18/02/2010

E NÃO É QUE HOUVE MESMO TAÇA...


O Xico Andebol venceu o SL Benfica por 28-26, em jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal, juntando-se assim ao Sporting CP, Sporting da Horta e Liberty São Bernardo,

Depois de um começo algo hesitante por parte do Xico, que levou a uma desvantagem de 2 golos so intervalo (14-16), o Xico mais uma vez moralizou-se e colocou o colectivo a funcionar.
O resultado é apenas uma consequência disso.

O Benfica se calhar em estado de êxtase pelo resultado europeu, podemos dizer que “embandeirou em arco”. Ou seja convenceu-se que seria fácil, e de facto não foi.

Resta agora ao Benfica o campeonato que para uma equipa com este orçamento é um objectivo ambicioso, mas digamos que saberá um pouco , a pouco. Certamente o Benfica não se pode vangloriar de na presente época a única coisa positiva que fez ate ao momento foi vencer o Lemgo.

Ao Xico, depois da exaustiva aventura europeia, que segundo o técnico Nuno Santos foi deveras desgastante, temos que dar os parabéns, porque sinceramente mostra aos grandes que por vezes não são os grandes orçamentos que fazem grandes equipas.

César Gonçalves e Rui Silva foram os timoneiros, galvanizando os restantes para uma exibição colectiva bastante consistente, principalmente na 2ªparte.

No Benfica o habitual Carneiro rumou contra os acontecimentos, contudo o discernimento não foi o melhor, e as soluções começaram a escassear um pouco por culpa de todos.

24 comentários:

DesdeoAlemTejo disse...

Um cheirinho de vergonha...

Sem tirar mérito ao excelente trabalho desenvolvido no Xico Andebol, este Benfica deixa muito a desejar!

Se os orçamentos não devem ser discutidos (o Benfica ganhou a uma equipa alemã com um orçamento muito superior), a abordagem aos jogos não deve ser diferente. Temos que ser profissionais todos os dias, mesmo que o adversário seja composto por uma equipa de jovens que ainda nada deram ao Andebol Nacional. (MAS QUE SE NÃO SE ACOMODAREM IRÃO DAR MUITO...)

Qual será o problema?

Parece-me que é o eterno problema do nosso País.
ACOMODAÇÃO TUGA!!!!
Se posso ganhar jogando e correndo menos porque vou correr mais???
Se ganhei na Alemanha no Sábado, não vou ganhar ao Xico?
E depois, muitas vezes, acaba mal.

Isto passa-se em muitos sectores do nosso País. Somos competitivos quanto baste... Não somos sempre competitivos!

Acho que o Benfica e os seus responsáveis devem fazer uma rápida reflexão, porque correm o risco de não ganhar nada com uma equipa paga a peso de ouro.

BOA SORTE

Anónimo disse...

a equipa de seniores de andebol do benfica e uma vergonha, com uma equipa daquelas, nao te, obrigaçao de ganhar ao xico(eembora eles tenham merito, como e obvio)?

e altura deste benfica acordar pa vida!!

Anónimo disse...

voces sao estao a dar demerito ao benfica pela derrota e que tal enaltecerem mais um feito q esta equipa de pquenos grandes campeoes acaba de concretizar. é bom relembrar que esta equipa é a unica em portugal que esteve
(a) nas tres competições sem ganhar NADA! Guimaraes! esta na altura de acordarem para o andebol!

Anónimo disse...

Incrível é não haver uma única referência à actuação dos árbitros!

Mas que o Benfica devia ter estado melhor, isso também concordo!

ADCandebol disse...

Parabéns ao Xico, mostraram valia e espírito de sacrifício.

Esperamos mais do grande Benfica... Que sirva de lição, que muito negativo foi já a eliminação...

Vamos lá mostrar algo mais e mostrar que há espírito de luta e sacrifício no grupo!

Anónimo disse...

