07/04/2010

ESTÁGIO SELECÇÃO A


Saiu a convocatória para a selecção A para o estágio a realizar nos dias 13 e 18 de Abril na Guarda, com vista à preparação para os jogos do play off contra a poderosa Espanha.

E podemos dizer que existiram algumas surpresas.

Começamos pela não convocação de um dos melhores atletas nacionais, o pivot José Costa. Se considerarem o estágio importante para a preparação dos jogos decisivos contra a Espanha, não se entende a não convocação de um atleta de tão elevada importância na equipa base. Estágio importante tem que ter os melhores atletas. Certamente neste caso será por obrigações na liga ASOBAL(tem jogo dia 16 em Navarra), contudo essa justificação poderá não ser a mais viável, tendo em conta a suposta importância deste estágio.È referido que José Costa está lesionado. Jogou no passado dia 3 na Asobal e terá jogo no proximo fim de semana. Será que jogará?
Faltava referir a estranha ausência de um dos Guarda redes que nos ultimos tempos mais segurança tem demonstrado. Laurentino. Esta é realmente uma estranha ausencia, dado ser o guarda redes que desde o ano passado até hoje tem estado num nivel excelente, acima dos restantes colegas Sinceramente é muito estranha esta não convocação. Não estará Olsson a contar com ele para os jogos contra Espanha? Ou continuará a ser Figueira e mais 1?

Depois convoca-se João Antunes, atleta que reconhecemos elevado potencial e qualidade, e que elogiamos no nosso blogue desde a nossa origem, contudo que esta época deve ter nas pernas pouco mais de 300 minutos de jogo, se tanto. Sabemos que apenas José António Silva não vê qualidade neste atleta devido o pouco tempo de utilização, contudo Olson até pode ter apostado bem no atleta, dado que a não convocatória de José Costa, limita as opções possíveis a Olsson, sendo Antunes, quase que uma das únicas com qualidade que restam. Pena que este extraordinário atleta tenha tão pouco tempo de utilização.

Por uma questão de lógica Olsson deveria tentar convencer Rui Silva(pivot) do Benfica a "entrar" nesta selecção, trazendo experiência e maturidade a este plantel extremamente jovem.

Em vez de Tiago Pereira, talvez convocássemos o Pedro Seabra do Sporting, atleta que tem sido utilizado talvez com maior frequência e intensidade, tendo neste momento papel mais activo e importante no plantel do Sporting, do que propriamente Pereira no plantel do ABC.Se não fossem as lesões no ABC Pereira não teria neste momento tanto tempo de jogo. E Seabra tem vindo a crescer de forma e qualidade, mostrando que pode ser o futuro da selecção. Não que Pereira não seja, mas Seabra no nosso entender neste momento está melhor que Pereira.

Estranha-se nesta convocatória a ausência de atletas do Belenenses, equipa que neste momento está a fazer um campeonato muito interessante. E porque não dizer estranha-se a ausência do atleta Rui Silva do Xico Andebol que tem feito uma época no mínimo extraordinária. Este seria o prémio merecido de um atleta de elevado potencial.

No lugar de João Lopes optaríamos por Álvaro Rodrigues, dado que é um atleta mais versátil, e porque consideramos já à muito tempo que Lopes não acrescenta muito a esta selecção.

De resto não comentamos dado que tem sido as escolhas mais ou menos regulares de Olsson, e diríamos mesmo as escolhas mais lógicas.

Outra questão que não entendemos ainda muito bem, na altura dos primeiros play off que defrontamos adversários mais difíceis, tenhamos feito questão de fazer um estágio contra equipas bem mais fortes como a Suécia, etc, e neste momento que vamos defrontar uma equipa bem mais forte, optamos por defrontar como preparação jogos contra uma equipa da nossa "categoria" como a Holanda, mas pouco parecida com a Espanha. São critérios que estranhamos.

Esta é apenas a nossa opinião sobre esta convocatória, aceitamos que existam muitas outras, e todas elas possam ter a mesma "viabilidade" e razoabilidade.

