu hoje no De Rosca.

Vejam só o que vem neste link:

http://blogs.cope.es/derosca/2010/04/29/campeonato-espana-veteranos-balonmano/

Para quando um campeonato de veteranos devidamente organizado cá em Portugal?

Anónimo disse...

Para o anónimo das 11:21 AM,

Refere-se, e muito bem, a todos os atletas que foram desrespeitados pela direcção e pela equipa técnica do ABC, mais precisamente a atletas como o Ivo, o Miguel Sarmento e outro que ainda me está atravessado, e do qual não falou, Alberto Basto. Alberto Basto foi um atleta que reingressou no ABC depois de uma aventura pelos Açores que foi bem aproveitada pelo mesmo. Uma final da Taça Challenge em que perderam por terem sido claramente prejudicados pela dupla de arbitragem e no qual fez uma partida exemplar, tal como em todas as outras competições. Certo que este regresso ao ABC pode não ter sido tão proveitoso quanto o que o treinador Rito poderia esperar mas.. Nestas duas últimas épocas, a passada e a corrente, vi e vejo que, o Eduardo Gaifem, apesar de já ter sido já um excelente jogador, não nos fascina como em outros tempos. Penso que o Alberto Basto mereceria mais umas oportunidades por parte do Treinador Rito na época transacta, mas pareceu me que este não esteve disposto a dá-las por ter o lugar reservado às chamadas trutas.
Uma equipa como o ABC tem de ter uma política de contratações diferente da que está a ter. Vimos esta temporada que estrangeiros não são sinonimo de qualidade e que o caso do pivot grande não foi das melhores apostas e deve ter saído caríssima! Infelizmente é assim que vai o nosso andebol!

Cumprimentos andebolísticos

Anónimo disse...

Duma vez por todas e porque este erro foi repetido reiteradamente, vamos falar do que sabemos com certezas: quem sacou o livre de sete metros que deu o apuramento a Portugal foi o Seabra. Vejam os jogos, os videos, os testemunhos de quem lá esteve e percebam, que há pequenos factores que pela sua insensibilidade e injustiça muito podem ofender a inteligência de quem sabe andebol: sendo um jogo de equipa, que me adianta a exibição de um se o colectivo não funcionar?
Quem teve a esperteza de ver o que havia que fazer naquele momento? Estes é que têm que jopgar e nãp aqueles que, pese o seu imenso valor-indiscutivel. ainda têm que aprender que no andebol o coletivo se sobrepõe ao individual...

Anónimo disse...

alguem sabe onde e possivel sacar o jogo contra a ucrania?

como nao tive oportunidade de assistir, gostava agora de o fazer.

Anónimo disse...

Parabéns Rolando Freitas!?!?
Ele, hoje ainda está por saber como conseguiu o apuramento.
No 2º jogo, ter o Portela e o Seabra tanto tempo no banco, PORQUÊ?
O Carlota, o guarda redes de sempre desta selecção, só entrou quando a equipa ía a descer de rendimento, principalmente no 2º jogo. Para quê?!? Queimá-lo ainda mais?!?! Sim, porque esta época teve a 1ª chamada.
A sorte e a qualidade técnica e táctica dos adversários tiveram com o Rolando.

Jorge Almeida disse...

A revista alemã "Der Spiegel" veio com um artigo a descrever o porquê da selecção A masculina da França arrebatar tudo no andebol mundial.

O artigo está em alemão neste link:

http://www.spiegel.de/sport/sonst/0,1518,688263,00.html

Para quem tenha problemas com o alemão (como eu), sugiro o uso do Google Translator (sempre dá para perceber o sentido de cada frase).

Anónimo disse...

ó jorginho, podias era oferecer-te para pores isto em funcionamento quando os gestores tiverem problemas técnicos...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.