28/04/2010

O REGRESSO-PARTE 2


APURAMENTO DA SELECÇÃO JUNIOR A


Não colocamos ontem, colocamos hoje, durante esta nossa “ausência” aconteceu um facto relevante, a selecção Júnior A comandada por Rolando Freitas apurou-se para o Europeu que se vai realizar na Eslováquia, fazendo com que este seja já o 4º apuramento consecutivo para grandes competições internacionais(europeus e mundiais). Isso por si só é factor mais que relevante.

No jogo contra a Ucrânia, Portugal ia vacilando e deitando tudo a perder, mas o querer “falou” mais forte e desta vez um lugar na Eslováquia não ia fugir. Jogou muito bem durante toda a primeira parte, mas na 2ªparte ia deitando tudo a perder e não fosse o arrancar de um 7 metros por pesqueira e uma falta atacante “roubada” ao adversário, e estaríamos agora novamente a lamentar. Mas Portugal como referimos não quis deixar fugir essa oportunidade e bem e com mérito adquiriu o passaporte para a Eslováquia.

Rolando Freitas tem mostrado na Fap que é possível obter resultados, e numa selecção que começa a ficar com rodagem internacional, não se percebe como ainda não há o transfer para a selecção A. Mas isso será outra historia.

Neste jogo destacamos o colectivo porque todo ele teve que funcionar para que o alcançar deste sucesso, contudo Rui Silva foi preponderante. Aliás este atleta pelo que fez este ano deveria e teria que ser chamado à selecção A. A titulo de exemplo, Karabatic tinha a idade de Rui Silva, quando veio ao mundial que se organizou em Portugal. Será algum erro?

Devemos destacar também o trabalho de Rolando Freitas, primeiro com Luis Monteiro, e agora sozinho, um trabalho seguro, consistente, que tem aliado a qualidade ao “sucesso” desportivo. Acreditamos que este sim nesta altura deveria ser o adjunto de Olson, e não o seu colega sueco.

Mas são opiniões.

27/04/2010

O REGRESSO

10 dias passaram desde a nossa ultima noticia.

Não foi por vontade, mas sim por impossibilidade. Alguns problemas técnicos aliados à elevada falta de disponibilidade condicionaram a boa norma que tínhamos instituído de publicarmos artigos e noticias com uma regularidade interessante. Pedimos desculpa por tal facto, mas é mesmo assim.

De há 10 dias para cá, algumas coisas interessantes aconteceram.

SPORTING
O Sporting deu um passo importante na taça Challenge e pode mesmo alcançar uma final europeia, algo raro em Portugal. Contudo também não devemos entrar em grandes euforias. è um feito assinalável sim senhor, contudo de dificuldade relativa. Mas também não devemos tirar o mérito, dado que não é todos os anos que se chega a uma final europeia, ainda mais tendo em conta a realidade portuguesa. Mas o Sporting pelo menos nota-se que se guardou para o final do campeonato, e a vitória contra o Madeira fez com que saltasse lugares na classificação e agora seja até a equipa que ainda possa dizer algo sobre o titulo,dado que tem ainda 2 jogos contra o 1º classificado, se bem que não acreditamos em grandes surpresas.

FC PORTO
O Porto com a vitória sobre o ABC deu quase que o passo final, acreditamos que em caso de vitória amanha contra o Benfica, o Fc Porto pode.-se considerar já campeão. O que não deixa de ser curioso, dado que na mesma semana, pode ser um jogo Porto - Benfica a decidir um titulo, desta vez de futebol. O Porto contra o ABC mostrou acima de tudo ter mais plantel que o ABC que apesar de todas as limitações lá conseguiu ir aguentado quase até ao fim. Este ABC com mais 2 ou 3 jogadores lutaria certamente até ao final do campeonato pelo titulo, taco a taco com o Porto.
Melhores momentos do jogo


BENFICA
O Benfica vai de mal a pior, desde lesões, mau jogo, derrotas, etc. Tudo aquilo a que um clube com a estrutura do Benfica não devia estar habituado. E é mesmo neste momento a modalidade no clube encarnado, em situação mais debilitada. Por teimosia de uns, dirão, por inércia de outros, o importante é saber analisar o que se passa de mal para evitar no futuro.



