21/02/2010

ALEMÃES DE OUTRA CATEGORIA

ABC 27-28 VFL GUMMERSBACH


BOGAS MANTEVE ESPERANÇA, LESÃO ARRUMOU ABC

Quem assistiu ao jogo entre o ABC e o VFL Gummersbach, e foram muitos, apesar de não estar casa cheia, foi possível observar a um jogo interessante com duas partes distintas. Podemos dizer que a parte um foi até à lesão de Bogas, e a lesão 2 depois da lesão.

Sabia-se à partida que o ABC tinha tarefa quase impossível, ainda mais tendo em conta todas as suas limitações, sabendo que o seu plantel é curto para estes jogos de elevada exigência. A experiencia é importante e atletas como Mario Peixoto, Tiago Pereira mostraram que ainda falta ganhar algum traquejo internacional. Quando o ABC estava a ganhar por 3, Peixoto falhou um CA isolado, e depois um 7metros. DE um possível parcial de 5 de diferença passou-se para uma parcial de 1.

O ABC foi lutando até onde pode e Bogas, Matos e Figueira iam dando o mote e a esperança, mantendo o resultado nivelado, chegando mesmo a estar com uma diferença de 4 golos para o ABC.

Mas sentia-se que os alemães nunca estavam realmente ameaçados. Mais experientes, e mais serenos foram jogando de uma forma interessante gerindo as emoções do adversário da melhor forma.

Destacamos na equipa alemã o guarda-redes Goran Stojanovic, e o lateral direito Adrian Pfahlhttp://www.eurohandball.com/img/x.gif que foi o verdadeiro quebra-cabeças para o ABC.

Ontem ficou provado que o plantel do ABC é muito escasso, e saindo Bogas, as alternativas escasseiam. Stankov não tem qualidade, e não entendemos como em vez de se pagar a um estrangeiro desta qualidade, não se vai buscar um português, e existem muitos com qualidade muito superior. Não há alternativa a Salgado, dado que é o único canhoto com envergadura considerável, e falta nitidamente uma alternativa a lateral esquerdo. Ou seja a nível de 1ªlinha o ABC tem grandes carências. Em jogos destes isso é crucial.

Contudo podemos dizer que o ABC com as armas que tem deu uma boa imagem do andebol nacional, e não fosse a desconcentração final, e o resultado podia ate ter sido uma vitória.

O publico apenas se empolgou em alguns momentos, talvez porque viu que depois das limitações evidentes de Bogas, que a tarefa era impossível.


BENFICA 18- 31TBVLEMGO

É DIFÍCIL ENGANAR ALEMÃES DUAS VEZES SEGUIDAS.

Podemos dizer que a nossa expectativa para este jogo era pouca dado que sabíamos que os poderosos alemães depois do que se passou na Alemanha vinham mais que preparados para arrumar esta eliminatória, e apagar o mau jogo da 1ªvolta.

O que é certo é que o Benfica ainda aguentou a 1ªparte com equilíbrio. Depois disso foi o normal. Desapareceu do jogo, e dizemos normal porque a nível interno isso ainda escapa porque o nível é “baixo”, mas a nível externo os erros infantis pagam-se a dobrar. A 2ªparte foi um autêntico passeio de classe por parte do Lemgo.

Para se vencer novamente aos alemães era preciso fazer um jogo ainda melhor do que na Alemanha, e isso nem de perto nem de longe aconteceu.

Ao Benfica depois do desastre na supertaça Portimão Arena, do desastre da semana passada na taça de Portugal, e agora com o previsível afastamento na EHF, resta o campeonato, que também não se avizinha como objectivo fácil. Uma época algo triste para um clube que investiu para o sucesso em grande escala.