A actuação dos árbitros é fácil de comentar: sempre que o Xico se aproximava do empate era impedido pelos árbitros. Golos com passos, golos com violação da área e agressões sem penalizações, eram moeda corrente para o Benfica, para o Xico era tudo escrutinado ao milímetro. Duas sanções para o Benfica foram quase simultâneas na ponta final do jogo: a 1ª por incidências do jogo e mal se reiniciou o jogo, o Carlos Carneiro meteu o pé à bola para evitar o passe para o pivot. O Sr. treinador do Benfica pediu um time-out e quase agredia um dos árbitros. Deveria ter visto o cartão vermelho e automaticamente ser excluído outro atleta. O Benfica teve três exclusões: duas foram as descritas outra foi na ponta final (portanto todas nos cinco minutos finais), ao G.R., no banco por protestos. Alguém no seu bom senso acredita que o Benfica, a defender com os trauliteiros do João Lopes, Zaikin, Rui Silva e Carlos Carneiro, conseguiu jogar 55 minutos só com uma exclusão? Mas foi isso que aconteceu!
Acredito que o Sr. Treinador do Benfica possa ser bom, ontem levou um banho táctico do Treinador do Xico. Há uma coisa os Treinadores do Benfica já provaram que são bons: a pressionar os árbitros desde o 1º minuto! Com uma dupla exigente ontem estavam penalizados logo nos minutos iniciais, mas como os árbitros eram passivos, foi preciso quase agredir o árbitro, para este lhe mostrar o cartão amarelo.

Anónimo disse...

para mim esta equipa do xico tem um grande numero de jogadores que gosta de jogar andebol e depois com um guri e com um ivo que este ano esta a aparecer têm feito coisas bonitas
é inegavel que há uma diferença muito grande em gostar de jogar e em jogar por dinheiro.

Anónimo disse...

Eu sinceramente vi o jogo e fiquei parvo com a equipa do Benfica. Certo é que foram um pouco prejudicados pela arbitragem. Certo que estava o Augusto Silva na bancada a controlar e o sistema a tentar funcionar. Mas uma coisa é certa, uma equipa quase na totalidade profissional como a do Benfica deveria ter vergonha pelo sucedido. Os clubes que vão jogar com o Xico devem estar preparados para tudo. Desde a actuação do árbitros, passando por aquele jogo tipico de perder a paciência até haver um buraco e fazer um golo ou ganhar 7metros, até ao verdadeiro jogo sintonizado e de grande qualidade dos dois irmãos Silva. Tudo isto são razões suficientes para a máxima precaução. Não se desculpem com o fenomeno surpresa, porque o XICO já não é surpresa nenhuma. O Benfica devia ter ganho por 10 golos. a versão que ouvi no pavilhão de que se estavam a poupar para evitar lesões para o jogo com o Lemgo não pode ser entendida no espirito do desporto moderno. Os Jogadores do Benfica sabem que vão ter pavilhão cheio e jogo na Eurosport (Montra para a Europa) mas não foram profissionais ontem. Vergonha tenham Vergonha. Já se estão a julgar grandes vedetas porque estão a ganhar "ao intervalo" ao Lemgo?????

Anónimo disse...

Sem duvida que todos os do Andebol têm de dar os parabéns ao Xico e ao mérito daquele forte espirito de grupo, bem comandado pelo seu treinador Nuno, que conhece a casa e seus habitantes como ninguém.
Parece-me no entanto justo assinalar também a presença de outro "humilde", o Liberty S. Bernardo, cujo carisma, grupo e treinador me parecem também de enaltecer e registar.
Talvez existam aqui 2 casos para estudar e meditar... e a merecerem outra atenção de quem de direito!

Anónimo disse...

O JOGO DO BENFICA vs LEMGO VAI DAR NA EUROSPORT ??

Anónimo disse...

O jogo dará em directo na eurosport 2, no sabado, e repetirá ainda mais 4 vezes nos dias seguintes, tb na eurosport 2.

Anónimo disse...

Pois é! E se calhar o sorteio vai ditar os seguintes jogos para a meia-final:
Xico Andebol x Qualquer um Menos o Sporting
Sporting x Tudo menos o Xico
Provavelmente isto dará uma final
Sporting x Xico
Assim fica toda a gente contente - o Sporting ganha a Taça de Portugal e o Xico sempre dá na televisão.
E assim vai o andebol nacional!

ADCandebol disse...

já se lançam suspeitas...

sim, seria o melhor cenário para uma grande final, mas daí a teorias da conspiração...

Anónimo disse...