SELECÇÃO NACIONAL
A selecção acabou por não ter os jogos treinos previstos com a Holanda dada a nuvem de cinza que impossibilitou os voos. Contudo não podemos deixar de referir que o lesionado José Costa, estava impossibilitado de estar na selecção por lesão, e alinhou sempre pelo seu clube no espaço de tempo em que supostamente iria haver estágio. É algo que se deve reflectir.



REFORÇOS
Nota-se que os clubes já se andam a movimentar no mercado à procura das melhores soluções para a próxima época. E interessante é observar que a prioridade é investir no mercado português, o que não deixa de ser interessante e salutar. Contudo no caso do Porto para na próxima época lutar com alguma ambição na liga dos campeões, consideramos que é vital ir buscar uma "truta" ao estrangeiro para poder fazer alguma diferença em jogos internacionais. A ver vamos...

ACDM. S. MAMEDE SOBE À 1ªDIVISÃO
E já temos o 1º clube que sobe à PO01 de 2010/2011, a Acad. S. Mamede, que seguramente não vai deixar fugir o 1º lugar no Po02. Uma subida merecida, da equipa mais coesa, mais colectiva e com um andebol bastante atractivo. A S. Mamede dá assim um passo de gigante para a divisão máxima em Portugal. Uma ascensão meteórica de um clube que à um par de anos, mal tinha equipa para competir. Um bom exemplo de gestão equilibrada, que juntou atletas jovens com ambição e acima de tudo atitude.Deixamos as imagens da festa.
Parabéns...

16/04/2010

ANDEBOL DESIGUAL

No passado sábado, no jogo Madeira Sad- FC Porto, registaram-se cenas lamentáveis, algumas delas perfeitamente identificáveis nas imagens que os jornais desportivos nacionais publicaram. Como a que colocamos em baixo.


É por demais evidente, que Mário Costa está a agarrar, Filipe Martins do Porto, e a tentar agredir alguém.

Os jornais desportivos referem que foi necessário a intervenção da policia para acalmar os animos.
Tendo tudo isto, perguntamos, porque razão não houve castigo ou castigos para os intervenientes em tão lamentavel situação?

Porque razão os arbitros não escreveram nada no relatório? Por se tratar do Madeira Sad e Porto?

Será que em Portugal há dois pesos e duas medidas no andebol, ou seja, o andebol dos "ricos"(PO01) e o andebol dos "pobres(RESTANTES)?

Há coisas no nosso andebol que ainda são extremamente dificeis de entender.

Qual o critério usado a nivel nacional pelos arbitros para apreensão dos cipas?

A presença da acção policial não é por si só motivo suficiente para relatório?

Mais uma vez gostariamos de referir que não pretendemos denegrir nada nem ninguém, mas com tamanha falta de coerência, somos obrigados a intervir. Neste caso a imagem é por demais esclarecedora de uma grave infração.

O conselho disciplina deveria analisar bem este caso, e juntamente com a classe de árbitros usar critérios mais coerentes e justos.

Hoje será o Madeira Sad, amanhã será outro qualquer.

Vemos várias vezes elementos do andebol a serem penalizados com tempo e ou jogos de castigo apenas por falar, enquanto estes casos passam impunes.

Algo está mal...

14/04/2010

FORMAÇÃO COM MAIOR EXIGÊNCIA E RIGOR



Formação de treinadores vai levar nova "reviravolta".É preciso acima de tudo assegurar a qualidade de quem forma.