10 comentários:

Anónimo disse...

o josé costa está lesionado, por isso é que o joao antunes foi chamado.

estejam atentos em vez de opinarem sem estar informados

Jorge Almeida disse...

Andebol Mais,

estão a ser injustos para com Tiago Pereira. Ainda ontem, fez um belo jogo frente a Seabra & Cia.

Já Seabra, sem deslustrar, não espantou. Meramente cumpriu, o que já não é mau para um jogador tão jovem.

Também não percebi o vosso esquecimento da lesão de José Costa.

Também podem considerar a convocatória de João Lopes como normal, dado que tem feito parte das escolhas habituais de Olsson.
Assim como Nuno Grilo, que tem feito, até agora, quanto a mim, uma época abaixo das expectativas iniciais no seu clube.

Em tudo o resto, concordo com a vossa análise.

No entanto, nestas convocatórias, temos de considerar que, dado que não há muito tempo para treinos de conjunto próximo dos jogos (e que os jogadores são de muitos clubes diferentes), há que apostar num grupo de jogadores que normalmente vão às convocatórias, para, de estágio em estágio, de jogo em jogo, se vão (re)lembrando as combinações tácticas do seleccionador.

Anónimo disse...

ai que análise tão fraca....

dizer que o joão antunes, com 21 anos e pouco tempo de andebol a nível senior seja tido como "atleta extraordinário"


dizer que o tiago pereira não jogaria no ABC se nao fossem as lesões

não referir a convocatória do wilson, que fará a estreia em jogos da selecção visto que anteriormente só tinha estado presente num estágio

e, por fim, nao comentar a saída do laurentino, que deu o título ao porto no ano passado, que este ano se tem apresentado em excelente plano e fica de fora só porque nos ultimos 2 ou 3 jogos jogou menos tempo?? ridiculo....é evidente que é mais confortável para olsson deixá-lo de fora que a um dos outros que fazem o lugar...

Anónimo disse...

O joao anttunes tem jogado com mais frequencia este ano... DISSO NINGUEM SE PODE QUEIXAR... O benfica esta entre as 3 equipas que mais roda o plantel em portugal, nao falem sem ter certeza!
Mas com uma coisa concordo com voces, o matts devia tentar convencer o ru9i silva a ir pois e um grande pivot e a defender é dos melhores em portugal. Alem de ter uma grande experiencia.
Quanto ao candeias acho mt bem esta convocaçao, e quem sabe se o ferreirinho tbm nao vai la este ano...
contudo acho que o nuno grilo devia ter sido convocado pois e uma grande jogador

Anónimo disse...

o nuno grilo tá convocado nabo... chama-se nuno pereira


rui silva? não tá porque nao quer... porquê que o olsson o deve tentar convencer seja do que for?

Anónimo disse...

O Rui Silva do Benfica????Por favor, com o cu de chumbo que tem, apenas pode jogar em Portugal, olhem para o que fez quando teve em Espanha, meteram-lhe um laço e enviaram-no para aqui. O Andebol não é só atacar e depois defender, à que correr. Espanha com ele dentro, mete-nos 15 golos de contra-ataque.
Outra coisa, ele não está pq pediu para ir embora a meio de um estágio,....sejamos racionais.
Sabem o que significa: repliegue.
Boa tarde

Anónimo disse...

E o melhor marcador da Liga não é convocado!!!É por ser muito novo!!!O que tem de fazer mais o miudo...

Anónimo disse...

Filipe Mota onde anda??

Alvaro Rodrigues também já renunciou à seleção

Anónimo disse...

e entretanto temos mil centrais!o rui silva(xico) o pedro seabra o tago pereira o carneiro?depois ainda temos o bosko fabio e grilo que podem fzer a posiçao...dizer que optariam pelo alvaro torna se ridiculo visto que no porto mal joga visto que o treinador do viu que se calhar o tiago rocha ate sabe defender ou seja o inves da epoca passada...

Anónimo disse...

concordo com o comentario anterior visto que qualquer dia a seleccçao é so composta por centrais, tenham juizo! saudaçoes andebolisticas, adepto atento