
Saiu a convocatória para a selecção A para o estágio a realizar nos dias 13 e 18 de Abril na Guarda, com vista à preparação para os jogos do play off contra a poderosa Espanha.
E podemos dizer que existiram algumas surpresas.
Começamos pela não convocação de um dos melhores atletas nacionais, o pivot José Costa. Se considerarem o estágio importante para a preparação dos jogos decisivos contra a Espanha, não se entende a não convocação de um atleta de tão elevada importância na equipa base. Estágio importante tem que ter os melhores atletas. Certamente neste caso será por obrigações na liga ASOBAL(tem jogo dia 16 em Navarra), contudo essa justificação poderá não ser a mais viável, tendo em conta a suposta importância deste estágio.È referido que José Costa está lesionado. Jogou no passado dia 3 na Asobal e terá jogo no proximo fim de semana. Será que jogará?
Faltava referir a estranha ausência de um dos Guarda redes que nos ultimos tempos mais segurança tem demonstrado. Laurentino. Esta é realmente uma estranha ausencia, dado ser o guarda redes que desde o ano passado até hoje tem estado num nivel excelente, acima dos restantes colegas Sinceramente é muito estranha esta não convocação. Não estará Olsson a contar com ele para os jogos contra Espanha? Ou continuará a ser Figueira e mais 1?
Depois convoca-se João Antunes, atleta que reconhecemos elevado potencial e qualidade, e que elogiamos no nosso blogue desde a nossa origem, contudo que esta época deve ter nas pernas pouco mais de 300 minutos de jogo, se tanto. Sabemos que apenas José António Silva não vê qualidade neste atleta devido o pouco tempo de utilização, contudo Olson até pode ter apostado bem no atleta, dado que a não convocatória de José Costa, limita as opções possíveis a Olsson, sendo Antunes, quase que uma das únicas com qualidade que restam. Pena que este extraordinário atleta tenha tão pouco tempo de utilização.
Por uma questão de lógica Olsson deveria tentar convencer Rui Silva(pivot) do Benfica a "entrar" nesta selecção, trazendo experiência e maturidade a este plantel extremamente jovem.
Em vez de Tiago Pereira, talvez convocássemos o Pedro Seabra do Sporting, atleta que tem sido utilizado talvez com maior frequência e intensidade, tendo neste momento papel mais activo e importante no plantel do Sporting, do que propriamente Pereira no plantel do ABC.Se não fossem as lesões no ABC Pereira não teria neste momento tanto tempo de jogo. E Seabra tem vindo a crescer de forma e qualidade, mostrando que pode ser o futuro da selecção. Não que Pereira não seja, mas Seabra no nosso entender neste momento está melhor que Pereira.
Estranha-se nesta convocatória a ausência de atletas do Belenenses, equipa que neste momento está a fazer um campeonato muito interessante. E porque não dizer estranha-se a ausência do atleta Rui Silva do Xico Andebol que tem feito uma época no mínimo extraordinária. Este seria o prémio merecido de um atleta de elevado potencial.
No lugar de João Lopes optaríamos por Álvaro Rodrigues, dado que é um atleta mais versátil, e porque consideramos já à muito tempo que Lopes não acrescenta muito a esta selecção.
De resto não comentamos dado que tem sido as escolhas mais ou menos regulares de Olsson, e diríamos mesmo as escolhas mais lógicas.
Outra questão que não entendemos ainda muito bem, na altura dos primeiros play off que defrontamos adversários mais difíceis, tenhamos feito questão de fazer um estágio contra equipas bem mais fortes como a Suécia, etc, e neste momento que vamos defrontar uma equipa bem mais forte, optamos por defrontar como preparação jogos contra uma equipa da nossa "categoria" como a Holanda, mas pouco parecida com a Espanha. São critérios que estranhamos.
Esta é apenas a nossa opinião sobre esta convocatória, aceitamos que existam muitas outras, e todas elas possam ter a mesma "viabilidade" e razoabilidade.