Acreditamos que mais uma vez os graus e níveis irão ser alterados no andebol, por isso é bom que comecem a estar dentro do assunto para que não sejam inesperadamente surpreendidos.

Esta politica de uniformização e melhoria da qualidade global por parte dos treinadores, é uma politica por nós aplaudida, tendo em conta que muitos dos cursos de técnicos que se realizaram, especialmente nestes últimos 2 a 3 anos em Portugal foram cursos do “despacha”. Claro que muita gente aproveitou.

Com este programa pretende-se haver um maior nível de exigência, e acima de tudo um maior nível de rigor e organização nos cursos de treinador. Porque não se pode exigir qualidade de um treinador se a própria formação que o “formou” foi de qualidade duvidosa.

Não iremos alongar muito mais a nossa critica, porque queremos dar uma vista de olhos mais aprofundada ao documento para podermos tecer mais elogios/criticas, ao mesmo.

Deixamos aqui o link para quem quiser consultar do PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE TREINADORES.

13/04/2010

LESÃO OU ILUSÃO?

Quando fizemos o nosso comentário às escolhas de Olsson para o estágio a realizar esta semana, com vista a preparação aos jogos de Play off com a poderosa Espanha, tínhamos referido que não compreendíamos como para um estágio de tal importância, não se convoca o atleta mais valioso, José Costa.

Foi referido na imprensa e mesmo em comentários ao nosso artigo, que o mesmo atleta estava lesionado, por isso não foi convocado. Como já conhecemos muito bem o funcionamento no nosso andebol, deixamos que o tempo mais uma vez nos desse a devida razão. Não é que a tenhamos sempre, longe disso, mas tentamos ir sempre de encontro à verdade. E este “nosso” andebol é perito em situações dúbias…

Deixamos um link onde podem consultar a ficha de jogo do dia 10 de Abril, jogo que opôs o Pilotes Posada ao Ademar Leon, onde José Costa não só jogou, como marcou 3 golos, e jogou em ambas as partes do jogo. Por isso estranhamos que tenha mesmo lesão, conforme foi “vendida” essa ideia em Portugal. Assim dissipam-se as dúvidas, se é que elas existiam.

É caso para perguntar, será mesmo lesão ou pouca vontade do clube espanhol em libertar o atleta português?

Dia 17 há novo jogo do Octavios Pilotes Posada, mas será que o “lesionado” José Costa irá jogar?

Não pretendemos descredibilizar a selecção, mas a mesma começa a ser um pouco desvirtuada, em que falta claramente liderança. Já tivemos estágios no Brasil, em que atletas não foram porque tinham casamentos de amigos, estágios onde nem sempre os melhores são chamados, e agora temos estágios onde se prepara um jogo fundamental, e existem lesões suspeitas.
O atleta neste caso pode até nem ter culpa, mas até quando se vai manter este "circo de vontades"…

PO01 - FASE FINAL - 2ªJORNADA



2.ª JORNADA GRUPO A

Esta semana haviam jogos interessantes e que iriam começar a definir algumas situações a nível classificativo.

