02/02/2010

PO02-RESUMO DA JORNADA


ZONA NORTE

MARIA BALAIO 27 – 26 GIN. SANTO TIRSO

AA S. MAMEDE 20 – 21 MODICUS

S. P. OLEIROS 39 – 29 AC LAMEGO

ISMAI 41 – 26 AVANCA (JOGO ANTECIPADO)

FEIRENSE 28 – 34 ACADÉMICO FC

Modicus e Maria Balaio asseguraram no passado fim de semana a passagem à fase final com vitórias perante S. Mamede e Santo Tirso respectivamente, ficando a luta pela última vaga a ser disputada pela S. Mamede e Ismai com a vantagem a estar nitidamente na mão dos matosinhenses que apenas dependem de si na deslocação a Santo Tirso.

O jogo grande desta jornada disputou-se no pavilhão da Académica de S. Mamede onde os locais recebiam o Modicus, em igualdade pontual na tabela a equipa que vencesse sabia que teria um lugar garantido na Fase Final.

Desde o seu inicio o jogo foi muita táctico e físico, nenhuma das equipas estava disposta a perder a mão ao jogo desde muito cedo e por isso decidiram-se controlar-se havendo um pequeno ascendente da equipa de Sandim, os guarda-redes iam brilhando nas duas balizas com algumas defesas sucessivas mesmo assim a S. Mamede beneficiava no ataque de Tiago Resende e Daniel Santos que estiveram em bom plano na primeira parte por parte do Modicus sobressaiam Nuno Caminha e Nuno Edgar.

O segundo tempo trouxe mais do mesmo mas para pior pois o jogo passou a ser mais físico e à medida que o jogo passava aumentavam os nervos o que veio aumentar o numero de exclusões principalmente do lado do Modicus que possui uma defesa muito forte fisicamente mesmo assim a boa tarde de Caminha que resolvia sempre que o jogo apertava dava para manter a Modicus na frente, no lado contrario Tiago Resende continuava a remar embora perdendo ajuda de Daniel Santos que se apagou no segundo tempo mas viu entrar Manuel Sousa que deu boa conta do recado. As duas equipas entraram empatadas nos últimos cinco minutos e os nervos cresciam lado a lado prevendo-se um final emotivo e assim foi o Modicus a 45 segundos do fim coloca-se em vantagem por uma bola, a S. Mamede vai em busca do empate e nos últimos segundos e perante apenas 4 adversários Tiago Resende envia a bola à barra permitindo à equipa de Sandim festejar o apuramento para a Fase Final.

O Modicus embora com um calendário complicado nesta fase final de campeonato acaba por conseguir duas vitórias perante adversários directos e consequente apuramento, na ultima jornada a recepção ao SP oleiros vaia servir apenas para cumprir calendário.

Na Povoa do Lanhoso a Maria Balaio também carimbou a sua passagem à fase final vencendo o Santo Tirso por uma bola.

O jogo não foi fácil para os da casa que entraram no jogo algo abatidos pela derrota no jogo passado em Sandim e disso se aproveitou o Santo Tirso para se colocar na frente do marcador ao longo de toda a primeira parte com destaque evidente para Diogo Oliveira no lado dos da casa apenas Francisco Fernandes se mostrava capaz de contrariar o ritmo da sua equipa.

No Segundo tempo parecia encaminhado para mais do mesmo ate aos quinze minutos mas uma serie de três defesas de Miguel Marinho fez renascer a equipa do Balaio e com Ricardo Pinto e Rui Lourenço a marcarem os golos da aproximação o Santo Tirso ressentiu-se das falhas obtidas e deixou que o Maria Balaio igualasse o marcador e à entrada do marcador já os homens da casa venciam por 3 bolas até ao final foi um jogo emotivo mas um golo de José Teixeira no último minuto deu a tranquilidade aos da casa que acabariam por vencer por uma bola. Com este resultado o Balaio consegui o apuramento pois tem melhor diferença de golos marcados que S. Mamede e Ismai em caso de ficarem os três empatados no final.

O Académico que vem realizando uma fase final de prova muito boa conseguiu mais uma vitória no terreno do Feirense.