29 comentários:

Anónimo disse...

eu falando por mim, que ontem fui ver o jogo do benfica com o lemgo, viu-se claramente qual era a diferença entre as duas equipas e principalmente, a diferençab entre o andebol alemão e o portugues...ha coisas que têm de mudar...em relaçao ao jogo, o lemgo vinha motivado para garantir uma vitoria por mais de tres golos e consegui facilmente fazer mais que isso. o benfica nao se viu durante o jogo, carneiro em jogos a este nivel nao consegue aparecer, luis nunes na ponta esquerda e uma vergonha nao joga nada(joao pais e uma opçao bastante viavel), david tavares nao esteve nos seus melhores dias, diria mesmo que zaikin e rui silva foram os melhores encarnados. da parte do lemgo martin galia fechou a baliza enquanto o LD Glandorf e o PE Jens bechlof encarregaram-se do ataque. Foi um jogo bastante disnivelado onde esta diferença de golos espelha o diferença que ha entre a as duas equipas. e altura deste benfica melhorar um pouco!

ADEPTO ATENTO

Anónimo disse...

vi o ABC - Gummersbach e posso dizer que o ABC pecou, por ter defendido 3-2-1 o jogo todo, é obvio que contra equipas destas nao se pode defender o jogo todo 3-2-1, porque nos, portugueses nao aguentamos, e ainda para mais o ABC que tem poucas solucoes pa defender esse sistema e depois pa atacar. houveram jogadores que defenderam quase o jogo todo esse sistema e depois la a frente nao conseguiam resolver as coisas devido ao cansaço. De qualquer forma parabens ao ABC como lutou ate ao fim pela eliminatoria, e as melhoras para o Bogas, desejando que nao seja nada de especial, porque faz muita falta ao ABC e ontem provou'se isso.

ABC Sempre

Anónimo disse...

o problema do ABC com o stankov é que ele ganha menos que um português que jogue o mesmo que ele, por muito dificil que seja de acreditar...e a realidade é que o ABC não tem dinheiro para mandar cantar um cego...quanto a falta de alternativas, bom, claro que mario e fabio não fazem um dario, nem o maumoski o josé costa...é o que há. a lesão de rolo não facilitou nada, e a verdade é que por muito que custe ouvir, a equipa do ABC está espremidíssima, não dá para mais. com aquele grupo já fazem muito. um exemplo óbvio da diferença entre o ABC e os outros clubes é que o fábio ainda não se conseguiu impor, nem em nivel de qualidade nem de fulgor no SCP como o fazia no ABC, e no entanto "TEORICAMENTE" as condições são melhores, a nivel financeiro e técnico...resta tirar o chapéu a Jorge Rito e restante equipa técnica. e perguntar como é possível o ABC (instituição) não conseguir receber mais apoios (valendo isto para os outros clubes também, também merecem mais)

cumprimentos,

um adepto com saudades dos tempos de à 5 ou 6 anos

PS: apesar de tudo, o SCP e SLB teem orçamentos enormes (entao quando comparados com os outros), e não podiam, mas sim DEVIAM fazer muito mais!

Anónimo disse...

o ABC n tem dinheiro para mandar cantar um cego???? Quanto estará a ganhar o Bogas e o Figueira??? CErtamante n devem ser tostões....

Anónimo disse...

E o treinador também deve tar a ganhar pouquinho...

Anónimo disse...

E o pivot estrangeiro também deve estar a jogar de graça....

Anónimo disse...

o pivot estrangeiro deve ganhar mais do que aquilo que vale .

Anónimo disse...

e quantos tÊm apoio de 440.00 € da Câmara, para além de obra no pavolhão, funcionário, água, luz, gás, etc. No entanto o mérito está lá, e disso não somos verdadeiros se o retirármos. Lá trabalha-se bem e com paixão... não é só pelo dinheiro: Mas que alguns ganham bem lá isso ganham...

Anónimo disse...

Já agora, a lesão do Bogas é grave pois partiu um dos dedos da mão direita. E que falta fez ontem o Bogas a 100%.