BENFICA 22 – 23 SPORTING

Comecemos pelo derby lisboeta. O Sporting depois de perder com o ABC a meio da semana, tinha obrigatoriamente que vencer o Benfica, não que ainda acreditemos que consiga chegar ao titulo, mas sobretudo para justificar que o investimento feito, tem que ter algum resultado exibicional visível. Vencer a taça Challenge certamente poderá salvar a época, mas a nível interno a coisas têm corrido de forma demasiado oscilante. O facto de se argumentar que é uma equipa em crescimento poderá funcionar. Mas na próxima época o titulo nacional será obrigatório. Para isso o Sporting por ventura teve o adversário ideal. O Benfica atravessa uma crise de identidade, e este ano apenas fez um jogo de grande nível, na Alemanha frente ao Lemgo. De resto contra os mais fracos cumpre muitas vezes com dificuldade o objectivo, contra os mais fortes, falha na maioria das vezes. E no domingo falhou mais uma vez e pior ainda, em sua casa. Sem Pedroso, e depois sem Zaikan o Benfica colocou-se à mercê do adversário. Vemos que não há motivação, e ambição nesta equipa, e muitos podem ser os factores.No futuro saberemos quais. Ao Sporting bastou aproveitar este desnorte Benfiquista e com algum sofrimento adicional, conseguir segurar o resultado ate aos segundos finais. E teve em Pedro Seabra, atleta a quem pedimos oportunidade na selecção A, um elemento fundamental na vitória. Petric, e Fábio Magalhães complementaram o ataque, que com uma defesa aguerrida permitiu uma vitória importante. No Benfica não fosse Candeias com mais um grande jogo, estranhamos ter entrado tão tarde no jogo, e o resultado não tinha chegado nivelado até tão bem perto do final.
Neste jogo João Pais sai de ambulância, desejando o Andebolmais as rápidas melhoras.


MADEIRA SAD 24 – 26 FC PORTO

Vitória à campeão, coloca Porto em posição bastante privilegiada. No inicio da época poucos auguravam o resultado que o Porto tem neste momento. Principalmente porque Obradovic suscitava bastantes dúvidas. O que é certo é que ele tem feito trabalho assinalável, mais na polivalência que tem dado a alguns atletas. Contudo também não podemos dissociar que das equipas que mais frente tem feito ao Porto é mesmo o Madeira SAD. Os restantes têm sido adversários mais ou menos “acessíveis”, tirando claro 2 a 3 falhas de percurso por relaxamento. Por isso quando assim é estamos conversados quanto ao nível do PO01.Não tiramos mérito nem ao Porto, nem ao Madeira SAD que tem feito uma recta final de época verdadeiramente espectacular. Mas…falta qualidade ao andebol na sua generalidade. Foi um jogo onde mais uma vez o colectivo do Porto funcionou. Apenas não entendemos que um guarda-redes como Laurentino seja agora relegado para 2ºplano, quando se sabe à partida que Jerkovic vai sair no final de época. Será que se está a querer valorizar o atleta, para justificar algo? Neste jogo existiram momentos de elevada tensão, que culminaram com bastantes sanções de 2 minutos, e como a imagem prova,situações quase "vias de facto"...
Para a semana acreditamos que o Porto terá o teste decisivo, e em caso de vitória pode desde já encomendar as faixas de campeão.


ABC 19 – 17 BELENENSES


O ABC pouco a pouco vai cumprindo os seus objectivos. Limitado ou não, tem mantido sempre equilíbrio na sua estrutura, e sabemos que não é fácil tendo em conta que o seu melhor atleta está lesionado. Este jogo teve nas suas principais figuras os guarda redes, e talvez isso explique o inexplicável, ou seja 20 minutos de jogo, resultado estava em 3 a 3. Na segunda parte nos primeiros 15 minutos de jogo o resultado tinha um parcial de 3-8. O andebol tem que repensar um pouco a sua estratégia, porque desta forma não há publico que resista. Estranhamos o resultado tendo em conta que o Belenenses costuma jogar rápido e de forma atractiva, contudo se calhar esta possível saída do técnico de Belém pode estar a abanar as hostes lisboetas. Não há muito a dizer, apenas que o ABC nesta semana com a dupla vitória, colocou-se na corrida pelo titulo, e na próxima jornada poderá dizer uma palavra importante, ou… entregar o titulo ao Porto.