A equipa portuense ao longo da primeira parte cometeu muitas falhas o que permitiu aos homens da casa comandarem quase sempre o marcador e não foi de admirar que ao intervalo o Feirense estivesse em vantagem por 3 bolas mas o segundo tempo foi fatal neste jogo para os da casa como já havia sido noutros no passado, nota-se que a equipa de Santa Maria da Feira tem falta de alguém experiente e com um Académico mais acutilante na defesa e eficaz no ataque o Feirense foi-se perdendo no jogo deixando o controlo das operações aos portuense que não se fizeram rogados e venceram por uma margem confortável de seis golos.

Em Oleiros os locais não sentiram dificuldades para desenvencilharem-se do Lamego e conseguiram uma vitória tranquila e O Ismai que já tinha realizado o jogo com o Avanca no dia 16 Janeiro também não sentiu na altura dificuldades para vencer a turma do Prof. Luís Santos.

Assim e para a ultima jornada temos um escaldante Santo Tirso x S. Mamede, onde os forasteiros apenas dependem de si pois basta uma vitoria ou empate para garantir o apuramento, desde o ultimo jogo entre estas duas equipas em Matosinhos que podemos ler aqui no espaço dos comentários deste espaço algumas trocas de palavras azedas entre apoiantes das duas equipas, o Andebol Mais espera que este jogo se dispute sob o lema de Fair Play e que no fim fique a ganhar o Andebol.

O Ismai desde a quinta jornada era uma equipa fora de combate, renasceu e consegui uma serie de onze vitórias que os trouxeram de novo à luta da Fase Final em troca com o Santo Tirso e Académico que na altura eram os oponentes directos de Modicus, Balaio e S. Mamede, vai deslocar-se a Lamego com o pensamento em Santo Tirso mas não se podem esquecer que precisam de vencer em Lamego.

ZONA SUL

G. SUL 34 – 30 ALAVARIUM

SISMARIA 28 – 24 PASSOS MANUEL

EMP. COMÉRCIO 28 – 26 ALTO MOINHO

ÉVORA AC 27 – 27 JUV. LIS

CAMÕES 40 – 23 ALMADA

Continua ao rubro a luta pela terceira vaga na zona sul o Alavarium perdeu na deslocação a casa do Ginasio do Sul enquanto o Sismarias venceu o Passos Manuel em casa, e nada melhor para decidir a ultima vaga que um jogo entre as duas equipas em Aveiro no próximo fim-de-semana, de fora ficaram os Empregados do Comercio que viram confirmadas as poucas probabilidades de apuramento.

Em Almada o apurado Ginasio do Sul recebia o Alavarium que precisava de uma vitoria para se juntar ao Camões e G. Sul na Fase Final.

A jogar de forma tranquila o Ginasio do Sul entrou na partida bem melhor conseguindo liderar o marcador nos primeiros vinte minutos por quatro golos o ALA era uma equipa sem chama e que se estava a deixar amarrar no jogo mas dois golos de Augusto Pereira levaram ao acordar da equipa aveirense que chegou ao intervalo a perder por apenas um golo.

Pensava-se que o segundo tempo fosse disputado de forma intensiva e taco a taco mas o ALA voltou a entrar mal na partida e com uma serie de falhas técnicas e remates sem nexo permitiu ao Ginásio do Sul o aumentar da vantagem que tinha em Jorge Pinto e Rui Varela os seus homens golo, não foi de admirar que a vantagem chegasse aos seis golos de diferença aos vinte minutos daqui até ao fim o Alavarium fez de tudo para inverter o rumo dos acontecimentos alterando a sua defesa conseguindo chegar ao mínimo de três golos mas a equipa de Almada estava muito serena e após o descinto de tempo a 4 minutos do fim serenou os ânimos aveirense e venceu por 34-30.

O Alavarium sabe que perdeu porque adversário está em boa forma e motivado mas atitude da equipa aveirense na abordagem ao jogo deixou muito a desejar.

Em Leiria o Sismarias e Passos Manuel ainda tinham esperanças de discutir a presença na fase final mas ambos sabiam que só a vitória de um deles daria essa esperança e que vai lutar por essa vaga é o Sismarias em Aveiro na próxima jornada.

Não foi de admirar a primeira parte que as equipas realizaram com algum medo de rematar a baliza e tentando fazer o menor numero de falhas técnicas o que levou a que o jogo chegasse empatado no final do primeiro tempo a onze bolas.

