13/04/2010

PO01 - FASE FINAL - 2ªJORNADA



2.ª JORNADA GRUPO A

Esta semana haviam jogos interessantes e que iriam começar a definir algumas situações a nível classificativo.

BENFICA 22 – 23 SPORTING

Comecemos pelo derby lisboeta. O Sporting depois de perder com o ABC a meio da semana, tinha obrigatoriamente que vencer o Benfica, não que ainda acreditemos que consiga chegar ao titulo, mas sobretudo para justificar que o investimento feito, tem que ter algum resultado exibicional visível. Vencer a taça Challenge certamente poderá salvar a época, mas a nível interno a coisas têm corrido de forma demasiado oscilante. O facto de se argumentar que é uma equipa em crescimento poderá funcionar. Mas na próxima época o titulo nacional será obrigatório. Para isso o Sporting por ventura teve o adversário ideal. O Benfica atravessa uma crise de identidade, e este ano apenas fez um jogo de grande nível, na Alemanha frente ao Lemgo. De resto contra os mais fracos cumpre muitas vezes com dificuldade o objectivo, contra os mais fortes, falha na maioria das vezes. E no domingo falhou mais uma vez e pior ainda, em sua casa. Sem Pedroso, e depois sem Zaikan o Benfica colocou-se à mercê do adversário. Vemos que não há motivação, e ambição nesta equipa, e muitos podem ser os factores.No futuro saberemos quais. Ao Sporting bastou aproveitar este desnorte Benfiquista e com algum sofrimento adicional, conseguir segurar o resultado ate aos segundos finais. E teve em Pedro Seabra, atleta a quem pedimos oportunidade na selecção A, um elemento fundamental na vitória. Petric, e Fábio Magalhães complementaram o ataque, que com uma defesa aguerrida permitiu uma vitória importante. No Benfica não fosse Candeias com mais um grande jogo, estranhamos ter entrado tão tarde no jogo, e o resultado não tinha chegado nivelado até tão bem perto do final.
Neste jogo João Pais sai de ambulância, desejando o Andebolmais as rápidas melhoras.


MADEIRA SAD 24 – 26 FC PORTO

Vitória à campeão, coloca Porto em posição bastante privilegiada. No inicio da época poucos auguravam o resultado que o Porto tem neste momento. Principalmente porque Obradovic suscitava bastantes dúvidas. O que é certo é que ele tem feito trabalho assinalável, mais na polivalência que tem dado a alguns atletas. Contudo também não podemos dissociar que das equipas que mais frente tem feito ao Porto é mesmo o Madeira SAD. Os restantes têm sido adversários mais ou menos “acessíveis”, tirando claro 2 a 3 falhas de percurso por relaxamento. Por isso quando assim é estamos conversados quanto ao nível do PO01.Não tiramos mérito nem ao Porto, nem ao Madeira SAD que tem feito uma recta final de época verdadeiramente espectacular. Mas…falta qualidade ao andebol na sua generalidade. Foi um jogo onde mais uma vez o colectivo do Porto funcionou. Apenas não entendemos que um guarda-redes como Laurentino seja agora relegado para 2ºplano, quando se sabe à partida que Jerkovic vai sair no final de época. Será que se está a querer valorizar o atleta, para justificar algo? Neste jogo existiram momentos de elevada tensão, que culminaram com bastantes sanções de 2 minutos, e como a imagem prova,situações quase "vias de facto"...
Para a semana acreditamos que o Porto terá o teste decisivo, e em caso de vitória pode desde já encomendar as faixas de campeão.


ABC 19 – 17 BELENENSES


O ABC pouco a pouco vai cumprindo os seus objectivos. Limitado ou não, tem mantido sempre equilíbrio na sua estrutura, e sabemos que não é fácil tendo em conta que o seu melhor atleta está lesionado. Este jogo teve nas suas principais figuras os guarda redes, e talvez isso explique o inexplicável, ou seja 20 minutos de jogo, resultado estava em 3 a 3. Na segunda parte nos primeiros 15 minutos de jogo o resultado tinha um parcial de 3-8. O andebol tem que repensar um pouco a sua estratégia, porque desta forma não há publico que resista. Estranhamos o resultado tendo em conta que o Belenenses costuma jogar rápido e de forma atractiva, contudo se calhar esta possível saída do técnico de Belém pode estar a abanar as hostes lisboetas. Não há muito a dizer, apenas que o ABC nesta semana com a dupla vitória, colocou-se na corrida pelo titulo, e na próxima jornada poderá dizer uma palavra importante, ou… entregar o titulo ao Porto.