CLASSIFICAÇAO

1.FC PORTO – 35
2.ABC -32
3.MADEIRA SAD – 31
4.SPORTING – 29
5.SL BENFICA – 29
6.BELENENSES – 29

JORNADA 3
SPORTING-MADEIRA (DIA 21)
FC PORTO- ABC (DIA 24)
BELENENSES- BENFICA (DIA 24)


2.ª JORNADA GRUPO B

AC FAFE 25 – 25 S. BERNARDO
XICO ANDEBOL 29 – 31 SC HORTA
MARÍTIMO 31 – 35 AGUAS SANTAS

HORTA E FAFE SURPREENDEM


O Fafe mostrou que nesta fase final do campeonato pode ainda mostrar que a fase regular do campeonato foi um grande desastre de percurso, que agora começa a ficar remediado. Contudo sabemos que o destino está traçado há muito, mas a dignidade nunca se deve perder. Pelo menos a isso se agarram, e surpreenderam o S. Bernardo. Este empate mostra também que este S. Bernardo está algo irreconhecível. Falta a garra e atitude de épocas passadas. Contudo também sabemos que nesta fase do campeonato é difícil conseguir grande motivação.


O Xico, resultado do seu curto plantel, perde mais um jogo. Depois de um campeonato na fase regular quase perfeito, é notório a quebra física dos atletas, e sem Rui Silva e Ivo Silva tudo ficou mais difícil.


Na Madeira, o Aguas Santas vem aproveitando a sua melhoria de forma, e venceu a um adversário que mostrou o porque da sua actual classificação. Depois de uma primeira parte interessante o Marítimo entregou de bandeja na 2ªparte o jogo ao adversário. E quando assim é, basta aproveitar.



CLASSIFICAÇÃO
1.SC HORTA – 26
2.AGUAS SANTAS – 25
3.XICO ANDEBOL – 25
4.S.BERNARDO – 23
5.AC FAFE – 15
6.MARITIMO - 15

JORNADA 3
SC HORTA – AC FAFE
S.BERNARDO – MARITIMO
AGUAS SANTAS- XICO ANDEBOL

PO02- RESUMO FASE FINAL6ªJORNADA


VISITANTES SURPREENDEM OS DA CASA


RESULTADOS
CAMÕES 22 – 29 MARIA BALAIO
G. SUL 21 – 23 S. MAMEDE
SISMARIA 21 – 27 MODICUS

CLASSIFICAÇAO
1.S MAMEDE – 18
2.MARIA BALAIO – 14
3.MODICUS – 10
4.CAMÕES – 10
5.GINASIO SUL – 10
6.SISMARIA – 10

O Maria Balaio jogava em Lisboa uma cartada importante, isto porque em caso de vitória obrigava o Camões a ter que correr muito durante o resto do campeonato, e mesmo assim poderá não se suficiente, isto porque S. Mamede praticamente garantiu a subida, e o Balaio fica agora em superioridade sobre o Camões. Na semana em que praticamente se consumou publicamente a transferência de Miguel Marinho para o Porto, a equipa deu uma excelente resposta, dizendo que toda ela também quer ir para o P001. E pode muito bem acontecer, porque o Maria Balaio tem vindo a crescer e a continuar assim a subida será uma realidade breve. Rui Lourenço também parece querer dar o salto, o que muito possivelmente irá acontecer, isto pela qualidade que tem e pela época que está a fazer, sendo actualmente o melhor marcador do PO02. O Camões tem vindo a cair, e neste jogo ao intervalo já tinha entregue praticamente o “ouro” ao “bandido” ao estar a perder por 8-18. Na próxima semana o Maria Balaio vai a Modicus e em caso de vitória pode muito bem começar a festejar a subida… O Camões vai a casa do seu vizinho Ginásio, e “ambos” tem que vencer se ainda quiserem continuar a sonhar.

A S. Mamede soma e segue. De longe a melhor equipa nesta fase final. Joga com alegria e qualidade e tem excelentes executantes. No plano defensivo a entre ajuda é palavra de ordem, e tem funcionado na plenitude, sempre bem secundada pelo excelente guarda-redes. Neste jogo Daniel Santos tomou as rédeas do ataque e mostrou ao Ginásio que os 3 pontos iriam direitinhos para o norte. E assim foi. Ele que também figura no top 5 de melhores marcadores. Contudo esta equipa de S. Mamede vale pelo seu todo, e pode ser um caso interessante, caso na próxima época estabeleça uma eventual parceria com o FC Porto ou que saiba escolher bem alguns reforços, não muitos, para lutar na P001 com dignidade. Com esta vitória o carimbo da subida foi dado, resta agora cumprir com calendário de forma tranquila.