Na segunda parte tudo foi diferente como o Sismarias assumir o jogo e empurrado pelo seu publico ganhou cedo uma pequena vantagem de dois golos que foi bastante para deixar a equipa lisboeta em pânico pois os locais começavam a parar os ataques de David Santos enquanto Segismundo e Márcio Marques iam acertando na baliza contraria e cada vez mais alargavam a diferença no marcador que no final se ficou pelos quatro golos. Acabou por vencer a equipa que menos acusou a pressão de vencer. Mesmo assim uma palavra de apreço para o Passos Manuel que dada a juventude de alguns dos seus elementos não consegui aguentar a pressão e vencer nos últimos jogos mas contem com eles para o futuro.

Camões e Empregados do Comercio venceram com menor e maior dificuldade os seus adversários desta jornada o Camões recebeu o Almada e não precisou de suar muito os Empregados tiveram de suar para vencer o Alto Moinho.

Destaque para o Évora que depois de na jornada passada ter vencido em Almada consegui empatar com a Juve Lis, conseguindo amealhar mais um pontinho para a fase apuramento.

Assim sendo a última jornada vai opor Alavarium ao Sismarias e quem vencer estará na fase final os aveirenses ainda tem margem para empatarem o jogo mas isso é um risco enorme, espera-se um bom jogo e bom ambiente em Aveiro. Conseguirá a equipa Leiriense parar Augusto Pereira, Carlos Oliveira e transpor João Pinho? Por seu turno conseguirá o Alavarium parar o meia distancia Segismundo e o Pivot João Sousa? A ver vamos.


É pena nas duas series não poderem passar quatro equipas pois sem dúvidas mereciam todas uma vaga na fase final mas S. Mamede, Alavarium Ismai e Sismarias uma de cada zona vai ficar de fora. Que todas as equipas saibam encarar com fair Play os resultados obtidos.

Bons jogos e Viva o Andebol

23 comentários:

Anónimo disse...

A S.Mamede apanhou se a ganhar 6-2 e depois foi esta a diferença de toda a primeira parte chegou ao intervalo a ganhar por 4 ou 5, e conseguem dizer que o Modicus começou com um ligeiro ascendente no jogo? se nao veem os jogos, nao digam disparates, la pq o resultado foi um empate nao significa que tenha estado equilibrado desde do inicio ate ao fim... enfim...blogs...

Anónimo disse...

ao comentario da 1:04

Desde ja o lamento pela errada transcrição. onde esta modicus devia ler-se S. Mamede.

Pedimos desculpa

Anónimo disse...

Para voces o melhor jogador da sao mamede foi um lat esquerdo que falhou sete-metros, contra-ataques e no jogo inteiro deve ter marcado 3 ou 4 golos?

Anónimo disse...

custa-me a acreditar que o pessoal do andebolmais vá ver os jogos. o melhor jogador da smamede foi claramente o pivot nuno silva, especialmente a defender! deu gosto ver a smamede defender na primeira parte e penso que será a principal arma perante um santo tirso que não deverá ter soluções para a ultrapassar.

que se veja um bom jogo de andebol e que o fair play esteja ao nível da qualidade das duas equipas

Anónimo disse...

O melhor defensor da AAS.Mamede, foi o velhinho Alfredo Miguel...

DesdeoAlem'Tejo disse...

O Évora conseguiu empatar com a Juve Lis???

LOOOOOOOL

E o contrário??

Aos 7 min da 2ª parte o Évora ganhava por 8!!!!

O Évora não conseguiu amealhar um pontinho... DESPERDIÇOU um pontinho!!

É diferente.

Pena que façam algumas crónicas bem feitas e vê-se que têm informação e depois digam barbaridades nos jogos que não veêm!!!

Abraço

DesdeoAlem'Tejo

Anónimo disse...

O Bom da S.Mamede é que jogam todos bem e sao todos grandes jogadores mas em 21 jornadas,nao conseguiram ainda o apuramento looooooool

Anónimo disse...

Se a S. Mamede treinasse voces viam o que eles jogavam lol

Anónimo disse...

" Anónimo disse...
O Bom da S.Mamede é que jogam todos bem e sao todos grandes jogadores mas em 21 jornadas,nao conseguiram ainda o apuramento looooooool"

e o melhor é que os seus jogadores não precisam que lhes paguem para jogarem bom andebol =)

Anónimo disse...

Resta dizer que o Maria Balaio apurou-se com uma mãozinha de uns senhores de Braga...

Anónimo disse...

Grande jogo em S Mamede, onde Carlos e Pedro Rema puseram o pavilhão em emoção.