Anónimo disse...

itulo do Jornal a Bola"
O TGV passou pela luz", a propósito do resultados internacional do benfica de 18-31 TV lengo.
Afinal as coisas para o lado da Luz vão de mal a pior e há quem diga, que os dirigentes já andam a concretizar nos bastidores uma nova equipa técnica face ao fracasso que tem sido a presença do Jose Silva como treinador?.
O resultado do Benfica-TV Lemgo
18-31 com a respectiva eliminação, é de longe o pior resultado internacional de sempre do nosso andebol e com a agravante de o Benfica ter um orçamento muito perto das melhores equipas europeia.
Que se passa ?
Afinal a culpa não era do Olimpio, mas dos fantasmas que existem no andebol português.
Bons resultados do Xico Andebol, sporting pela passagem á fase seguinte e ao ABC, jogou muito bem o melhor jogador em campo Hugo Figueira(20 defesas) e a capacidade táctica e estartégica dos alemãs
foi por demais notória.Pavilhão cheio e ninguem saiu mais cedo e satisfeitos com o empenho dos seus idolos locais.

Anónimo disse...

mas o pessoal que tá a reclamar acima ta doido? eu não disse que jogavam de borla, apenas que está espremidissimo e que não há dinheiro para mais, ou acham que o fábio saiu porque ganhava muito? o naumoski ganha menos que o josé costa, uma vez que veio para cá para relançar a carreira, após uma lesão grave no joelho e consequente afastamento da selecção do seu país. quanto ao bogas e ao figueira, como jogadores de selecção, mal seria se fossem mal pagos, no entanto são as excepções no plantel, pois a regra é salários bem por baixo. alguém acha que o mário recebe muito? depois de um ano sem jogar, para jogar no abc até de borla (sim porque ele saiu do ISAVE no inicio da epoca anterior). Quando se pensa em quanto ganha Vucicevic, Carneiro, Zaikin, até assusta. E atenção que por exemplo o porto tem óptima equipa, e é bem mais barata que a do SLB. Apenas acho que o SLB teimou em enfiar o barrete, aquando da guerra pelo Zé antónio tampinhas, pois toda a gente viu o que ele valia quando treinou a equipa do AAAS quando esta tinha Demovic, Cunhas, Faria, Ricardo Costa, Sérgio Morgado, Cveticanin entre outros....e agora com aquela equipa fantástica, das poucas que pode dizer que tem alternativas razoáveis ao 7 inicial, e parece (alías ve-se) que não manda nada ali....só chora...quanto a acharem que o rito ganha bem...bom...ele só ainda está no ABC primeiro, porque é confortável, pois a exigência apesar de grande não e sufocante, e segundo porque a profissão de professor é bem paga e ele não quer abdicar do seu lugar lá na escolinha.

cumprimentos,

um adepto com saudades do andebol de à 5 ou 6 anos atrás

Anónimo disse...

O ABC precisa de ter mais imaginação e mais aproximação á cidade. O ABC precisa de marketing de qualidade para angriar mais apoios. Relativamente ao Jorge Rito. Embora se saiba que ele tem erros evidentes e personalidade dificil é também obvio que dificilmente alguem faria melhores resultados. Por isso respeita-se a direcção "o risco da troca não compensa".

Anónimo disse...

Este blog é um desastre. Não valorizam a equipa sensação o CD XICO. Tenham juizo

Anónimo disse...

atenção a todos os fãs do andebol. revoltem-se e comentem esta crónica desgraçada de um senhor que hoje se lembrou de escrever sobre andebol: http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?idCanal=00001089-0000-0000-0000-000000001089&id=ad9fbdb6-d86b-4f59-8258-9ec1d06e0c6c&comment=sucesso

é degradante a imagem que este idiota passa...quando penso nos esforços que os clubes fazem...será que ele sabe que o orçamento do VFL Gummersbach é SÓ 8x maior que o do ABC?

cumprimentos,

um adepto a quem estes jornalistas da treta actuais metem um ganda nojo!

PS: se ao menos ainda se referisse à selecção, mas não...culpa os clubes...nossa...

Jorge Almeida disse...

Andebol Mais,

2 contributos para a rubrica "Isto é ... Andebol Espectáculo":

1º) Por Balonfemme:

Jogo Krim (ESL) - Larvik (NOR), disputado a 19-2-2010, a contar para a Liga dos Campeões feminina:

-1 parte: http://www.megaupload.com/?d=088AFL7E

-2 parte: http://www.megaupload.com/?d=9V5EI6IZ

2º) Pelo Barbolax

Jogo Ademar Leon - Granollers, disputado a 17-2-2010, a contar para a Liga ASOBAL:

http://www.megaupload.com/?d=37EOP9PC

Jorge Almeida disse...