O Modicus, nesta fase final, da fase final, tem vindo a crescer e mostra que tem ainda uma palavra a dizer. Esta vitória ainda dá alguma ilusão aos Sandinenses, mas apenas a vitória na próxima contra o 2º classificado poderá mostrar que ainda é ou não possível a subida. Será um jogo difícil onde muito mais do que o resultado estará em jogo. O sonho e ilusão que pode terminar com “chave de ouro”. Contudo em caso de hipotética subida, esta equipa do Modicus terá que ser muito renovada, dado que com o actual plantel, corre o risco de fazer muito pior que o Fafe e Maritimo andam a fazer no P001.


PROXIMA JORNADA
GINASIO- CAMÕES
MODICUS - MARIA BALAIO
S. MAMEDE – SISMARIA

SAÍDAS E ENTRADAS




RUI SILVA(XICO ANDEBOL) E MIGUEL MARINHO (MARIA BALAIO) NO FC PORTO
LUIS NUNES E PEDRO JERONIMO DISPENSADOS DO SL BENFICA


É quase confirmado, que Rui Silva do Xico Andebol vai mesmo ingressar no FC Porto numa solução a curto ou a médio prazo, juntando o desporto à vertente estudo, ou seja universidade e clube. Nós sinceramente acreditamos que o atleta poderá mesmo ingressar já na próxima época, porque assim poderá potenciar a equipa para os próximos anos. Claro que se continuar no Xico poderá ter mais tempo de jogo, mas…Não é bem a mesma coisa.
Miguel Marinho, guarda-redes formado no ABC e que esteve nos últimos anos no Maria Balaio/Isave, vai mesmo para o FC Porto. É um guarda-redes jovem, que tem grande qualidade, tendo passado pelas selecções jovens com grande assiduidade. E Obradovic conhece bem o atleta tendo sido seu técnico no ISAVE.

No Porto falam-se em entradas, no Benfica em saídas.

Com as exibições cada vez mais sofríveis, e com o objectivo inicial a esfumar-se a cada jogo, o Benfica começa a limpar a casa. E começa pelos pontas, não renovando o contrato de Luís Nunes e Pedro Jerónimo. Contrato esse que termina este ano. Luís Nunes poderá eventualmente regressar ao Norte, e Pedro Jerónimo quem sabe, poderá voltar ao ABC.
Será que esta é uma reformulação pedida por José António, ou será que mesmo o técnico poderá estar de saida?

11/04/2010

BOLETIM CIENTIFICO - ANDEBOL

A algum tempo o nosso colega Emanuel Casimiro enviou-nos por email um BOLETIM TÉCNICO-CIENTÍFICO. uma PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM DESPORTO, SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO (ISSN 1647-3280), que entre outras situações interessantes, tem alguns excertos de dissertações de mestrados e doutoramentos.

Podemos ver que o andebol encontra-se representado, por isso decidimos partilhar porque defendemos que SABER MAIS NÃO OCUPA LUGAR...

Agradecemos também aos autores dos artigos do andebol, dado que é com este trabalho de investigação que a modalidade e o desporto começa a dar passos mais largos e de certa forma começa a ser mais credibilizada.

Mas ainda falta um caminho muito longo...

LINK DO BOLETIM

08/04/2010

E AGORA SR. GALAMBAS?

Recebemos um email que mereceu a nossa melhor atenção e que consideramos interessante partilhar.