Duas defesas distintas - o Modicus com 6:0 tradicional fortissimo e um brilhante 5:1 dinâmico onde o Nuno cenoura a 1 e Alfredo Miguel no meio criaram dificuldades tremendas ao ataque.

O jogo resolveu-se em pequenos detalhes onde a equipa de Sandim esteve mais feliz.

Mais uma vez grande jogo! Parabéns ao Prof Batista e Filipe Soares pela qualidade de jogo apresentada

Anónimo disse...

A malta do ISMAI anda bem artilhada a picar o Ginásio e Académica! sem ajudas já estaria resolvido esta série. Esperemos que não haja cabala desportiva no Municipal de S Tirso no próximo fim de semana.

Anónimo disse...

A malta do ISMAI anda bem artilhada a picar o Ginásio e Académica! sem ajudas já estaria resolvido esta série. Esperemos que não haja cabala desportiva no Municipal de S Tirso no próximo fim de semana.

Anónimo disse...

A malta do ISMAI vai jogar a Lamego, não vai jogar em Santo Tirso.
Mas dá mesmo que pensar, esta história de cabala e das ajudas. Mas estão a falar de quê?
Gostava de ler algo concreto, como já foi descrito por algumas pessoas aqui sobre jogos em que ISMAI foi prejudicado.

Não me parece que haja atletas do ISMAI a entrar neste tipo de comentários para picar o Ginásio.

Que passe a melhor, com certeza que não vão ser os arbitros a ditar quem passa.

Saudações Andebolísticas

Anónimo disse...

nao sei porque tanto se fala do s.mamede aqui..é so velhas renas com problemas de artrose... já deram o k tinham a dar e alguns só falta mesmo arrumar as botas para canto...
metem pena a vangloriarem-se a eles proprios. mas pronto, se sao felizes assim...
por favor, falem do bom andebol, não de clubes que fazem tudo, mas tudo, fora e dentro das 4 linhas, para vencer um jogo.
subiram para esta divisão e nao o mereciam, e agora ficam por terra em sto tirso.
é favor avisar as farmácias de sto tirso que vão vender muito rennie no sabado...

Anónimo disse...

Andebolmais Costumam ser nº 1 nas crónicas semanais desta divisão. Esta crónica não tem nada a ver com o qque se passou este fim de semana. Continuem com força pois o andebol agradece mas estejam mais bem informados. Obrigado
DI LUCA

Anónimo disse...

Aveiro vai estar ao rubro para receber o sismarias. não os vamos deixar respirar. força pessoal compareçam.

Anónimo disse...

Duas equipas que nos ultimos anos animaram esta divisão estão em pura queda. os Empregados que viram o seu modelo esgotado e pior sem treinador capaz de inverter as coisas... ainda falavam mal do Roldan santa ignorancia de alguns mas também eles é mais cavalinhos e coisas assim. O Ismai que também vai morrer na praia ou no Rio se existir um para os lados de Lamego.

Anónimo disse...

Penso que quer os atletas AS. Mamede quer os Ismai no final quem ficar de fora vai felicitar o outro e desejar boa sorte para o futuro.

Anónimo disse...

"não vamos deixar respirar o Sismarias..."
Como fizeram aqui em Évora?
lol

Anónimo disse...

Não. Como fizemos em Aveiro ao Évora!

Anónimo disse...

mais uma excelente cronica da po02 apenas falhando mas ja vi o pedido de desculpas nos comentarios em que a S. Mamede e que teve ascendente na primeira parte e concordo com o leitor ´º1 que Nuno Silva merecia um destaque pelo que produziu e ajudou a produzir mas também acho que taigo resende foi importante nos golos que marcou e nos espaços que criou.

Agoar siga para bingo para lá das bocas que se mandam aqui vindas demuitos lados o que interessa é que são os jogadores dentro do campo que decidem. Acredito qe a S. _Mamede vai entrar forte na partida em santo tirso e retirar a vontade de vencer ao santo tirso e com isto ficará a apurada se deixar andar a equipa do santo tirso no jogo ai complica porque vencer todos gostam.

Anónimo disse...

Pra mim n s da destaque ao jogador que faz o nuno silva brilhar, que abre os espaços para o daniel santos e para o tiago resende e que ainda marca golos. Mário Ramos. Já napo joga a marcar 10 g0los por jogo mas cria mto mais q esses dez golos.