Aproveito para secundar a opinião do Anónimo 11:58 PM, Fevereiro 21, 2010 acerca da crónica que o Directo do Jornal "Record" deixou no seguinte link:

http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?idCanal=00001089-0000-0000-0000-000000001089&id=ad9fbdb6-d86b-4f59-8258-9ec1d06e0c6c&comment=sucesso

A essa pessoa, que só mostrou que é completamente ignorante das coisas, só lhe dirijo as seguintes perguntas:

- Quantos internacionais das selecções que foram às meias-finais do Europeu Masculino de Andebol estiveram em Braga e no Luz-2 este sábado?

- Quanto é o orçamento de cada um dos clubes alemães, e quanto é o orçamento dos clubes nacionais que os defrontaram?

- Qual é a média de idades das equipas alemãs que cá vieram, e das equipas portuguesas que as defrontaram?

- Quantos alemães alinharam nos 2 jogos?

- Quantos portugueses alinharam nos 2 jogos?

Esta pessoa esquece-se que a realidade dos orçamentos das equipas de andebol da Bundesliga alemã só tem paralelo, em Portugal, com as equipas da Liga Sagres de Futebol.

Realmente, quando futeboleiros vêm opinar sobre andebol, deviam lavar a língua, e oferecer metade do orçamento das equipas nacionais de futebol às equipas nacionais de andebol. Assim, sim, podia-se vir com exigências deste calibre, e como comparações com a realidade do andebol alemão.

Realmente, como é que um tipo como este, director dum jornal que, praticamente, ignora tudo o que não é futebol, emite opiniões destas, sem sequer procurar saber as realidades?

Infelizmente, o que há mais por aí é disto. Até no serviço publico, onde a única modalidade desportiva que não paga para ter tempo de antena é (imagine-se) o futebol.
É de rir quando o director de desporto da Antena 1 tem de argumentar para se defender acerca dos critérios editoriais usados pela estação de rádio de serviço publico, quando opta por relatar um qualquer jogo da Liga de futebol, deixando para "acompanhar a par e passo" um Porto - Benfica em Andebol! E isto para não falar na completa ausência do desporto feminino nos media nacionais!

Anónimo disse...

oh adepto com saudade o mario peixote jogou a epoca toda do ano passado no isave. foram campeoes da 2a divisao...
o abc podia ter ganho o probelema e que o bogas se lesionou. o eduardo ferreira carlos matos e hugo figueira fizeram tudo o que puderam.
o abc mostrou ao nosso seleccionador que esta na altura de ter vergonha na cara e ir embora
porque apesar de nao ser um adepto do abc mostrou que o nosso andebol bem aproveitado pode dar qualquer coisa...

Jorge Almeida disse...

Andebol Mais,

"Andebol na TV e na Internet" (semana de 22 a 28 de Fevereiro de 2010):

http://www.setemetros.com/post156.html#p156

É uma lista de jogos de andebol que podem ser vistos em canais de TV facilmente visíveis em Portugal e/ou em sítios de internet em que não é necessário pré-inscrição (muito menos, pré-pagamento).

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 5:45h:

dá uma olhada na estatística daa eficácia do Mário Peixoto e pff compara-a c a do Dario Andrade.
E depois digam-me se ainda acham k a culpa é dos pontas...

Sempre a dizer mal e a apoiar os mesmos...BASTA!

Jorge Almeida disse...

Vai haver algum minuto de silêncio nos jogos do próximo fim-de-semana, em homenagem aos falecidos em resultado da enxurrada que aconteceu na Madeira?

Se a FAP ainda não decretou essa medida, do que está à espera?

Anónimo disse...

o abc no inicio da epoca podia ter um ponta como o lorenço, outro central o chapa um pivot gury e miguel marinho ou ivo. mas nao é melhor dar o dinheiro destes 5 ao pivot que é um saco e mais de 2000 euros num lateral ou tipo isso e mais 2500 euros ao str rito, no verao depois vao todos de ferias. é so ver a epoca do ivo e do gury no xico, ver tb a do bruno chapa é so ver estatistica, ou o prof. nao gosta quem ganha pouco. uma vergonha o abc a pagar 1500 a matos manco e ao coxo do gaifaem 1200 é a crise vale a pena ter amigos.