Declarações

Paulo Faria Treinador do Sporting
"Incrível dualidade nos sete metros"

"A dualidade de critérios nos sete metros foi incrível", queixou-se o treinador dos leões, que teve três livres de sete metros durante o jogo, contra dez a favor do ABC. "


"Defendemos muito bem, mas atacámos mal", argumentou Paulo Faria, triste com a derrota. "

(O Jogo, dia 8/4/2010)



"Pois é... O Paulo Faria meteu o presidente do Conselho de ARbitragem num beco sem saída.

O Sr. Galambas foi muito lesto em comunicar ao conselho de disciplina as declarações desapropriadas do treinador do ABC de Braga, Jorge Rito. Levou 30 dias de suspensão. E agora, Sr. Galambas? O que vai fazer? Dizer que um árbitro usa critérios diferentes não é grave? Não é grave, é muito grave.

E ainda por cima, o sr. Galambas tem um irmão a jogar no Sporting. Se não fizer nada, se fizer de conta que não leu o JOGO de hoje, toda a gente vai pensar que uns são filhos e outros enteados... E filhos são os que têm um familiar a jogar na equipa do prevaricador e enteados são os outros.

Mas como o sr.Galambas é homem sério, militar e tudo, não há dúvidas que o Conselho de Disciplina já recebeu a esta hora cópia destas declarações. E se não tinha recebido, fica agora a conhecê-las. Como é natural, os blogues vão falar disto...

Para que uns não sejam filhos e outros enteados."
Cada um que tire as próprias ilações do assunto.

PASSATEMPO ABC-BELENENSES




Temos 3 bilhetes duplos para oferecer.



As três primeiras pessoas a enviar un email para andebolmais@gmail.com com os seus dados (nome, nºbi e contacto), ganham automaticamente um bilhete duplo.

Não deixe fugir esta oportunidade.

07/04/2010

A OUTRA PARTE DO ANDEBOL

No mês passado referimos que na taça espanhola teria surgido uma nova forma de promover uma marca, que consistia na colocação do logótipo de determinada marca nas partes brancas na baliza. Uma forma potencialmente interessante, contudo questiona-se a sua visibilidade e "rentabilidade" a nível de impacto mediático.

Contudo existem muitas outras formas de comunicar a marca, sendo estas menos direccionadas para a tv, dado que são realizadas nos tempos mortos dos jogos. Nessa mesma final four da taça espanhola, existiu uma outra que consideramos interessante divulgar.

Deixamos aqui uma boa forma, que poderá até atrair mais publico aos eventos...


ESTÁGIO SELECÇÃO A


Saiu a convocatória para a selecção A para o estágio a realizar nos dias 13 e 18 de Abril na Guarda, com vista à preparação para os jogos do play off contra a poderosa Espanha.

E podemos dizer que existiram algumas surpresas.

Começamos pela não convocação de um dos melhores atletas nacionais, o pivot José Costa. Se considerarem o estágio importante para a preparação dos jogos decisivos contra a Espanha, não se entende a não convocação de um atleta de tão elevada importância na equipa base. Estágio importante tem que ter os melhores atletas. Certamente neste caso será por obrigações na liga ASOBAL(tem jogo dia 16 em Navarra), contudo essa justificação poderá não ser a mais viável, tendo em conta a suposta importância deste estágio.È referido que José Costa está lesionado. Jogou no passado dia 3 na Asobal e terá jogo no proximo fim de semana. Será que jogará?
Faltava referir a estranha ausência de um dos Guarda redes que nos ultimos tempos mais segurança tem demonstrado. Laurentino. Esta é realmente uma estranha ausencia, dado ser o guarda redes que desde o ano passado até hoje tem estado num nivel excelente, acima dos restantes colegas Sinceramente é muito estranha esta não convocação. Não estará Olsson a contar com ele para os jogos contra Espanha? Ou continuará a ser Figueira e mais 1?