Importante dizer que foi a "inexperiência" de jogadores como Carlos Carneiro ou Rui Silva que fez com que o Benfica se visse privado nos últimos três minutos de jogo de dois dos seus jogadores mais influentes. Loooooooooool!
Acordem!

Anónimo disse...

A equipa do Xico faz-nos lembrar o Belenenses quase em tudo :

- Em termos desportivos não tem nada a ganhar ou a perder, porque ninguém os leva a sério e por isso lá vão andando sem pressões de resultados ou de classificações.

- Em termos financeiros porque devem a tudo e todos, não tendo medo de ninguém .

- Processos e Acções vão-se arrastando por tudo o que é sitio, ao mesmo tempo que por ai vão dizendo que quando acordarem ou vierem a nossa procura, já é tarde .

Ainda acabam ambos campeões .

Anónimo disse...

AO ANONIMO DAS 6:20 PM

O CD XICO ANDEBOL deve alguma coisa a alguém?

Em termos desportivos acho que já é altura de os levar a sério e os adversários já deram conta disso.

OS CAES LADRAM E A CARAVANA PASSA.

Anónimo disse...

Descuplas da arbitragem! do sistema! Do Sr. Augusto Silva na bancada (um exemplo como presindente de uma associação e que assiste a todos os jogos que pode)!!! Será que estes pseudo-factores estão mesmo a influênciar? Tenham juizo!Ou vão dizer que estas desculpas todas também se aplicam ao jogo com o MetaloplastiKa?!?! O Xico está de parabéns pelo campeonato que está a fazer e que sirva de exemplo a muita gente...

Anónimo disse...

Comentário das 10:14 de 18 de Fevereiro :

É preciso descaramento para perguntarem se o CD XICO ANDEBOL deve alguma coisa a alguém !

Por outro lado, por não receberem aquilo que lhes é devido há bastante tempo, os cães deixaram de ladrar com fome e a carvana deixou de passar com falta de combustivel .

Tenham mas é vergonha .

Anónimo disse...

acabei de ver agora o Benfica - Lemgo e percebi bem que o Benfica está mal agora de percebe a derrota na quarta-feira em Guimarães. Certo que na quarta houve a habilidade da malta do presidente da AAB mas não é desculpa para tudo. o Xico agora é o grande representante portugues na europa do andebol na taça chalange que uma taça muito importante onde aparecem colossos como o Metaloplastika. O Xico é um fenomeno. Valeu a pena mudar de nome e ficar a dever aos trabalhadores do passado. Viva o futuro. É para a frente que se anda. Obrigado Torrinha

Anónimo disse...

O comentador das 10:16 de dia 18, esqueceu-se de dizer que o omnipresente Augusto Silva, só o deve ser para as equipas de Guimarães, pois na Super taça, quando o ABC jogava um jogo arbitrado por uma dupla da sua Associação, já se tinha vindo embora, não assistindo a nada, se isto é a sempre presença, desculpem , mas vou ali e já venho.

Anónimo disse...

é deem a desculpa do senhor Augusto estar na bancada e tirem o merito aos atletas do XICO...e uma vergonha é que adeptos de andebol venham ca dizer que uma equipa ganha porque esta o presidente da sua associação sentado na bancada, olha ganhem mas é juizo e se o XICO ganhou foi por merito dos miudos que tanto lutam pelo clube....agora senhores benfiquistas uma coisa vos digo no jogo contra o xico os arbitros nao jogaram tanto como no jogo contra o porto e porue???porque o jogo nao foi na luz com os adpetos mal educados e sem nada perceberem de andebol a reclamar.....tudo dito pensem so

Anónimo disse...

Eu amo o berço da nação mas tenho que assumir que o nosso presidente sabe bem mexer-se. Nada de mais no meio do que se vê no desporto. Viva o DFH. Esse sim o meu clube.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:07.

A vida é assim. o Clube tinha que mudar de nome por causa do fisco. Assim quem paga o que devemos é o contribuinte. Em prol do Andebol. Foram instruções da FAP.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:07.

A vida é assim. o Clube tinha que mudar de nome por causa do fisco. Assim quem paga o que devemos é o contribuinte. Em prol do Andebol. Foram instruções da FAP.