Anónimo disse...

caro anonimo das 6:09:
é importante, antes de falar levianamente, analisar os factos, senão vejamos:1º-o Ricardo Costa( gury)tem muitas dificuldades na defesa, provado pelo facto de que nem no Xico Andebol é utilizado na defesa.O pivot estrangeiro do Abc é bastante melhor nesta tarefa. concordo consigo e julgo que no ataque o R. Costa é melhor. os jogos ganham-se na defesa.
C.Matos manco? tenha respeito. para não ir mais longe,a partir do momento em que o treinador do Gummersbach ordenou a marcação individual ao C.Matos o Abc nunca mais conseguiu ultrapassar a defesa alemã...(deve ser coincidencia) é um jogador que defende, ataca, e, a par do Luis Bogas, a alma do ABC.
quanto ao gaifem, nao sendo o melhor ponta do campeonato, é um jogador muito regular.
parece-me assim o seu comentario despropositado, e digo isto sem tirar merito aos jogadores que referiu.
ass. WILSON

Jorge Almeida disse...

Andebol Mais,

acabou de sair o ranking europeu de selecções nacionais masculinas.

O link é:

http://cms.eurohandball.com/ResourceImage.aspx?raid=8356

Jorge Almeida disse...

Anónimo 6:09 PM, Fevereiro 23, 2010,

chamar "manco" a Carlos Matos e "coxo" a Gaifém é inacreditável.

Gaifém é uma excelente pessoa. Como jogador, concordo totalmente com Wilson, "não é o melhor ponta do campeonato, é um jogador muito regular". Regular em níveis elevados, diria eu.
Não nos podemos esquecer que os jogadores da 2ª linha dependem das bolas que a 1ª linha lhes dá. Então os pontas, muitas vezes, fazem "piscinas" sem que as suas mãos toquem na bola, e, quando a bola vem para eles, ou é para os pés, ou é em situações em que o ataque está quase desesperado (tipo "toma lá a bola e resolve tu").

Quanto a Carlos Matos, passo a citar as declarações do treinador do Gummersbach (um senhor que atende pelo nome de Sead Hasanefendic) no final do jogo da 1ª mão (declarações essas transcritas do sítio http://www.handball-world.com/o.red.c/news.php?auswahl=24258&GID=1,
e traduzido do alemão através do Google Translator):

"Dou os parabéns ao nosso adversário. Não contávamos que Carlos Matos jogasse. Não jogava há muito tempo, e, hoje, jogou muito bem, o que nos surpreendeu".

Caso não saiba quem é Sead Hasanefendic, ele acabou de orientar a selecção sérvia no Europeu de Seniores Masculinos que acabou de decorrer na Áustria, e já treinou o Ivry (França), o Celje (Eslovénia) e o Granollers (Espanha), a Tunísia, a Bósnia, a Jugoslávia e a Suíça.

Quando um treinador desta craveira fala assim dum jogador, acho que não há muito mais a escrever.

Anónimo disse...

adepto do DFH in café vimaranense !"A vida é assim. o Clube tinha que mudar de nome por causa do fisco. Assim quem paga o que devemos é o contribuinte. Em prol do Andebol. Foram instruções da FAP."

Anónimo disse...

adepto do DFH in café vimaranense !"A vida é assim. o Clube tinha que mudar de nome por causa do fisco. Assim quem paga o que devemos é o contribuinte. Em prol do Andebol. Foram instruções da FAP."

Anónimo disse...

adepto do DFH in café vimaranense !"A vida é assim. o Clube tinha que mudar de nome por causa do fisco. Assim quem paga o que devemos é o contribuinte. Em prol do Andebol. Foram instruções da FAP."

Anónimo disse...

uma pergunta, se calhar estupida....
só jogaram estes 2 clubes nas competições europeias.....

Anónimo disse...

podem arranjar o video do jogo do benfica lemgo?