Depois convoca-se João Antunes, atleta que reconhecemos elevado potencial e qualidade, e que elogiamos no nosso blogue desde a nossa origem, contudo que esta época deve ter nas pernas pouco mais de 300 minutos de jogo, se tanto. Sabemos que apenas José António Silva não vê qualidade neste atleta devido o pouco tempo de utilização, contudo Olson até pode ter apostado bem no atleta, dado que a não convocatória de José Costa, limita as opções possíveis a Olsson, sendo Antunes, quase que uma das únicas com qualidade que restam. Pena que este extraordinário atleta tenha tão pouco tempo de utilização.

Por uma questão de lógica Olsson deveria tentar convencer Rui Silva(pivot) do Benfica a "entrar" nesta selecção, trazendo experiência e maturidade a este plantel extremamente jovem.

Em vez de Tiago Pereira, talvez convocássemos o Pedro Seabra do Sporting, atleta que tem sido utilizado talvez com maior frequência e intensidade, tendo neste momento papel mais activo e importante no plantel do Sporting, do que propriamente Pereira no plantel do ABC.Se não fossem as lesões no ABC Pereira não teria neste momento tanto tempo de jogo. E Seabra tem vindo a crescer de forma e qualidade, mostrando que pode ser o futuro da selecção. Não que Pereira não seja, mas Seabra no nosso entender neste momento está melhor que Pereira.

Estranha-se nesta convocatória a ausência de atletas do Belenenses, equipa que neste momento está a fazer um campeonato muito interessante. E porque não dizer estranha-se a ausência do atleta Rui Silva do Xico Andebol que tem feito uma época no mínimo extraordinária. Este seria o prémio merecido de um atleta de elevado potencial.

No lugar de João Lopes optaríamos por Álvaro Rodrigues, dado que é um atleta mais versátil, e porque consideramos já à muito tempo que Lopes não acrescenta muito a esta selecção.

De resto não comentamos dado que tem sido as escolhas mais ou menos regulares de Olsson, e diríamos mesmo as escolhas mais lógicas.

Outra questão que não entendemos ainda muito bem, na altura dos primeiros play off que defrontamos adversários mais difíceis, tenhamos feito questão de fazer um estágio contra equipas bem mais fortes como a Suécia, etc, e neste momento que vamos defrontar uma equipa bem mais forte, optamos por defrontar como preparação jogos contra uma equipa da nossa "categoria" como a Holanda, mas pouco parecida com a Espanha. São critérios que estranhamos.

Esta é apenas a nossa opinião sobre esta convocatória, aceitamos que existam muitas outras, e todas elas possam ter a mesma "viabilidade" e razoabilidade.

TROFÉUS- AS DIFERENÇAS

Apenas por curiosidade colocamos esta comparação

TROFÉU DO VENCEDOR DA LIGA ASOBAL


TROFÉU DO VENCEDOR DO ANDEBOL1 (PO01)

Consideramos que é altura do troféu do PO01, principal prova do andebol nacional, tenha um upgrade a nivel de imagem e qualidade, para que possa ser, digamos que, mais vistoso, quer para os vencedores, e mesmo para a comunicação social.
Estamos curiosos para ver o troféu deste ano, isto porque mudando a prova de mãos(LPA para FAP), pode ser que haja uma mudança de troféu. A ver vamos.

PORTUGAL ACTUAL 23º CLASSIFICADO


Antes do sorteio para o europeu a realizar na Sérvia em 2012, foi divulgado o ranking actualizado das selecções europeias.

Ao analisar o ranking observamos que Portugal ocupa actualmente 23º lugar, atrás de selecções como por exemplo a Holanda.

Portugal nunca foi uma potência europeia no andebol, contudo com este ranking constatamos que ainda estamos muito longe do tão desejado top ten.

A ver vamos se a geração "dourada" que tem vindo a ser trabalhada consegue outros resultados que possibilitem uma escalada na montanha internacional.