CLASSIFICAÇAO

1.FC PORTO – 35
2.ABC -32
3.MADEIRA SAD – 31
4.SPORTING – 29
5.SL BENFICA – 29
6.BELENENSES – 29

JORNADA 3
SPORTING-MADEIRA (DIA 21)
FC PORTO- ABC (DIA 24)
BELENENSES- BENFICA (DIA 24)


2.ª JORNADA GRUPO B

AC FAFE 25 – 25 S. BERNARDO
XICO ANDEBOL 29 – 31 SC HORTA
MARÍTIMO 31 – 35 AGUAS SANTAS

HORTA E FAFE SURPREENDEM


O Fafe mostrou que nesta fase final do campeonato pode ainda mostrar que a fase regular do campeonato foi um grande desastre de percurso, que agora começa a ficar remediado. Contudo sabemos que o destino está traçado há muito, mas a dignidade nunca se deve perder. Pelo menos a isso se agarram, e surpreenderam o S. Bernardo. Este empate mostra também que este S. Bernardo está algo irreconhecível. Falta a garra e atitude de épocas passadas. Contudo também sabemos que nesta fase do campeonato é difícil conseguir grande motivação.


O Xico, resultado do seu curto plantel, perde mais um jogo. Depois de um campeonato na fase regular quase perfeito, é notório a quebra física dos atletas, e sem Rui Silva e Ivo Silva tudo ficou mais difícil.


Na Madeira, o Aguas Santas vem aproveitando a sua melhoria de forma, e venceu a um adversário que mostrou o porque da sua actual classificação. Depois de uma primeira parte interessante o Marítimo entregou de bandeja na 2ªparte o jogo ao adversário. E quando assim é, basta aproveitar.



CLASSIFICAÇÃO
1.SC HORTA – 26
2.AGUAS SANTAS – 25
3.XICO ANDEBOL – 25
4.S.BERNARDO – 23
5.AC FAFE – 15
6.MARITIMO - 15

JORNADA 3
SC HORTA – AC FAFE
S.BERNARDO – MARITIMO
AGUAS SANTAS- XICO ANDEBOL

4 comentários:

Anónimo disse...

esse mario costa bem merecia um abanao... um hipocrita e mamao do andebol. de valor zero toda a vida. como homem e como jogador. sempre mais preocupado em agredir colegas do que em jogar(coisas q nunca soube alias)

ha mm gajos de que nunca s vai ter saudades no andebol portugues

Anónimo disse...

Como interveniente activo no andebol feminino e amante do andebol em geral, sinto-me na obrigação de informar este blog da incompetência e irresponsabilidade do nosso seleccionador feminino: Fui convidado como ex jogador para participar num jogo de ex praticantes no Pavilhão do Marítimo que se realizava à mesma hora do Jogo Sad - Porto, obviamente que recusei para ver o jogo entre 1º e 2º Classificados do Andebol 1, desloquei-me então para ver o jogo Sad Madeira - Porto. Grande jogo, emoção até ao fim, um grande espectáculo com muito publico, muita gente ligado ao Andebol da Madeira. Pena é que no feminino não podemos assistir a jogos deste calibre, um super Porto e um batalhador Sad Madeira.
Em conversa à posterior soube que o seleccionador Feminino senhor Duarte Freitas, tinha optado por participar no jogo das ex glorias do Andebol, abdicando assim do seu dever de seleccionador e visionar um jogo de Alto nível, isto é inacreditável, um grande jogo na sua terra e ele vai dar uns toques de bola com ex glorias!? Pergunto: Que raio de seleccionador feminino temos nós? Resposta: NÃO TEMOS. Como madeirense isto revolta-me.

Anónimo disse...

O nosso andebol continua em grande. A imagem mostra comportamentos inadequados, não existe relatório disciplinar nem castigos...
Muito estranho...

Anónimo disse...

Ao comentador de 2:19 PM, Abril 14, 2010, devia era estar calado para não dizer asneiras...Que não gostem do Duarte Freitas, ok...Que não gostem do trabalho dele, ok... Que acham que ele não vale nada, ok... Mas agora inventar coisas para denegrir o profissionalismo de uquem é profissional, santa paciência!!! Falo de alto porque participei no jogo no pavilhão do Maritimo das velhas glórias e o Duarte Freitas não esteve lá!!! Duas hipoteses...Ou foi disfarçado, ou quem diz que esteve carregou bem na bebida...E como estive lá sabemos qual das duas é...